domingo, 28 de junho de 2026

Consulta com a Dra. Flávia Rufino no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta terça-feira, 30

Jovem do interior do Ceará busca recuperar movimentos das mãos atacadas em tentativa de feminicídio e traça novos planos um mês após alta

Foto Ismael Soares/SVM
A recuperação dos movimentos e as futuras realizações pessoais são objetivos que movem a nova rotina de Ana Clara Antero de Oliveira, de 21 anos, que teve alta hospitalar há cerca de um mês. No dia 1º de maio, ela sofreu uma tentativa de feminicídio e teve uma mão decepada e outra semimutilada. O crime ocorreu na cidade de Quixeramobim, no interior do Ceará.

A jovem ficou internada no Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, até o dia 29 de maio, tendo passado por cirurgias e pelo reimplante das duas mãos. Ela também teve cortes profundos em outras partes do corpo, como, na perna e no cotovelo.

O ex-namorado de Ana Clara, Ronivaldo Rocha dos Santos, e o irmão dele, Evangelista Rocha dos Santos, foram presos e viraram réus por tentativa de feminicídio. Sob os comandos de Ronivaldo, Evangelista atacou a jovem usando uma foice.

Atualmente, Ana Clara mora com familiares na capital para facilitar o acesso às sessões de fisioterapia e às consultas de retorno com o cirurgião. Enquanto se dedica à reabilitação do corpo, a jovem busca também trilhar outros caminhos na espiritualidade e na construção de novos sonhos.

“Muitas coisas estão mudando. E tem muita coisa que eu quero mudar. A Ana Clara antiga morreu, e agora nasce uma nova Ana Clara, com visão de futuro”, contou ao g1.

Como nas primeiras entrevistas concedidas após a tentativa de feminicídio, ela mantém a serenidade na fala enquanto reflete sobre o passado e traça planos para si. Dentre as possibilidades, estão a vontade de empreender, de voltar a estudar e de continuar a contar a própria história como forma de conscientização sobre a violência contra a mulher.

Com informações do G1 Ceará.

Animais que só existem no Ceará são incluídos em lista nacional de espécies ameaçadas

Foto Igor Joventino e Bruno Guilhon.
O calango-de-limaverde (Placosoma limaverdorum) e a serpente coral-de-lema (Apostolepis thalesdelemai), encontrados somente em áreas restritas de serras úmidas do Ceará, entraram na Lista Nacional de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção, atualizada neste mês pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

O risco de desaparecimento do réptil e da serpente já era reconhecido pelo Livro Vermelho dos Animais Ameaçados de Extinção do Ceará, relação estadual produzida pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).

O desaparecimento de uma espécie, ainda mais uma endêmica, impacta diretamente o equilíbrio entre a fauna e a flora da biodiversidade local, como explica ao Diário do Nordeste o professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e coordenador da Lista Vermelha do Ceará, Hugo Fernandes.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ciro Gomes fará plenária no Cariri cearense para discutir plano de governo

Foto Divulgação 
O ex-ministro e pré-candidato ao governo do Ceará, Ciro Gomes (PSDB), realizará uma plenária no Cariri como parte da elaboração de seu plano de governo para as eleições de 2026. A informação foi confirmada pelo deputado federal Mauro Filho (União Brasil), responsável pela construção do documento. A cidade que sediará o encontro ainda não foi definida.

O Cariri deve receber a quarta plenária da série de encontros, que será aberta em Fortaleza, em data ainda a ser anunciada. Segundo Mauro Filho, as reuniões têm como objetivo discutir propostas que irão compor o programa de governo de Ciro.

Além de Fortaleza e do Cariri, o cronograma prevê plenárias no Maciço de Baturité, Vale do Jaguaribe, Centro-Sul, Sertão dos Crateús, Região Norte e Litoral Norte. A expectativa é que a maioria dos encontros ocorra aos sábados e conte também com a participação da população por meio de uma plataforma digital.

A informação foi confirmada pelo deputado federal Mauro Filho (União Brasil) | Foto: Maurício Moreira

Desde o lançamento de sua pré-candidatura ao Palácio da Abolição, em maio, Ciro intensificou as agendas pelo interior do Estado. No Cariri, o roteiro já incluiu visitas a municípios como Crato e Barbalha.

Com informações do Site Miséria.

Mulher morre atropelada no interior do Ceará

Foto Reprodução 
Uma mulher foi atropelada e morta nas primeiras horas da manhã deste último sábado (27), no trecho da BR-122 que fica na entrada deste Município, próximo ao posto de gasolina conhecido como ‘Posto do Gervásio’.

O Revista Central apurou com uma fonte que a vítima não portava nenhum documento de identificação, o que não permitiu que ela fosse prontamente identificada. Não havia nenhuma outra pessoa com a vítima, que foi encontrada caída no meio da via.

Populares que passavam pelo local logo acionaram as equipes da Polícia Militar que, em seguida, acionaram as equipes da Perícia Forense. O corpo foi recolhido para o núcleo de necropsia forense em Quixeramobim, onde deverá ser identificado.

Não há informações sobre o veículo envolvido na ocorrência.

Com informações do Site Revista Central

Consulta com o neurologista no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta terça-feira, 30

Pastor e modelo são as vítimas brasileiras dos terremotos na Venezuela

Foto Reprodução/Redes Sociais
O pastor evangélico Romildo Batista de Lima, de 69 anos, e a modelo Vanessa Zacarias da Silva, de 44 anos, são as vítimas brasileiras dos terremotos que atingiram a Venezuela. As mortes foram confirmadas por familiares dos dois brasileiros. 

O Itamaraty já havia informado a morte de dois brasileiros, um homem e uma mulher, mas não forneceu detalhes sobre a identidade das vítimas devido à Lei de Acesso à Informação. "O MRE informa estar prestando assistência consular às famílias das vítimas", acrescenta o comunicado.

A confirmação de que Romildo, que era pastor evangélico na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, é um dos brasileiros mortos foi feita pela família dele ao g1.

Com informações do Diário do Nordeste.

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 23 milhões

Foto Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 3.024 da Mega-Sena, sorteadas neste último sábado (27).

Os números sorteados foram 13 - 39 - 42 - 44 - 47- 49.

Com isso, o prêmio da faixa principal para o próximo sorteio, na terça-feira (30), está estimado em R$ 23 milhões.

A quina teve 38 apostas ganhadoras, e cada uma vai receber R$ 32.595,94. Já a quadra registrou 2.123 apostas vencedoras, e cada ganhador receberá um prêmio de R$ 961,71.

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

Com informações da Agência Brasil

Jovem de Várzea Alegre conquista mais de 20 aprovações e garante vaga em universidade pública no curso dos sonhos

Foto Divulgação 
Resultado de esforço e dedicação, o jovem Carlos Kallyphe Soares Sousa, de 20 anos, ao longo de sua jornada de estudos conquistou a aprovação em 24 Universidades Federais e em duas Instituições Particulares de referência.

Das conquistas, uma é a que ele desejava, Medicina em uma universidade pública e foi obtida na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, considerada a maior universidade federal do Brasil e uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do país, por meio de vestibular. Ele havia passado para o curso em uma instituição privada, mas não engressou.

A vitória de Kallyphe, da cidade de Granjeiro\CE, só foi possível devido à uma rotina marcada por disciplina, renúncias e muita dedicação aos estudos. O jovem terminou o ensino médio em 2024, na EEEP Dr. José Iran Costa, em Várzea Alegre, e sempre persistiu em seu sonho.

Conforme a mãe, Regilânia Soares, a caminhada do jovem começou ainda no ensino médio, em que todos os dias ele saía de casa, por volta das 5 horas, da manhã, para estudar em uma cidade vizinha (Várzea Alegre) e retornava apenas às 19 horas.

“Enfrentando longos deslocamentos para ter acesso à educação”, disse.

Com informações do Site Várzea Alegre Agora.

Planta Automotiva do Ceará atinge capacidade máxima de espaço físico e já projeta expansão

Foto Thiago Gadelha.

A Planta Automotiva do Ceará (Pace), localizada em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, atingiu o limite de sua capacidade física atual com a consolidação do modelo multimarca e a chegada da montadora MG Motor.

A empresa deve começar a montar dois modelos já em outubro, em sua primeira linha de produção na América do Sul.

Em evento para apresentar os dois modelos da empresa — que tem origem britânica e comando do grupo chinês SAIC Motor —, Rodrigo Teixeira, vice-presidente da Pace (administrada pela Comexport), afirmou que o foco da administração agora se volta para a ampliação da estrutura e o fortalecimento tecnológico.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará é o Estado com mais estudantes finalistas na Olimpíada Nacional de História

Foto Instagram/Olimpíada Nacional de História do Brasil.

O Ceará é, mais uma vez, o estado brasileiro com maior número de equipes classificadas para a etapa final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Dos 353 grupos que seguem para a grande final presencial da 18ª edição da competição, 135 são cearenses - quase 40% do total nacional.

O resultado desta fase saiu no dia 19. O desempenho amplia o protagonismo do Estado na olimpíada. Em 2025, a ONHB reuniu 351 equipes finalistas, das quais 107 eram do Ceará. Neste ano, são 28 equipes cearenses a mais na decisão, que será realizada nos dias 29 e 30 de agosto, em Campinas (SP).

Para o professor, historiador e mestre em Ensino de História, P.A. Damasceno, o resultado não é uma exceção, mas um reflexo do fortalecimento da educação cearense nos últimos anos.

“A marca da Olimpíada de História é um somatório, não uma exceção. O destaque dos cearenses no ITA, nas Olimpíadas de Química, de Física e nos vestibulares demonstra uma atuação muito forte da educação cearense nos diversos eixos que formam a vida escolar”, lembra o docente.

Com informações do Diário do Nordeste.

sábado, 27 de junho de 2026

Iguatu empata com a Tuna Luso e avança para a terceira fase da Série D do Campeonato Brasileiro

Foto William Pereira / TLB
O Iguatu segue sonhando com o inédito acesso para a terceira divisão. Em vantagem depois de vencer o jogo da ida, por 2 a 1, o time cearense empatou com a Tuna Luso Brasileira, por 1 a 1, em jogo realizado neste sábado, dia 27, no Estádio Morenão, garantindo a vaga na terceira fase da Série D do Brasileiro.

Em jogo marcado por um gramado pesado, por conta de uma forte chuva, especialmente no primeiro tempo, os donos da casa saíram na frente aos 23 minutos, em cobrança de pênalti de Matheus Lima, artilheiro do time na competição nacional, que marcou pela oitava vez com muito estilo, de cavadinha, sem chance para o goleiro Vinicius.

Sem alternativas, já que estava com uma desvantagem de três gols para reverter, a equipe paraense foi para cima do adversário. Porém, a insistência só teve resultado aos 44 minutos da etapa final, com Warian Santos, que marcou aproveitando um bate rebate na grande área.

O empate persistiu até o fim e classificou o time mandante, já que na somatória dos jogos o placar agregado foi 3 a 2 a favor dos cearenses, que querem ir além das quartas de final, feito alcançado em 2024, na qual o acesso parou no Anápolis.

Na terceira fase, o Iguatu encara o Maguary, que eliminou o Piauí na segunda etapa. Já a Tuna, por outro lado, não tem mais compromissos oficiais em 2026, voltando a campo somente na temporada 2027.

Com informações do ge.

Quina de São João no Brasil terá prêmio de R$ 260 milhões

Foto Rafaelnlins/Shutterstock
Quem desejar apostar na Quina de São João, que sorteará cerca de R$ 260 milhões, ainda pode tentar a sorte. Segundo a Caixa, as apostas simples da edição especial podem ser registradas até ás 22h deste sábado (27), e bolões podem ser feitos até as 13h deste domingo (28), data do sorteio..

A aposta pode ser realizada em casas lotéricas de todo o País e também on-line, pelo portal Loterias Caixa, pelo aplicativo Loterias Caixa ou pelo Internet Banking Caixa, exclusivo para correntistas.

A transmissão do sorteio será feita ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e pela página oficial das Loterias Caixa no Facebook.

Por ser um concurso especial, a Quina de São João não irá acumular. Caso não haja acertadores de cinco dezenas, o prêmio será dividido entre os apostadores que acertarem quatro números.

Segundo o g1, em 2025, 13 apostas levaram o prêmio principal e ganharam R$ 19,2 milhões cada.
Quanto custa cada aposta?

Cada aposta simples, com cinco números, custa R$ 2,50.

Quem quiser, também pode deixar o sistema escolher os números, na opção chamada de "Surpresinha".

Assim como os outros concursos especiais, o prêmio não acumula. Ou seja, leva a bolada quem acertar a maior quantidade de números.

Caso não haja vencedores na quina, o prêmio será dividido entre os que acertaram a quadra, e assim por diante.

Com informações do Diário do Nordeste.

Jovem morre em acidente entre moto e carro no Ceará

Foto Reprodução 
Um grave acidente de trânsito terminou em morte no início da tarde deste sábado (27), na rodovia estadual que liga o município de Beberibe à praia de Morro Branco, um dos principais destinos turísticos do litoral cearense.

Segundo informações preliminares das autoridades de trânsito, a colisão ocorreu por volta das 14 horas, quando um motociclista perdeu o controle da direção e atingiu frontalmente um automóvel que trafegava no sentido contrário. Com a violência do impacto, o jovem morreu ainda no local, antes da chegada do socorro. A identidade da vítima não havia sido divulgada até a última atualização.

Equipes de resgate, agentes de trânsito e policiais foram mobilizados para atender a ocorrência, isolar a área e organizar o fluxo de veículos durante os trabalhos periciais. O corpo foi encaminhado pela Perícia Forense para os procedimentos legais.

A Polícia Civil instaurou investigação para esclarecer a dinâmica da colisão e identificar os fatores que contribuíram para o acidente. A rodovia que dá acesso a Morro Branco registra intenso movimento, especialmente nos fins de semana e feriados, o que reforça o alerta das autoridades para que motoristas e motociclistas redobrem a atenção e respeitem os limites de velocidade.

Com informações do Site Monolitos Post.

'Vou sentir saudades de tudo', diz irmã de cearense que morreu após carro cair de viaduto no mar do Rio de Janeiro

Foto Redes sociais/Reprodução
A professora Débora Ribeiro postou uma homenagem para a irmã dela, Maria Cecília Ribeiro Sampaio, que morreu após o carro em que ela estava cair no mar depois de despencar de um viaduto no Rio de Janeiro. Cecília, que tinha 24 anos, estava com Jailton Rodrigues da Silva.

"Você era uma parte de mim, e a sua partida levou um pedaço do meu coração. Ainda não consigo acreditar que você se foi. A dor da sua ausência é imensa, mas o amor que sempre sentimos uma pela outra jamais vai acabar", publicou Debóra.

"Jota", como era conhecido Jailton, era natural de Tamboril; e Maria Cecília Ribeiro Sampaio era natural de Boa Viagem. As duas cidades ficam no interior do Ceará.

Ele morreu ainda no local do acidente, ao lado do Viaduto do Joatinga, na Barra da Tijuca. Cecília morreu na última sexta-feira (26) após ficar dois dias internada em uma UTI.

"Vou sentir saudades de tudo: da sua voz, do seu carinho, do seu sorriso e da sua presença. Você viverá para sempre em meu coração. Eu te amo infinitamente, minha irmã. Que Deus te receba em Seus braços e me dê forças para continuar até o dia em que nos encontraremos novamente", complementou a irmã de Cecília.

Com informações do G1 Ceará.

Pedra Branca ganha creche com capacidade para receber até 360 crianças

Foto Divulgação/Governo do Ceará
O município de Pedra Branca recebeu um Centro de Educação Infantil (CEI) com capacidade para atender até 360 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.

Na sexta-feira (26), o governador Elmano de Freitas (PT) comandou a solenidade que marcou a entrega da creche. Ao todo, mais de R$ 4,4 milhões foram investidos.

A prefeita de Pedra Branca, Ivonete Braga (PT), e o ministro das Relações Institucionais do Governo Federal, José Guimarães (PT), também participaram da solenidade.

A conclusão do equipamento faz parte do Pacto da Retomada, iniciativa do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a conclusão de obras paralisadas.

A Creche Municipal Maria Hilda Bezerra Pereira conta com dois blocos funcionais, com o Bloco A concentrando as áreas administrativas, como berçário, refeitório, cozinha e vestiário. O Bloco B, por sua vez, possui as salas pedagógicas, organizadas por idade, as salas multiuso e os solários.

A nova creche de Pedra Branca conta, ainda, com pátio coberto para integração das atividades, playground para recreação infantil e pátio de serviço com áreas técnicas, garantindo condições adequadas de segurança, acessibilidade e qualidade no atendimento à educação infantil.

Ao comentar sobre a entrega, o governador lembrou da sua história de vida. “Fico imaginando se meu avô tivesse tido a oportunidade de estudar nessa creche, se meu pai tivesse tido essa oportunidade. Isso aqui muda a vida da gente”, disse.


“A criança, já novinha, vai aprender a ler mais cedo, vai aprender a escrever, vai se desenvolver mais”, acrescentou.

Esta é a oitava creche entregue no Ceará com apoio do FNDE. Desde 2023, 81 CEIs foram inaugurados pelo Estado, com outros 46 em construção, além de 77 em processo de licitação.

Com informações do Site Opinião CE.

Consulta com o Dr. Carlos Marques no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta segunda-feira, 29

Cachorro fica 17 horas ao lado de bombeiros durante resgate de tutor em serra, no interior do Ceará

Um cachorro comoveu bombeiros e populares envolvidos no resgate de um homem no Ceará. O animal, batizado de “Magaiver”, ficou 17 horas ao lado dos agentes acompanhando o resgate do tutor dele, que estava em uma zona de difícil acesso na Serra do Facão, em Boa Viagem, município no interior do Ceará.

O resgate começou por volta de 14h40 da última quinta-feira (25) e terminou 7h30 da sexta-feira (26).

Magaiver foi adotado dias antes do resgate após ser encontrado abandonado pelo homem de 38 anos. Ele estava em uma viagem de carro entre São Paulo e Ceará quando viu o animal e decidiu adotá-lo. O homem havia saído de Vargem Grande do Sul, no interior de São Paulo, com destino à Boa Viagem.

“Desde então, tornou-se seu companheiro inseparável. Ficou o tempo todo ao lado da nossa equipe durante o resgate”, disse o capitão Natan Nobre, que participou do resgate.

Com informações do G1 Ceará.

Greve de rodoviários é encerrada no Ceará

Foto Sinteti / Divulgaçã
Os trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros do Ceará encerraram a greve neste sábado (27), após acordo com os representantes das empresas no âmbito da Campanha Salarial de 2026. 

O diálogo, mediado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), resultou em um reajuste de 5,11% nas cláusulas econômicas da Convenção Coletiva de Trabalho para a categoria.

A informação foi compartilhada pelo sindicato dos trabalhadores do setor, o Sinteti, nesta data, por meio de nota.

A categoria iniciou uma greve geral na última quarta-feira (24), que foi reduzida para 20% do efetivo após decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7).

Com informações do Diário do Nordeste .

Festaja Iguatu valoriza as tradições juninas e movimenta a economia local

Foto Reprodução 
O Festeja Iguatu – Festival de Quadrilhas Juninas, que chega à segunda edição, teve início na quinta-feira, 25, e prossegue até amanhã, domingo, 29.

Quem visita o Parque Asa Branca, montado na Avenida Perimetral, revive os bons tempos dos festejos e tradições juninas. A vila de casas, a igreja matriz, o coreto, além do colorido das bandeirinhas e da grande fogueira, que se destaca em todo o cenário, com seus mais de 10 metros de altura e projeção em led, como se fosse fogo de verdade.

Em festa junina não pode faltar o arraial. O quadrilhódromo recebeu estrutura moderna com arquibancadas, espaço para acolher pessoas portadores de algum tipo de necessidade específica. Além da segurança e acessibilidade.

“Tudo foi pensado e feito com carinho e dedicação, de todos os envolvidos. São momentos de planejamentos, correria, mas com o objetivo de atender bem a todos, tantos os grupos juninos participantes, quando o público presente”, destaca Cristiana Antunes, secretária adjunta da Secretaria e do Turismo de Iguatu.

Hoje, sábado, segue a programação com apresentações do grupo geral. Na quinta-feira, 25, o Festival de Quadrilhas Escolares abriu oficialmente as atividades. “Foi muito bonita a abertura, os dois primeiros dias, com apresentações das escolas, temos outros grupos que irão participar da competição. A intenção com esse evento é justamente valorizar e proporcionar esse momento de tradição junina e valorização dos nossos artistas locais e da região. Estamos muito felizes com a participação do público que tem lotado todos os espaços”, afirmou Honório Barbosa, secretário da Cultura e do Turismo de Iguatu.

Para Roberto Filho, prefeito de Iguatu, o Festeja Iguatu consolida o município como um dos principais polos dos festejos juninos no interior cearense, um evento que já nasceu grande e segue até domingo, 28, no Parque Asa Branca, reunindo cultura, tradição e premiação recorde de R$ 66 mil para os vencedores das competições. A Terra de Humberto Teixeira, o ‘Dr. do Baião’, transforma-se no centro da cultura nordestina com disputas acirradas dos grupos juninos, muito forró tradicional, alegria, segurança e valorização dos artistas locais. Este ano o evento homenageia Luiz Perpétua (in memoriam), tradicional padeiro e grande incentivador dos folguedos juninos em Iguatu.

Programação

A programação diversificada foi planejada para integrar a comunidade e atrair famílias de todas as pessoas, fortalecendo a identidade local e movimentando a economia do município.

A estrutura do evento conta com cenografia temática nordestina, área gastronômica e espaços voltados para feiras de artesanato e da agricultura familiar. A abertura aconteceu na noite desta quinta-feira com apresentações da Orquestra Sanfônica do Rio Grande do Norte e de Gabriel do Acordeom, no Palco Asa Branca. Ontem por lá, teve apresentações do Forró Chama Forrozeira, Trio Suhele e Subaida Canta o Nordeste. Hoje, as atrações serão Geraldo Massa e Bêu Paulino. O encerramento, no domingo, 28, contará com os shows de Raí do Acordeom, Lanne Santos e Cleudo Silva.

O festival também conta com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, incluindo estacionamento com vagas exclusivas e espaço reservado no quadrilhódromo.

Além da programação cultural, o Festeja Iguatu deve movimentar a economia do município, beneficiando setores como gastronomia, comércio, com o aumento na circulação de visitantes durante os quatro dias de evento.

Com informações do Jornal A Praça.

Marcas instaladas no Polo Automotivo do Ceará vão produzir 80 mil carros por ano

Foto LC Moreira
Ganhando musculatura com a chegada da MG Motor, o Polo Automotivo do Ceará, primeira montadora multimarcas do País, deve atingir 80 mil unidades produzidas ao ano.

Desse total, a MG deve ser responsável por aproximadamente 50 mil veículos e a Chevrolet, por 30 mil. As informações são de Danilo Serpa, presidente da Adece (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará).

De origem britânica e pertencente à gigante chinesa Saic, a MG deve iniciar a produção no Ceará em outubro deste ano, com os modelos MG4 Urban e MG S5.

Multimarcas

A chegada da nova bandeira consolida o empreendimento automobilístico como o pioneiro na montagem multimarcas de veículos no Brasil. Outras plantas semelhantes operam em países como Uruguai.

O investimento previsto para esta nova fase é de R$ 400 milhões, com estimativa de 600 empregos gerados.

Com informações do Diário do Nordeste.

Alcides Fernandes critica Michelle e diz que Bolsonaro autorizou apoio a Ciro Gomes no Ceará

Foto Reprodução 
O deputado estadual Alcides Fernandes (PL) se pronunciou, na última sexta-feira (26), sobre o vídeo postado por Michelle Bolsonaro em que ela diz ter sido maltratada e humilhada por Flávio e critica a aliança que está sendo feita no Ceará. Para Alcides, o vídeo de Michelle foi "infeliz" e as alegações dela demonstram uma "completa ignorância a respeito do que é o Ceará".

O parlamentar também rebateu a tese de que a aliança com o grupo de Ciro Gomes estaria sendo feita "pelas costas" do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele afirmou que o próprio Bolsonaro, durante o segundo turno das eleições municipais de 2024 em Fortaleza, deu aval para que André Fernandes buscasse o apoio de Roberto Cláudio e do grupo de Ciro.

De acordo com o deputado, em uma reunião coletiva da bancada do PL em 29 de maio de 2025, o ex-presidente teria autorizado o apoio a Ciro Gomes ainda no primeiro turno e, naquela mesma ocasião, escolhido o nome de Alcides para disputar o Senado.

"Dizer que isso foi feito pelas costas do presidente Jair Bolsonaro [...] é faltar com a verdade que é pública", declarou o parlamentar.

O deputado federal André Fernandes (PL), filho de Alcides, comentou o vídeo publicado pelo pai e disse que o grupo está sendo atacado há mais de um ano calado. André reforçou que a postagem é para se defender e se solidarizou com os parlamentares do PL.

"Foi publicado um vídeo de quase 30 minutos mentindo sobre a nossa movimentação aqui no Ceará. Esse vídeo não é para brigar, é pra se defender de um ataque injusto e infundado. Deixo aqui a minha solidariedade à todos os parlamentares do PL no Ceará", escreveu André Fernandes.

Com informações do G1 Ceará.

Acidente de trânsito deixa dois homens feridos em Acopiara

Foto Reprodução 
Uma colisão frontal entre duas motos foi registrada na manhã deste sábado (27), ma Rua Paulo Florentino, em Acopiara. O Samu foi acioonado w prestou os primeiros socorros às vítimas.

Segundo informações, os envolvidos são dois homens, sendo um identificado como Thiago e o outro ainda não teve a identidade confirmada.

O estado de saúde das vítimas não foi divulgado, e as circunstâncias que provocaram a colisão ainda deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Consulta com o pneumologista no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta segunda-feira, 29

Empresa norte-americana vai testar plantio de frutas vermelhas no Ceará

Foto Ismael Soares

A produção de frutas vermelhas, também conhecidas como berries (do termo em inglês para 'baga'), pode chegar à Chapada do Apodi, no leste cearense.: 

Será testado o cultivo de amora, framboesa, mirtilo e morango em cerca de cinco locais da região, segundo Antonio Fagherazzi, diretor técnico e comercial da Emco Cal no Brasil.

A empresa norte-americana é uma das líderes no licenciamento do plantio de frutas vermelhas e participa da PEC Brasil 2026. A Emco Cal já tem parceria com produtores de morango de Guaraciaba do Norte, Ibiapina e outros municípios da Serra da Ibiapaba.

Na Chapada do Apodi, a empresa espera encontrar características de solo e temperatura compatíveis ao desenvolvimento das espécies.

A empresa realizará um mapeamento das respostas de cada espécie nos municípios da chapada, já que as plantas sofrem muita influência dos fatores ambientais, segundo Antonio Fagherazzi.

As práticas são direcionadas conforme experiências anteriores em locais com condições similares. Há diferenças, entretanto, no tempo de resposta de cada fruta.

Com informações do Diário do Nordeste.

Calor na Europa acende alerta no Brasil

Foto Cristi Croitoru/Shutterstock
Fato: a Europa é o continente que mais aquece no planeta. Imagens e relatos, sobretudo diante da segunda grande onda de calor vivenciada nos países do território em dois meses, comprovam o dado. 

De acordo com o g1, ao menos 101 milhões de pessoas enfrentaram temperaturas acima de 35°C na última quinta-feira (25), e cerca de dois terços da população precisaram lidar com termômetros marcando acima dos 30°C.

O continente, não à toa, se tornou espécie de termômetro para o planeta e pode acender alerta inclusive para o Brasil, onde medidas de prevenção e resposta às altas temperaturas ainda são limitadas.

Pesquisa inédita em escala nacional estima que cerca de 120 mil mortes entre 2000 e 2019 podem ser atribuídas a esses eventos. O levantamento também mostrou que idosos representam oito em cada dez vítimas, e que pessoas mais pobres e com menor escolaridade estão entre as mais afetadas.

Ao mesmo tempo, grande parte das cidades brasileiras ainda não dispõe de planos estruturados para enfrentar temperaturas extremas. 66% dos municípios ainda não começaram ou estão nas fases iniciais da elaboração dessas estratégias.

Outros 75% não usam dados de forma estruturada, e 85% dependem de recursos externos para colocar as ações em prática, de acordo com dados coletados pela presidência da COP30 em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Com informações do Diário do Nordeste.

Associação Caatinga avança na criação e ampliação de seis áreas protegidas no Ceará

Foto Samuel Portela/Reprodução
A criação de duas novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e a ampliação de outras quatro unidades de conservação devem acrescentar cerca de 600 hectares de áreas legalmente protegidas no Ceará. 

As iniciativas, conduzidas pela Associação Caatinga nos municípios de Crateús, Crato, Santana do Cariri e Araripe, buscam fortalecer a conservação da biodiversidade, dos recursos hídricos e de espécies ameaçadas do bioma Caatinga.

As etapas técnicas, os levantamentos de campo e o georreferenciamento das duas novas reservas já foram concluídos. Os processos foram protocolados junto à Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) e aguardam análise para oficialização.

Em Santana do Cariri, a futura RPPN Melina Garcia terá 13,68 hectares destinados integralmente à conservação ambiental. Já em Araripe, a RPPN Chapada da Torre contará com 21,02 hectares protegidos.

Além das novas unidades, quatro reservas passarão por processos de ampliação. Em Crateús, a RPPN Serra das Almas está em fase final de regularização de uma expansão que elevou sua área de 5.845 para 6.285 hectares. Também no município, a RPPN Neném Barros concluiu os estudos necessários para ampliar sua extensão atual de 63,16 hectares.

No Cariri, a RPPN Oásis Araripe, localizada no Crato e administrada pela ONG Aquasis, ampliará sua área de 50 para 56 hectares. Já a RPPN Buritis Águas Naturais, em Santana do Cariri, deverá passar de 10 para 27,71 hectares após a conclusão dos trâmites necessários.

Segundo Samuel Portela, coordenador de Conservação da Biodiversidade da Associação Caatinga, a criação e ampliação dessas áreas fortalece a proteção de ecossistemas estratégicos para o Ceará.

"As iniciativas ajudam a proteger a biodiversidade, os recursos hídricos e importantes remanescentes de vegetação nativa, além de ampliar a conectividade entre áreas naturais e fortalecer a rede de áreas protegidas do estado", afirma.

Com informações do O Povo.

Casal do Ceará que morreu voltava de transmissão do jogo do Brasil quando carro despencou de ponte e caiu no mar no Rio de Janeiro

Foto Reprodução/ Instagram 
Os cearenses Maria Cecília Ribeiro Sampaio e Jailton Rodrigues da Silva voltavam de um bar quando o carro em que estavam caiu no mar, no Rio de Janeiro. O casal havia saído para assistir ao jogo do Brasil contra Escócia na última quarta-feira (24). 

A caminhonete despencou do Viaduto da Joatinga e caiu no mar na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O veículo ficou submerso. Jailton, que era conhecido como "Jota", morreu ainda no local. Maria Cecília, que estudava biomedicina, morreu nesta sexta-feira (26), após passar dois dias internada na UTI.

"Jota" era natural de Tamboril; e Maria Cecília Ribeiro Sampaio, de 30 anos, natural de Boa Viagem. As duas cidades ficam no interior do Ceará.

O g1 conversou com Débora Ribeiro, irmã de Maria Cecília. Ela disse que a irmã morava com os pais no Rio de Janeiro há cerca de cinco anos. Eles moravam no bairro Itanhangá, zona norte do Rio, vizinho à Barra da Tijuca. Jota estava indo deixar Cecília em casa após o jogo.

Débora falou que Cecília e Jota se conheciam há cerca de um ano. A última vez que as irmãs se falaram foi na quarta-feira, antes da estudante sair com outra irmã delas e com Jota para assistirem ao jogo do Brasil.

Cecília vai ser enterrada neste domingo (28), no distrito de Guia, a 39 km do Centro de Boa Viagem.

Com informações do G1 Ceará.

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 7 milhões

Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
As seis dezenas do concurso 3.024 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está acumulado e estimado em R$ 7 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília), nas lotéricas e pela internet, no portal das Loterias Caixa.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

Com informações da Agência Brasil.

Escolas públicas do Ceará são a maioria entre as 100 melhores do Brasil em redação do Enem

Foto Divulgação\Escola de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa

As escolas da rede pública do Ceará se destacaram nas notas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2025. Das 100 unidades públicas estaduais do Brasil com maiores médias na prova, 24 são do Ceará. 

Ao todo, 16 estados aparecem no ranking. Além do Ceará, se destacam Minas Gerais, com 16 escolas, Rio Grande do Sul, com 14, e Goiás, com 10.

Os dados foram compilados pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE) a partir dos microdados do Exame, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Entre os destaques está a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Marta Maria Giffoni de Sousa, que obteve a 2ª melhor média de redação do País com 854,25. A nota ficou distante apenas 7,05 pontos do primeiro lugar, o colégio Tiradentes de Santa Maria, do Rio Grande do Sul.

Localizada em Acaraú, cidade do Litoral Oeste a 230 km de Fortaleza, a unidade já foi destaque em outras edições da prova. Em 2024, a média da escola na redação foi 912. Em 2025, dos 168 alunos da EEEP inscritos no exame, 138 tiraram nota superior a 800. Destes, 70 atingiram 900 pontos.

Com informações do Diário do Nordeste.

Aposta do Ceará acerta 19 números e ganha R$ 62 mil na Lotomania

Foto Stephanie Fonseca/
Uma aposta de Fortaleza acertou 19 dezenas no concurso 2942 da Lotomania e ganhou R$ 62.270,37 nesta última sexta-feira (26). Outros três apostadores tiveram o mesmo resultado, e um jogo feito na cidade de Vitória, no Espírito Santo, acertou os 20 números, levando sozinha o prêmio principal de R$ 5,5 milhões.G1

Os números sorteados foram: 2 - 15 - 18 - 20 - 27 - 29 - 35 - 43 - 48 - 51 - 63 - 69 - 74 - 76 - 78 - 81 - 84 - 96 - 98 - 99

O vencedor dos R$ 62 mil em Fortaleza realizou uma aposta simples, que custa R$ 3. Nesta modalidade, o apostador pode escolher 50 números dentre os 100 disponíveis.

Os outros apostadores com 19 acertos fizeram jogos nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Com informações do G1 Ceará.

Jane Batista, artista radicada no Ceará, vence o Prêmio Pipa 2026 de arte contemporânea

Foto Divulgação/Jane Batista.
A fotógrafa Jane Batista, radicada no Ceará, foi anunciada como vencedora do Prêmio Pipa 2026, um dos mais prestigiados da arte contemporânea brasileira. Essa premiação é referência no setor e reconhece anualmente artistas que possuem obras de impacto e relevância no cenário nacional.

Neste ano, além de Jane, o Ceará teve outros três artistas indicados à premiação. Estavam na disputa o artista visual Charles Lessa, a artista Gi Monteiro e a multiartista e gestora cultural Bárbara Banida.

Eles integraram o grupo de 55 indicados à 17ª edição do Prêmio Pipa. Além de promover a arte contemporânea, essa honraria também busca mapear talentos promissores.

Jane, que tem origem afro-indígena e vive no território do Titanzinho, em Fortaleza, mergulha na experimentação com o autorretrato, buscando trazer elementos de suas paisagens para as fotografias.

"Construir esses autorretratos me incentiva a visitar cada vez mais a minha memória, a tentar descobrir quem realmente sou, porque somos segredos para nós mesmos e estaremos sempre descobrindo algo novo em nós", revelou à Cave Galeria, responsável por representá-la.

No trabalho autodidata desde 2020, ela utiliza exclusivamente o telefone como ferramenta de captura e edição, criando um lugar de refúgio para suas fantasias e sonhos.

Com informações do Diário do Nordeste.

Alcides Fernandes rebate Michelle Bolsonaro, defende aliança com Ciro Gomes no Ceará e diz que crise favorece o PT

Foto Thiago Gadelha 
O deputado estadual e pré-candidato ao Senado, pastor Alcides Fernandes, gravou um vídeo na noite desta última sexta-feira (26), para responder às críticas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro contra a articulação que aproxima o PL do pré-candidato Ciro Gomes (PSDB) na disputa pelo Governo do Ceará.

No vídeo, Alcides defende o apoio a Ciro ainda no primeiro turno, afirma que a aliança tem aval do ex-presidente Jair Bolsonaro e acusa Michelle de criar uma crise que, segundo ele, acabou beneficiando politicamente o PT.

“O vídeo só serviu para ser usado pelo PT para ecoar seus discursos e interesses. E a gente sabe que, se o PT está feliz, coisa boa é que não é”, afirmou.

A reação de Alcides ocorre após Michelle criticar duramente o movimento liderado pelo deputado federal André Fernandes, filho do pastor, em favor da aliança com Ciro. A ex-primeira-dama defende outro caminho para o PL no Ceará: apoio ao senador Eduardo Girão, pré-candidato do Novo ao Governo, e à deputada federal Priscila Costa para o Senado.

Alcides, porém, sustentou que a direita cearense não tem força suficiente para enfrentar sozinha o PT e citou o desempenho de Lula no Ceará em 2022, quando venceu nos 184 municípios e obteve cerca de 70% dos votos.

O deputado também afirmou que sua pré-candidatura ao Senado foi construída dentro do partido, com participação da bancada estadual e aval de Bolsonaro. Segundo ele, a aliança com Ciro não representa abandono de valores, mas uma estratégia para derrotar o que chamou de “mal maior” no Ceará.

Ao longo da fala, Alcides fez críticas à gestão estadual na segurança pública, citou a atuação de facções criminosas e disse que o Ceará vive uma situação de emergência.

A resposta foi interpretada nos bastidores como uma reação articulada por André Fernandes, com respaldo de Flávio Bolsonaro, para enfrentar publicamente a ofensiva de Michelle e reafirmar o acordo político com Ciro Gomes.

Com informações do Ceará Agora.

Safra da ata começa no Ceará e fruta já é vendida a R$ 10

Fito Shutterstock 
A safra da ata começou no Ceará e já movimenta feiras livres da capital. Conhecida em várias regiões do Brasil como pinha ou fruta-do-conde, a fruta passou a aparecer com mais frequência nas bancas e tem atraído consumidores pela combinação de sabor, preço acessível e valor nutricional. Em Fortaleza, uma bacia com seis unidades pode ser encontrada por cerca de R$ 10.

A expectativa dos comerciantes é de que os preços fiquem ainda mais atrativos nas próximas semanas. Com o avanço da colheita e o aumento da oferta, a tendência é que a fruta se torne mais acessível para os consumidores ao longo de junho.

Além da procura crescente, a ata desperta lembranças afetivas em muitos cearenses. A fruta, tradicionalmente cultivada em quintais e sítios do interior, faz parte da memória de diversas famílias e continua presente na mesa de diferentes gerações.

Com informações do Portal GC Mais.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Casal que morreu carbonizado em acidente de trânsito no interior do Ceará é velado com desfile

Foto Instagram/ Reprodução
Após a confirmação da identidade através do exame de DNA, os corpos do engenheiro Antônio Igor Mesquita de Sousa, de 30 anos, e da biomédica Vanessa Ellen Figueiredo Melo, de 28 anos, foram velados nesta sexta-feira (26), com um desfile no veículo dos bombeiros em Ipueiras, no interior do Ceará.

As vítimas estavam em um carro que bateu de frente com um caminhão na CE-187 , em Tauá, na tarde da última terça-feira (23). Com o impacto, o veículo de passeio incendiou com o casal preso às ferragens. Familiares disseram que o cão de estimação do casal também estava no veículo.

O velório de Antônio Igor e Vanessa Ellen ocorreu na sede do Cras de Ipueiras. Centenas de pessoas se reuniram para prestar as últimas homenagens ao casal. Em razão do estado em que as vítimas ficaram, os caixões permaneceram fechados durante a cerimônia.

Em seguida, os caixões com os corpos de Igor e Vanessa foram colocados sobre o veículo do Corpo de Bombeiros, que saiu em cortejo pelas ruas da cidade até o Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, onde houve o sepultamento.

A colisão que matou o engenheiro e a biomédica ocorreu a cerca de 18 km do local onde um ônibus tombou e sete pessoas do time de basquete de Juazeiro do Norte morreram, em 15 de junho deste ano, na mesma rodovia estadual e na mesma cidade.

Com informações do G1 Ceará.

Ferroviário, Maracanã e Iguatu entram em campo no fim de semana por vaga na terceira fase da Série D do Campeonato Brasileiro

.Foto Divulgação / ferroviarioac
Ferroviário, Maracanã e Iguatu entram em campo no fim de semana por uma vaga na 3ª Fase da Série D. os 3 representantes cearenses jogam em casa

Nos jogos de ida, Ferrão e Alvianil arrancaram empates, enquanto o Azulão venceu.

O Ferroviário empatou em 1x1 com o Central de Caruaru no estádio Lacerdão, em Pernambuco.

O Iguatu venceu a Tuna Luso por 2x1, no Mangueirão, no Pará por 2x1, de virada.

E o Maracanã arrancou um empate em 1x1 com o Imperatriz no Frei Epifânio.
Veja jogos do fim de semana:

27/06/2026 - 15:30 - Almir Dutra

Maranhão x Imperatriz


27/06/2026 - 16:00 - Morenão
Iguatu x Tuna Luso

28/06/2026 - 17:00 - Presidente Vargas

Ferroviário x Central de Caruaru
Cenários

Ferroviário e Maracanã jogam por uma vitória simples para avançarem de fase. Se as partidas terminarem empatadas, irão para os pênaltis.

A melhor situação é do Iguatu. O Azulão pode empatar em casa que se classifica. Se perder por um gol de diferença, a vaga será definida nos pênaltis.

Quem se classificar, já estará entre os 32 melhores da Série D. Vale lembrar que sobem seis para a Série C.

Com informações do Diário do Nordeste.

Caninana e Talita Mel são atrações confirmadas no São João de Várzea Alegre

.Fotos Reprodução
Os artistas Caninana do Forró e Talita Mel estão entre as atrações confirmadas no 22º Festejo Várzea Alegre Junina, que acontece entre os dias 26 e 28 de junho, no Centro Social Urbano (CSU). Toda a programação é gratuita e aberta ao público

Ambos sobem aos palcos no domingo (28), a partir das 21h, durante a realização do 43º Forró de São Pedro do CSU. No repertório são esperados sucessos do forró, piseiro e vaquejada. Outras atrações que completam o line-up são a banda Forró Zabumbando e a dupla Laís e Luiza.

A abertura do evento acontece nesta sexta-feira (26) com a Mostra do Festival Regional e Local de Quadrilhas. A programação da noite inclui apresentações da Quadrilha da 3ª Idade do Serviço de Convivência, o espetáculo da Casa Mãe, além do espetáculos dos grupos Magnificat, Sol Nascente, Império Nordestino, Arriba Saia e Danando de Bom.

No sábado (27), o público poderá acompanhar apresentações culturais e quadrilhas de diferentes municípios cearenses. Entre elas, estão: Os Pimpolhos, Paixão Mirim, Lumiar, Valente Nordeste, Santo Antônio e Fogo no Sertão.

Com informações do Site Miséria.