segunda-feira, 22 de junho de 2026

Consulta com o Dr. Gabriel Rivas no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta quarta-feira, 24


Homem é morto com vários tiros em Iguatu

Foto Wandenberg Belém/SVM
Um homicídio com características de execução foi registrado na madrugada desta segunda-feira (22) no Sítio Tanque, zona rural de Iguatu.

Segundo informações, quatro homens encapuzados chegaram à residência da vítima se passando por policiais. Antes de invadirem o imóvel, os suspeitos teriam cortado a fiação das câmeras de segurança da casa e arrombado a porta de entrada.

No interior da residência havia uma senhora deitada em uma rede. Os criminosos informaram que seriam policiais e que desejavam conversar com o filho dela. A mulher acreditou na versão apresentada pelos invasores e permitiu a entrada do grupo.

Ao entrarem no imóvel, os suspeitos seguiram para outro cômodo da casa, onde encontraram o homem na companhia de uma mulher. Conforme relatos, os invasores ordenaram que a mulher deixasse o local e, em seguida, efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra a vítima.

O homem morreu ainda no local antes da chegada do socorro.

Equipes policiais foram acionadas e isolaram a área para os trabalhos da Perícia Forense. O rabecão da Pefoce realizou a remoção do corpo nas primeiras horas da manhã.

Até o momento, a identidade dos autores e a motivação do crime não foram oficialmente divulgadas. A Polícia Civil investiga o caso e trabalha para identificar os responsáveis pela ação criminosa.

O crime chamou a atenção pela forma como foi praticado e ocorre após um período sem registros recentes de homicídios em Iguatu.

Com informações do Site Fatos News.

Duas pessoas morrem em colisão entre três carros no interior do Ceará

Foto Reprodução 
Duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas em uma colisão entre três carros na CE-187, em Tianguá, no interior do Ceará, na noite deste último domingo (21).

O acidente ocorreu nas proximidades do Sítio Bom Jesus, na zona rural de Tianguá, no trecho entre os municípios de Tianguá e Viçosa do Ceará

A colisão envolveu três veículos de passeio: um Toyota Corolla preto, um Chevrolet Onix vermelho e um Volkswagen Gol cinza.

Conforme a Polícia Militar, testemunhas relataram que o Onix e o Gol seguiam em fila, sentido Tianguá-Viçosa do Ceará. No trajeto, o Onix bateu de frente com o Corolla, que estava no sentido contrário. Com o impacto, o Gol também foi atingido e capotou. Os três carros ficaram destruídos.

Vítimas

A passageia do Corolla, identificada como Terezinha do Nascimento Oliveira, de 48 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ela era professora e deixa filhos, marido e uma neta.

Terezinha estava acompanhada de Edvan de Carvalho Xavier, de 42 anos, que conduzia o carro. Ele chegou a ser socorrido, mas faleceu no Hospital São Camilo.

Com informações do G1 Ceará.

Bactéria do litoral do Ceará produz substância com potencial para tratar câncer

Foto Natinho Rodrigues.
Quem se banha nas águas das praias da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, e da cidade de Paracuru, no litoral do Ceará, nem imagina que pode estar dividindo espaço com animais marinhos que abrigam uma bactéria capaz de produzir uma substância que poderá vir a se tornar um novo fármaco no tratamento do câncer de próstata e de ovário. 

Em testes laboratoriais realizados por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de São Paulo (USP), a molécula demonstrou potencial comparável ao de quimioterápicos tradicionais, considerados “padrão-ouro” no combate à doença, que é uma das que mais matam no mundo. O estudo foi publicado na revista Chemistry and Biodiversity em abril.

Chamado piericidina A1, o composto natural foi isolado em bactéria do gênero Streptomyces — nomeada pelos autores de BRA-035 — que vive sobre zoantídeos do gênero Palythoa, tipo de animal invertebrado semelhante a corais, encontrados em praias como as dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O potencial anticâncer das piericidinas não é uma novidade para a ciência. A atividade é estudada desde a década de 1970. Porém, esta é a primeira vez que uma pesquisa identifica quais tumores podem ser mais vulneráveis à molécula, conforme explica uma das autoras do estudo, a pesquisadora Katharine Florêncio, membro do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC.

“Não é só porque uma molécula foi estudada anteriormente que ela não pode ser vista com outro olhar. [...] A gente queria, de fato, encontrar como ela estava agindo e os tipos de células tumorais que ela podia ter uma melhor atividade.”

Com informações do Diário do Nordeste.

Com gol de Salah, Egito conquista sua primeira vitória da história das Copas do Mundo

Foto:Divulgação / FIFA
Os 'faraós' venceram a Nova Zelândia por 3x1 em Vancouver, no Canadá e assumiram a liderança do Grupo G, com 4 pontos, na noite deste último domingo (21).

Um dos gols da equipe egípcia foi do astro Mohammed Salah, que fez o da virada, aos 23 do 2º tempo.

Quem saiu na frente foi a Nova Zelândia, com gol de Surman, aos 15 minutos do 1º tempo. Mas o Egito virou na etapa final com gols de Ziko, aos 13, Salah, aos 23, e Trezeguet, aos 32.

No Grupo G, o Egito tem 4 pontos, Bélgica e Irã tem 2 e a Nova Zelândia tem 1.

Na 3ª rodada da fase de grupos, o Egito enfrenta o Irã, no dia 27, às 00h no Seattle Field, nos Estados Unidos, enquanto a Nova Zelândia duela com a Bélgica, no mesmo dia e horário, no Vancouver Place, no Canadá.

Com informações do Diário do Nordeste.

Consulta com a Dra. Flávia Rufino no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta terça-feira, 23

Empresa cearense de cosméticos disputa o mercado

Foto Divulgação

O bilionário e disputado mercado de cosméticos no Brasil ganhou sotaque cearense nos últimos anos. A Labotrat, empresa fundada em 2012 em Fortaleza e com sede no Eusébio, se destaca no setor, a ponto de competir com marcas consolidadas como We Pink, de Virgínia Fonseca, e Boca Rosa, de Bianca Andrade.

A companhia integra um grupo de três empresas cearenses que estão crescendo acima da média do mercado nos setores em que atuam, segundo o estudo Insurgent Brands, realizado pela Bain & Company em parceria com a NielsenIQ.

O levantamento considera 53 empresas brasileiras com faturamento entre R$ 10 milhões e R$ 1 bilhão, chamadas de insurgentes.

Segundo a fundadora e CEO da empresa, a farmacêutica Raquel Carvalho, a Labotrat registrou faturamento de R$ 230 milhões em 2025 e tem como meta alcançar R$ 1 bilhão até 2030.

"É um reconhecimento para toda a equipe que trabalha para transformar a Labotrat em uma marca cada vez mais relevante para os brasileiros. Tenho muito respeito pelas marcas que ajudam a desenvolver o mercado de beleza, como a WePink e a Boca Rosa, mas quando a gente olha para a Labotrat, nossa história foi construída de forma diferente", analisa.

"O mais importante não é superar uma marca ou outra, mas continuar evoluindo. Não posso abrir mão de algo que dê um diferencial no produto, diminua o percentual de matéria-prima ou traga mais inovação. Tenho um olhar técnico e não sou a blogueira que só vende produto. Para mim, é muito mais amplo do que só um código de barra", completa a empresária.

Com informações do Diário do Nordeste.

Segunda Corrida Juntos por um Ceará Sem Fome arrecada quase 40 toneladas de alimentos

Foto Divulgação/SPS
Mais de 6 mil pessoas se reuniram, na manhã deste último domingo (21), para participar da 2ª Corrida Juntos por um Ceará Sem Fome, edição Fortaleza. A ação, que integra o calendário do programa Ceará Sem Fome, arrecadou quase 40 toneladas de alimentos não perecíveis. 

Para participar, os inscritos doaram seis quilos de alimentos, que serão destinados às entidades credenciadas pelo programa, responsável por coordenar a distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade.

“Parabéns por esse show de solidariedade, de amor ao próximo e de compromisso com quem mais precisa. A gente fica muito feliz por consolidar essa política de segurança alimentar, que já é do povo do Ceará. O Ceará Sem Fome é muito mais que um prato de comida, é transformação de vida”, afirmou primeira-dama do Ceará, Lia Freitas, que coordena o programa;

O evento mobilizou corredores profissionais e amadores, além de famílias e apoiadores da causa. A concentração foi na Praça da Paz Dom Hélder Câmara, na Praia do Futuro. De lá, os participantes percorreram percursos de 3 km e 5 km.

Também tivemos categorias competitivas, divididos entre o público geral, pessoas com deficiência e idosos (participantes acima de 60 anos), em modalidades femininas e masculinas.

Outra novidade foi a Corridinha Infantil, criada para estimular a participação de pessoas de todas as idades. As provas foram divididas em crianças de 2 a 3 anos (25 metros), 4 a 6 anos (50m), 7 a 9 anos (200m), 10 a 12 anos (400m) e 13 anos (600m).

A programação incluiu ainda a Arena Kids, espaço voltado ao público infantil, com atividades recreativas e corridas para crianças. Parceiros institucionais e privados também participaram com ativações ao longo do percurso e na área de concentração.

Com informações do Site Opinião CE.

Alergia afeta 30% dos brasileiros; especialistas alertam para falta de diagnóstico

Foto Mojpe/Pixabay
Dados da Organização Mundial de Alergia (WAO, do nome em inglês) apontam que 30% da população mundial têm algum tipo de alergia. No Brasil, isso se repete.

Os brasileiros alérgicos constituem “uma multidão, um país dentro de outro”, disse à Agência Brasil a presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Fátima Rodrigues Fernandes.

"São vários tipos de doença ocasionadas por uma alteração do nosso sistema imunológico, que responde de uma maneira mais exacerbada a estímulos, causando as inflamações.”, afirmou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, até 2050, metade da população global poderá ter alergias, devido às mudanças climáticas, que permitem maior penetração de alérgicos no organismo das pessoas.

A rinite alérgica atinge cerca de 30% da população do Brasil. Cerca de 26% das crianças brasileiras têm rinite. Em adolescentes, esse percentual alcança 30%, de acordo com dados do Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância (ISSAC), aplicados em vários estados do país.

A asma alérgica é outra condição prevalente no Brasil, atingindo cerca de 20% da população. No mundo, a asma afeta cerca de 260 milhões de indivíduos e responde por mais de 450 mil mortes a cada ano. Os principais sintomas da asma são falta de ar, chiado no peito, tosse, sensação de cansaço e dor no peito, frequentemente após esforço físico ou até mesmo ao falar e rir.

Com informações da Agência Brasil.

No Ceará, Camilo Santana intensifica articulações, se reúne com 140 prefeitos e amplia diálogo para montar chapa governista de 2026

Foto Thiago Gadelha 
A poucos dias da abertura do período das convenções partidárias, o senador Camilo Santana (PT) acelera as articulações políticas para consolidar a aliança que dará sustentação à candidatura à reeleição do governador Elmano de Freitas em 2026.Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Desde que deixou o Ministério da Educação para se desincompatibilizar do cargo e ficar à disposição do PT no processo eleitoral, Camilo ampliou a agenda de encontros com prefeitos e lideranças políticas de todas as regiões do Estado.

As informações de aliados ao Palácio da Abolição apontam que, nesses últimos dois meses, Camilo já se reuniu com pelo menos 140 dos 184 prefeitos cearenses.

A movimentação ganhou intensidade nas últimas semanas e deve se fortalecer ainda mais até o fim de junho, período considerado decisivo para a definição dos nomes que irão compor a chapa majoritária governista.

Camilo mantém diálogo permanente com importantes lideranças partidárias, entre elas os presidentes regionais do MDB (Eunício Oliveira), do PSD (Domingos Filho), do Republicanos (Chiquinho Feitosa) e com o senador Cid Gomes (PSB). As conversas envolvem a construção da aliança política e a definição dos espaços na chapa que disputará o Governo do Estado e o Senado Federal.

Sintonizado com o presidente Lula, Camilo tem defendido que a composição seja construída de forma coletiva, reunindo os principais aliados do grupo político que governa o Ceará. A estratégia, segundo interlocutores, é montar um “time competitivo” para enfrentar a oposição nas eleições do próximo ano.

Além das discussões eleitorais, as reuniões com os prefeitos têm como foco as parcerias entre os governos estadual e federal, a execução de obras e investimentos nos municípios e a ampliação de programas sociais e de infraestrutura.

Munido de levantamentos e pesquisas de opinião, Camilo também trabalha na definição das estratégias eleitorais para os próximos meses. A avaliação dentro da base aliada é de que a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Ceará durante o período eleitoral será um dos principais trunfos da campanha.

Nos cálculos do senador, a aliança formada por PT, MDB, PSB, Republicanos e demais partidos da base terá força suficiente para garantir a reeleição de Elmano de Freitas e manter a hegemonia do grupo político que administra o Estado há quase duas décadas.

Com informações do Ceará Agora.

domingo, 21 de junho de 2026

Com influência do El Niño, inverno começa neste domingo no Brasil

Foto Agência Brasil.
Época mais fria do ano, o inverno começou oficialmente neste domingo (21), em todo o Hemisfério Sul. Desde às 5h24 da manhã até o próximo dia 22 de setembro, as temperaturas ficam baixas e os dias mais curtos. No entanto, no Brasil, o inverno será menos frio do que o normal, devido ao El Niño. 

O início do fenômeno foi confirmado pela Agência dos Estados Unidos para Oceanos e Atmosfera (Noaa, na sigla em inglês). O El Niño, que significa O Menino, em espanhol, se caracteriza pelo aquecimento da região equatorial do Oceano Pacífico.

"A gente pode não ter um inverno tão frio quanto a gente já teve", diz o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Melquizedek Rafael Duarte da Silva.

"O El Niño acaba criando um bloqueio, principalmente próximo a São Paulo, e não permite que as frentes frias avancem tanto para a região do Sudeste e também um pouco para a região Centro-Oeste", explica.

Com informações do Diário do Nordeste e Agência Brasil.

Homem é preso com arma de fogo em Acopiara

Foto Reprodução 
Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na prisão em flagrante de um homem em posse de uma arma de fogo no município de Acopiara. A ocorrência foi registrada neste último sábado (20).

Os militares realizavam patrulhamento pela cidade, quando passavam por uma barbearia notaram que um homem havia corrido para o banheiro do salão e tentado esconder um objeto, rapidamente a equipe adentrou no estabelecimento e vieram a localizar um revólver calibre 32.

Diante da situação, o suspeito e a arma apreendida foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Iguatu, unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) na região Centro-Sul do Ceará, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. 

Na delegacia, ele foi autuado em flagrante pelos crimes de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tráfico ilicito de drogas e, em seguida, foi colocado à disposição do Poder Judiciário.

Com informações do Site Acopiara News.

Cearenses conseguem bons resultados fora de casa nos jogos de ida da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro.

Foto Divulgação / ferroviarioac
Os 3 representantes cearenses conseguiram bons resultados fora de casa, nas partidas de ida na 2ª Fase da Série D do Campeonato Brasileiro.

Ferroviário e Maracanã arrancaram empates, enquanto o Iguatu venceu.
Ferroviário

O Ferrão empatou em 1x1 com o Central de Caruaru, na tarde deste domingo (21), no estádio Lacerdão, em Pernambuco. O gol coral foi marcado por Ciel, aos 37 do 1º tempo, com Diego Viana empatando aos 20 do 2º tempo para o Patativa.

A partida de volta será no dia 28, no Presidente Vargas, às 17 horas. Quem vencer garante vaga na 3ª Fase. Se for empate no tempo normal, a vaga será definida nos pênaltis.
.
Iguatu

O Azulão mostrou porque foi líder de seu grupo na Série D, com grande campanha. O Azulão venceu a Tuna Luso no Mangueirão, no Pará por 2x1, de virada.

Jaime abriu o placar para o time paraense aos 28 minutos, mas Marquinho, aos 10, e João Neto, aos 35, viraram para o time cearense.

A partida de volta será no Morenão, em Iguatu, no sábado (27), às 16 horas. Um empate classifica o Azulão. Se perder por um go
l de diferença, a vaga será definida nos pênaltis.
Maracanã

O Alvianil arrancou um empate em 1x1 com o Cavalo de Aço no Frei Epifânio, no sábado (20). O zagueiro Guilherme marcou de cabeça aos 48 do 2º tempo, empatando o jogo para o time cearense. O Imperatriz saiu na frente aos 35 do 1º tempo, com Ivan.

A partida de volta será no Almir Dutra, em Maracanaú, no sábado (27), às 15h30. Quem vencer garante vaga na 3ª Fase. Se for empate no tempo normal, a vaga será definida nos pênaltis.

Com informações do Diário do Nordeste.

Engenheira de São Paulo decide ‘largar tudo’ e viver na praia de Jericoacoara, no Ceará

Foto Reprodução 
Você já teve alguma ideia mirabolante, tipo mudar de vida, enquanto tomava banho? Foi assim que a engenheira Lívia Rossi decidiu “largar tudo” para viver na Vila de Jericoacoara, um dos destinos mais famosos do Ceará. A praia, que era inicialmente apenas o destino de uma viagem para a jovem de 22 anos, se tornou moradia após ela tomar a decisão de viver uma vida diferente.

“Foi uma coisa bem repentina assim mesmo, foi algo que eu me questionei no banho. Por que eu estava indo embora? Porque eu não tinha nada muito fixo me esperando em São Paulo. E eu já queria viver, me arriscar numa vida diferente”, disse Lívia.

Ela é natural de Botucatu, no interior de São Paulo. Antes de Jeri, a jovem estava morando em Araraquara devido à faculdade. Ela se formou em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Lívia chegou em Jericoacoara no fim de maio, com a mãe, para uma viagem que, de início, tinha uma data final. Era a primeira vez dela na vila. No dia de voltar para São Paulo, a jovem passou a se questionar se deveria ou não pegar o voo de volta.

“Por que eu vou embora? Por que eu vou pegar esse voo de volta? Eu me questionei de verdade. Eu vou ficar por aqui. Se as coisas derem certo aqui, eu fico; se não, eu continuo minha vida. E até o momento está dando certo, então, a ideia é ficar por aqui”, declarou. Em entrevista ao g1, a jovem falou que ainda não decidiu quanto tempo vai passar na vila cearense.

Com informações do G1 Ceará.

Espanha goleia a Arábia Saudita por 4 a 0 na Copa do Mundo e se recupera após tropeço na estreia

Foto: Fifa / Divulgação

A Espanha venceu a Arábia Saudita com facilidade, com goleada de 4 a 0, neste domingo (21), em Atlanta, nos Estados Unidos, pela 2ª rodada da Copa do Mundo. Na estreia, os espanhóis haviam empatado sem gols contra Cabo Verde.

Com o resultado, a Espanha assumiu a liderança do Grupo H, com 4 pontos, contra 1 da Arábia Saudita. Uruguai e Cabo Verde, que também somam 1 ponto cada, se enfrentam às 19h de Brasília.
Recorde espanhol

Os gols foram marcados por Yamal e Oyarzabal (duas vezes), no 1º tempo, e por Al-Tambakti, contra, no 2º tempo.

Yamal, com 18 anos e 343 dias, tornou-se o 8º jogador mais jovem a fazer um gol em Copas do Mundo.

Jogo decisivo

Na última rodada, a Espanha enfrenta o Uruguai, na sexta-feira (26), às 21h, em Guadalajara, no México. Já a Arábia Saudita pega Cabo Verde, no mesmo horário, em Houston, nos EUA.

Com informações do Diário do Nordeste.

Funcionário de empresa dona da Transnordestina morre em acidente de trânsito, em Minas Gerais

Foto CBMMG/Divulgação
Um técnico de produção de 50 anos morreu, na manhã deste domingo (21), após um acidente entre uma caminhonete e um caminhão-pipa dentro da mina Casa de Pedra, em Congonhas, no interior de Minas Gerais..

QO homem, identificado como Herman Bittencourt Baeta, trabalhava no setor de mineração da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), dona da Transnordestina Logística S.A. (TLSA), responsável pela construção da ferrovia no Nordeste brasileiro.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais repassadas ao portal g1, o caminhão-pipa teria perdido os freios e colidido com a caminhonete, esmagando o veículo.

Herman estava no automóvel e morreu no local.

A vítima foi retirada das ferragens pelos bombeiros e foi entregue à perícia da Polícia Civil. A CSN confirmou o acidente.

"Todas as providências para socorro e atendimento foram tomadas imediatamente, mas, infelizmente, o colaborador não resistiu", declarou a empresa.

"A Companhia está prestando toda a assistência necessária à família. As circunstâncias do acidente estão sendo apuradas", completou a empresa por meio de nota.

Com informações do Diário do Nordeste.

Prefeitura divulga programação oficial do São João de Várzea Alegre

Foto Pedro Hiarley
A programação oficial do São João de Várzea Alegre, no Cariri, foi divulgada nesta semana pela Secretaria de Cultura e Turismo do município. O 22º Festejo Várzea Alegre Junina ocorrerá entre os dias 26 e 28 de junho, no Centro Social Urbano (CSU), com entrada gratuita, e vai reunir apresentações culturais e festival de quadrilhas juninas.

A abertura acontece na sexta-feira (26), com a Mostra do Festival Regional e Local de Quadrilhas. A noite também contará com apresentações da Quadrilha da 3ª Idade do Serviço de Convivência, espetáculo da Casa Mãe e grupos juninos de Várzea Alegre e de outras cidades da região, como a quadrilha Arriba Saia.

No sábado (27), o público poderá acompanhar apresentações culturais e quadrilhas de diferentes municípios cearenses. A programação reforça o intercâmbio entre grupos juninos do estado e destaca a diversidade das tradições culturais do Ceará.

O encerramento será no domingo (28), com a realização do 43º Forró de São Pedro do CSU. A primeira atração confirmada é o cantor Caninana do Forró. Outras atrações ainda serão divulgadas pela Prefeitura ao longo da semana, ampliando a programação musical e cultural do evento.

O festejo conta com apoio do Governo do Estado do Ceará e é realizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura e do Sistema Nacional de Cultura (SNC), fortalecendo o incentivo às manifestações culturais e à preservação das tradições populares no município.

Com informações do Site Miséria.

Consulta com o Dr. João Filho no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta terça-feira, 23

Acidente de trânsito deixa jovem morto em Iguatu

Foto Reprodução 
Um grave acidente de trânsito registrado no início da madrugada deste domingo (21) resultou na morte de um jovem de 20 anos no bairro Prado, em Iguatu.

De acordo com as informações apuradas, a vítima pilotava uma motocicleta Honda Pop 110cc pela Rua 21 de Abril, nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, quando acabou colidindo violentamente na traseira de um caminhão que estava parado na via.

O acidente aconteceu por volta de 0h30. Com o forte impacto, o motociclista sofreu ferimentos gravíssimos e morreu ainda no local. Equipes da Guarda Civil Municipal foram acionadas e compareceram à ocorrência, solicitando o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ao chegarem ao local, os socorristas constataram que o jovem já estava sem sinais vitais.

A vítima foi identificada como Davi Bezerra Roque, de 20 anos. Segundo informações, ele completaria 21 anos no próximo dia 28 de junho.

As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes. Imagens registradas no local mostram que o trecho possui iluminação pública, o que deverá ser levado em consideração durante a investigação.

O corpo foi recolhido para os procedimentos legais, enquanto familiares e amigos lamentam a perda precoce do jovem.

Com informações do Site Fatos News.

Deputado iguatuense André Fernandes assiste Brasil nos Estados Unidos e rebate críticas

Foto Reprodução/Redes Sociais
O deputado federal André Fernandes natural de Iguatu, presidente do PL no Ceará, acompanhou presencialmente a vitória da Seleção Brasileira sobre o Haiti, na última sexta-feira (19), nos Estados Unidos, pelo placar de 3 a 0. 

O jogo aconteceu na Filadélfia. Nas redes sociais, o parlamentar classificou a experiência como um “sonho realizado” e respondeu a críticas de seguidores sobre os recursos utilizados para custear a viagem.

A publicação gerou repercussão entre apoiadores e críticos, que passaram a debater o uso de recursos pessoais por agentes públicos durante períodos sem atividades legislativas.

Ao comentar a viagem, André Fernandes afirmou que não utilizou recursos públicos para acompanhar a partida da Seleção Brasileira.

“Não teve sessão ontem e hoje. Não estou gastando 1 centavo de dinheiro público nessa viagem. Gasto meu salário do jeito que eu preferir. Um beijo para as invejosas e… VAI BRASIL!!!”, escreveu o parlamentar nos comentários de uma publicação em seu perfil.

A declaração foi feita após questionamentos de internautas sobre os custos da viagem aos Estados Unidos.

Seguidores criticam justificativa

Nos comentários da publicação, alguns usuários contestaram a explicação apresentada pelo deputado. “O teu salário é dinheiro público, rapaz”, escreveu um seguidor. “Dinheiro do povo que te paga, né”, comentou outro.

Também houve críticas relacionadas à atuação parlamentar. “Olha aí o defensor da escala 6×1 trabalhando”, escreveu um internauta.

A publicação também recebeu mensagens de apoio de seguidores que defenderam o direito do deputado de utilizar seus recursos pessoais da forma que considerar adequada. “Top demais. Representando bem o nosso Ceará! Pra cima, meu federal!”, comentou um apoiador. “Agora o Brasil leva o hexa”, escreveu outro.

Viagem ocorreu durante disputa da Copa do Mundo

André Fernandes está nos Estados Unidos durante a realização da Copa do Mundo de 2026 e acompanhou de perto a partida da Seleção Brasileira contra o Haiti. O jogo marcou mais um compromisso do Brasil na competição, que segue em busca da classificação para a próxima fase do torneio.

Com informações do Sote Opinião CE.

Consulta com o Dr. Carlos Marques no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta segunda-feira, 22

Duas apostas do Ceará acertaram a quina da Mega-Sena

Foto Thiago Gadelha 
Duas apostas do Ceará acertaram cinco das seis dezenas do concurso 3021 da Mega-Sena, neste último sábado (20), e levaram o prêmio de R$ 30.910 cada um.

O maior prêmio ficou com uma aposta no Rio de Janeiro, que conquistou R$ 39 milhões após acertar as seis dezenas sorteadas. Com isso, a estimativa de prêmio para o próximo concurso é de R$ 3,5 milhões.

Os dois ganhadores da quina da Mega-Sena no Ceará foram de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, e no Iguatu, no Centro-Sul do estado. As duas fizeram uma aposta simples.

Além deles, outras 83 apostas do Ceará ganharam premiações na Mega, com prêmios variando de R$ 840 a R$ 8,4 mil.

Veja as dezenas sorteadas no concurso 3021 da Mega-Sena

16 - 19 - 22 - 24 - 46 - 58

Veja o resultado do concurso 30216 acertos: 1 aposta ganhadora, ganhou R$ 39.427.096,38;

5 acertos: 65 apostas ganhadoras ganharam R$ 30.910,50, cada;

4 acertos: 3.942 apostas ganhadoras ganharam, pelo menos, R$ 840,14, cada.

Com informações do Diário do Nordeste.

Dois motociclistas morrem em acidentes em rodovias federais neste fim de semana no Ceará

Foto Reprodução 
Dois acidentes registrados em rodovias federais no Ceará, neste fim de semana, deixaram motociclistas mortos. Um idoso de 78 anos, que dirigia uma caminhonete que colidiu com a moto de uma das vítimas, também ficou ferido.

Um motociclista de 30 anos morreu em uma colisão frontal com um ônibus, na BR-116, Km 361, no município de Icó, no interior do Ceará, na manhã deste domingo (21).

O acidente fatal ocorreu por volta de 5h50, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O condutor da motocicleta, que não teve a identidade revelada, morreu no local. O ônibus trafegava com 17 ocupantes, e ninguém ficou ferido.

O motorista do ônibus permaneceu no local até a polícia e a Perícia Forense chegarem e realizarem os levantamentos para a investigação do caso. A rodovia federal ficou parcialmente interditada por algumas horas.

Outro acidente

Outro motociclista morreu em um segundo acidente registrado em rodovia federal no Ceará, neste fim de semana.

O homem de 29 anos dirigia uma motocicleta que colidiu frontalmente com uma caminhonete Toyota Hilux, na BR-020, Km 391, em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, na manhã do último sábado (20).

Na colisão, um idoso de 78 anos, que dirigia a Hilux, teve lesões leves, segundo a PRF.

Com informações do G1 Ceará.

Aposta do Rio de Janeiro ganha prêmio de mais de R$ 39 milhões da Mega-Sena

Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Uma aposta do Rio de Janeiro acertou as seis dezenas do Concurso 3.021 da Mega Sena, realizado neste último sábado (20), e vai receber o prêmio de R$ 39,427 milhões .

As dezenas sorteadas são: 16 – 19 -22 – 24 – 46 -58.

O jogo premiado é do tipo simples e foi feito na lotérica.65 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 30.910,50 cada;

3.942 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 840,14 cada cada.

Apostas

O próximo sorteio da Mega-Sena será na terça-feira, 23, com prêmio principal estimado em R$ 3,5 milhões. As apostas podem ser feitas nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa e também pela internet, no site da Loterias Caixa.

Com informações da Agência Brasil.

Papa faz homenagem a jovens mortos em acidente de trânsito no interior do Ceará

Foto Reprodução 
O papa Leão XIV fez uma homenagem, neste domingo (21), aos atletas mortos no acidente com um time de basquete de Juazeiro do Norte, ocorrido na CE-187, em Tauá, no interior do Ceará, na madrugada da última segunda-feira (15). Sete jovens morreram e mais de 30 pessoas ficaram feridas.

"Dirigindo-me aos peregrinos que vieram do Brasil, asseguro as minhas orações pelos jovens que morreram, há alguns dias, num acidente rodoviário, no Estado do Ceará", declarou o papa no final da oração do Angelus (veja o vídeo acima)

O time era de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, e retornava à cidade após participar de um torneio de basquete em Sobral, na região norte do Estado. O ônibus tombou durante a madrugada. Cinco jovens foram arremessados para fora do veículo e morreram esmagados. Os outros dois corpos foram encontrados dentro do veículo.

Em depoimento à Polícia Civil, o motorista contou que perdeu o controle do veículo após tentar desviar de um animal que estava na pista e puxou o veículo para o acostamento. Neste momento, o eixo traseiro do ônibus teria ficado preso a uma estrutura na margem da rodovia.

Ao tentar retornar à pista, o ônibus teria passado por um buraco, momento em que o motorista teria perdido o controle da direção e o veículo tombado. Ele foi ouvido pelos policiais civis e liberado.

Com informações do G1 Ceará

Neymar estará disponível para jogo do Brasil contra a Escócia

Foto Nelson Terme / CBF
Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, afirmou que Neymar estará disponível para o duelo contra a Escócia. A partida será válida pela terceira e última rodada do Grupo C da Copa do Mundo.

"Sim. Neymar vai treinar (neste sábado) individualmente e depois, na segunda-feira, vai estar com a equipe e vai estar preparado para o jogo contra a Escócia", revelou o treinador.

O jogador se recupera de uma lesão na panturrilha e vive a expectativa de estrear no Mundial de 2026. Ele sequer viajou com a delegação brasileira para o duelo contra o Haiti, quando a equipe venceu por 3 a 0, nesta última sexta-feira (19).

O atleta ficou no hotel The Ridge, onde a seleção está hospedada. Ele participou de atividades com bola e na academia, acompanhado por preparadores físicos.

Líder do Grupo C, o Brasil enfrenta a Escócia na quarta-feira (24). O duelo terá início às 19h (de Brasília), em Miami.

Com informações do Diário do Nordeste.

Preço do gás de cozinha cai acima da média no Ceará, mas continua segundo mais caro do Nordeste

Foto O Povo
O preço do gás de cozinha recuou 2,06% no Ceará na última semana, bem acima da média do Nordeste (-0,70%) e do Brasil (-0,37%). Entretanto, o custo médio no Estado, de R$ 120,34, é o segundo maior da região e quinto maior do País.

Entre os estados nordestinos, apenas o Maranhão, com média de R$ 125,24, superou o preço médio do botijão de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) do Ceará. Nacionalmente, o maior custo ficou com Roraima, onde o bem era comercializado por R$ 142,66.

Os dados são levantados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A semana de referência é a do último domingo, 14, até este último sábado, 20.

Fazendo o comparativo entre as cidades cearenses, a agência encontrou preços que variam até R$ 38 dentro do Estado. O menor valor encontrado foi de R$ 97,00, em Itapipoca, podendo escalar até R$ 135,00, como visto em Caucaia.

Em termos de maior média, contudo, o primeiro lugar fica com Canindé, onde o preço era R$ 128,00. A cidade é seguida no pódio por Juazeiro do Norte, com média de R$ 127,00, e Limoeiro do Norte, de R$ 125,83.

Com informações do O Povo.

Diretores da JBS visitam o Terminal Logístico de Iguatu e avaliam oportunidades de investimentos na região

Foto Kid Júnior 
A cidade de Iguatu recebeu, na última quarta-feira, 17, a visita de dois diretores da JBS, um dos maiores grupos da indústria mundial de carnes e controlador da marca Seara. Os executivos, vindos de Santa Catarina, conheceram as instalações e as obras do Terminal Logístico de Iguatu (TLI), empreendimento considerado um dos mais importantes pontos de apoio da Ferrovia Transnordestina no Ceará. Atualmente, pelos trilhos da ferrovia já chegam à cidade mercadorias, especialmente grãos oriundos dos estados do Piauí e Maranhão.

Os representantes da JBS foram recebidos pelos empresários Eugério Queiroz e Renato Maia, responsáveis pelo Terminal Logístico de Iguatu. Segundo Eugério, a visita teve caráter prospectivo e buscou identificar oportunidades de investimentos na região. 

Ele destacou que o Nordeste vem sendo observado pelo grupo como um mercado atrativo para expansão dos negócios. A empresa já possui operações consolidadas na Bahia e enxerga potencial de crescimento na cadeia produtiva de frangos, tendo Iguatu como um eixo estratégico em razão da logística proporcionada pela Ferrovia Transnordestina.

Durante a agenda no município, os diretores também se reuniram com o prefeito Roberto Filho, que apresentou um panorama da administração municipal e das potencialidades econômicas da cidade. “Eu acredito que o papel da gestão é abrir portas. Foi isso que fizemos com a Masterboi, quando apresentamos todo o potencial de Iguatu. Agora, fizemos o mesmo com a JBS, junto aos empresários Eugério Queiroz e Renato Maia, e vamos continuar trabalhando dessa forma: buscando investidores, conversando com o setor empresarial e mostrando o potencial do nosso município. O interesse de mais uma grande empresa em Iguatu mostra que estamos no caminho certo e que nosso município já tem a confiança do setor empresarial”, afirmou o prefeito.

Com informações do Jornal A Praça

Ciro Gomes defende protagonismo feminino e promete medidas imediatas contra feminicídio no Ceará

Foto Divulgação PSDB-CE - Mateus Dantas
Durante encontro com lideranças femininas, na manhã deste último sábado (20), o pré-candidato ao Governo do Ceará, Ciro Gomes, destacou o papel das mulheres em suas gestões na Prefeitura de Fortaleza e no Governo do Estado e apresentou propostas para a segurança pública, com foco no combate ao feminicídio e às facções criminosas.

Ciro relembrou que, desde o início de sua trajetória política, buscou ampliar a participação feminina nos espaços de poder. Segundo ele, em suas administrações, mais da metade do orçamento esteve sob comando de mulheres em áreas estratégicas.

Ele citou nomes como Ana Maria Cavalcante, na Saúde, Maria Luiza Chaves, na Educação, e Marfisa Aguiar, responsável pela operacionalização do Canal do Trabalhador. Também lembrou a criação da Polícia Feminina e o fortalecimento do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

Ao tratar da violência de gênero, Ciro afirmou que pretende adotar medidas protetivas imediatas logo após o registro do primeiro Boletim de Ocorrência.

“A maioria dos feminicídios no Ceará foi antecedida de Boletim de Ocorrência. Ao primeiro BO registrado, deflagraremos as medidas protetivas”, disse.

Na segurança pública, o pré-candidato defendeu o uso de inteligência, tecnologia e cooperação internacional para combater facções criminosas. Segundo ele, o plano prevê intercâmbio com forças de segurança de países como Israel, Estados Unidos e Alemanha.

Ciro também afirmou que o enfrentamento ao crime organizado deve envolver as famílias, especialmente mães, avós e esposas, para ajudar a identificar jovens em situação de risco e evitar o avanço da criminalidade.

Com informações do Ceará Agora.

sábado, 20 de junho de 2026

Vigilância Sanitária apreende isopores com material biológico abandonados no Terminal Rodoviário de Iguatu

Foto Reprodução 
A Vigilância Sanitária Municipal de Iguatu realizou, nesta data, a terceira apreensão consecutiva de recipientes utilizados para o transporte de material biológico abandonados nas dependências do Terminal Rodoviário de Iguatu. A ação contou com o apoio da administração do terminal.

Ao todo, cerca de 12 isopores foram recolhidos pela equipe de fiscalização. Segundo a Vigilância Sanitária, os recipientes eram utilizados para o transporte de amostras destinadas a exames laboratoriais, como sangue, urina e outros materiais biológicos.

De acordo com os fiscais, o abandono desse tipo de material em local público representa um importante risco à saúde pública, principalmente pela possibilidade de contaminação ambiental e pela exposição de trabalhadores, passageiros e demais usuários do terminal.

A situação acende um alerta para o cumprimento da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 978/2025 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece requisitos sanitários para serviços que realizam exames de análises clínicas. A norma determina que os estabelecimentos são responsáveis pelo correto acondicionamento, identificação, rastreabilidade e transporte seguro dos materiais biológicos.

A Vigilância Sanitária destaca que o transporte inadequado e o abandono desses recipientes configuram uma grave irregularidade sanitária, podendo colocar em risco a saúde coletiva e comprometer a segurança da população.

Diante da reincidência dos casos, o órgão reforça a necessidade de que laboratórios e empresas responsáveis pelo transporte de amostras biológicas observem rigorosamente as normas sanitárias vigentes, evitando situações que possam resultar em danos à saúde pública.

Com informações do Site Fatos News.

Associação Comercial de Iguatu comemora 103 anos de fundação

Foto Jornal A Praça 
Este sábado 20 de junho de 2026 é um dia simbólico e comemorativo para o movimento comercial, empresarial, industrial, agrícola e agropecuário da cidade, pois é comemorado o aniversário de 103 anos de fundação da Associação Comercial e Empresarial de Iguatu-ACEI.

Fundada em 20 de junho de 1923, a ACEI configura-se como a segunda entidade de classe mais antiga da Região Centro-Sul do Ceará, também reconhecida como uma associação civil, sem fins lucrativos e de intuitos não econômicos, fruto do espírito associativo, dos que compõem e fazem o comércio, a indústria, a agricultura, a pecuária e o empresariado em geral.

Por sua seriedade, transparência e compromisso com o desenvolvimento socioeconômico, a entidade construiu ao longo dos anos uma sólida reputação. Sem sombras de dúvidas essa conquista só foi possível graças a participação efetiva dos valorosos associados, que jamais fugiram à sua responsabilidade, quando convocados a decidir os destinos da entidade.

A centenária associação tem história, credibilidade e solidez. Isso porque sempre honrou seus compromissos, beneficiando não só seus participantes, mas, sobretudo, a cidade de Iguatu, a quem sempre defendeu, empunhando a bandeira do labor e da esperança, além de incrementar, através do seu trabalho associativo, o desenvolvimento da própria Região Centro-Sul do Ceará. Participar da Associação é pensar no seu amanhã, dos seus familiares e ainda contribuir para que haja prosperidade econômica sempre na vanguarda de um Iguatu grande, um Ceará mais próspero e um Brasil melhor.

Representatividade

Nos seus 103 anos de existência, a Associação Comercial e Empresarial de Iguatu se consolida cada vez mais como entidade representativa das classes produtivas, tendo por finalidade a representação e a defesa das atividades produtoras e empresariais, dentro de uma ordem econômica fundamentada na livre iniciativa, exercício de padrões éticos comerciais e valorização do empreendedorismo, sempre observando os princípios de proteção à propriedade privada e sua função social, a defesa da livre concorrência, a luta pela geração e desenvolvimento de emprego e renda e a defesa da legitimidade do lucro e crescimento da atividade econômico-financeira.

O atual presidente Valdimiro de Souza Lima, ao lembrar a data histórica, fez questão de enaltecer o trabalho de fortalecimento da entidade, através de seus membros veteranos e novatos, sem esquecer a luta e a coragem de seus membros fundadores, como o Cel. Virgílio Correia, que em 1923 liderou um grupo de empresários, políticos, funcionários públicos, agropecuaristas, agricultores, comerciantes e industriais como Braz Papaléo, Lafayette Teixeira, Joaquim Luiz Pereira, Pedro Gomes de Araújo, Teófilo Handan, Augusto Benevides, Joaquim Correia, Raymundo Guedes, Pedro Alexandre e José Lúcio, para a fundação oficial da entidade, iniciando naquela época a construção do legado desta que é uma das mais importantes entidades representativas das classes produtivas de Iguatu.

Com informações do Jornal A Praça.

Açude Orós supera dois meses de sangria e reforça a segurança hídrica do Ceará

Foto Divulgação/MIDR
O segundo maior reservatório do Ceará, o açude Orós, na região Centro-Sul, completou dois meses consecutivos de sangria. Sua capacidade máxima, que supera 2 bilhões de metros cúbicos, foi atingida em 15 de abril e permanece vertendo desde então.

A sangria registrada em 2026 possui significado especial para os cearenses. Em 2025, o Orós voltou a transbordar após passar 14 anos sem atingir sua capacidade máxima. O fenômeno se repete pelo segundo ano consecutivo, impulsionado pelo bom volume de chuvas e pela recuperação da bacia do Alto Jaguaribe.

“Ele verteu, sangrou, como o povo costuma dizer, e isso significa água garantida para o abastecimento, para a produção e para a vida. É segurança hídrica e dignidade para a população do Ceará e de toda a região”, afirmou o secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Giuseppe Vieira.

As águas do Orós integram o conjunto de reservatórios que garantem o abastecimento de municípios do interior e o sistema que atende a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Além disso, contribui para a irrigação agrícola, a piscicultura e a manutenção do fluxo do Rio Jaguaribe.

Investimento

Além do elevado volume armazenado, o açude passou recentemente por um conjunto de obras de modernização e recuperação executadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Foram investidos R$ 15,5 milhões, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), em intervenções para ampliar a segurança operacional da barragem e aprimorar o controle hídrico do reservatório.

Entre os serviços realizados estão a recuperação estrutural do maciço, do vertedouro e da tomada d’água, além da implantação de um moderno sistema de automação e monitoramento remoto.

Monitoramento

Segundo o Portal Hidrológico, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), dos 144 reservatórios monitorados no Ceará, 18 ainda estão sangrando. O acúmulo destes açudes representa atualmente 53,77% da capacidade total de armazenamento, resultado considerado positivo para o período.

Com informações do Site Opinião CE.

Quixeramobim se une em oração e esperança pela recuperação de Laurinha, de 10 anos

Foto Reprodução 
A cidade de Quixeramobim tem demonstrado uma grande mobilização de solidariedade em favor da pequena Laura Almeida de Araújo, carinhosamente chamada de Laurinha, de apenas 10 anos. Familiares, amigos, colegas de escola e moradores do município têm se unido em uma corrente de fé e apoio diante do delicado quadro de saúde enfrentado pela criança.

Laurinha está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital infantil em Fortaleza, onde recebe atendimento especializado após apresentar complicações decorrentes de uma pneumonia. De acordo com informações divulgadas por familiares e pessoas próximas, a menina permanece sob cuidados intensivos e inspira atenção da equipe médica.

Filha de um pastor conhecido na cidade, a criança tem recebido inúmeras manifestações de carinho nas redes sociais. Mensagens de esperança, orações e palavras de incentivo têm sido compartilhadas por moradores de Quixeramobim e de outras cidades, sensibilizados com a situação.

Aluna de uma instituição de ensino do município, Laurinha também tem contado com o apoio da comunidade escolar, que acompanha com apreensão sua recuperação. A mobilização ganhou força nos últimos dias, reunindo pessoas de diferentes grupos religiosos e sociais em um mesmo propósito: pedir pela melhora da menina.

Enquanto a família segue acompanhando o tratamento, a população mantém as demonstrações de solidariedade e esperança, fortalecendo uma corrente de oração que tem emocionado a cidade.

Com informações do Site Revista Central.