quinta-feira, 31 de julho de 2025

Na iminência do tarifaço de Trump, Elmano se reúne com setores afetados no Ceará e pede ajuda a Haddad

Foto Thiago Gadelha
Na iminência da aplicação do "tarifaço" de 50% nos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou, nesta quinta-feira (31), que estuda formas para que a decisão "absurda" e "injustificável" do presidente americano Donald Trump tenha impactos minimizados na economia local.

Uma das providências tomadas pelo governador é o de reunir, ainda nesta quinta, os principais setores afetados no Estado pelo aumento da tarifa nas exportações. Serão ouvidos, individualmente, representantes dos setores de pescados, castanha-de-caju, água de coco, cera de carnaúba, couros e calçados, por exemplo.

Já nesta sexta-feira (1º), Elmano, o secretariado e o setor produtivo estadual devem se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para alinhar as medidas de proteção asseguradas pelo governo federal ao Ceará — considerada a federação que mais tem a perder com a decisão de Trump.

6 de agosto É o dia previsto para iniciar a aplicação da taxa de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos

Com informações do Diário do Nordeste.

Poema de iguatuense é selecionado entre os 100 melhores do Brasil

Foto Reprodução 
O dentista, músico e poeta iguatuense Eduardo Gondim teve um de seus poemas, o soneto ‘O templo e a alma’ selecionado entre os 100 melhores do Brasil, em coletânea feita pela editora Off Flip, de Paraty/RJ, que será publicada em setembro deste ano.

Eduardo Gondim informou que escolheu o soneto ‘O templo e a alma’ por ser o que melhor significava uma de suas principais características de criar poemas no formato de soneto, numa linguagem mais rebuscada. O poema foi publicado no livro ‘Quetzal’ do poeta lançado em outubro de 2022.

Eduardo Gondim é membro integrante da AALIR – Academia de Artes e Letras de Iguatu e Região. Foi através da academia que ele recebeu o convite para participar do concurso ‘Antologia Sonetos do selo’ Off Flip sediado em Paraty-RJ. Ainda segundo Eduardo Gondim, o concurso foi realizado com abrangência nacional e no exterior. Escritores em língua portuguesa estavam habilitados a concorrer.

Um dos objetivos da editora era reunir os melhores 100 sonetos com tema livre e publicá-los numa antologia a da editora do referido selo com lançamento previsto para setembro de 2025.

Seleção

De acordo com a editora Off Flip, o concurso contou com 232 sonetos inscritos, de todas as regiões do Brasil e do exterior. Os textos foram selecionados por uma curadoria indicada pela editora e 109 sonetos farão parte da antologia. Os autores (as) dos melhores sonetos dividirão premiação de 8 mil reais. Os melhores sonetos terão destaque na publicação, que reunirá também os demais sonetos selecionados.

Com informações do Jornal A Praça.

Ceará anuncia a contratação do meia-atacante Vina

O Ceará anunciou nesta quinta-feira (31) a contratação do meia-atacante Vina. O jogador de 34 anos, considerado um dos ídolos da história recente do Vovô, assinou contrato com o Alvinegro até o fim da temporada 2026.Foto: Thiago Gadelha/SVM

Vina já havia defendido o Ceará entre as temporadas 2020 e 2023, totalizando 168 jogos oficiais com a camisa alvinegra. O camisa 29 marcou 46 gols pelo Vovô e consolidou-se como um dos grandes ídolos da história recente do clube.

“É com o coração cheio de gratidão que eu estou de volta. Desde o dia que eu saí, disse que nunca seria um adeus, mas um até breve. E esse momento chegou. Voltar para o Ceará, para esse clube que me marcou tanto, onde vivi momentos incríveis. 

É uma alegria imensa. Estou muito motivado e preparado para escrever mais um capítulo muito bonito com essa camisa. Conto com o apoio da torcida, como sempre foi, para fazermos mais uma grande história”, contou o jogador ao site oficial do clube.

Com informações do Diário do Nordeste

Deputado Domingos Neto cai de cavalo e fratura clavícula durante cavalgada, no interior do Ceará

Foto: Instagram/ Reprodução
O deputado federal Domingos Neto (PSD-CE) fraturou a clavícula após cair do cavalo durante uma cavalgada na propriedade da família em Tauá, no interior do Ceará, na manhã desta quinta-feira (31).

"Pessoal, passei por um sustozinho hoje cedo. Meu cavalo pisou no buraco, acabei caindo, fraturei aqui a clavícula. Graças a Deus, não vai precisar operar", disse Domingos Neto em um vídeo publicado na rede social.

Ainda segundo o deputado, ele foi socorrido e recebeu atendimento no Hospital Municipal de Tauá, onde fez uma tomografia e um raio-x que constatou a fratura.

O incidente ocorreu durante um evento em que o deputado iria apresentar a plantação de algodão para convidados e moradores da região.

Domingos Neto é filho da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, e do atual secretário do Desenvolvimento Econômico do Governo, Domingos Filho. Ele também é irmão da vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar.

Com informações do G1 Ceará.

Cidade do interior do Ceará faz 'maior rapadura do mundo' e doce é repartido com ajuda de britadeira e picareta

Foto Reprodução/Redes Sociais
A cidade de Pindoretama, no Interior cearense, conquistou o título inédito de produtora da maior rapadura já registrada no Brasil. Com 18,6 quilos, o doce artesanal feito a partir da cana-de-açúcar foi certificado pela RankBrasil — plataforma de recordes brasileiros. O recorde foi registrado na última quinta-feira (24).

Produção de rapadura levou 11 dias

De acordo com a RankBrasil, foram necessários 11 dias de trabalho e dezenas de pessoas para produzir a rapadura, com "técnicas que aliam tradição, inovação e dedicação".

Fabricado pelo Engenho Almeida, o produto foi celebrado no 16º Festival Internacional da Cana-de-Açúcar de Pindoretama — evento que reúne empreendedorismo, atrações culturais, gastronomia, culinária típica e outras experiências voltadas à valorização da cultura nordestina e da cadeia produtiva da cana.

'Maior rapadura do mundo' teve troféu

O troféu foi entregue à secretária municipal do Turismo e Desenvolvimento, Edja Holanda. "Essa conquista impressionante ressalta o talento e a tradição dos pindoretamenses na produção de doces à base de cana-de-açúcar, exaltando o turismo, a cultura local e a paixão pelo sabor autêntico da região", celebrou a Prefeitura nas redes sociais.

"É oficial: somos o berço da maior rapadura do mundo. [...] Vivemos um momento histórico [pela segunda vez]", acrescentou o Engenho Almeida.

Depois de pesado, o doce foi partido com o auxílio de britadeiras e picaretas e compartilhado com os moradores da cidade.

Com informações do Diário do Nordeste.

Consulta com a Dra. Ivis Girão no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, neste sábado, 2

Com tarifaço, Elmano analisa usar peixes e castanha de caju do Ceará na alimentação de escolas e hospitais

Foto Fabiane de Paula
O setor pesqueiro, um dos mais afetados pelo tarifaço do governo dos Estados Unidos sobre o Brasil, pode ter os prejuízos aliviados com a compra dos peixes para uso na alimentação de hospitais, escolas e até universidades cearenses. A medida é analisada pelo poder público, como revelou o governador Elmano de Freitas, nesta quinta-feira (31).

Além dos pescados, a produção de castanha de caju também foi mencionada pelo gestor estadual como possível produto a ser absorvido por equipamentos públicos. A declaração foi dada ao Diário do Nordeste durante evento de inauguração de 66 leitos de UTI e enfermaria no Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza.

“A aquisição pelo poder público de parte dos produtos está sob a análise tanto do Governo Estadual, como vamos apresentar ao Federal”, inicia Elmano, mencionando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Controle de Estoques, ambos do Governo Federal, como alternativas para escoar a produção cearense.

"Temos aqui o programa Ceará Sem Fome, que compra alimentos para distribuir para o povo cearense. Podemos discutir de comprar pescado dos produtores cearenses e colocar no almoço que nós damos, 130 mil por dia”, acrescenta o governador.

Outras áreas que, após as deliberações, podem utilizar os produtos são a saúde e a educação. “Podemos pegar a castanha de caju e colocar na merenda escolar, seja na universidade, seja nas nossas escolas, assim como na alimentação dos nossos hospitais e de outros equipamentos”, sugere o governador.

Elmano frisou a preocupação em “manter o emprego dos cearenses” diante dos desafios impostos pelo tarifaço. “Podemos fazer um esforço do poder público para compra desses produtos e, ao mesmo tempo, ver como vai ficar a continuidade das negociações com o governo americano. Ganhar tempo para abrir novos mercados”, destaca.

Com informações do Diário do Nordeste.

Pai, mãe, tio e avô são suspeitos de estuprar duas crianças de 4 e 9 anos, no interior do Ceará

Foto Reprodução 
Uma mulher de 28 anos e um homem de 43 anos foram presos suspeitos de estupro de vulnerável, nesta última quarta-feira (30), em Aurora, no interior do Ceará. As vítimas são duas meninas filhas do casal e têm quatro e seis anos. Um tio e um avô das crianças também são suspeitos do crime.

Neste mês de julho, as duas crianças foram atendidas — em um período de duas semanas — em um hospital público do município com sangramentos na região genital. A primeira foi a criança de quatro anos.

O Conselho Tutelar de Aurora foi acionado após o primeiro caso, e acionou a Polícia Civil. O casal tem quatro filhas. As outras duas passaram por exame de corpo de delito para saber se também foram abusadas, mas ainda não há resultado. As quatro crianças estão na casa de uma tia.

A Secretaria da Segurança Pública informou que, após diligências, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva dos suspeitos, que foi deferida pelo Poder Judiciário e devidamente cumprida.

Após a expedição do mandado de prisão, os policiais civis de Aurora efetuaram a prisão do alvo que está à disposição da Justiça. O caso segue em diligências visando identificar outros envolvidos no crime.

As investigações foram realizadas pela Delegacia de Aurora, Delegacia de Barro e pela 2° Seccional de Juazeiro do Norte.

Com informações do G1 Ceará.

Ceará terá 60 novos peritos médicos nas Agências da Previdência Social

Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O estado do Ceará contará com o reforço de 60 novos peritos médicos federais nas Agências da Previdência Social. A medida representa um aumento de 51,72% na capacidade operacional da perícia médica no estado, que atualmente conta com 116 profissionais. 

A ação é vista como estratégica para enfrentar a fila de espera por atendimento no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

A chegada dos novos profissionais faz parte da nomeação dos primeiros 250 aprovados no concurso público realizado em fevereiro deste ano — o primeiro após um intervalo de 15 anos sem contratações na área. A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial da União. Em todo o Nordeste, 268 peritos médicos serão designados, elevando em 36,31% a força de trabalho da região.

No Ceará, 26 municípios serão beneficiados com os novos peritos: Aquiraz, Aracati, Barbalha, Camocim, Campos Sales, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Ipu, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Jaguaribe, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixeramobim, Redenção, Russas, Santa Quitéria, Senador Pompeu, Tauá, Tianguá e Ubajara.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, a distribuição das vagas levou em conta o tempo médio de espera por uma perícia médica e a localização estratégica para garantir maior eficiência no atendimento.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou a importância da medida: “Os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera por uma perícia é maior. A chegada desses profissionais é muito aguardada e vai gerar um impacto enorme no atendimento da ponta aos nossos segurados”, afirmou.

A expectativa é de que os nomeados comecem a atuar ainda no mês de agosto, após a apresentação dos documentos e a posse nos cargos. O concurso teve quase 14 mil inscritos e foi organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos)

Com informações do Porral GC Mais.

Governador do Ceará vai aguardar diálogo com Lula e setor produtivo antes de anunciar ajuda a exportadores

.Foto: Vice-Presidência da República
O governador Elmano de Freitas (PT) só deverá anunciar medidas de ajuda ao setor produtivo atingido pelo tarifaço após diálogo e acordo com o governo federal e os empresários. O grupo de trabalho, anunciado na última terça-feira (29), deverá começar a se reunir imediatamente, apurou esta Coluna

O anúncio das medidas de apoio e estímulo aos exportadores por parte do governo do Estado, que já estão em análise, só será feito em conjunto com o governo Lula, no início da próxima semana.

A compreensão das autoridades estaduais é de que o conjunto de medidas envolve competências tanto do Estado quanto da União e que, para serem eficazes, as providências devem ser apresentadas de forma articulada.

Atualização: após a publicação desta matéria, o governador Elmano de Freitas disse, entrevista coletiva, ter pedido ao vice-presidente Geraldo Alckmin uma reunião até o próximo domingo (3), para discutir a pauta de ajuda ao setor.

Misto de preocupação e alívio

Após o anúncio oficial do ex-presidente Donald Trump, nesta quarta-feira (30), o Ceará recebeu a notícia com um misto alívio e preocupação. Por um lado, a lista de isenções contempla o aço, principal item da pauta de exportações do Estado. Por outro, os produtos do agronegócio serão fortemente atingidos.

Apenas com as exportações de produtos como cera de carnaúba, frutas e pescados, estima-se que o Estado poderá deixar de comercializar cerca de R$ 1,6 bilhão com o mercado norte-americano.

Com informações do Diário do Nordeste.

Cantora Yara Tchê passa mal antes de show no Ceará e recebe atendimento médico

Foto Reprodução/Instagram
A cantora Yara Tchê, vocalista da banda Seu Desejo, passou mal na noite desta última quarta-feira (30), antes de show no Tianguá Fest, aniversário de 135 anos do município.

O É Hit - canal de música do Diário do Nordeste - apurou que a cantora teve uma queda de pressão.

A artista teve um quadro de estafa, um cansaço extremo e esgotamento. Ela recebeu atendimento médico na própria cidade.

Apesar do susto, ela já se restabeleceu. No mês de julho, a banda soma 34 apresentações até o fim do mês.

Com informações do Diário do Nordeste.

Mesmo sem o aumento nas tarifas para o aço, Ceará pode perder pelo menos R$ 1,6 bilhão

Foto Davi Rocha/Diário do Nordeste
O presidente estadunidense Donald Trump retirou o aço, principal item das exportações cearenses para os Estados Unidos, da lista de produtos sujeitos a tarifas. No entanto, manteve as taxas sobre o setor de calçados e o agronegócio brasileiro. Com isso, o tarifaço mantém os impactos negativos diretos na economia do Ceará.

Apenas com as exportações de produtos como cera de carnaúba, frutas e pescados, estima-se que o Estado poderá deixar de comercializar cerca de R$ 1,6 bilhão com o mercado norte-americano. A previsão é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Amílcar Silveira.

Nessa última quarta-feira (30), Trump assinou o decreto que impõe uma alíquota adicional para as exportações brasileiras, chegando a 50%, mas 694 produtos foram isentos. Isso inclui aço e alumínio, principais itens vendidos pelo Ceará para os EUA.

Em compensação, calçados e a maioria dos agronegócios cearenses foram sobretaxados.
O que muda agora para o Ceará?

De modo geral, produtos siderúrgicos corresponderam a 50% das exportações cearenses no primeiro semestre deste ano. Por isso, havia preocupação com a possibilidade de taxação desse setor. Como ele ficou de fora, o impacto negativo para o Ceará tende a ser menor.

O ferro e aço escaparam do tarifaço porque já está em vigor uma sobretaxa de 50% sobre esses produtos desde o início do ano. Para o economista e professor João Mário de França, da Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará (UFC), isso é um dos 'poucos' pontos positivos da sobretaxação.

"Essa mudança foi muito benéfica para a economia cearense, já que de janeiro a junho de 2025 do valor total exportado para os EUA, os produtos de ferro ou aço representavam mais da metade desse total. Isso representa um alívio para a indústria siderúrgica que já buscava formas alternativas de escapar de possíveis prejuízos de contratos já em andamento que com essa sobretaxa poderiam ser cancelados", considera o especialista.

Com informações do Diário do Nordeste.

Fortaleza renova contrato com Lucca Prior até 2027

Foto Thiago Gadelha/ SVM
O Fortaleza anunciou a renovação de contrato do meia-atacante Lucca Prior até 2027. O novo contrato tem opção de renovação por mais um ano. Seu último contrato se encerraria neste mês de julho. 
Integrado ao elenco profissional desde a pré-temporada no início do ano, Prior chegou em setembro de 2024.

O jogador soma 12 partidas pelo Tricolor, sendo 11 oficiais e o gol marcado contra o Red Bull Bragantino, pelo Brasileirão. Alcançou, neste ano, duas oportunidades como titular: contra o Flamengo, no Maracanã; e contra o Grêmio, também fora de casa, sendo ambos pela Série A.

"Prior é mais um que chega da base para fazer parte do elenco profissional, que ganha seu espaço, sua minutagem, faz gol, participando de jogo de Libertadores. É um atleta que tem o carinho de todos aqui no Pici, pela qualidade dele mas também pelo garoto bom que ele é: muito educado, muito comprometido e muito dedicado. 

Vojvoda gostava e Renato Paiva que, chegando agora, viu o futebol e o talento dele, deu oportunidade. Estamos felizes e digo que é só o começo de sua trajetória que será muito proveitosa, tanto para o Fortaleza quanto para ele", disse Marcelo Paz, CEO do Fortaleza.

Com informações do Diário do Nordeste.

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 76 milhões

As seis dezenas do concurso 2.895 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo. 

O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 76 milhões.

Por se tratar de um concurso com final cinco, ele recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

As apostas podem ser feitas aaté às 9h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

Com informações da Agência Brasil.

Governo brasileiro garantirá gás de cozinha gratuito para 17 milhões de famílias

Foto O Povo
A medida provisória do governo federal que garantirá gás de cozinha gratuito a 17 milhões de famílias, já se encontra em “fase final de elaboração.” Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a iniciativa deverá ser oficializada em breve, no âmbito do programa Gás para Todos. 

Recentemente, durante a inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou a intenção do governo em oferecer gás gratuito às famílias mais pobres.

“Vamos anunciar, e tem que ser logo, que as pessoas mais humildes deste país vão parar de pagar o gás a R$ 140. Não é possível que a Petrobras consiga tirar o botijão de 13 quilos por R$ 37, e a pessoa, na sua casa, compre a R$ 130 ou R$ 140. 

Tem pouca gente ganhando dinheiro às custas do sofrimento de muitos. Então, nós vamos garantir que 17 milhões de famílias mais pobres tenham o gás de graça para poder cozinhar seu feijão e o seu arroz”, disse o presidente.

Com informações da Agência Brasil.

Preço do ovo cai quase 10% no Ceará e alivia custo da alimentação das famílias

Foto Romildo de Jesus/Estadão Conteúdo
O preço do ovo, um dos principais itens da alimentação dos brasileiros, registrou uma queda significativa no Ceará. De acordo com levantamento da Ceasa, a redução chegou a 9,59% no estado, impactando diretamente o custo da cesta básica, principalmente em Fortaleza.

No primeiro semestre de 2025, a bandeja com 20 unidades chegou a ser vendida por até R$ 18,00 em supermercados da capital. Atualmente, o produto pode ser encontrado por R$ 12,99, o que representa um alívio para o bolso do consumidor.

A redução nos preços beneficia especialmente as famílias de menor renda, como explica o economista Paulo Barbosa. “Qualquer queda em um item básico como o ovo influencia o custo da cesta básica. Sendo a proteína mais consumida por quem tem menos renda, essa redução permite tanto o aumento do consumo quanto a economia para adquirir outros produtos”, comenta.

Além dos ovos, o frango abatido também teve queda nos preços, com redução de 14,83%, segundo o mesmo levantamento. O recuo é atribuído ao aumento da oferta e ao fim do período da quaresma, época em que a demanda por ovos cresce entre os cristãos, pressionando os preços para cima.

“A quaresma sempre eleva o preço do ovo por ele ser uma alternativa mais acessível à carne. Com o fim desse período, os valores tendem a recuar, como ocorre todos os anos”, explica Paulo Barbosa.

Com informações do Portal GC Mais.

Quatro pessoas são mortas a tiros em chacina no interior do Ceará

Foto Mateus Ferreira/ SVM
Quatro homens foram mortos a tiros na cidade de Itapajé, no interior do Ceará, na madrugada desta quinta-feira (31). Segundo apuração da Verdinha FM, a Polícia Militar foi acionada para o local por volta das 3h30.

As quatro vítimas estavam todas encapuzadas e usando camisas de mangas compridas.

Os corpos foram encontrados na rua Romão Ferreira Lima, no Bairro Esmerino Gomes. As quatro vítimas ainda não foram identificadas. A Perícia foi ao local para iniciar os trabalhos de investigação da chacina.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, em nota, que "todos os esforços das Forças de Segurança estão sendo empregados neste momento para localizar e capturar os suspeitos envolvidos nas mortes" em Itapajé. "Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas e estão no local realizando os primeiros levantamentos sobre o fato", diz o texto.

Atuam na investigação policiais civis da Delegacia de Itapajé, com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte, "A região recebeu reforço de policiamento ostensivo da PMCE. Policiais militares lotados no 11º Batalhão, do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e da Força Tática (FT) atuam na cidade reforçando o policiamento", informou a SSPDS.

Com informações do Diário do Nordeste.

Governo Federal estuda compra de pescados do Ceará para escolas públicas

Foto Samuel Setubal
O Governo Federal estuda subsidiar a produção de micro e pequenos empreendedores a vender no Brasil os produtos que iriam aos Estados Unidos ou incentivar o consumo interno, segundo Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Cita o caso dos pescados do Ceará, que, segundo ele, poderiam ser adquiridos e redirecionados para a rede pública de ensino, devido à taxação de 50% imposta por Donald Trump. A medida se aproxima de proposta do Governo do Estado, que pensa em comprar mercadorias para o programa Ceará sem Fome.

“Estamos pensando em soluções para os bens perecíveis. Imagina o peixe, por exemplo. No Ceará, mais de 50% das exportações do Ceará de peixe vão para os Estados Unidos. Porque são peixes sofisticados. São atuns, lagostas, camarões. Então, esse tipo de produto é difícil você reencaixá-lo”.

Neste caso, a sugestão do ministro ao vice-presidente, Geraldo Alckmin, e também ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é que como os valores são pequenos perto de outras mercadorias, como um avião, que essa compra seja realizada.

Márcio França relembrou as medidas do governo à época das enchentes no Rio Grande do Sul, no ano passado, quando 38 milo empresas fecharam e foram subsidiadas para poderem abrir.

"Demos R$ 100 mil e a pessoa saiu do banco devendo R$ 60 mil para pagar daqui a dois anos. O que aconteceu é que das 38 mil que fecharam, 37 mil já reabriram. Porque se você subsidiar, a pessoa consegue sobreviver. E é para isso que existe um país mesmo. É para poder acudir na hora do problema. E depois, lá na frente, a pessoa reembolsa de algum jeito, produzindo”, disse.

Com informações do O Povo.

Expocrato 2025 atraiu 140 mil visitantes e lucrou cerca de R$ 291 milhões

A Expocrato 2025 gerou uma receita direta de R$ 291,8 milhões e atraiu cerca de 140 mil turistas ao município do Crato, no Cariri cearense. Os dados, divulgados pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).Foto: Reprodução

Segundo o levantamento, cada visitante gastou, em média, R$ 2.084,32, valor que inclui hospedagem, alimentação, transporte, lazer e compras. A movimentação econômica impulsionou diretamente a geração de 20 mil empregos diretos e indiretos durante o período da feira, que contou ainda com a participação de 400 expositores.

Público Expocrato

A pesquisa traçou o perfil do público que participou do evento: a maioria era do sexo masculino (56,6%) e estava entre 18 e 50 anos (80,8%), com destaque para as faixas de 36 a 50 anos (29%) e de 18 a 25 anos (28,2%). O estado civil mais frequente foi o de solteiros (50,4%).

Chegada ao evento

A forma de chegada ao evento foi predominantemente por automóvel particular (48,8%) e ônibus regular (36,4%), com o transporte aéreo representando 10,6%. No quesito hospedagem, 35,8% ficaram em hotéis, 21% em pousadas, 29,4% em casas de parentes ou amigos e 11,2% optaram por Airbnb.

Motivo da ida ao Expocrato

A principal motivação para a viagem foi o próprio evento (52%), mas muitos visitantes também aproveitaram para passear (33%) e visitar amigos e familiares (17,4%). Os atrativos turísticos mais procurados foram o Horto do Padre Cícero (32,36%) e igrejas (23,62%) em Juazeiro do Norte, além do Geopark Araripe (26,84%) e o Centro Cultural do Cariri (27,49%) no Crato.

Os índices de satisfação também foram destaque: 93,4% disseram que o evento correspondeu ou superou as expectativas, 90% afirmaram que recomendariam a cidade como destino turístico e 85% disseram que pretendem voltar.

Com Informações da Secretaria de Turismo do Cear.

Mais duas cidades no Ceará têm estado de emergência reconhecida

Foto Alan Tiago Alves/G1
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 13 cidades afetadas por desastres nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Sul. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

No Ceará, as cidades de Salitre e Solonópole tiveram a situação de emergência reconhecida após um período de estiagem.

Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Com Informações dq Agência Gov.

Morango tem alta de 50% na Ceasa após sucesso do doce no Ceará

O morango do amor, doce semelhante à maçã do amor, fez com que a fruta tivesse sua procura e preço aumentados nas Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), nos últimos dias. Em alguns casos, a variação de preço da fruta chega a 50% no estado. Foto Shutterstock 

O aumento da demanda fez o preço do morango saltar, com elevação que varia entre 30% e 50% no varejo. De acordo com a Ceasa, o impacto das vendas da fruta com a repercussão do doce fez com que uma caixa de morango fosse vendida, no comércio varejista, por R$100.

A procura, segundo a Central, também fez com que novos consumidores fossem atrás do produto. Nas últimas semanas, cinco toneladas da fruta foram comercializadas, mas o estoque tem se esgotado com rapidez. O Ceará depende de outros estados para abastecer o mercado, principalmente de Minas Gerais, maior produtor nacional.

Com informações do Ceará Agora.

No Ceará, Wesley Safadão recebe convidados em show ‘TBT’ no mês de outubro

O cantor cearense Wesley Safadão apresenta em Fortaleza o show TBT WS no mês de outubro. Projeto que resgata sucessos da carreira do forrozeiro, a apresentação será realizada na Arena Castelão no dia 25, um sábado.Foto Samuel Setubal

Com canções que marcaram a trajetória da geração atual do forró no Ceará, o TBT WS teve primeiro lançamento em 2019 com o álbum homônimo. Em 2022, a segunda parte foi lançada com novas canções que fizeram, e continuam fazendo, sucesso.

Na última sexta-feira, 25, o “TBT WS - Parte 3” chegou às plataformas digitais trazendo as canções “Você não me esqueceu”, “5 horas da manhã”, “Você não sabe o que é amor” e outros hits.

O show em Fortaleza contará com participações especiais que vão animar o público. Nomes como Leonardo, Walkyria Santos e a banda Seu Desejo vão estar presentes na festa na capital cearense.

A venda dos ingressos para o TBT WS em Fortaleza tem início nesta quinta-feira, 31, ao meio-dia, no site Virtual Ticket. Informações sobre valores ainda não foram divulgadas.

Com informações do O Povo

Saída de Rômulo abriu caminho para o retorno de Vina ao Ceará

Foto Felipe Santos / Ceará SC
A passagem de Rômulo pelo Ceará chegou ao fim. O meia, que estava emprestado pelo Palmeiras, foi devolvido ao clube paulista e já tem destino definido: o Novorizontino. A rescisão do vínculo com o Vozão, oficializada nesta janela de transferências, marcou o encerramento de uma trajetória sem brilho, com 21 jogos disputados e apenas uma assistência registrada.

A saída do atleta, inclusive, foi determinante para a volta de um velho conhecido da torcida: Vina. O retorno do ídolo só foi possível após a diretoria alvinegra quitar integralmente a dívida que possuía com o jogador, o que ocorreu na semana passada. Com o caminho livre e a necessidade de repor a vaga no setor de criação, o clube enxergou em Vina a peça ideal para suprir a lacuna deixada por Rômulo.

A diretoria de futebol entendeu que, diante do desempenho abaixo do esperado, liberar Rômulo seria o melhor caminho, tanto para o atleta quanto para o clube. A decisão abriu espaço na folha salarial e viabilizou financeiramente o acerto com Vina.

Com o retorno de Vina e outras movimentações pontuais no mercado, o Ceará segue em busca de reforços para alcançar seus objetivos na Série A.

Com informações do Diário do Nordeste.

Roberta Miranda empurra e chuta homem que invadiu palco em show, no interior do Ceará

A cantora Roberta Miranda empurrou e chutou um homem que invadiu o palco durante show no município de Campos Sales, no Interior do Ceará, nessa última terça-feira (29). 

Nas imagens, a artista já está abraçando uma fã, quando outra pessoa surge no palco e tenta chegar perto da cantora, que se desequilibra e rapidamente o empurra. Foto: Reprodução/Divulgação / Mais Novela

Um segurança já havia segurado o homem, que foi ao chão, momento em que Roberta dá um chute nele.

O momento ocorreu durante o show de Miranda no Camp Fest, um festival de música em comemoração ao aniversário de 126 anos do município localizado na região do Cariri cearense.

Roberta não se pronunciou sobre o caso. Em publicação no Instagram, ela somente agradeceu a cidade de Campos Sales pelo carinho e pelo show.

Com informações do Diário do Nordeste.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Maior exportadora de coco do Ceará prevê perda de R$ 100 milhões e pode adotar férias coletivas após tarifaço

Foto Davi Rocha
Em uma região que compreende aproximadamente de Paraipaba a Acaraú, forte na produção e beneficiamento de coco, os efeitos do tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros enviados aos Estados Unidos “devem ser devastadores”. Na tarde dessa quarta-feira (30), o presidente Donald Trump oficializou a medida, mantendo a sobretaxa para o agronegócio e outros setores econômicos do Brasil.

Diante disso, a Paraipaba Agroindustrial, maior empresa exportadora de coco e derivados do Ceará, estima perda anual de R$ 100 milhões no faturamento e cogita férias coletivas e/ou desligamento de 40% do quadro de trabalhadores.

A empresa, que gera 570 empregos diretos e 5,5 mil indiretos, produz aproximadamente 4 milhões de litros de água de coco por mês.

Fábio Macedo, diretor-executivo da empresa, relata que os últimos dias foram de “correria para envio dos últimos contêineres” antes da medida começar a valer. De acordo com ele, o último navio com a mercadoria saiu do Pecém no dia 27 de julho rumo aos Estados Unidos, no que foi o selamento de uma força-tarefa pré-tarifas.

“O que estava ao nosso alcance foi feito. Graças a Deus, conseguimos bater as metas com os clientes, foram três domingos de uma operação de guerra”, relatou.

A Paraipaba Agroindustrial exportou, em 2025, 53% da sua produção para os Estados Unidos. Só em julho, 85% foram destinados ao país norte-americano.

“Sem um desfecho positivo, vamos partir para férias coletivas ou demissões, ou ambas. A perda deve ser de mais de R$ 100 milhões de faturamento ao ano. É um impacto violento”, lamentou

Rita Granjeiro, empresária do setor que esteve na reunião entre empresários cearenses e governo estadual com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, corrobora o cenário ameaçador. “Vai ser devastador para a cadeia do coco. Será um desastre para a nossa região”.

Corrida contra o relógio

A situação tem provocado uma corrida não só no segmento do coco, mas entre os empresários de variados setores no Ceará, que buscaram garantir o envio dos produtos antes do tarifaço.

Rita exemplifica que, em alguns produtos, como o pescado, exportadores estão optando pelas exportações por avião, para que o item chegue a tempo, mesmo com esse transporte saindo mais caro que a via marítima. No caso do coco, essa alternativa é inviável. “Não se faz porque não compensa”, enfatiza.

Com informações do Diário do Nordeste.

Veículos da Polícia Militar e Polícia Civil do Ceará serão blindados

Foto Carlos Gibaja/Casa Civil
Os veículos da Polícia Militar e da Polícia Civil do Ceará serão blindados, anunciou o governador Elmano de Freitas (PT), ao lado do secretário de Segurança Pública do Estado, Roberto Sá, na tarde desta quarta-feira (30).

“Viaturas blindadas para nossos policiais combaterem o crime com mais proteção e segurança. O Governo do Ceará está iniciando o processo de blindagem dos veículos da Polícia Militar e Polícia Civil”, escreveu o gestor, em postagem nas redes sociais.

Segundo Elmano, a Secretaria da Segurança Pública já começou a aderir as atas de preço para aquisição das novas viaturas e de forma gradativa, todas as unidades serão blindadas.

“Seguimos trabalhando dia e noite para que os policiais cearenses tenham as melhores condições de trabalho e atuem de forma segura na proteção da nossa população!”, afirmou ainda o governador.

Também participaram do anúncio o Delegado-Geral da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutiérrez; e o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Coronel Sinval da Silveira Sampaio.

“Uma notícia muito importante para os nossos policiais civis, isso nos traz mais segurança. Tenho certeza que isso vai impactar diretamente na execução dos nossos trabalhos de enfrentamento ao crime organizado”, declarou Gutiérrez.

Já o Coronel Sinval afirmou que a mudança deve fazer com que os agentes militares passem por novos treinamentos.

“Todos que treinávamos de uma determinada forma com viaturas que não tinham habilidade em qualquer, teremos que passar por esse treinamento. Em pouco tempo faremos isso para nos adaptar a essa nova realidade que é protegendo aquele que protege”, disse o dirigente.

Roberto Sá destacou: “Decisão histórica e que demonstra um reconhecimento da sua gestão da importância de proteger aquele que enquanto todos dormem está indo a enfrentar a criminalidade”.

Com informações do Diário do Nordeste.

Pescados do Ceará serão taxados em 50% pelo governo de Donald Trump

Foto Fabiean de Paula/ SVM
Principal preocupação do governador Elmano de Freitas (PT) entre os setores alvo do tarifaço dos Estados Unidos, os pescados ficaram de fora da lista de 694 exceções e vão enfrentar uma tarifa de 50% a partir do próximo dia 6 de agosto. 

A confirmação foi dada ao O Povo por Paulo Gonçalves, diretor do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca do Ceará (Sindfrio).

Ele contou que as empresas do setor, agora, estão calculando quanto ainda possuem de estoque para enviar as cargas antes da entrada em vigor dos novos percentuais.

"Infelizmente, nenhum produto nosso entrou na lista de exceção. Estamos vendo o que é possível fazer para trabalhar", lamentou

Com informações do O Povo.

Venda de loteamentos em Fortaleza sobe 213% e movimenta R$ 101 milhões no primeiro semestre

Foto Divulgação/Lago Montenegro
Um dos segmentos em pleno crescimento no mercado imobiliário de Fortaleza é a venda de loteamentos, que registrou alta de 213% no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.

A venda de loteamentos horizontais movimentou R$ 101 milhões. Os dados são do balanço realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-Ceará).

Foram 245 unidades vendidas nos primeiros seis meses, o que representa uma alta de 150% em relação às 98 unidades comercializadas no primeiro semestre de 2024.

O resultado se deve sobretudo ao primeiro trimestre de 2025, que teve o maior número de vendas de loteamentos em Fortaleza desde 2023.

A Capital também se destaca no lançamento de novos empreendimentos. No primeiro semestre de 2024, não houve lançamento de nenhum loteamento. Já neste ano, foram 203 unidades, com movimentação de R$ 87 milhões.

O preço médio dos loteamentos na Capital teve queda de 8% no primeiro trimestre de 2025, enquanto o valor das unidades em condomínios de casas cresceu 6%. 

Veja os custos médios: 

Unidade em loteamentos fechados: R$ 1.519 por m²

Unidade em condomínio de casas: R$ 7.671 por m²

Com informações do Diário do Nordeste.

Trump assina decreto que implementa tarifa de 50% em produtos do Brasil

Foto JIM WATSON / AFP
O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou a ordem executiva que implementa a tarifa de 50% contra o Brasil. 

O comunicado foi feito pela Casa Branca nesta quarta-feira (30). O chamado tarifaço sobre os produtos brasileiros deve valer a partir desta sexta-feira (1º), como previamente anunciado. 

No decreto,há diversos produtos importados do Brasil que ficarão de fora do tarifaço como suco de laranja, castanha-do-pará, produtos agrícolas, combustíveis, peças de aviação civil, alguns tipos metais, madeira, entre outros.

A lista completa de exceções foi publicada pela Casa Branca e pode ser conferida neste link.

Conforme o governo, a medida é para "lidar com políticas, práticas e ações recentes do Governo do Brasil que constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos" e diz que houve perseguição política contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Com a ordem, fica decretado um adicional de 40% às tarifas já existentes, o que eleva o total para 50%.

"A Ordem conclui que a perseguição politicamente motivada, intimidação, assédio, censura e processos judiciais conduzidos pelo Governo do Brasil contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e milhares de seus apoiadores constituem graves violações dos direitos humanos que enfraqueceram o Estado de Direito no país". diz comunicado emitido pela Casa Branca.

Ainda conforme o texto, com o tarifaço, o presidente Trump estaria "defendendo as empresas norte-americanas de extorsão" e protegendo os cidadãos americanos de perseguição política.

Com informações do Diário do Nordeste.

Pai faz a filha de 1 ano e seis meses refém, esfaqueia a criança e morre em intervenção policial, no interior do Ceará

Foto Divulgação/ Secretaria da Segurança Pública do Ceará
Uma criança de 1 ano e 6 meses de idade foi esfaqueada enquanto era mantida refém pelo próprio pai em uma residência na localidade de Monte Nebo, zona rural de Crateús, no interior do Ceará, na noite desta última terça-feira (29). O suspeito morreu em uma intervenção da polícia.  

Conforme policiais miliares que atenderam a ocorrência, por volta das 19 horas eles receberam uma denúncia de que Gerardo Leite de Saboia Neto, de 41 anos, invadiu a casa do ex-sogro, expulsou as pessoas que estavam na residência e ficou dentro do imóvel com a filha pequena.

Os agentes tentaram negociar com o suspeito, que estava armado com duas facas, para que ele liberasse a criança e se entregasse. No entanto, Gerardo resistiu e atacou a filha com uma facada no tórax.

Ao perceber que a garota estava ferida, os agentes invadiram a casa e a resgataram. Já Gerardo, reagiu e foi baleado. O homem foi levado a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Ele possuía antecedentes criminais por organização criminosa e tráfico de drogas.

A criança também foi socorrida e levada ao Hospital de Crateús. Posteriormente, ela foi transferida para o Hospital Regional de Sobral, onde está acompanhada da mãe.

Com informações do G1 Ceará.

Cidade do Ceará bate recorde mundial com rapadura de 18 toneladas

Foto Divulgação/Prefeitura de Pindoretama
O município de Pindoretama bateu um recorde mundial neste último domingo (27), ao produzir a maior rapadura da história. O doce, distribuído à população do município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), possuía mais de seis metros de comprimento em uma das bases e 18 toneladas.

A rapadura foi exposta no encerramento da 16ª edição do Pindorecana, o festival internacional da cana-de-açúcar, já tradicional na cidade e na região. A exposição durou quatro dias, de quinta-feira (24) até este domingo, na Praça da Cidadania.

O doce, fabricado de forma artesanal no Engenho Almeida, recebeu premiação do RankBrasil Recordes Brasileiros, único sistema de homologação de recordes exclusivamente brasileiro e que atua no país desde 1999.

A rapadura, em sua base inferior, possuía 6,80 m de comprimento e 2,23 m de largura. Já na base superior, menor, o comprimento era de 5,50 m e a largura de 1,92 m. A altura do doce era de 80 centímetros, além do peso de 18.660 kg. Foram 11 dias para a produção da iguaria.

Com informações do Site Opinião CE.

Pai de criança que morreu afogada na zona rural de Acopiara ofereceu bebida alcoólica ao filho e negou socorro, aponta inquérito

Foto Reprodução 
O pai da criança de 10 anos que morreu após se afogar em um açude de Acopiara, no interior do Ceará, teria oferecido bebida alcoólica ao menor de idade e se recusado a salvá-lo, aponta o inquérito policial. O caso aconteceu no domingo (27).

Dois adolescentes, de 14 e 16 anos, também se afogaram, mas o de 14 anos conseguiu se salvar. Já o jovem de 16 desapareceu no dia do ocorrido, mas foi encontrado morto horas depois.

As três vítimas estavam em uma canoa no Açude Jacu, que fica no Sítio Mandu. A criança, que tem autismo, e o adolescente de 14 anos eram irmãos; o de 16 anos era amigo do mais velho. O pai foi capturado suspeito de homicídio culposo.

Conforme o adolescente de 14 anos narrou à polícia, o seu pai ingeriu bebidas alcoólicas e ofereceu aos menores de idade. Todos consumiram e, em seguida, subiram na canoa.

O pai teria convidado as vítimas para um passeio no açude, "momento em que passou a balançar a canoa até que eles caíssem na água, ocasião em que começaram a se afogar", diz o documento.

"Diante disto, o filho implorou ajuda ao pai, que, entretanto, lhe negou socorro e fugiu do local, abandonando os três menores. Depois do ocorrido, o Corpo de Bombeiros foi acionado pelo adolescente e compareceu ao local em busca dos dois corpos das vítimas no açude.", detalha o inquérito.

O pai foi preso na madrugada desta segunda-feira (28) após ser encontrado na casa da namorada, também no município de Acopiara. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS), ele é suspeito de homicídio culposo.

O corpo do adolescente de 16 anos, amigo das outras vítimas, foi encontrado nesta última terça-feira (29) por volta de 9h30. Ele estava desaparecido desde o dia do ocorrido e bombeiros faziam buscas.

Com informações do G1 Ceará.

Ministro Márcio França sugere ao Governo Federal compra de pescados do Ceará que iriam para os Estados Unidos

Foto: Fabiane de Paula
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, sugeriu ao Governo Federal medida para mitigar os efeitos do tarifaço sobre os pequenos empreendedores que exportam para os Estados Unidos.

A ideia é que os alimentos que iriam para os EUA e devem sofrer com a sobretaxa sejam adquiridos pelo Governo Federal e distribuídos no mercado nacional, a preços mais baixos, ou disponibilizados na rede pública. Com isso, esses pescados cearenses poderiam, por exemplo, ser inseridos na merenda escolar.

Durante o "Bom Dia, Ministro", programa da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), o titular da Pasta, Márcio França, falou à Rádio Verdinha 92.5 sobre essa possibilidade e citou o caso do Ceará como exemplo.

Estamos pensando em soluções para os bens perecíveis. Imagine peixes, por exemplo. O Ceará, mais de 50% das exportações de peixes vão para os Estados Unidos. São peixes sofisticados, são atuns, lagostas, camarões, então são produtos que é difícil reencaixar. A nossa sugestão ao vice-presidente Alckmin e ao presidente Lula é que, nesse caso, como os valores são pequenos perto do avião ou da laranja, a sugestão é que a gente possa subsidiar e colocar na rede pública como merenda Disse Márcio França Ministro do Empreendedorismo

De acordo com levantamento do Observatório da Indústria com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), cerca de oito em cada dez pescados do Ceará que são exportados têm como destino os Estados Unidos. Esse dado, inclusive, está em documento apresentado ao vice-presidente Geraldo Alckmin em reunião entre governo estadual, governo federal e empresários cearenses.

Durante a reunião de terça-feira (29), a possível compra de alimentos foi discutida, mas o tom ainda é de espera pelo dia 1º de agosto, quando o tarifaço deve entrar em vigor.

Com informações do Diário do Nordeste.