sexta-feira, 26 de junho de 2026

Abandono escolar no Ensino Médio do Ceará chega ao menor índice dos últimos 10 anos

Foto Thiago Gadelha.
O Ceará alcançou uma marca histórica em 2025. De acordo com novos dados do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26), a taxa de abandono no Ensino Médio registrou o nível mais baixo na última década, sendo inclusive menor que as médias regional e nacional, embora tenha desacelerado nos últimos anos. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a taxa de abandono refere-se ao percentual de estudantes que deixaram de frequentar a escola durante o ano letivo e não retornaram até o encerramento do período escolar. Os dados são referentes às redes públicas e privadas, porém a maior parte está na rede pública.

Na prática, não se trata apenas de faltas pontuais, mas de uma interrupção real da trajetória escolar naquele ano. Por exemplo, se em uma turma de 100 alunos, 3 deixarem os estudos antes do fim do ano, a taxa de abandono é calculada em 3%.

Ao analisar a série histórica do Ceará, observa-se que o cenário atual é resultado de uma redução praticamente contínua ao longo dos anos. Veja na série histórica:

Os dados mostram que a redução foi mais acelerada na segunda metade da década passada e começou a ocorrer em ritmo mais lento à medida que o indicador atingiu patamares mais baixos.

Entre 2016 e 2019, a taxa caiu de 8,7% para 3,5%, uma redução de 5,2 pontos percentuais em apenas três anos. Já entre 2023 e 2025, a queda foi de 2,0% para 1,4%, equivalente a 0,6 ponto percentual.

Apesar dessa desaceleração, a trajetória permaneceu em queda e levou o indicador ao menor nível da série analisada, sugerindo que os ganhos mais expressivos ocorreram nos primeiros anos do período analisado e que novas reduções passaram a acontecer sobre uma base já bastante pequena.

Em comparação com outras esferas, o índice atual do Ceará (1,4%) é melhor do que a média do Brasil (2,2%) e do Nordeste (1,9%).

Com informações do Diário do Nordeste.

Acidente de trânsito deixa motociclista morto em Várzea Alegre

Foto Reprodução 
Um homem morreu após colisão com uma árvore na Av. Vicente Alves Costa, trecho urbano da BR-230, no bairro Zezinho Costa, em Várzea Alegre, na manhã desta sexta-feira, 26.

Marcos Antônio Lopes de Aquino, de 18 anos, conduzia uma moto Honda CG 125 cc de cor vermelha.

Segundo populares as autoridades, ele teria perdido o controle do veículo, vindo a chocar-se com uma árvore. Com o impacto, a cabeça do jovem ficou muito danificada.

No relatório da ocorrência não há o que ocasionou a perda do controle da moto. Mas há uma informação de que ele havia desviado de um cachorro.

A morte do jovem foi confirmada pelo Serviço Móvel de Urgência – Samu. Foram acionadas equipes do Instituto Médico Legal – IML e Polícia Rodoviária Federal – PRF. A família do jovem foi orientada a fazer o registro da ocorrência na delegacia.

Agentes do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran e da Polícia Militar também estiveram no local para a tomada das medidas cabíveis.

Marcos Antônio era estudante e filho de Raimundo Nascimento de Aquino e Damiana dos Santos Lopes. Natural de Várzea Alegre, ele residia na mesma avenida onde ocorreu o acidente, no bairro Zezinho Costa.

O jovem também era um atleta. A Secretaria de Esportes da cidade lamentou o ocorrido.

“Profundo pesar pelo falecimento do atleta Marcos Lopes. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos e toda a comunidade esportiva. Nossos sentimentos e sinceras condolências“, escreveu.

Com informações do Site Várzea Alegre Agora.

Taxa de reprovação de alunos do Ceará cai em todos os níveis de ensino

Foto Camila Lima

A taxa de reprovação dos alunos do ensino médio no Ceará sofreu uma redução após quatro anos de aumento, segundo dados do Censo Escolar divulgados nesta sexta-feira (26). De 2021 a 2024, o Estado apresentou crescimento do indicador. No período, a taxa foi de 0,2% para 1,2%. Já em 2025, uma queda de 0,2 pontos percentuais foi registrada, chegando a 1%. 

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Censo Escolar, a taxa de reprovação representa o percentual de estudantes que não atingiram os critérios mínimos para a aprovação e conclusão da etapa de ensino. São incluídos dados de alunos da rede pública e privada, embora a maior parte dos estudantes do ensino médio sejam da rede pública.

O indicador foi publicado na segunda fase de divulgação do levantamento de 2025, que traz as taxas de rendimento da educação brasileira: taxas de aprovação, reprovação e abandono. O instituto compartilhou apenas as porcentagens já calculadas, sem os números absolutos.

Nos anos de 2020 e 2021, durante a pandemia, uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) orientou que as redes educacionais adotassem medidas de não reprovação de estudantes, além de permitir a fusão dos dois anos escolares. A deliberação teve em vista o risco de exclusão devido às desigualdades educacionais ampliadas pelo ensino remoto.

Por isso, os dados de reprovação desse período atingiram patamares mais baixos. A partir de 2023, foi possível notar um aumento do índice novamente.

Comparado a outros estados do Brasil, o Ceará tem a terceira menor taxa de reprovação da etapa educacional, ficando atrás apenas do Pará (0,4%) e do Piauí (0,7%). O índice do Estado também é menor que a média nacional (3%) e nordestina (2,8%).

Todos os três anos do ensino médio tiveram redução na taxa. O primeiro ano, que tem a maior reprovação, foi de 1,7% em 2024 para 1,4% em 2025. Já o segundo ano teve diminuição de 0,2 pontos percentuais, indo de 1,3% para 1,1%. No terceiro ano, o índice de alunos reprovados passou de 0,5% para 0,3%.

Com informações do Diário do Nordeste.

Suspeito de matar a companheira em São Paulo é preso no interior do Ceará

Foto Arquivo pessoal 
Um homem de 27 anos suspeito de matar a companheira na cidade de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, foi preso nesta última quinta-feira (25), no município de Iracema, no interior do Ceará.

O indivíduo, que não teve a identidade informada, estava com um mandado de prisão temporária aberto pelo crime ocorrido na última terça-feira (23), que vitimou Viviane Maria da Silva Vicente, de 24 anos, encontrada morta na casa em que o casal morava com os dois filhos.

Conforme a Polícia Militar do Ceará, os agentes receberam a informação de que o suspeito estava hospedado em uma pousada no Bairro Beira Rio. No momento da abordagem, o homem apresentou uma identidade falsa, utilizando os dados de um familiar.

No entanto, após as apurações, os agentes descobriram que tratava-se de um foragido da Justiça de São Paulo por suspeita de feminicídio.

"O homem foi conduzido à Delegacia Municipal de Polícia Civil de Iracema, onde, após consulta aos sistemas de segurança pública, foi confirmado o cumprimento de um mandado de prisão temporária no âmbito da investigação por suspeita de feminicídio", disse a polícia do Ceará.

“Essa prisão demonstra a eficiência da troca de informações entre os órgãos de segurança pública e a pronta resposta da Polícia Militar do Ceará. Seguiremos atuando de forma integrada para localizar e capturar indivíduos procurados pela Justiça, contribuindo para a responsabilização criminal e para a proteção da sociedade”, disse o tenente-coronel Segisnaldo.

Com informações do G1 Ceará.

Marca britânica de carros vai investir R$ 400 milhões e gerar 600 empregos no Ceará

Foto Gabriela Feitosa/g1
A MG Motor, marca de carros britânica controlada pela chinesa SAIC Motor, vai produzir dois modelos de veículos elétricos no Polo Automotivo de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. 

O investimento previsto é de R$ 400 milhões, somando os aportes da MG e da Comexport, administradora do Polo Automotivo do Ceará (Pace). A estimativa é que sejam gerados 600 empregos.

Os modelos MG4 Urban, um hatch projetado para ser o veículo de entrada da marca, e o MG S5 SUV, de maior potência, devem começar a ser fabricados em solo cearense até o fim do ano.

Marcelo Freire, sócio da concessionária MG no Ceará, aponta que a marca espera alta receptividade do público consumidor.

"O MG4 Urban teve o primeiro lote importado. Veio para o Ceará e nós já vendemos todos. É negociado por R$ 129 mil, com sete anos de garantia, 100% elétrico e autonomia próxima de 250 quilômetros", afirma.

A marca deve importar 2 mil unidades do Urban até setembro para distribuição no Brasil. Depois disso, os carros vendidos já devem ser os montados no Ceará.

Com informações só Diário do Nordeste.

Presidente Lula volta ao Ceará na próxima quinta-feira, 2

Foto Reproduçã/ TV VerdesMares.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, virá ao Ceará na próxima quinta-feira, 2 de julho. A informação foi divulgada pelo governador Elmano de Freitas durante evento de anúncio da produção de carros da Morris Garages Motor na Planta Automotiva do Ceará da Comexport, em Horizonte 

De acordo com o governador, entre os locais que devem integrar a agenda do chefe do Executivo federal estão as obras do Cinturão das Águas, na região do Cariri. Elmano destacou que a previsão é de que a obra seja concluída ainda este ano e informou que os trechos 1, 2 e 5 já foram finalizados.

O governador também afirmou que Lula deve participar de um possível evento institucional em Juazeiro do Norte e aproveitar a visita ao estado para conhecer, além do Cinturão das Águas, as obras do Hospital Universitário da Universidade Federal do Cariri (HU-UFCA).

Com informações do Ceará Agora.

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 7 milhões

Foto Thiago Gadelha 
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do Concurso 3.023 da Mega-Sena, realizado nesta última quinta-feira (25). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 7 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados são: 22 - 25 - 30 - 31 - 39 - 607 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 117.144,19 cada.

807 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 1.674,92 cada

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até ás 20h (horário de Brasília) de sábado (27), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.

Com informações da Agência Brasil.

Várzea Alegre entrega 104 motocicletas para fortalecer a Atenção Primária à Saúde

Foto Pedro Hiarley
Neste sábado (27), o município de Várzea Alegre recebe o reforço de 104 motocicletas para fortalecer os serviços da Atenção Primária à Saúde. Do total, 103 serão destinados aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e um ficará à disposição da Secretaria Municipal de Saúde. A solenidade acontece às 9h, no Centro Social Urbano (CSU).

Os veículos foram adquiridos por meio de emendas parlamentares. Segundo o prefeito Flavinho (MDB), as motocicletas vão facilitar o deslocamento dos profissionais para realizar as visitas domiciliares. “Um investimento que vai facilitar o trabalho dos profissionais e garantir mais agilidade no atendimento à população”, disse.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a aplicação de recursos na saúde permitirá que os ACS atuem com mais eficiência em visitas domiciliares, campanhas educativas, vigilância epidemiológica e na integração entre os serviços de saúde e a população.

Com informações do Site Miséria.

Ciro Gomes diz que 'não viu e não vai ver' vídeo de Michelle e que crise com Flávio Bolsonaro não envolve 'paróquia' do Ceará

Foto Thiago Gadelha
Ciro Gomes (PSDB), pré-candidato ao Governo do Ceará, falou nesta última quinta-feira (25) que não viu o vídeo de Michelle Bolsonaro em que diz ter sido maltratada e humilhada por Flávio Bolsonaro. 

A ex-primeira dama criticou as decisões do PL Ceará por apoiar Ciro, que, por sua vez, disse que o problema é do PL Nacional e que o assunto tratado por Michelle "envolve coisas muito mais complexas do que a nossa paróquia aqui" - em referência ao estado cearense. 

"Não vi o vídeo e nem vou ver. É uma questão do PL nacional e envolve coisas muito mais complexas do que a nossa paróquia aqui. Eu sigo aqui tranquilo. O eixo do nosso entendimento aqui é um projeto de emancipação do Ceará que nós consideramos que está sendo muito mal tratado", disse Ciro.

Em vídeos publicados nas redes sociais nesta última quarta-feira (24), Michelle expõe uma briga com Flávio e diz que eles não se falam desde o fim de 2025. A discussão dos dois envolve a disputa pelo palanque do PL no Ceará, em que o diretório local do partido se aliou com o pré-candidato Ciro Gomes (PSDB).

"Ele disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, eu disse a ele que estava tudo bem. Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante. E então eu me recolhi. Fiquei na minha e assim permaneço", afirmou Michelle sobre Flávio.

Com informações do G1 Ceará.

Dois brasileiros estão entre os mortos após terremotos na Venezuela

Foto MANAURE QUINTERO / AFP

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), o Itamaraty, confirmou na noite desta última quinta-feira (25,) a morte de dois brasileiros após os terremotos registrados na Venezuela, na quarta-feira (24), segundo o g1.

"O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O MRE informa estar prestando assistência consular às famílias das vítimas", expressa trecho do comunicado da entidade.

Na manhã desta quinta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofereceu ajuda à Venezuela. Em comunicado nas redes sociais, o presidente disse que determinou ao MRE que avalie a situação na Venezuela e as medidas de assistência que o Brasil pode oferecer.

"Tomei conhecimento, com grande preocupação e consternação, dos impactos causados pelo terremoto que atingiu a Venezuela nesta quarta (24). Instruí o ministério das Relações Exteriores que avalie, juntamente com a embaixada do Brasil em Caracas, a situação no país e as medidas de assistência que o Brasil possa adotar", escreveu no X.

Lula também declarou que o Brasil está disposto a apoiar o governo venezuelano na recuperação das áreas atingidas pelos tremores.

Com informações do Diário do Nordeste 

Dono de lotérica no Ceará é um dos ganhadores do prêmio de R$ 1,57 milhão da Lotofácil

Foto Arquivo pessoal 
O empresário Alessandro Montenegro, conhecido como “Rei do Bolão”, é um dos ganhadores do prêmio de R$ 1.577.019,99 da Lotofácil. O sorteio do concurso 3719 foi realizado nesta última quinta-feira (25). Alessandro é dono da Loteria Aldeota, em Fortaleza.

Ele fez parte dos 29 participantes de um bolão da aposta máxima de 20 dezenas, que acertou os 15 números da Lotofácil. Após a divisão, cada apostador vai receber cerca de R$ 40 mil.

Esta é a quinta grande premiação conquistada por Alessandro somente em 2026. Neste ano, ele já esteve entre os ganhadores do prêmio principal da Mega-Sena, conquistou três prêmios máximos da Lotofácil e também foi um dos vencedores do prêmio principal do Dia de Sorte.

Alessandro disse que sempre participa dos principais bolões organizados pela Loteria Aldeota, principalmente nas apostas com mais dezenas, que oferecem probabilidades matematicamente superiores às apostas simples.

"O cliente sempre pergunta se eu participo dos bolões. A resposta é sim. Eu acredito no nosso trabalho, participo das campanhas e divido esse sonho com milhares de clientes de todo o Brasil", disse.

Com informações do G1 Ceará

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Japão empata com a Suécia e enfrenta o Brasil no mata-mata da Copa do Mundo

Foto Divulgação/ Fifa
Japão e Suécia empataram em 1x1 em Dallas, nos Estados Unidos, pela 3ª rodada do Grupo F da Copa do Mundo 2026. 

A seleção asiática saiu na frente com Maeda, mas Elanga empatou para os suecos. O goleiro Suzuki, do Japão, fez 3 grandes defesas para evitar a vitória sueca no fim do jogo.

Com o resultado, o Japão avançou em 2º do Grupo F com 5 pontos e enfrentará o Brasil nos 16 anos de Final. Já a Suécia, ficou com 4 pontos e se classificou em 3º lugar, precisando aguardar o fim da 1ª Fase para conhecer seu adversário.

O Japão enfrenta o Brasil na segunda-feira (29), às 14 horas, em Houston, nos Estados Unidos. A Suécia ainda aguarda adversário, assim como horário, dia e local do jogo.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ronaldo Caiado desconversa sobre apoio a Ciro e diz que terá 'palanque com o PSD' no Ceará

Foto Bruno Leite.
O ex-governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (PSD), desconversou sobre um eventual apoio à pré-candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao Governo do Ceará. 

De passagem por Fortaleza nesta quinta-feira (25) para participar da PEC Brasil, o ex-governador reforçou que respeita as articulações locais e que seguirá as decisões da cúpula local do PSD, comandada pelo ex-vice-governador Domingos Filho.

"Eu não vim aqui com essa finalidade (de apoio ao Ciro). Eu converso com todas as pessoas que são meus amigos, ex-colegas do Parlamento brasileiro", disse.

O político, no entanto, evitou responder diretamente sobre as tratativas do PSD para integrar a chapa majoritária do governador Elmano de Freitas (PT), o que poderia colocar o partido em um palanque de oposição ao tucano. "Eu respeitarei, como em todo estado, a decisão do PSD no Estado. Essa decisão caberá ao PSD", reforçou

Com informações do Diário do Nordeste.

Cidade do interior do Ceará perde metade dos empregos formais em indústrias com fechamento de 4 fábricas

Foto Reprodução/Google Maps.
O município de Pentecoste, localizado a 90 km de Fortaleza, perdeu metade dos postos de trabalho na indústria após o desligamento de 528 trabalhadores. A demissão em massa ocorreu com o fechamento de quatro fábricas de calçados na cidade. 

Em abril deste ano, Pentecoste contava com 2.276 postos de trabalho formais. A indústria do município tinha ao todo 1.079 empregos.

As informações consideram os dados mais recentes divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Indústria calçadista tem forte presença em Pentecoste

De acordo com o Perfil dos Municípios, do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a indústria de calçados e couros, no ano passado, foi responsável por cerca de 80% dos empregos formais de Pentecoste.

Em 2025, o município tinha cinco indústrias de calçados, que empregavam 939 pessoas. Pentecoste tinha 1.182 trabalhadores formais.

Para o economista Alex Araújo, essa demissão em massa reforça um problema crônico de municípios dependentes de um único empregador ou setor.

"Quando há forte concentração produtiva, um único evento empresarial pode produzir impactos macroeconômicos relevantes para todo o município. Neste caso, haverá perda relevante de massa crítica industrial, com desperdício de mão-de-obra especializada, desorganização da rede de fornecedores locais e de serviços técnicos", classifica.

"Haverá ainda perda de conhecimento produtivo acumulado. A perda da indústria gera efeitos nocivos sobre a diversificação econômica, com impactos na administração pública, comércio e serviços", completa o economista.

Com informações do Diário do Nordeste.

Com contrato até o fim de 2027, Fortaleza oficializa a contratação de Pedro Henrique

Foto Leonardo Moreira / Fortaleza EC

O Fortaleza oficializou, nesta quinta-feira (25), a contratação do atacante Pedro Henrique. Livre no mercado após encerrar sua passagem pelo Ceará, o jogador chega ao Tricolor com contrato válido até o fim de 2027.

Apesar de já ter sido anunciado pelo clube, PH só poderá entrar em campo a partir do dia 20 de julho, quando será aberta a próxima janela de transferências, logo após o encerramento da Copa do Mundo.

Aos 36 anos, o atacante atua preferencialmente pelos lados do campo, tanto pela direita quanto pela esquerda, mas também já foi utilizado como falso 9 em diferentes momentos da carreira, inclusive durante sua passagem pelo Vovô.

Com vasta experiência no futebol brasileiro e internacional, Pedro Henrique acumula passagens por Santa Cruz-RS, Grêmio, Caxias, FC Zurich-SUI, Rennes-FRA, PAOK-GRE, Qarabag-AZE, Astana-CAZ, Kayserispor-TUR, Sivasspor-TUR, Internacional, Corinthians e Ceará.

Com informações do Diário do Nordeste.

Empresa cearense produz queijo azul em Quixeramobim

Foto Ismael Soares.
O Ceará produz um queijo azul do tipo Gouda que está ganhando destaque no Brasil e no mundo. Apesar de não ser comercializado em outros estados e países, a iguaria está sendo premiada. 

É o que afirma João Bernardo, gerente industrial da Nossa Santa, empresa de Quixeramobim que produz os queijos azul. Ele participa da PEC Brasil 2026 expondo os produtos da marca.

"Nossos queijos são premiados no Brasil e no mundo. Estamos crescendo, mas a gente vende somente no Ceará ainda: Quixeramobim, Quixadá. Fortaleza é o maior mercado, principalmente nos supermercados locais e em hotéis e restaurantes", comenta o executivo.

A pretensão é continuar em expansão em Quixeramobim, mas mantendo a artesania do queijo, alcançando primeiro outros polos dentro do Ceará para depois enviar para outros estados. As exportações, segundo Bernardo, não são o foco da queijaria no momento.

Faturamento deve alcançar R$ 2,5 milhões

A produção artesanal iniciada em 2023 já entrega toneladas de diferentes queijos com faturamento acima de R$ 1 milhão.

Atualmente, a empresa produz pouco mais de 4 toneladas de queijo. Os planos são, ainda em 2026, aumentar em 50% essa produção, expandindo o faturamento para aproximadamente R$ 2,5 milhões.

"Compramos um tanque de cobre que vai expandir para 6 toneladas por mês a produção. Vamos ter que fazer crescimento da queijaria. Quando tudo tiver pronto, vamos fazer um doce de leite, da receita da avó da dona. A manteiga, que tiramos de creme de leite, será feita premium e manteiga-da-terra também", expôe.

Com informações do Diário do Nordeste

Ceará anuncia Daniel Paulista como novo técnico

.Foto Divulgação / Cearq
O Ceará Sporting Club anunciou a contratação de Daniel Paulista como novo técnico. O profissional estava livre no mercado após a saída do Goiás no início da semana e assinou contrato até o fim de 2026, com uma comissão formada pelo auxiliar Daniel Cerqueira e pelo preparador físico Rodolfo Mancha

No planejamento interno, Daniel vai encontrar a delegação alvinegra em Caxias do Sul na sexta-feira (26), uma vez que o Vovô entra em campo no domingo (28), diante da Juventude, às 16h (de Brasília), no Alfredo Jaconi/RS. Apesar disso, o elenco no jogo segue comandada pelo interino Anderson Batatais.

Após iniciar a carreira no Sport, acumula experiência também em equipes como Guarani, Confiança, CRB e Remo. Ao todo, acumula uma trajetória de 10 anos na função.

“Estou muito feliz por chegar ao Ceará. Conheço a grandeza do clube, a sua tradição e a força da torcida alvinegra. Chego motivado, com muita vontade de trabalhar e de contribuir para que o Ceará alcance o objetivo. 

Estou ansioso para encontrar a torcida, viver a atmosfera do Castelão, do Presidente Vargas, e começar a caminhada juntos. Tenho certeza de que, com muito trabalho e o apoio do nosso torcedor, teremos um caminho muito forte pela frente. Vamos juntos”, declarou.

Com informações do Diário do Nordeste.

Pivô de crise entre Michelle e Flávio Bolsonaro, André Fernandes reafirmou apoio a Ciro Gomes no Ceará

Foto Reprodução 
Um dia antes de Michelle Bolsonaro publicar um depoimento nas redes sociais em que diz ter sido humilhada por Flávio Bolsonaro, o deputado federal André Fernandes (PL), pivô da briga entre os dois, declarou que Michelle poderia fazer "o que quiser" com sua oposição à aliança do Partido Liberal (PL) com Ciro Gomes (PSDB) no Ceará e afirmou que "do Ceará quem deve falar é o cearense".

As declarações de Fernandes foram feitas na terça-feira (23), durante visita ao município de Sobral, na região norte do estado. Questionado por veículos de imprensa locais sobre a oposição de Michelle ao apoio a Ciro, o deputado federal - que é presidente estadual do PL - afirmou que a decisão do partido já havia sido tomada.

"Eu voto Ciro Gomes, já deixei isso 100% claro, não escondo isso para ninguém", afirmou André. Ao ser lembrado do episódio em que Michelle o criticou, durante um comício, pelo apoio a Ciro, André respondeu: "Ela faz o que ela quiser. O meu voto é Ciro Gomes".

O episódio citado aconteceu em um comício do qual ela participou em Fortaleza (CE) no fim de 2025. À época, Michelle lembrou que Ciro havia criticado duramente Jair Bolsonaro e seus filhos na época em que ele era presidente e afirmou que o apoio articulado por André Fernandes era precipitado.

“É sobre essa aliança que vocês se precipitaram a fazer. Eu tenho orgulho de vocês, mas fazer aliança com o homem que é contra o maior líder da direita, assim não dá”, disse Michelle no comício de 2025, olhando para Fernandes.

Com informações do G1 Ceará.

Ônibus com cantor e banda sofre acidente de trânsito no interior do Ceará

Foto Tony Sales/ Arquivo pessoal
O ônibus que transportava o cantor de forró Kelvy Pablo e integrantes da banda do artista se envolveu em um acidente após perder o controle e bater em um barranco na CE-469, em Crateús, no interior do Ceará, na tarde desta quarta-feira (24). Os ocupantes do veículo tiveram ferimentos leves.

Conforme a Polícia Militar, 21 pessoas estavam no veículo, que seguia da cidade de Pedreiras, no Maranhão, com destino a Alagoinha, na Paraíba.

No trajeto, o ônibus apresentou problemas nos freios enquanto descia a "ladeira dos Tucuns". Diante da situação, o motorista agiu rapidamente e decidiu jogar o veículo contra um barranco às margens da rodovia.

"Com o impacto, a parte frontal do ônibus ficou bastante danificada. O motorista e alguns ocupantes sofreram ferimentos, mas todos de natureza leve", disse a Polícia Militar.

Ainda segundo a PM, duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e prestaram socorro às vítimas. Após o atendimento, os passageiros retiraram seus pertences do interior do veículo e permaneceram no local aguardando a chegada de outro ônibus para prosseguir viagem.

Com informações do G1 Ceará.

Homem é preso por matar suspeito de estuprar a companheira dele, no interior do Ceará

Foto Divulgação/PCCE
Um jovem de 18 anos foi preso em flagrante nesta última terça-feira (23), por suspeita de um homicídio em Juazeiro do Norte contra um homem de 23 anos - que era suspeito de estuprar a atual namorada do autor do assassinato.

Segundo a polícia, momento antes do assassinato, o suspeito de estupro passou pela residência do casal e teria proferido ofensa contra eles.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a vítima tem passagens por estupro de vulnerável e foi morto com objeto perfurocortante no bairro Frei Damião.

A motivação do crime teria sido o fato da vítima do homicídio ter cometido um estupro contra a companheira do suspeito de homicídio, conforme as investigações.

Após a captura, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro do Norte para a realização dos procedimentos legais cabíveis. Agora, ele permanece à disposição da Justiça.

O estupro contra a mulher do autor do homicídio ocorreu em 2023 no bairro Triângulo, na mesma cidade. O suspeito chegou a ser indiciado pelo estupro, mas estava em liberdade.

Com informações do G1 Ceará.

Polícia indicia suspeito de matar vaqueiro após discussão por prêmio em Quixeramobim

Foto Reprodução

A Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim concluiu as investigações e indiciou, nessa última quarta-feira (24), Darlei Teixeira Vitor, suspeito de matar o vaqueiro Francisco Eudásio Lira Soares, 30, conhecido como 'Dadá Guedes'. O crime foi cometido na noite do último dia 7 de junho, em um parque de vaquejada do município do sertão central cearense.

De acordo com as autoridades de segurança, após a colheita de elementos que apontaram a autoria e a materialidade do delito, Darlei, que é conhecido como "Sasom Boiadeiro", deverá responder por homicídio qualificado por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. O procedimento foi encaminhado à Justiça e ao Ministério Público do Ceará (MPCE).

Para a família da vítima, o indiciamento proporciona esperança de que a Justiça seja aplicada. "De certa forma, ficamos com um pouco mais de esperança. Querendo ou não, é um pequeno passo dado em busca da justiça que queremos", comentou ao Diário do Nordeste a companheira de Dadá, Kamila Oliveira.

"Hoje, já são 19 dias que ele [Darlei] continua foragido", lamentou a mulher, que cobra do prefeito da cidade, Cirilo Pimenta (PSB), e do governador Elmano de Freitas (PT), engajamento no caso para encontrar o suspeito. "O que a gente mais quer é que a Polícia vá atrás de prender ou que ele se entregue", completou.

Em contato com a reportagem, a Delegacia de Quixeramobim assegurou que segue em busca do suspeito e que está em contato com a Polícia Civil de outros estados para cumprir o mandado de prisão preventiva em aberto contra ele.

Com informações do Diário do Nordeste.

Cinco pessoas são presas em operação da Polícia Civil contra o tráfico de drogas, no Ceará

Foto Divulgação Polícia Civil.
Uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Ceará (PCCE), na manhã desta quinta-feira (25), tem como alvos investigados por tráfico de drogas e associação para o tráfico com atuação no Estado. 

Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão em Fortaleza e em Paraipaba, no interior do Ceará.

Entre os presos, dois foram localizados no bairro Passaré e outro no bairro Lagoa Redonda, na Capital. Um mandado de prisão foi cumprido contra um suspeito já recolhido em um presídio do Estado.

Investigação

A operação é um desdobramento das investigações que resultaram na apreensão de aproximadamente 1,5 tonelada de maconha, realizada em 2025.

Os alvos são apontados como integrantes de um grupo com participação direta na aquisição, receptação, armazenamento e distribuição da carga de entorpecentes apreendida durante a investigação anterior.

Segundo a Delegacia de Narcóticos (Denarc), parte dos investigados integrava o consórcio responsável pela compra da droga, enquanto outros exerciam funções relacionadas à logística e à distribuição dos entorpecentes no Ceará.

Além das prisões, foram apreendidos uma pequena quantidade de drogas, um veículo e uma motocicleta. As investigações seguem com o objetivo de localizar os demais alvos, e identificar outros envolvidos no grupo criminoso.

Com informações do Diário do Nordeste.

Cearense luta contra câncer no estômago e mobiliza campanha

Foto Ana Christina / Divulgação
A rotina de treinos e o vigor das corridas deram lugar a uma batalha muito mais desafiadora para Ana Christina, de 44 anos. Advogada e mãe de um filho de 15 anos, ela viu sua vida mudar drasticamente em maio deste ano, quando recebeu o diagnóstico de um câncer no estômago com metástase nos ovários.

Agora, além de lutar contra a doença, ela enfrenta uma corrida contra o tempo para arrecadar fundos e garantir a continuidade de um tratamento essencial para sua cura.

O desafio do diagnóstico e a urgência do tratamento

Após meses sentindo desconfortos que não eram devidamente identificados em exames laboratoriais e de imagem, a confirmação da doença veio de forma avassaladora. "No final da semana, dia 29 de maio [...] recebo a ligação: 'Aninha, isso é um câncer'", relembra Ana sobre o momento em que recebeu a notícia.

A complexidade do quadro — um câncer de origem no estômago com metástase — exigiu uma busca imediata por especialistas e tratamentos avançados.

Apesar de possuir plano de saúde, Ana relata que parte fundamental do tratamento recomendado pelos especialistas não possui cobertura garantida pela operadora.

O alto custo da sobrevivência

A principal barreira para a recuperação de Ana, no momento, é financeira. Embora já tenha iniciado sessões de quimioterapia, seu perfil genético indica que a maior chance de cura reside na combinação da quimio com a chamada "terapia alvo" e a imunoterapia. No entanto, os custos desses medicamentos de última geração são proibitivos para qualquer orçamento familiar.

"Cada dose dessa... custa no preço de mercado 50 a 55 mil [...] e eu tenho que tomar a cada 21 dias", revela Ana. Em apenas uma semana de exames e procedimentos iniciais, os gastos ultrapassaram R$ 90 mil, esgotando rapidamente as economias de uma vida inteira.

"É inviável pra eu pagar por custo próprio... a divulgação e a mobilização que as pessoas estão fazendo é exatamente porque o meu dinheiro acabou", desabafa.

Uma corrente de solidariedade

Diante da impossibilidade de arcar sozinha com o tratamento, amigos, familiares e até desconhecidos iniciaram uma mobilização para salvar a vida da advogada. Para Ana, cada gesto de ajuda é um sopro de esperança e uma motivação a mais para não desistir.

"Eu estou muito feliz... eu tô assim realmente com meu coração borbulhando de alegria", afirma, emocionada com o apoio que vem recebendo. A campanha visa garantir que ela não precise interromper as doses da medicação, fundamentais para que ela possa, no futuro, retornar às pistas de corrida e ao convívio pleno com seu filho.

"Eu preciso tomar para ficar boa. E as pessoas, graças a Deus, se solidarizaram com a minha causa", finaliza Ana, com a fé renovada por aqueles que escolheram correr ao seu lado nesta jornada.

Saiba como ajudar

Quem desejar contribuir com Ana pode realizar doações por meio da chave Pix (85) 98646-0769, que também corresponde ao seu número de telefone, ou pelo e-mail anachristinacarneiro0610@gmail.com. Ambas as chaves estão vinculadas ao Banco Bradesco.

Atualizações sobre a campanha, além de informações sobre seu estado de saúde e formas de apoio, são divulgadas por Ana em seu perfil nas redes sociais, @anachristinaoficial.

Com informações do O Povo.

Consulta com a cardiologista no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, neste sábado, 27

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
As seis dezenas do concurso 3.023 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está estimado em R$ 3,5 milhões.

As apostas podem ser feitas até ás 20h (horário de Brasília), nas lotéricas e pela internet, no portal das Loterias Caixa.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

Com informações da Agência Brasil.

Empresa britânica vai fabricar dois modelos de carros elétricos no Ceará

Foto Divulgação 
O Ceará foi escolhido pela MG Motor para fabricar, no Brasil, dois modelos de carros elétricos. A produção será feita na Planta Automotiva do Ceará (PACE), em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O anúncio oficial da parceria será feito nesta quinta-feira (25) pelo governador Elmano de Freitas e pelo CEO da empresa, Yang Li, em evento em Fortaleza. Eles também devem apresentar mais detalhes do projeto.

A MG Motor é uma montadora britânica que pertence ao grupo Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC Motor). Segundo a empresa, o grupo já produziu e vendeu 100 milhões de veículos no mundo.

Localizado no município de Horizonte e gerenciado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), o Polo Automotivo do Ceará foi anunciado em agosto de 2024 e tem como âncora a Comexport, acionista da PACE e maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil. Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche são algumas das marcas que já atuam no Brasil por meio da Comexport.

Na quarta-feira (24), o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Márcio Fernando Elias Rosa, afirmou que o governo renovou a cota de carros elétricos importados semimontados e desmontados, livre de imposto de importação, para garantir "melhores preços" e favorecer o consumidor

Com informações do G1 Ceará.

Quixeramobim se despede de Laurinha e cidade se une em homenagem à menina de 10 anos

Foto Reprodução 
A cidade de Quixeramobim ficou de luto nesta última quarta-feira (24),  com a notícia do falecimento de Laura Almeida de Araújo, carinhosamente conhecida como Laurinha. Aos 10 anos, a menina não resistiu às complicações provocadas por uma pneumonia severa, após dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza.

Filha do pastor Gustavo Monteiro, da Igreja Batista de Quixeramobim, Laurinha era bastante conhecida e querida na comunidade. Aluna do Colégio CPEF, ela conquistava amigos e familiares com seu carinho, alegria e simplicidade.

Nos últimos dias, a população do município se mobilizou em uma grande corrente de fé, com orações e manifestações de apoio à família na esperança pela recuperação da criança. A confirmação de sua morte gerou profunda comoção nas redes sociais, onde centenas de mensagens de solidariedade e homenagens foram publicadas.

A perda da menina sensibilizou não apenas membros da comunidade religiosa, mas também educadores, colegas de escola e moradores de toda a região, que lamentaram a partida precoce de uma vida marcada pelo carinho e pela esperança.

Familiares, amigos e fiéis agora se unem para prestar as últimas homenagens a Laurinha, cuja memória permanecerá viva no coração daqueles que acompanharam sua trajetória.

Com informações do Site Monolitos Post.

Sensação da Copa do Mundo, goleiro Vozinha é oferecido ao Ceará para a Série B do Campeonato Brasileiro

.Foto Divulgação / Fifa
Uma das sensações da Copa do Mundo, o goleiro Vozinha, de Cabo Verde, foi oferecido ao Ceará. O atleta de 40 anos se tornou um dos destaques do Mundial ao brilhar no empate sem gols com a Espanha, pela 1ª rodada do Grupo H. Apesar do contato, o Vovô não tem interesse na contratação

Capitão da seleção africana, o arqueiro está livre no mercado após encerrar contrato com o GD Chaves, de Portugal. Na temporada, antes do torneio internacional, disputou 19 partidas pelo clube. A informação foi divulgada inicialmente pelo Futebolês e confirmada pelo Diário do Nordeste.

O departamento de futebol alvinegro descartou a contratação pela alta idade do jogador, apesar da gestão mapear nomes para a posição. O staff de Vozinha também buscou outros times da Série B.
Explosão nas redes

Vozinha se tornou um fenômeno nas redes sociais após a estreia na Copa do Mundo. Por conta de uma campanha iniciada pelo comunicador Casimiro, da Cazé TV, o experiente jogador subiu de 50 mil seguidores no Instagram para cinco milhões, virando um nome de grande alcance na internet.

Vale ressaltar que Cabo Verde segue participando do Mundial. Estreante no torneio, empatou com a Espanha e o Uruguai, acumulando chances reais de avançar ao mata-mata, ampliando ainda mais a campanha histórica do país. O último duelo será na sexta (26), diante da Arábia Saudita, às 21h.

Com informações do Diário do Nordeste.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Michelle diz que se aproveitaram da prisão de Bolsonaro para "eliminar Priscila" da disputa no Ceará

Foto Reprodução/ Instagram
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) publicou um vídeo na tarde desta quarta-feira, 24, em que fala sobre o cenário eleitoral no Ceará e volta a criticar as articulações do PL, mencionando a aliança do partido com o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) e a falta de apoio à candidatura da deputada federal Priscila Costa (PL) ao Senado. 

Em duas publicações, Michelle divulgou um vídeo com quase 30 minutos de duração em que contextualiza as movimentações do partido desde 2023, incluindo as articulações do PL Mulher, e explica o seu apoio a candidatos pelo Brasil, mencionando o senador Eduardo Girão (Novo), pré-candidato ao Governo do Ceará.

Michelle ainda afirmou que as suas movimentações foram feitas com aval e apoio do marido, Jair Bolsonaro (PL) e comentou sobre os ataques sofridos pelos apoiadores do ex-presidente. Michelle ainda destaca que, em movimentações relacionadas à política, ela só faz o que os dois combinam.

“Estava fazendo exatamente o que o meu 'galego' me pediu para fazer. Como alguém que diz amar o líder pode atacar a esposa que está cumprindo a missão que ele determinou? A nossa vida mudou muito com a prisão do meu 'galego' e havia alguns compromissos que tinham sido assumidos antes. A filiação de Mariana Carvalho no Maranhão e o lançamento da pré-candidatura de Eduardo Girão no Ceará foram alguns deles”.

“Eu falei diretamente com o meu marido sobre cada um desses compromissos. Eu disse a ele que queria apoiar o Girão pela sua fidelidade às pautas conservadoras, pela coerência que ele representa com as pautas da direita, totalmente oposto ao que o Ciro defende e ele me autorizou. Em matéria de política, eu faço somente o que eu e ele combinamos”, disse.

Com informações do O Povo.

Brasil vence a Escócia e avança ao mata-mata da Copa do Mundo

Foto Divulgação/Fifa
O Brasil deu um baile! Baile de Vini Jr, que marcou duas vezes na vitória por 3 a 0 diante da Escócia, nesta quarta-feira (24), no Estádio de Miami. Matheus Cunha fez o terceiro da Seleção comandada pelo italiano Carlo Ancelotti, que promoveu a estreia de Neymar na competição em 2026.

Com o resultado, o Brasil avança para a segunda fase como primeiro do Grupo C, com sete pontos somados e melhor saldo de gols. 

Marrocos ficou em segundo. A equipe aguarda a definição do adversário, que pode ser Japão, Holanda ou Suécia.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará recebe R$ 12 milhões para ofertar 13 mil novas vagas em cursos técnicos no ensino médio

Foto Divulgação/Seduc-CE.

O Ceará vai ofertar 13 mil novas vagas em 39 cursos técnicos para alunos de ensino médio ainda em 2026. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24), durante o evento de assinatura do plano de aplicação do Juros por Educação, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que prevê o investimento de R$ 12 milhões na educação profissional técnica de nível médio no Estado.

O Juros por Educação faz parte do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Por meio dele, os estados podem renegociar dívidas com a União em troca de investimentos em áreas estratégicas.

O Ceará, no entanto, não é um dos estados devedores e está sendo contemplado por um fundo de compensação, segundo o governador Elmano de Freitas (PT). Em outubro, mais R$ 269 milhões serão disponibilizados, conforme prometeu o MEC, ao Estado a partir do Fundo de Equalização Federativa (FEF).

Os cursos estão divididos em 11 eixos tecnológicos e em escolas distribuídas em 120 municípios. Entre as áreas contempladas estão:

Gestão e negócios, com cursos de administração, logística e contabilidade, na região metropolitana de Fortaleza, Sobral e Iguatu;

Recursos naturais, com cursos ligados ao agronegócio e à agropecuária no Cariri, Vale do Jaguaribe e Sertão dos Inhamuns;

Informação e comunicação, com fortalecimento dos cursos de informática e desenvolvimento de sistemas em polos de inovação tecnológica.

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) divulgou lista com as escolas beneficiadas, mas não especificou quais cursos serão ministrados em cada unidade.

Com informações do Diário do Nordeste.

Justiça marca julgamento de ex-namorado por matar enfermeira com 34 facadas, no Ceará

Foto Arquivo pessoal
O julgamento de Matheus Anthony Queiroz foi marcado pela Justiça Estadual para o próximo dia 13 de julho. Ele é réu no processo da morte da enfermeira Clarissa Costa Gomes, morta com 34 facadas em julho de 2025, em Fortaleza. 

Matheus vai ser julgado pelo júri popular por feminicídio majorado pelo uso de meio cruel e recurso que impossibilitou defesa da vítima, conforme a denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE).

Clarissa foi morta na casa em que morava com a mãe, no bairro Jardim Cearense. No momento do crime, ela estava sozinha com o agressor, o técnico em gestão ambiental Matheus Anthony Lima Martins Queiroz, de 26 anos.

Antes de ser morta, ela chegou a enviar uma mensagem de 'SOS' para uma amiga. No primeiro momento, a amiga acreditou que a mensagem se referia a uma reunião online de trabalho que as duas tiveram pouco antes do crime.

Acusado e vítima se conheceram na igreja e estavam juntos desde outubro de 2023. Conforme amigos de Clarissa, Matheus foi o primeiro namorado dela. À Polícia, amigas informaram que, nos últimos meses antes do crime, a enfermeira vinha pensando em terminar o relacionamento.

Com informações do G1 Ceará.

Cearense de 101 anos testemunha todas as Copas do Mundo e crê no hexa

Foto Arquivo pessoal 
“A vida só é boa pra quem sabe viver”: o lema de seu José Benigno não é à toa. Aos 101 anos, esse cearense natural de Caririaçu – distante 503 quilômetros de Fortaleza – mas residente em Tauá desde a adolescência, não apenas conhece a arte do bem existir como é testemunha viva de alguns dos maiores acontecimentos esportivos mundiais. Ele acompanha a Copa do Mundo de futebol desde a primeira edição do evento, em 1930.

O entusiasmo, a julgar pela alegria na voz sobrecarregada pelo tempo, é o mesmo de quando, aos cinco anos de idade, via os jogadores em campo nos estádios uruguaios, onde ocorreu a estreia do torneio global. Dessa época, lembra de quase nada, confessa. No avançar das edições, porém, as memórias vêm um pouco mais claras, de ter presenciado títulos memoráveis, apogeu e queda de ídolos e até a evolução da própria família, cidade, estado e país.

“Gostei de todos os jogos do Brasil, principalmente de um contra a Suécia. Não lembro bem do dia que aconteceu, mas gostei”, gargalha. O jogador preferido de todas as Copas, por outro lado, é afirmação certeira: Pelé segue no coração como um dos ídolos mais adorados. Apesar da falta que o rei do futebol faz, o centenário continua o mesmo ritual de acompanhamento dos jogos. Registro feito por um dos netos dá conta de ilustrar o modus operandi do torcedor.

Na fotografia, seu José Benigno está sentado em cadeira de balanço com um balde de pipoca na mão e um copo de refrigerante na outra. Quando não está assim, gosta de movimentar turmas. A família, claro, é a principal personagem das reuniões a favor da seleção brasileira. Foi acompanhado de três netos, por exemplo, que o patriarca assistiu a um dos jogos do Brasil num estádio de Brasília, quando a Copa foi realizada no país, em 2014.

Neste ano, a aposta dele é de que a seleção canarinha traz o hexacampeonato para casa. “É pra ganhar”, sentencia, já pronto para mais uma partida nesta quarta-feira (24), contra a Escócia, encerrando a fase de grupos. “Toda a minha família gosta e torce. Nunca fui de jogar futebol, mas de assistir, sim”.

Com informações do Diário do Nordeste.