![]() |
| Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil |
O estado do Ceará contará com o reforço de 60 novos peritos médicos federais nas Agências da Previdência Social. A medida representa um aumento de 51,72% na capacidade operacional da perícia médica no estado, que atualmente conta com 116 profissionais.
A ação é vista como estratégica para enfrentar a fila de espera por atendimento no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A chegada dos novos profissionais faz parte da nomeação dos primeiros 250 aprovados no concurso público realizado em fevereiro deste ano — o primeiro após um intervalo de 15 anos sem contratações na área. A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial da União. Em todo o Nordeste, 268 peritos médicos serão designados, elevando em 36,31% a força de trabalho da região.
No Ceará, 26 municípios serão beneficiados com os novos peritos: Aquiraz, Aracati, Barbalha, Camocim, Campos Sales, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Ipu, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Jaguaribe, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixeramobim, Redenção, Russas, Santa Quitéria, Senador Pompeu, Tauá, Tianguá e Ubajara.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, a distribuição das vagas levou em conta o tempo médio de espera por uma perícia médica e a localização estratégica para garantir maior eficiência no atendimento.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou a importância da medida: “Os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera por uma perícia é maior. A chegada desses profissionais é muito aguardada e vai gerar um impacto enorme no atendimento da ponta aos nossos segurados”, afirmou.
A expectativa é de que os nomeados comecem a atuar ainda no mês de agosto, após a apresentação dos documentos e a posse nos cargos. O concurso teve quase 14 mil inscritos e foi organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos)
Com informações do Porral GC Mais.
