quinta-feira, 25 de junho de 2026

Polícia indicia suspeito de matar vaqueiro após discussão por prêmio em Quixeramobim

Foto Reprodução

A Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim concluiu as investigações e indiciou, nessa última quarta-feira (24), Darlei Teixeira Vitor, suspeito de matar o vaqueiro Francisco Eudásio Lira Soares, 30, conhecido como 'Dadá Guedes'. O crime foi cometido na noite do último dia 7 de junho, em um parque de vaquejada do município do sertão central cearense.

De acordo com as autoridades de segurança, após a colheita de elementos que apontaram a autoria e a materialidade do delito, Darlei, que é conhecido como "Sasom Boiadeiro", deverá responder por homicídio qualificado por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. O procedimento foi encaminhado à Justiça e ao Ministério Público do Ceará (MPCE).

Para a família da vítima, o indiciamento proporciona esperança de que a Justiça seja aplicada. "De certa forma, ficamos com um pouco mais de esperança. Querendo ou não, é um pequeno passo dado em busca da justiça que queremos", comentou ao Diário do Nordeste a companheira de Dadá, Kamila Oliveira.

"Hoje, já são 19 dias que ele [Darlei] continua foragido", lamentou a mulher, que cobra do prefeito da cidade, Cirilo Pimenta (PSB), e do governador Elmano de Freitas (PT), engajamento no caso para encontrar o suspeito. "O que a gente mais quer é que a Polícia vá atrás de prender ou que ele se entregue", completou.

Em contato com a reportagem, a Delegacia de Quixeramobim assegurou que segue em busca do suspeito e que está em contato com a Polícia Civil de outros estados para cumprir o mandado de prisão preventiva em aberto contra ele.

Com informações do Diário do Nordeste.

Cinco pessoas são presas em operação da Polícia Civil contra o tráfico de drogas, no Ceará

Foto Divulgação Polícia Civil.
Uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Ceará (PCCE), na manhã desta quinta-feira (25), tem como alvos investigados por tráfico de drogas e associação para o tráfico com atuação no Estado. 

Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão em Fortaleza e em Paraipaba, no interior do Ceará.

Entre os presos, dois foram localizados no bairro Passaré e outro no bairro Lagoa Redonda, na Capital. Um mandado de prisão foi cumprido contra um suspeito já recolhido em um presídio do Estado.

Investigação

A operação é um desdobramento das investigações que resultaram na apreensão de aproximadamente 1,5 tonelada de maconha, realizada em 2025.

Os alvos são apontados como integrantes de um grupo com participação direta na aquisição, receptação, armazenamento e distribuição da carga de entorpecentes apreendida durante a investigação anterior.

Segundo a Delegacia de Narcóticos (Denarc), parte dos investigados integrava o consórcio responsável pela compra da droga, enquanto outros exerciam funções relacionadas à logística e à distribuição dos entorpecentes no Ceará.

Além das prisões, foram apreendidos uma pequena quantidade de drogas, um veículo e uma motocicleta. As investigações seguem com o objetivo de localizar os demais alvos, e identificar outros envolvidos no grupo criminoso.

Com informações do Diário do Nordeste.

Cearense luta contra câncer no estômago e mobiliza campanha

Foto Ana Christina / Divulgação
A rotina de treinos e o vigor das corridas deram lugar a uma batalha muito mais desafiadora para Ana Christina, de 44 anos. Advogada e mãe de um filho de 15 anos, ela viu sua vida mudar drasticamente em maio deste ano, quando recebeu o diagnóstico de um câncer no estômago com metástase nos ovários.

Agora, além de lutar contra a doença, ela enfrenta uma corrida contra o tempo para arrecadar fundos e garantir a continuidade de um tratamento essencial para sua cura.

O desafio do diagnóstico e a urgência do tratamento

Após meses sentindo desconfortos que não eram devidamente identificados em exames laboratoriais e de imagem, a confirmação da doença veio de forma avassaladora. "No final da semana, dia 29 de maio [...] recebo a ligação: 'Aninha, isso é um câncer'", relembra Ana sobre o momento em que recebeu a notícia.

A complexidade do quadro — um câncer de origem no estômago com metástase — exigiu uma busca imediata por especialistas e tratamentos avançados.

Apesar de possuir plano de saúde, Ana relata que parte fundamental do tratamento recomendado pelos especialistas não possui cobertura garantida pela operadora.

O alto custo da sobrevivência

A principal barreira para a recuperação de Ana, no momento, é financeira. Embora já tenha iniciado sessões de quimioterapia, seu perfil genético indica que a maior chance de cura reside na combinação da quimio com a chamada "terapia alvo" e a imunoterapia. No entanto, os custos desses medicamentos de última geração são proibitivos para qualquer orçamento familiar.

"Cada dose dessa... custa no preço de mercado 50 a 55 mil [...] e eu tenho que tomar a cada 21 dias", revela Ana. Em apenas uma semana de exames e procedimentos iniciais, os gastos ultrapassaram R$ 90 mil, esgotando rapidamente as economias de uma vida inteira.

"É inviável pra eu pagar por custo próprio... a divulgação e a mobilização que as pessoas estão fazendo é exatamente porque o meu dinheiro acabou", desabafa.

Uma corrente de solidariedade

Diante da impossibilidade de arcar sozinha com o tratamento, amigos, familiares e até desconhecidos iniciaram uma mobilização para salvar a vida da advogada. Para Ana, cada gesto de ajuda é um sopro de esperança e uma motivação a mais para não desistir.

"Eu estou muito feliz... eu tô assim realmente com meu coração borbulhando de alegria", afirma, emocionada com o apoio que vem recebendo. A campanha visa garantir que ela não precise interromper as doses da medicação, fundamentais para que ela possa, no futuro, retornar às pistas de corrida e ao convívio pleno com seu filho.

"Eu preciso tomar para ficar boa. E as pessoas, graças a Deus, se solidarizaram com a minha causa", finaliza Ana, com a fé renovada por aqueles que escolheram correr ao seu lado nesta jornada.

Saiba como ajudar

Quem desejar contribuir com Ana pode realizar doações por meio da chave Pix (85) 98646-0769, que também corresponde ao seu número de telefone, ou pelo e-mail anachristinacarneiro0610@gmail.com. Ambas as chaves estão vinculadas ao Banco Bradesco.

Atualizações sobre a campanha, além de informações sobre seu estado de saúde e formas de apoio, são divulgadas por Ana em seu perfil nas redes sociais, @anachristinaoficial.

Com informações do O Povo.

Consulta com a cardiologista no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, neste sábado, 27

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
As seis dezenas do concurso 3.023 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está estimado em R$ 3,5 milhões.

As apostas podem ser feitas até ás 20h (horário de Brasília), nas lotéricas e pela internet, no portal das Loterias Caixa.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

Com informações da Agência Brasil.

Empresa britânica vai fabricar dois modelos de carros elétricos no Ceará

Foto Divulgação 
O Ceará foi escolhido pela MG Motor para fabricar, no Brasil, dois modelos de carros elétricos. A produção será feita na Planta Automotiva do Ceará (PACE), em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O anúncio oficial da parceria será feito nesta quinta-feira (25) pelo governador Elmano de Freitas e pelo CEO da empresa, Yang Li, em evento em Fortaleza. Eles também devem apresentar mais detalhes do projeto.

A MG Motor é uma montadora britânica que pertence ao grupo Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC Motor). Segundo a empresa, o grupo já produziu e vendeu 100 milhões de veículos no mundo.

Localizado no município de Horizonte e gerenciado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), o Polo Automotivo do Ceará foi anunciado em agosto de 2024 e tem como âncora a Comexport, acionista da PACE e maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil. Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche são algumas das marcas que já atuam no Brasil por meio da Comexport.

Na quarta-feira (24), o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Márcio Fernando Elias Rosa, afirmou que o governo renovou a cota de carros elétricos importados semimontados e desmontados, livre de imposto de importação, para garantir "melhores preços" e favorecer o consumidor

Com informações do G1 Ceará.

Quixeramobim se despede de Laurinha e cidade se une em homenagem à menina de 10 anos

Foto Reprodução 
A cidade de Quixeramobim ficou de luto nesta última quarta-feira (24),  com a notícia do falecimento de Laura Almeida de Araújo, carinhosamente conhecida como Laurinha. Aos 10 anos, a menina não resistiu às complicações provocadas por uma pneumonia severa, após dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza.

Filha do pastor Gustavo Monteiro, da Igreja Batista de Quixeramobim, Laurinha era bastante conhecida e querida na comunidade. Aluna do Colégio CPEF, ela conquistava amigos e familiares com seu carinho, alegria e simplicidade.

Nos últimos dias, a população do município se mobilizou em uma grande corrente de fé, com orações e manifestações de apoio à família na esperança pela recuperação da criança. A confirmação de sua morte gerou profunda comoção nas redes sociais, onde centenas de mensagens de solidariedade e homenagens foram publicadas.

A perda da menina sensibilizou não apenas membros da comunidade religiosa, mas também educadores, colegas de escola e moradores de toda a região, que lamentaram a partida precoce de uma vida marcada pelo carinho e pela esperança.

Familiares, amigos e fiéis agora se unem para prestar as últimas homenagens a Laurinha, cuja memória permanecerá viva no coração daqueles que acompanharam sua trajetória.

Com informações do Site Monolitos Post.

Sensação da Copa do Mundo, goleiro Vozinha é oferecido ao Ceará para a Série B do Campeonato Brasileiro

.Foto Divulgação / Fifa
Uma das sensações da Copa do Mundo, o goleiro Vozinha, de Cabo Verde, foi oferecido ao Ceará. O atleta de 40 anos se tornou um dos destaques do Mundial ao brilhar no empate sem gols com a Espanha, pela 1ª rodada do Grupo H. Apesar do contato, o Vovô não tem interesse na contratação

Capitão da seleção africana, o arqueiro está livre no mercado após encerrar contrato com o GD Chaves, de Portugal. Na temporada, antes do torneio internacional, disputou 19 partidas pelo clube. A informação foi divulgada inicialmente pelo Futebolês e confirmada pelo Diário do Nordeste.

O departamento de futebol alvinegro descartou a contratação pela alta idade do jogador, apesar da gestão mapear nomes para a posição. O staff de Vozinha também buscou outros times da Série B.
Explosão nas redes

Vozinha se tornou um fenômeno nas redes sociais após a estreia na Copa do Mundo. Por conta de uma campanha iniciada pelo comunicador Casimiro, da Cazé TV, o experiente jogador subiu de 50 mil seguidores no Instagram para cinco milhões, virando um nome de grande alcance na internet.

Vale ressaltar que Cabo Verde segue participando do Mundial. Estreante no torneio, empatou com a Espanha e o Uruguai, acumulando chances reais de avançar ao mata-mata, ampliando ainda mais a campanha histórica do país. O último duelo será na sexta (26), diante da Arábia Saudita, às 21h.

Com informações do Diário do Nordeste.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Michelle diz que se aproveitaram da prisão de Bolsonaro para "eliminar Priscila" da disputa no Ceará

Foto Reprodução/ Instagram
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) publicou um vídeo na tarde desta quarta-feira, 24, em que fala sobre o cenário eleitoral no Ceará e volta a criticar as articulações do PL, mencionando a aliança do partido com o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) e a falta de apoio à candidatura da deputada federal Priscila Costa (PL) ao Senado. 

Em duas publicações, Michelle divulgou um vídeo com quase 30 minutos de duração em que contextualiza as movimentações do partido desde 2023, incluindo as articulações do PL Mulher, e explica o seu apoio a candidatos pelo Brasil, mencionando o senador Eduardo Girão (Novo), pré-candidato ao Governo do Ceará.

Michelle ainda afirmou que as suas movimentações foram feitas com aval e apoio do marido, Jair Bolsonaro (PL) e comentou sobre os ataques sofridos pelos apoiadores do ex-presidente. Michelle ainda destaca que, em movimentações relacionadas à política, ela só faz o que os dois combinam.

“Estava fazendo exatamente o que o meu 'galego' me pediu para fazer. Como alguém que diz amar o líder pode atacar a esposa que está cumprindo a missão que ele determinou? A nossa vida mudou muito com a prisão do meu 'galego' e havia alguns compromissos que tinham sido assumidos antes. A filiação de Mariana Carvalho no Maranhão e o lançamento da pré-candidatura de Eduardo Girão no Ceará foram alguns deles”.

“Eu falei diretamente com o meu marido sobre cada um desses compromissos. Eu disse a ele que queria apoiar o Girão pela sua fidelidade às pautas conservadoras, pela coerência que ele representa com as pautas da direita, totalmente oposto ao que o Ciro defende e ele me autorizou. Em matéria de política, eu faço somente o que eu e ele combinamos”, disse.

Com informações do O Povo.

Brasil vence a Escócia e avança ao mata-mata da Copa do Mundo

Foto Divulgação/Fifa
O Brasil deu um baile! Baile de Vini Jr, que marcou duas vezes na vitória por 3 a 0 diante da Escócia, nesta quarta-feira (24), no Estádio de Miami. Matheus Cunha fez o terceiro da Seleção comandada pelo italiano Carlo Ancelotti, que promoveu a estreia de Neymar na competição em 2026.

Com o resultado, o Brasil avança para a segunda fase como primeiro do Grupo C, com sete pontos somados e melhor saldo de gols. 

Marrocos ficou em segundo. A equipe aguarda a definição do adversário, que pode ser Japão, Holanda ou Suécia.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará recebe R$ 12 milhões para ofertar 13 mil novas vagas em cursos técnicos no ensino médio

Foto Divulgação/Seduc-CE.

O Ceará vai ofertar 13 mil novas vagas em 39 cursos técnicos para alunos de ensino médio ainda em 2026. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24), durante o evento de assinatura do plano de aplicação do Juros por Educação, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que prevê o investimento de R$ 12 milhões na educação profissional técnica de nível médio no Estado.

O Juros por Educação faz parte do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Por meio dele, os estados podem renegociar dívidas com a União em troca de investimentos em áreas estratégicas.

O Ceará, no entanto, não é um dos estados devedores e está sendo contemplado por um fundo de compensação, segundo o governador Elmano de Freitas (PT). Em outubro, mais R$ 269 milhões serão disponibilizados, conforme prometeu o MEC, ao Estado a partir do Fundo de Equalização Federativa (FEF).

Os cursos estão divididos em 11 eixos tecnológicos e em escolas distribuídas em 120 municípios. Entre as áreas contempladas estão:

Gestão e negócios, com cursos de administração, logística e contabilidade, na região metropolitana de Fortaleza, Sobral e Iguatu;

Recursos naturais, com cursos ligados ao agronegócio e à agropecuária no Cariri, Vale do Jaguaribe e Sertão dos Inhamuns;

Informação e comunicação, com fortalecimento dos cursos de informática e desenvolvimento de sistemas em polos de inovação tecnológica.

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) divulgou lista com as escolas beneficiadas, mas não especificou quais cursos serão ministrados em cada unidade.

Com informações do Diário do Nordeste.

Justiça marca julgamento de ex-namorado por matar enfermeira com 34 facadas, no Ceará

Foto Arquivo pessoal
O julgamento de Matheus Anthony Queiroz foi marcado pela Justiça Estadual para o próximo dia 13 de julho. Ele é réu no processo da morte da enfermeira Clarissa Costa Gomes, morta com 34 facadas em julho de 2025, em Fortaleza. 

Matheus vai ser julgado pelo júri popular por feminicídio majorado pelo uso de meio cruel e recurso que impossibilitou defesa da vítima, conforme a denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE).

Clarissa foi morta na casa em que morava com a mãe, no bairro Jardim Cearense. No momento do crime, ela estava sozinha com o agressor, o técnico em gestão ambiental Matheus Anthony Lima Martins Queiroz, de 26 anos.

Antes de ser morta, ela chegou a enviar uma mensagem de 'SOS' para uma amiga. No primeiro momento, a amiga acreditou que a mensagem se referia a uma reunião online de trabalho que as duas tiveram pouco antes do crime.

Acusado e vítima se conheceram na igreja e estavam juntos desde outubro de 2023. Conforme amigos de Clarissa, Matheus foi o primeiro namorado dela. À Polícia, amigas informaram que, nos últimos meses antes do crime, a enfermeira vinha pensando em terminar o relacionamento.

Com informações do G1 Ceará.

Cearense de 101 anos testemunha todas as Copas do Mundo e crê no hexa

Foto Arquivo pessoal 
“A vida só é boa pra quem sabe viver”: o lema de seu José Benigno não é à toa. Aos 101 anos, esse cearense natural de Caririaçu – distante 503 quilômetros de Fortaleza – mas residente em Tauá desde a adolescência, não apenas conhece a arte do bem existir como é testemunha viva de alguns dos maiores acontecimentos esportivos mundiais. Ele acompanha a Copa do Mundo de futebol desde a primeira edição do evento, em 1930.

O entusiasmo, a julgar pela alegria na voz sobrecarregada pelo tempo, é o mesmo de quando, aos cinco anos de idade, via os jogadores em campo nos estádios uruguaios, onde ocorreu a estreia do torneio global. Dessa época, lembra de quase nada, confessa. No avançar das edições, porém, as memórias vêm um pouco mais claras, de ter presenciado títulos memoráveis, apogeu e queda de ídolos e até a evolução da própria família, cidade, estado e país.

“Gostei de todos os jogos do Brasil, principalmente de um contra a Suécia. Não lembro bem do dia que aconteceu, mas gostei”, gargalha. O jogador preferido de todas as Copas, por outro lado, é afirmação certeira: Pelé segue no coração como um dos ídolos mais adorados. Apesar da falta que o rei do futebol faz, o centenário continua o mesmo ritual de acompanhamento dos jogos. Registro feito por um dos netos dá conta de ilustrar o modus operandi do torcedor.

Na fotografia, seu José Benigno está sentado em cadeira de balanço com um balde de pipoca na mão e um copo de refrigerante na outra. Quando não está assim, gosta de movimentar turmas. A família, claro, é a principal personagem das reuniões a favor da seleção brasileira. Foi acompanhado de três netos, por exemplo, que o patriarca assistiu a um dos jogos do Brasil num estádio de Brasília, quando a Copa foi realizada no país, em 2014.

Neste ano, a aposta dele é de que a seleção canarinha traz o hexacampeonato para casa. “É pra ganhar”, sentencia, já pronto para mais uma partida nesta quarta-feira (24), contra a Escócia, encerrando a fase de grupos. “Toda a minha família gosta e torce. Nunca fui de jogar futebol, mas de assistir, sim”.

Com informações do Diário do Nordeste.

Jovem desaparecido é encontrado morto em Pedra Branca

Foto Reprodução 
Após dias de profunda angústia e mobilização, foi confirmado o trágico desfecho no caso do desaparecimento do jovem Francisco Adriel Messias Batista, de 22 anos. 

O corpo do rapaz foi localizado sem vida na propriedade do Sítio Queimadas, situado na zona rural do município, encerrando de forma dolorosa a espera de seus familiares e amigos.

Francisco Adriel, morador da comunidade de Vila do Padre, havia desaparecido na manhã da última quinta-feira, dia 11, por volta das 9 horas, quando saiu com destino à localidade de Boa Esperança e não retornou. 

Conforme os relatos da família, o jovem enfrentava problemas psicológicos e a principal suspeita era de que estivesse passando por um momento de surto e desorientação. Durante as buscas, ele chegou a ser avistado no Sítio Guarani e perto de São Bento e Santa Luzia.

A busca mobilizou uma força-tarefa da Guarda Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros e principalmente de grupos de voluntários. Infelizmente, o jovem foi encontrado já sem vida. 

A notícia gerou imediata comoção na cidade, onde Adriel era muito querido. As circunstâncias e as causas da morte agora serão devidamente investigadas pelas autoridades competentes, que aguardam os laudos da Perícia Forense.

Com informações do Porral de Notícias CE.

Polícia Civil prende suspeito de assaltar mulher dentro do próprio veículo em Icó

Foto Reprodução 
Uma investigação da delegacia de polícia civil de Icó,resultou nas últimas horas na prisão de um indivíduo suspeito de assaltar uma mulher na cidade. O caso ocorreu na noite do último dia 17 de maio nas proximidades do INSS.

Uma mulher se encontrava dentro de seu carro,que estava parado, quando um indivíduo invadiu o veículo pela porta do passageiro e no interior do automóvel anunciou o assalto e saiu levando uma bolsa com documentos e cartões bancários. 

No momento do ataque,a mulher conseguiu arremessar pela porta do motorista seu celular para que também não fosse levado pelo delinquente.

Toda ação criminosa foi captada por câmeras do local.Diante das imagens,a polícia civil conseguiu identificar o suspeito,que segundo o delegado Diego Gomes,já responde por roubo. O delegado solicitou a prisão preventiva do suspeito ao poder judiciário e foi prontamente deferida. O indivíduo preso por policiais civis já se encontra na cadeia a disposição da justiça.

Con informações do Repórter Richard Lopes.

Consulta com a Dra. Flávia Rufino no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta sexta-feira, 26

Ceará tem 4 das 5 escolas com maiores médias do Brasil no Enem 2025

Foto Saulo Roberto.

Os novos dados divulgados referentes aos microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, nesta semana, confirmam o protagonismo histórico do Ceará. De acordo com o levantamento das médias por escola, o Estado abriga quatro das cinco melhores instituições de ensino de todo o Brasil.

Os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram analisados pela Arco Educação, plataforma cearense focada em soluções educacionais, a pedido do Diário do Nordeste. Além do topo do ranking, o Ceará tem oito das 50 melhores escolas do país.

O primeiro lugar isolado ficou com a sede Mário Mamede do Colégio Ari de Sá Cavalcante, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza, que conquistou uma média de 801,29 pontos entre seus 32 estudantes avaliados. Na edição de 2024, a unidade havia ficado em 7º lugar no país, com média de 755,09.

O segundo lugar nacional também é cearense, ocupado pelo Farias Brito Colégio de Aplicação (793,30). No Enem anterior, a escola foi a melhor do Estado, com média de 789.93. Ela foi seguida pelo Christus Colégio Pré-Universitário (779,33) na terceira posição (segunda colocada em 2024, com nota média de 762,45).

O domínio do topo é completado pela unidade Major Facundo do Ari de Sá Cavalcante, que obteve o 5º lugar na classificação geral do país, com 765,73. Em 2024, ela estava em quarto, com média de 760,09.

A única escola entre as cinco melhores que não é cearense, mas também fica no Nordeste, é a São José Leste, em Teresina, no Piauí, com média geral de 773,85. A unidade também pertence à rede privada.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará amplia vacinação contra a poliomielite e inclui novo reforço para crianças de 4 anos

Foto Divulgação/ Prefeitura de Fortaleza
A vacinação contra a poliomielite passará por uma atualização em todo o país a partir de 3 de agosto de 2026. A principal mudança é a inclusão de uma segunda dose de reforço da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), destinada a crianças aos 4 anos de idade. 

A medida busca ampliar a proteção contra a doença, conhecida popularmente como paralisia infantil, e manter o Brasil livre da circulação do poliovírus. 

Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ana Karine Borges, a atualização fortalece a estratégia de prevenção adotada pelo Estado.

“Essa atualização reforça a proteção das nossas crianças e garante que o Ceará continue livre da poliomielite. É fundamental que as famílias fiquem atentas ao calendário e mantenham o cartão de vacinação em dia”, destacou.

Novo reforço entra no calendário infantil

Com a mudança, o esquema vacinal contra a poliomielite passa a contar com uma dose adicional da VIP aos 4 anos de idade. A atualização faz parte das estratégias de vigilância e prevenção da doença, mesmo sem registros de circulação do vírus no Brasil há décadas. A orientação é que pais e responsáveis acompanhem o calendário vacinal e procurem as unidades de saúde para verificar se há doses em atraso.

Com informações do Site Opinião CE.

Consulta com o Dr. Carlos Marques no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta sexta-feira, 26

Produtor do interior do Ceará abandona plantio de arroz, processa 2 milhões de litros de leite e mira ordenha com IA

Foto Ítalo Ramon/Octa/Divulgação.
A Fazenda São Francisco, em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, pertence à família do produtor rural Moisés Maia desde os tempos do Brasil Império.

Após o solo da propriedade receber os mais variados plantios agrícolas, hoje é a vez de vacas-leiteiras ocuparem o espaço, dando milhões de litros de leite por ano e adotando o uso de tecnologia de ponta para a ordenha.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, Moisés Maia explica como funciona o rebanho de gado na fazenda, iniciado no começo dos anos 2000 em substituição às lavouras de arroz.

"Vi no leite uma atividade com muito futuro. É um alimento essencial, e nas pesquisas de mercado, era algo que seria muito precisado. Acho que fiz a escolha certa no momento certo, leite foi e sempre será um bom negócio. Criei meus filhos às custas do que produzo, e não tenho outra renda a não ser leite", observa o produtor.

Sem contato humano e IA para ordenha das vacas

O gado de Moisés é criado em área delimitada, onde fica boa parte do dia em uma área coberta do sol e da chuva, com ventiladores para conforto térmico, alimentação e hidratação balanceadas.

"Conforto térmico ajuda demais. A ordenheira é emborrachada, e a vaca relaxa na hora de soltar o leite. Aumentou dois litros de leite por vaca só com o emborrachamento", afirma.

O rebanho do produtor rural tem aproximadamente 200 animais, produzindo 28 litros de leite diariamente, em volume pode ser maior em algumas épocas do ano.

Com isso, a Fazenda São Francisco pode ultrapassar os 2 milhões de litros de leite produzidos anualmente. Segundo Moisés, toda a produção é vendida para a Alvoar Lácteos, dona de marcas de laticínios como Betânia e Camponesa e com sede em Morada Nova, também no Vale do Jaguaribe cearense.

A produção é "toda familiar", como frisa o produtor rural. Além dele, trabalham na propriedade a esposa, os dois filhos e uma das noras.

Com as novas tecnologias disponíveis, o objetivo de Moisés é utilizar softwares com inteligência artificial (IA) para dinamizar a produção.

Eles passariam a programar as ordenhas nas vacas, que atualmente ocorrem diariamente às 5 horas e às 16 horas. O alto custo ainda é entrave para Moisés, mas o produtor rural avalia que a tecnologia pode integrar em breve a produção.

Com informações do Diário do Nordeste.

Várzea Alegre antecipa férias para alunos de até 5 anos devido a aumento de casos de bronquiolite

Foto Divulgação 

O município de Várzea Alegre, na região do Cariri, antecipou o início do período de férias para os alunos da Educação Infantil da rede pública, com idade de até 5 anos. A medida emergencial visa frear os casos de bronquiolite na cidade, que recentemente registrou o óbito de um bebê de cerca de 2 anos em decorrência da doença.

Pelo calendário letivo municipal, os estudantes seriam liberados na próxima sexta-feira (26), porém, devido à decisão, a pausa foi adiantada para essa última segunda-feira (22), cinco dias antes do previsto. Já o retorno às aulas permanece inalterado: 29 de julho.

A ação preventiva atende a uma recomendação da Secretaria Municipal de Educação (SME) e visa proteger os estudantes, que integram uma das faixas etárias mais vulneráveis à infecção, como detalha a titular da Pasta, Fábia Oliveira, ao Diário do Nordeste.

"Nesse período, principalmente aqui no nosso município, as crianças gripam muito. [...] Elas não sabem se defender, manter distância uma das outras. [Além disso,] as famílias, às vezes, se obrigam a enviar as crianças para a creche, porque precisam trabalhar."

Apesar do cenário sazonal, a gestora destaca que a confirmação de seis casos de bronquiolite, incluindo o óbito de um bebê de cerca de 2 anos, que era estudante da rede municipal, motivou a decisão, fruto do consenso entre a SME, o governo local e o Conselho Municipal de Educação.

Com informações do Diário do Nordeste.

Homem é preso por suspeita de estuprar duas irmãs adolescentes no interior do Ceará

Foto Reprodução 
Um homem de 45 anos foi preso por suspeita de estuprar duas irmãs adolescentes em Tauá, no interior do Ceará. A prisão dele aconteceu nesta última segunda-feira (22), no bairro Aldeota, naquele município. As vítimas têm 13 e 17 anos.

O nome e a relação dele com as vítimas não serão divulgados para não expor as adolescentes.

Após investigações e a expedição do mandado, uma equipe da Delegacia de Defesa da Mulher de Tauá capturou o suspeito em uma residência.

A prisão foi decretada pela Juíza da 2ª Vara Criminal de Tauá. O suspeito foi conduzido para a unidade da Polícia Civil, onde os devidos procedimentos foram registrados e ele foi colocado à disposição da Justiça.

Com informações do G1 Ceará.

Aposta de Manaus leva prêmio de R$ 2,8 milhões na Mega-Sena

Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Uma aposta de Manaus (AM) acertou as seis dezenas do Concurso 3.022 da Mega Sena, realizado nesta última terça-feira (23), e vai receber o prêmio de R$ 2.813.548,14.

A aposta simples, com seis números, foi feita na Loterias Bemol.

Os números sorteados são: 02 - 03 - 08 - 11 - 17 - 22102 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 8.964,74 cada.

4.426 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 340,54 cada
Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até ás 20h (horário de Brasília) de quinta-feira (25), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

O prêmio principal está estimado em R$ 3,5 milhões.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.

Com informações da Agência Brasil.

Idoso é assaltado e tem cerca de R$ 140 mil roubados na zona rural de Várzea Alegre

Foto Reprodução 
Um idoso de 84 anos foi assaltado na noite da segunda-feira, 22, no sítio Iputy, zona rural de Várzea Alegre.

A Polícia Militar foi acionada por volta das 21h10, através de um familiar do idoso que é viúvo.

O idoso estava sozinho na casa e deitado quando foi surpreendido pelos criminosos encapuzados no interior de sua residência. Eles amarraram a vítima em sua rede e anunciaram o assalto com ameaças de morte.

Os indivíduos reviraram a casa toda do idoso e encontraram aproximadamente R$ 140 mil. A ação criminosa durou aproximadamente meia hora.

À polícia, o idoso disse que não desconfia de ninguém da vizinhança e nem soube informar quantos indivíduos eram e nem de que estavam armados por conta de ter problemas visuais.

Até o fechamento desta reportagem, ninguém havia sido preso. O caso é investigado.

Com informações do Site Várzea Alegre Agora.

Exporós movimenta mais de R$ 6 milhões e já é um dos maiores eventos do Centro-Sul do Ceará

Foto Divulgação 
A primeira edição da Exporós, que ocorreu de 27 a 30 de maio, já entrou para a história de Orós mostrando força, organização e um enorme impacto econômico para o Município e toda a região Centro-Sul do Ceará. 

O evento superou expectativas e confirmou que nasceu grande, reunindo milhares de pessoas, fortalecendo o turismo, impulsionando o comércio e gerando oportunidades para centenas de famílias.

Um dos grandes momentos da feira foi a visita do governador Elmano de Freitas (PT), que participou da programação, visitou os estandes, acompanhou de perto a grandiosidade do evento e destacou a importância da Exporós para o fortalecimento do agronegócio, da cultura e da economia do Interior cearense.

Durante os dias de programação, os hotéis da cidade e região registraram lotação máxima, recebendo visitantes de diversas cidades do Ceará e de outros estados. Restaurantes, lanchonetes e empreendimentos do setor alimentício também tiveram uma movimentação acima das expectativas, com aumento expressivo nas vendas e grande circulação de consumidores.

Geração de emprego e renda

Além da forte presença do público, a feira também se destacou pela geração de empregos e renda. Segundo estimativas da organização, a Exporós gerou mais de 300 empregos diretos e ultrapassou a marca de 1.000 empregos indiretos, beneficiando trabalhadores de áreas como comércio, alimentação, segurança, transporte, comunicação, estrutura e serviços em geral.

Outro destaque foi o impacto financeiro causado pelo evento. A expectativa é de que a Exporós tenha movimentado mais de R$ 6 milhões na economia local, fortalecendo pequenos empreendedores, comerciantes e toda a cadeia produtiva da região.

As grandes atrações musicais também foram um verdadeiro sucesso, reunindo multidões em noites marcadas por muita animação, cultura e emoção. A movimentação do público foi enorme durante toda a programação, contagiando moradores e visitantes e transformando a cidade em um grande centro de entretenimento, negócios e celebração da cultura nordestina.

Com uma programação diversificada, valorização do agronegócio, incentivo ao turismo e forte participação popular, a Exporós mostrou já em sua primeira edição que veio para se consolidar como um dos maiores eventos do interior do Ceará.

A grande estrutura, a organização e o envolvimento da população fizeram do evento um verdadeiro sucesso, deixando um legado importante para o desenvolvimento econômico, turístico e cultural de Orós. A Exporós 2026 contou com o patrocínio do Banco do Nordeste e do Governo Federal, fortalecendo o desenvolvimento econômico, o agronegócio e a geração de oportunidades no município de Orós e região.

Com informações do Site Opinião CE.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Consulta com o reumatologista no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta quarta-feira, 24

Acidente de trânsito no interior do Ceará deixa jovem morto

Foto Reprodução 
Uma tragédia marcou a véspera de São João no município de Jucás. Um grave acidente de trânsito registrado no fim da tarde desta terça-feira (23), na região do Sítio Água Fria, resultou na morte de um jovem de 23 anos e deixou uma adolescente de 15 anos gravemente ferida.

De acordo com informações apuradas no local, a colisão envolveu uma motocicleta Honda Fan KS, de cor preta, e uma caçamba. O acidente aconteceu por volta das 17 horas.

O jovem conduzia a motocicleta e havia ido buscar a irmã em uma unidade de ensino da região. Os dois retornavam para casa quando ocorreu a colisão.

Com a força do impacto, o motociclista morreu ainda no local. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu foram acionadas e apenas puderam confirmar o óbito da vítima.

Já a adolescente de 15 anos foi socorrida inicialmente para o Hospital Municipal de Jucás. Segundo informações da Polícia Militar, seu estado de saúde é considerado gravíssimo e, após estabilização, ela deverá ser transferida para uma unidade hospitalar da região do Cariri.

Além da Polícia Militar e do Samu, agentes do Departamento Municipal de Trânsito de Jucás também estiveram no local realizando os procedimentos necessários para o atendimento da ocorrência.

Até o fechamento desta matéria, o motorista da caçamba envolvida no acidente não havia sido localizado pelas autoridades.

Os veículos envolvidos foram recolhidos e encaminhados para uma unidade policial, onde o caso será investigado para esclarecer as circunstâncias do acidente.

A morte do jovem causou grande comoção entre familiares, amigos e moradores da região, especialmente por ocorrer na véspera das festividades de São João.

Com informações do Site Faros News.

Casal de servidores morre carbonizado em acidente de trânsito no interior do Ceará

Um casal morreu carbonizado após grave acidente registrado na CE-187, na zona rural de Tauá, no Interior do Ceará, na tarde desta terça-feira (23). O acidente ocorreu na mesma via onde sete jovens jogadores de um time de basquete faleceram no último dia 15.

As vítimas foram identificadas como Antônio Igor Mesquita de Sousa, engenheiro da Prefeitura de Ipueiras, e sua esposa, a biomédica Vanessa Elen Figueredo Melo, servidora do Hospital Municipal de Ipueiras.

A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, publicou em suas redes sociais, na noite desta terça, uma nota de pesar.

“Neste momento de imensa dor e consternação, manifesto minha solidariedade e os meus mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos. Meus mais sinceros sentimentos e condolências. Que a fé seja fonte de amparo e esperança neste momento tão difícil”, disse a gestora.

Com informações do Diário do Nordeste.

Cachorro é resgatado após ficar preso em cerca elétrica de residência, no interior do Ceará

Foto Reprodução/Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

Um cachorro da raça Shih Tzu foi resgatado em Barbalha, na região do Cariri, após ficar preso na cerca elétrica de uma residência. O caso foi registrado no último domingo (21), e uma equipe do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará conduziu o resgate, realizado por volta das 22h.

Ao chegarem ao local solicitado, os bombeiros constataram que o animal estava preso na cerca, o que demandou a aplicação de um protocolo de segurança para a conclusão do resgate.

O animal, apesar da situação de risco, não apresentava nenhum ferimento aparente.

Além do resgate, a equipe da corporação ainda apresentou a viatura a um menino que acompanhou a ocorrência e demonstrou interesse no trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo a equipe, a ocasião também funcionou como um momento de aproximação com a comunidade, que pôde conhecer o atendimento especializado de segurança dos animais.

Com informações do Diário do Nordeste.

Festejos juninos podem se tornar patrimônio cultural material e imaterial de Fortaleza

Foto Camila Lima/Acervo SVM.
Os vereadores de Fortaleza aprovaram, durante a sessão ordinária desta terça-feira (23), um projeto de lei que reconhece os festejos juninos como patrimônio cultural de natureza material e imaterial do Município de Fortaleza.

Com o aval da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), a proposta terá a redação final encaminhada para posterior apreciação no plenário e envio ao Gabinete do Prefeito para sanção ou veto, quando poderá começar a vigorar.

A proposição prevê que os festejos sejam reconhecidos em razão da "importância histórica, cultural, social, econômica e identitária". O objetivo, pontua o texto, é a promoção da valorização, preservação, promoção e proteção das festas juninas como "expressão viva da cultura popular fortalezense".

A matéria menciona que são considerados como festejos juninos "as manifestações culturais tradicionais realizadas anualmente no mês de junho", que abrangem desde quadrilhas, comidas típicas e decorações até expressões de religiosidade vinculadas ao ciclo junino.

A partir da lei, o Executivo municipal poderá desenvolver políticas públicas, programas e ações de salvaguarda, incentivo, fomento e difusão dos festejos juninos, assim como assegurar a inclusão no calendário oficial de eventos da capital cearense.

Autor da proposta, o vereador Aglaylson (PT) justificou que o reconhecimento tem a intenção de assegurar a preservação deste bem "para as futuras gerações, além de garantir políticas públicas de apoio, fomento, valorização e difusão dessa rica expressão cultural".

Com informações do Diário do Nordeste.

Quatro fábricas de calçados fecham em cidade do interior do Ceará e 528 funcionários são desligados

Foto Reprodução/Google Mapsq
O empresário Alexandre Becker comunicou, na manhã de segunda-feira (22), o fechamento de quatro fábricas de calçados no município de Pentecoste, no Interior do Ceará. 
O encerramento das atividades foi anunciado de forma presencial em cada estabelecimento, resultando na demissão de 528 funcionários.

"É um momento muito triste. A gente está Pentecoste há mais de 20 anos, passamos por várias crises, pela pandemia. A fábrica trabalhava como terceirizada da Paquetá, que também fechou e, infelizmente, agora a gente chegou no final. Por questões econômicas, não conseguimos mais tocar a fábrica. É um sentimento de pesar a todos os familiares", relatou o empresário.

Dentre as fábricas fechadas, estão:

Valenti Calçados: 205 funcionários desligados;

Serrota Calçados: 127 funcionários desligados;

Pentecoste Calçados: 103 funcionários desligados
;
WS Calçados: 93 funcionários desligados.

Dentre as empresas de Becker, a única que seguirá ativa é a VS Sport. Conforme Alexandre, o estabelecimento conta com 306 funcionários que seguem trabalhando.

"A VS Sport continua, faz o calçado do início ao fim. Nessa unidade, a gente tem a expectativa de crescimento, e pretende ficar em Pentecoste, crescer, gerar empregos", disse o Alexandre em entrevista ao Diário do Nordeste

Com informações do Diário do Nordeste.

Duas pessoas morrem carbonizadas após colisão entre caminhão e carro no interior do Ceará

Foto Reprodução 
Duas pessoas morreram carbonizadas em grave acidente na CE-187 na tarde desta terça-feira (23). A colisão entre um carro de passeio e um caminhão criou um rastro de fogo, no município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, no Ceará.

O acidente entre os dois veículos ocorreu a cerca de 18 km do local onde um ônibus tombou e sete pessoas do time de basquete de Juazeiro do Norte morreram, em 15 de junho deste ano, na mesma rodovia estadual e na mesma cidade.

Conforme órgãos de trânsito local, nesta terça (23) o carro seguia rumo ao centro de Tauá e o caminhão trafegava com destino à Vila de Santa Teresa quando houve uma colisão frontal. As vítimas não foram identificadas até a publicação desta matéria.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Perícia Forense e Agência Municipal de Trânsito atendem à ocorrência.

Com informações do G1 Ceará.

Ex-namorado é preso por suspeita de matar universitária no interior do Ceará

Foto Reprodução 
A Políci Civil prendeu nesta terça-feira (23), na cidade de Bela Cruz, no interior do Ceará, o ex-namorado da universitária Ana Rerica de Messias, de 19 anos, por feminicídio.

O corpo de Ana foi encontrado no dia 29 de maio, abandonado em uma via pública na localidade de Bom Princípio, em Morrinhos, com lesões causadas por um objeto perfurante.

Segundo as investigações da polícia, o homem de 18 anos, que não teve a identidade informada, atraiu a vítima para um local ermo e, após uma discussão, atacou a jovem. A universitária e o suspeito tiveram um breve relacionamento amoroso, que já havia terminado na época em quem a vítima foi morta.

Além do mandado de prisão preventiva, os policiais civis cumpriram outros três mandados de busca e apreensão, sendo um na residência do investigado e os demais em outros imóveis vinculados a familiares do suspeito.

"Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos celulares e outros objetos que poderão contribuir para o aprofundamento das investigações e corroborar as provas já reunidas no inquérito policial", disse a Polícia Civil.

A ação foi realizada por meio da Delegacia de Polícia Civil de Marco, com apoio das unidades de Bela Cruz e Acaraú.

Com informações do G1 Ceará.

Com brilho de Cristiano Ronaldo, Portugal goleia o Uzbequistão pela Copa do Mundo

.Foto AFP

A seleção de Portugal venceu o Uzbequistão por 5 a 0, nesta terça-feira (23), no NRG Stadium, em Houston, nos EUA, pela Copa do Mundo de 2026. 

O confronto é válido pela 2ª rodada do Grupo K e foi decidido com gols de Nuno Mendes, Rafael Leão, Khusanov, contra, e Cristiano Ronaldo, que marcou duas vezes, entrando para a história como o 1º que balançou as redes em seis Mundiais

O complemento da chave ocorre com Colômbia x Congo, às 23h, também nos EUA. Apesar do cenário, com quatro pontos, os portugueses já encaminharam a classificação para o mata-mata.

Com informações do Diário do Nordeste.