terça-feira, 23 de junho de 2026

Atleta cearense conquista dois pódios no Campeonato Brasileiro de Natação para Surdos

Foto Instagram/Klarissa Lobo
A atleta caririense Klarissa Lobo, representante da Associação dos Surdos de Juazeiro do Norte (ASJUA), conquistou duas medalhas no Campeonato Brasileiro de Natação para Surdos (CBDS), realizado em São Paulo. Entre os dias 13 e 14 de junho, a nadadora disputou quatro provas e garantiu a prata nos 100 metros costas e o bronze nos 100 metros livre.

Com tradução da intérprete de Libras Júlia Alves, Klarissa contou ao Portal M1 que a competição foi marcada por ansiedade e expectativa, que aumentaram logo após a inscrição. Além das medalhas conquistadas, ela também disputou as provas de 50 metros livre e 50 metros costas.

“Quando começou a prova dos 100 metros livre, nadei muito rápido e, quando percebi que tinha ficado em terceiro lugar, senti uma felicidade enorme. […] Depois descansei e, no final, tivemos a modalidade de costas. Quando vi que fiquei em segundo lugar… Não tenho nem palavras para explicar minha felicidade”, relembrou.

Com informações do Site Miséria.

PIB do Ceará cresce 1,9% no primeiro trimestre de 2026, acima da média nacional

Foto Kid Jr. / SVM
A economia cearense cresceu 1,93% no primeiro trimestre de 2026 em comparação a igua período do ano passado. O resultado fica ligeiramente acima do registrado nacionalmente neste mesmo comparativo, pois o PIB brasileiro se expandiu 1,8%.

No fechamento de 2025, o PIB do Ceará havia avançado 2,87%, contra 2,3% em âmbito nacional.

"É o reflexo de um estado que mantém as contas em dia, investe e cria um ambiente favorável para crescer cada vez mais", comentou o governador Elmano de Freitas.

Participação no PIB nacional

O Estado tem como desafio ampliar sua fatia na pizza da economia brasileira, que hoje gira em torno de 2%. Investimentos multibilionários, como o data center do TikTok e empreendimentos de energias renováveis, podem turbinar o PIB estadual nos próximos anos.

O detalhamento do desempenho da economia cearense no 1º tri deste ano será divulgado ainda nesta terça-feira (23), à tarde pelo Ipece.

Com informações do Diário do Nordeste.

Orós e mais 18 açudes do Ceará continuam sangrando após o fim da quadra chuvosa

Foto Ismael Soares
Quase um mês após o encerramento oficial da quadra chuvosa de 2026, os reservatórios cearenses seguem refletindo os bons resultados da estação. Dados do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) mostram que 19 açudes permanecem sangrando no Ceará no início desta semana, entre eles o Orós, segundo maior reservatório do Estado. 

O fenômeno ocorre quando o açude atinge 100% da capacidade e o excesso de água passa a verter pelo sangradouro. A permanência das sangrias acontece após uma quadra chuvosa considerada dentro da média pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Entre fevereiro e maio, o Ceará registrou 665,2 milímetros de chuva, volume 9,2% superior à normal climatológica para o período. O índice também superou o observado em 2025

Com informações do Diário do Nordeste.a

Quixeramobim entra na rota do rurismo religioso do Ceará

.Foto Augusto Alves/SMC
Os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei que inclui a Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua e a tradicional celebração Santo Antônio Festeiro, em Quixeramobim, na Rota do Turismo Religioso do Ceará. A medida amplia o reconhecimento do Município como um dos principais destinos de fé do Estado e fortalece o potencial turístico e cultural da região

A proposta acrescenta o inciso XXIII ao artigo 2º da Lei nº 18.085/2022, que institui a Rota do Turismo Religioso do Ceará. O projeto é de autoria do deputado estadual Salmito Filho (PSB).

Para o parlamentar, a iniciativa valoriza um dos maiores símbolos da religiosidade do Sertão Central. A Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua é considerada um marco histórico, arquitetônico e espiritual de Quixeramobim, reunindo gerações de fiéis ao longo dos anos.

Além do templo religioso, a inclusão contempla a festa de Santo Antônio Festeiro, uma das celebrações mais tradicionais do interior cearense. Realizado anualmente durante o mês de junho, o evento reúne milhares de devotos e visitantes em uma programação que inclui missas, novenas, procissões e manifestações culturais.
Turismo, cultura e desenvolvimento econômico

Segundo Salmito Filho, a inclusão de Quixeramobim na rota estadual contribui para fortalecer o turismo religioso, preservar as tradições locais e estimular a economia do município.

“Aprovamos a inclusão do Município na Rota do Turismo Religioso do Ceará, fortalecendo a valorização da nossa fé, cultura e tradições. A iniciativa reconhece a importância da Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua e da tradicional celebração do Santo Antônio Festeiro, que há gerações reúne devotos e movimenta a economia local. Seguimos trabalhando para preservar nossa história, incentivar o turismo e gerar mais oportunidades para o povo cearense”, destacou o deputado em publicação nas redes sociais nesta terça-feira (23).
Potencial turístico do Sertão Central

Com a aprovação da proposta, Quixeramobim passa a integrar oficialmente o roteiro estadual voltado ao turismo de fé, segmento que movimenta milhares de visitantes todos os anos e contribui para o fortalecimento da identidade cultural e religiosa do Ceará. A expectativa é que o reconhecimento amplie a visibilidade do município, incentive novos investimentos no setor e fortaleça atividades ligadas ao comércio, serviços e turismo local.

Com informações do Site Opinião CE.

Casal bate recorde ao dançar forró por mais de 38 horas e conquista prêmio de R$ 20 mil em Alagoas

Foto Reprodução
Um casal entrou para a história do tradicional concurso Pé de Aço, em Colônia Leopoldina, no interior de Alagoas, ao permanecer dançando forró por mais de 38 horas ininterruptas durante a 24ª edição do evento, uma das atrações mais aguardadas do São João do município.

Os grandes vencedores foram Kitéria Silva, de 30 anos, e Adriano “Jack”, que superaram o recorde anterior, de 33 horas consecutivas de dança, e garantiram o prêmio principal, superior a R$ 20 mil.

Ao todo, pelo menos 20 casais participaram da competição, realizada na última sexta-feira (19). A disputa foi marcada por resistência física, concentração e muito arrasta-pé.

Na classificação final, Elania e Jéssica conquistaram o terceiro lugar ao alcançarem 35 horas e 4 minutos de dança contínua. A dupla Alex e Maze ficou com a segunda colocação, após completar 38 horas e 3 minutos. Já Adriano e Kitéria asseguraram o título ao resistirem por 38 horas e 4 minutos, estabelecendo um novo recorde na história do concurso.

As regras exigiam dedicação extrema dos participantes. Os competidores podiam fazer pausas de até cinco minutos para ir ao banheiro, mas, durante esse período, o parceiro precisava continuar dançando sozinho para não ser eliminado.

Além disso, alimentação e hidratação eram realizadas na própria pista, sem interromper a apresentação.

Com a marca histórica, Kitéria e Adriano passam a integrar a galeria dos maiores campeões do tradicional concurso, símbolo da cultura junina no interior alagoano.

Com informações do Ceará Agora.

Consulta com a dermatologista no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta quinta-feira, 25

Fortaleza é apontada como segundo destino mais procurado do Brasil para as férias de julho

Foto Samuel Setúbal
A cidade de Fortaleza ficou na 2ª posição entre os destinos domésticos mais procurados para as férias de julho, logo atrás de São Paulo, segundo levantamento da plataforma Kayak. 

De acordo com a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), “o resultado reforça a força do Ceará no cenário turístico nacional e evidencia o papel estratégico da Capital como principal porta de entrada para quem escolhe o estado como destino de viagem”.

Em comunicado, a Pasta reforça que o reconhecimento de Fortaleza impulsiona o turismo em todo o Ceará, citando outros destinos conectados via Fortaleza, tais como Jijoca de Jericoacoara, Canoa Quebrada (Aracati), Serra da Ibiapaba, Maciço do Baturité e Cariri.

Ainda conforme a Setur-CE, a escolha coincide com um momento de crescimento da atividade turística no Ceará, impulsionado pela ampliação de conectividade aérea, além de investimentos em infraestrutura e em ações de promoção do destino Fortaleza em mercados do Brasil e do Exterior.

Para o secretário do Turismo do Ceará, Gustavo Montenegro, “Fortaleza ocupar a segunda posição entre os destinos mais procurados do país para as férias de julho é motivo de orgulho para todos os cearenses. Esse resultado mostra a força da nossa capital como porta de entrada para um estado repleto de experiências únicas”.

Ele acrescenta que o governo estadual tem trabalhado para fortalecer a conectividade, promover destinos e garantir que os benefícios do turismo alcancem todas as regiões do Ceará, gerando emprego, renda e oportunidades para a população.

“Com uma combinação de belezas naturais, infraestrutura turística, hospitalidade e diversidade de experiências, o Ceará segue ampliando sua presença entre os destinos mais desejados do Brasil”, conclui a Setur-CE.

Com informações do O Povo.

Dono de pizzaria é morto a tiros em frente ao próprio estabelecimento, no Ceará

Foto Reprodução 
Proprietário de uma pizzaria, José Everlanio Nobre, de 38 anos, foi morto a tiros em frente ao próprio estabelecimento na Rua Heribaldo Costa, no Bairro João XXIII, em Fortaleza, nesta última segunda-feira (22). Ninguém foi preso pelo homicídio.

José Everlanio foi atingido por disparos de arma de fogo em via pública e morreu. O suspeito fugiu em seguida. Não há informações sobre a motivação do crime.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) disse que a Polícia Civil investiga o crime.

Equipes da Polícia Militar e da Perícia Forense (Pefoce) também foram acionadas para a ocorrência. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está a cargo dos trabalhos investigativos com o intuito de elucidar as informações acerca do caso.

Com informações do G1 Ceará.

Consulta com o dermatologista no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta quinta-feira, 25

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 3,5 milhões

Foto Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 
As seis dezenas do concurso 3.022 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está estimado em R$ 3,5 milhões.

As apostas podem ser feitas até ás 20h (horário de Brasília), nas lotéricas e pela internet, no portal das Loterias Caixa.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

Com informações da Agência Brasil.

Ceará tem o segundo maior crescimento na produção de mel do Brasil e mira mercado japonês

Foto: Isanelle Nascimento / Diário do Nordeste.

O estado do Ceará registrou um crescimento de 346% na produção de mel entre 2015 e 2024. O volume saltou de 1,36 milhão para 6,06 milhões de quilos, levando o estado da 8ª para a 6ª posição no ranking nacional..

Especialistas apontam que a combinação de tecnologia no campo, valorização do produto e o câmbio favorável às exportações impulsionaram o setor, embora ainda existam muitos desafios no setor. Além disso, uma das estratégias do setor é o mercado japonês.

Para o presidente da Federação Cearense de Apicultores (Fecap), Joventino Neto, a posição oficial do estado no ranking pode estar subestimada devido ao fato de que 80% da produção cearense é escoada através do Piauí, onde estão as principais casas de exportação.

"Eu acredito que o Ceará esteja entre o segundo ou terceiro maior produtor de mel do Brasil e não o sexto, como aponta a pesquisa", afirma Neto.

Sobre o assunto, ele destaca ainda que "muitos apicultores ainda têm receio de registrar sua produção de forma oficial", por conta da regularização de impostos e outras obrigações.

Os dados desta reportagem foram levantados pela equipe de Negócios do Diário do Nordeste e são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com informações do Diário do Nordeste.

Busca por proteína mais barata impulsiona aumento no consumo de ovos no Brasil

Foto: Luiz Agner/ IBGE
O consumo anual de ovos de galinha por cada brasileiro deve ser, em média, de 307 unidades em 2026. O volume é 6,6% acima da média registrada em 2025. 

O aumento deve ser impulsionado pela busca por proteínas de alto valor nutricional e menor custo em comparação a outras fontes de proteína animal. As informações constam no estudo Caderno Setorial feito pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE), do Banco do Nordeste (BNB).

O estudo também aponta melhora da rentabilidade dos produtores em 2026. Enquanto os preços dos principais insumos apresentaram estabilidade ou queda nos primeiros meses do ano, o valor pago pela caixa de ovos registrou alta superior a 30%, favorecendo as margens da atividade.

O setor é destaque no Brasil, como um dos principais produtores mundiais, com produção de 59,44 bilhões de unidades em 2025, equivalentes a 4,95 bilhões de dúzias (+5,7%). O consumo interno absorve 98,58% da produção.
Produção em alta no Nordeste

A produção de ovos no Nordeste alcançou 10,83 bilhões de unidades em 2025, crescimento de 6,75% em relação ao ano anterior, consolidando a região como responsável por cerca de 18% da produção nacional. O desempenho tem impacto na geração de renda, emprego e investimentos, especialmente nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia.

O estudo do Etene aponta que a expansão do setor é sustentada pelo aumento do consumo interno, pela crescente tecnificação das granjas e da melhoria das condições para fornecimento de insumos como milho e soja, especialmente na região do Matopiba (zona de convergência do Cerrado entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e na Sealba (Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia). Somente na Bahia, a produção alcançou 22,9 milhões de dúzias de ovos no quarto trimestre de 2025, mantendo o estado entre os principais produtores nordestinos. O estado responde por quase 10% da produção regional e vem registrando expansão gradual da atividade, especialmente em áreas do interior.

Para o superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, a avicultura de postura, aquela destinada à produção de ovos comerciais, apresenta forte potencial de crescimento na região. “O aumento do consumo, aliado aos avanços tecnológicos e à maior disponibilidade de insumos, cria um ambiente favorável para novos investimentos. O Banco do Nordeste tem atuado como parceiro estratégico dos produtores, oferecendo crédito e soluções financeiras para fortalecer toda a cadeia produtiva”, destaca o gestor.
Exportações

De acordo com o Etene, além do mercado interno aquecido, o Nordeste ampliou as exportações de ovos de consumo no primeiro quadrimestre de 2026, com crescimento de 157,2% em volume e de 136,7% em receita, demonstrando o potencial de expansão da cadeia produtiva regional.

Com informações do Ceará Agora.

Pix por aproximação no Brasil mostrará saldo e limite da conta antes da transação

Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil.
O Banco Central anunciou, nesta segunda-feira (22), uma nova funcionalidade no Pix por aproximação. Agora, é possível visualizar quanto ainda tem de saldo em conta antes da transação.

“A opção está sendo chamada de ‘jornada otimizada’ porque evita que o cliente tenha que passar por todo o processo de compartilhamento de dados para autorizar o acesso dessas informações e depois passar por processo semelhante para autorizar a vinculação da conta para pagamentos”, expressa trecho do comunicado da instituição.

O cliente poderá optar pelo compartilhamento dos dados de saldo e limite ao conectar sua conta no Pix por aproximação em carteiras digitais ou ao autorizar movimentações automáticas dessa conta via Open Finance.

Com essa funcionalidade, o Banco Central espera aumentar a efetividade dos pagamentos realizados via Open Finance, uma vez que um dos principais motivos de falha é saldo insuficiente.

Segundo o chefe de subunidade no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), Matheus Rauber, bancos e empresas podem criar novos produtos com essa funcionalidade, tanto vinculados a pagamentos com débito em conta, como relacionados a checkout mais fluido, com características de menor abandono de pagamento e de conclusão mais rápida da compra.
"Qualquer que seja a solução ofertada, deve estar claro para o cliente a finalidade de uso dessas informações. Como em qualquer compartilhamento de dados, é importante que o cliente sempre verifique de que forma essa informação será utilizada", disse Matheus Rauber.

“A opção está sendo chamada de ‘jornada otimizada’ porque evita que o cliente tenha que passar por todo o processo de compartilhamento de dados para autorizar o acesso dessas informações e depois passar por processo semelhante para autorizar a vinculação da conta para pagamentos”, expressa trecho do comunicado da instituição.

O cliente poderá optar pelo compartilhamento dos dados de saldo e limite ao conectar sua conta no Pix por aproximação em carteiras digitais ou ao autorizar movimentações automáticas dessa conta via Open Finance.

Com essa funcionalidade, o Banco Central espera aumentar a efetividade dos pagamentos realizados via Open Finance, uma vez que um dos principais motivos de falha é saldo insuficiente.

Segundo o chefe de subunidade no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), Matheus Rauber, bancos e empresas podem criar novos produtos com essa funcionalidade, tanto vinculados a pagamentos com débito em conta, como relacionados a checkout mais fluido, com características de menor abandono de pagamento e de conclusão mais rápida da compra.
"Qualquer que seja a solução ofertada, deve estar claro para o cliente a finalidade de uso dessas informações. Como em qualquer compartilhamento de dados, é importante que o cliente sempre verifique de que forma essa informação será utilizada", disse Matheus Rauber.

Com informações do Diário do Nordeste.

PIB do Nordeste deve ultrapassar R$ 2 trilhões em 2027

Foto: Ismael Soares

A economia do Nordeste está perto de cruzar uma nova marca histórica. O PIB da região deve superar R$ 2 trilhões já em 2027. 

O montante representa mais que o dobro do registrado uma década atrás. Em 2013, a economia nordestina somava cerca de R$ 724 bilhões. Em 2025, alcançou aproximadamente R$ 1,76 trilhão.

Os números são de levantamento do Etene (Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste), vinculado ao Banco do Nordeste. De 2024 em diante, os valores representam estimativas.

Bahia, Pernambuco e Ceará

Entre os estados, a Bahia deve permanecer como a maior economia regional, com PIB superior a R$ 675 bilhões até o fim da década. Ceará e Pernambuco se consolidam como polos industriais e de serviços, com projeções acima de R$ 380 bilhões e R$ 439 bilhões, respectivamente.

O Piauí, mesmo com economia menor, quase sextuplicou seu PIB desde o início dos anos 2000.

Projeção do PIB dos estados do NE em 2027Bahia: R$ 558 bilhões

Pernambuco: R$ 362 bilhões

Ceará: R$ 313 bilhões

Maranhão: R$ 200 bilhões

Rio Grande do Norte: R$ 138 bilhões

Paraíba: R$ 135 bilhões

Alagoas: R$ 117 bilhões

Piauí: R$ 107 bilhões

Sergipe: R$ 81 bilhões

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará tem acerto com atacante Renzo López, do Vitória

Foto Victor Ferreira / Vitória

O Ceará tem um acerto verbal com o centroavante uruguaio Renzo López. O jogador de 32 anos defende o Vitória-BA, na Série A, mas terá contrato encerrado durante julho. O atacante é o quarto jogador acertado com o Vovô para a qjanela que abre dia 20 de julho.

Renzo está no futebol brasileiro desde julho do ano passado. Defendendo o time baiano, fez 30 jogos e marcou dois gols. Na atual temporada, perdeu espaço e fez apenas sete partidas. O último jogo em que entrou em campo foi em 17 de maio, contra o Red Bull Bragantino, quando atuou por apenas 6 minutos.

Renzo tem passagens por clubes do Uruguai, Japão, Espanha, Argentina, Arábia Saudita e Equador. A melhor temporada foi em 2022, quando marcou 16 gols no Central Córdoba-ARG.

O Ceará já havia tentado a contratação anteriormente, por empréstimo junto ao Vitória, mas sem sucesso. Com a confirmação de que não renovará com o time baiano, buscou o atleta novamente para negociar.

Com informações do Diário do Nordeste.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Cearense viraliza com interpretação de libras de 'Lembrei de Nós' de João Gomes

Foto Reprodução/Instagram.
Natural de Varjota (CE), o intérprete de Libras Jorge Antônio Alves de Melo, 30, conhecido artisticamente como Jorge Okong, tem chamado atenção nas redes sociais pelas performances emocionadas durante apresentações de artistas de forró. Ele se tornou um dos assuntos mais comentados entre os fãs de forró após viralizar ao som de "Lembrei de Nós" de João Gomes durante os festejos juninos.

Os vídeos mostram um trabalho que vai além da tradução da letra das canções para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com experiência em teatro, dança e artes cênicas, Jorge incorpora emoção, expressões corporais e movimentos que transformam a interpretação em uma verdadeira performance artística.

Antes de atuar nos palcos dos grandes eventos juninos, Jorge construiu uma trajetória ligada às artes. "Eu trabalhava com teatro e com dança na cidade de Varjota. Eu dava aula de balé, trabalhei com balé clássico, trabalhava como diretor teatral e iluminador cênico", relembra.

Amizade com surdo levou professor ao universo da Libras

O contato com Libras aconteceu em 2020, durante a pandemia, após conhecer uma pessoa surda na cidade. "Eu conheci um surdo e a gente criou uma amizade. Aí comecei a trabalhar com Libras nessa época, meio que involuntariamente", conta.

Hoje, ele é formado em Letras-Libras, com licenciatura e bacharelado, possui pós-graduações na área e atua em diferentes segmentos da acessibilidade. "Sou o primeiro intérprete formado da cidade", destaca.

Além disso, mantém uma empresa especializada em acessibilidade e serviços de Libras, que reúne uma equipe de 11 profissionais. "Na minha equipe tem professor surdo, consultor surdo, cinco intérpretes que trabalham comigo e estagiários. A gente é referência para várias cidades da região".

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará não registra mortes violentas pela terceira vez em 2026

Foto Arquivo/Divulgação/Polícia Civil.
Pela terceira vez neste ano, o estado do Ceará zerou o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A marca foi registrada no domingo (21).

A primeira ocorrência desse tipo em 2026 foi no dia 31 de março. O estado encerrou o primeiro quadrimestre de 2026 com redução de 37,2% nos Crimes Violentos Letais Intencionais, que englobam homicídios, latrocínios, feminicídios e lesões corporais seguidas de morte, de acordo com a pasta.

Foram 346 ocorrências a menos em comparação com o primeiro quadrimestre de 2025. Nos quatro primeiros meses de 2026, foram registradas 585 mortes violentas, enquanto, no mesmo período do ano passado, houve 931 ocorrências.

Nos primeiros quatro meses deste ano, foram presos ou apreendidos 731 suspeitos de homicídio em flagrante ou por cumprimento de mandado no Ceará.

O segundo dia sem mortes deste ano foi registrado em 22 de maio.

“Essa também foi a primeira vez, em toda a série histórica, que o fato aconteceu em um dia de final de semana, o domingo”, segundo a pasta.

Antes de 2026, o último dia em que não houve nenhuma morte por CVLI no estado foi 10 de março de 2022. A última vez em que foram registrados três dias sem Crimes Violentos Letais Intencionais no mesmo ano foi em 2019, nos dias 13 de fevereiro, 25 de julho e 18 de setembro.

Com informações do Diário do Nordeste.

Com show de Messi, Argentina vence a Áustria pela Copa do Mundo e garante classificação

Foto Roberto Schmidt / AFP
Atual campeã mundial, a Argentina garantiu a vaga no mata-mata da Copa do Mundo de 2026 nesta segunda-feira (22) ao vencer a Áustria por 2 a 0, no estádio AT&T, em Dallas, nos EUA. 

O confronto era válido pela 2ª rodada do Grupo J e foi decidido com dois gols de Lionel Messi, que se isolou como o maior goleador da história do Mundial, agora com 18 bolas na rede.

O complemento da chave ocorre com Jordânia x Argélia, na meia-noite, terça (23), também nos EUA. Apesar desse cenário, os argentinos já confirmaram a liderança da chaveamento, com seis pontos.

Com informações do Diário do Nordeste.

Mais de 218 mil contribuintes do Ceará devem receber restituição do Imposto de Renda no segundo lote

Foto Marcos Serra/g1
A restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2026 deve contemplar 218.280 contribuintes no Ceará no segundo lote, com um valor total de R$ R$ 427.027.723,19 . A partir das 9h desta terça-feira (23), a Receita Federal libera a consulta a este lote de restituição referente a junho de 2026. O pagamento será realizado no dia 30 de junho.

Com R$ 16 bilhões destinados a 9,58 milhões de contribuintes, este é o maior lote de restituição da história em número de beneficiados em todo o País. O valor é o mesmo do primeiro lote de 2026, pago em maio.

Juntos, os dois pagamentos devem contemplar cerca de 80% das restituições previstas para este ano, segundo a Receita Federal.

Somados, os dois primeiros lotes de restituição do Imposto de Renda de 2026 vão beneficiar 18,3 milhões de contribuintes, com pagamentos que totalizam R$ 32 bilhões.

Com informações do G1 Ceará.

Homem desaparecido é encontrado morto na zona rural de Acopiara

Um homem identificado como Francisco Gilson Alves da Silva,, conhecido na região como “Galinha D’água”, que estava desaparecido desde o último sábado, 20, foi encontrado morto nesta segunda-feira (22), na localidade de Serraria, distrito de Trussu, zona rural de Acopiara.

O corpo dele estava na curva da localidade de Serraria, na zona rural de Acopiara. Familiares haviam divulgado cartazes pedindo informações sobre o paradeiro do homem, que não era visto desde a manhã do sábado.

Após o achado, equipes de segurança foram acionadas para isolar a área. 

O Rabecão do IML de Iguatu foi acionado e fez a remoção do corpo, que será encaminhado ao Núcleo da Pefoce para exame necroscópico e identificação oficial.

A causa e a dinâmica da morte ainda não foram esclarecidas. A Polícia Civil de Acopiara abriu procedimento para apurar o caso e identificar se houve crime ou se a morte ocorreu por outras circunstâncias.

Acopiara está entre os municípios mencionados em apuração que envolve o deputado Yury do Paredão

Fot: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados | Reprodução/Redes sociais

O deputado federal Yury do Paredão (MDB) foi o responsável por direcionar cerca de R$ 4,9 milhões em recursos, por meio de emenda de comissão, para eventos em municípios do Ceará que contrataram o cantor Jonas Esticado para apresentações em festas públicas. 

As contratações, no entanto, ocorreram por meio de um escritório administrado pela mãe do parlamentar, Márcia Maria Alencar Araújo, e que tem o próprio político como sócio — junto com o artista.

Em nota, o parlamentar disse não haver irregularidades nos processos e ressaltou que "a execução dos convênios é de responsabilidade exclusiva dos municípios beneficiados".

Os repasses em questão foram direcionados pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, como consta no Portal da Transparência do Governo Federal, a partir de solicitações de Yury do Paredão.

Por meio do órgão colegiado, foram firmados convênios de repasse pelo Ministério do Turismo (MTur) com os municípios de Acopiara, Altaneira, Aurora, Farias Brito e Mombaça. Os empenhos foram identificados como destinados para a ação de "promoção e marketing do turismo no mercado nacional".

Todos os contratos firmados pelas prefeituras que receberam os recursos foram na modalidade de contratação conhecida como inexibilidade de licitação — quando não é realizada uma disputa para a escolha da atração em questão, devido à inviabilidade de competição entre fornecedores.

O PontoPoder acionou a assessoria do artista e todas as administrações mencionadas a fim de obter esclarecimentos, que serão adicionados ao texto ao passo que forem enviados.

Da mesma maneira, a reportagem contatou o MTur e a Controladoria-Geral da União (CGU) para que pudessem se manifestar sobre o assunto. A matéria será atualizada caso os órgãos respondam aos questionamentos.

Yury nega irregularidade

Indagada pela reportagem, a equipe que assessora Yury enviou uma nota em que negou irregularidades no processo de indicação de emendas pelo parlamentar por meio da Comissão de Turismo.

De acordo com o comunicado, esse tipo de repasse destina "recursos a entes públicos, dentro das regras orçamentárias e dos programas federais correspondentes". Segundo informou, a emenda em questão é "de natureza coletiva, voltada ao apoio a ações de fomento ao turismo, à cultura, aos eventos e à economia local em municípios cearenses".

"A execução dos convênios é de responsabilidade exclusiva dos municípios beneficiados. Cabe a cada prefeitura definir a programação dos eventos, escolher as atrações, realizar os procedimentos administrativos de contratação, efetuar os pagamentos e prestar contas aos órgãos competentes", salientou.

A nota menciona ainda que outros artistas foram contratados pelas prefeituras que receberam verba solicitada pelo emedebista. "As escolhas seguem a lógica de mercado que orienta qualquer evento desse porte: capacidade de público, identidade cultural e retorno à economia local. Não há qualquer destinação dirigida a um único artista", justificou.

"O deputado não participa da execução administrativa dos convênios e não tem ingerência sobre as contratações realizadas pelos municípios, que devem ser verificadas junto às respectivas prefeituras", adicionou outro trecho do informativo.

Por fim, destacou que "a atuação do parlamentar no setor artístico-cultural do Nordeste é pública, anterior ao mandato e de amplo conhecimento, mas não se confunde com as decisões administrativas tomadas pelas prefeituras, sobre as quais o deputado não tem ingerência".

Com informações do Diário do Nordeste.

Consulta com a Dra. Sabrina Sobreira no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta quarta-feira, 24

Operação de busca por homem desaparecido em Quixeramobim conta com drone e cães farejadores

Foto Augusto Alves/Sistema Maior de Comunicação
O reforço das equipes de resgate ampliou neste domingo (21), a operação de busca por Carlos Danilo, de 49 anos, desaparecido desde a última quinta-feira (18), em Quixeramobim. 

Uma nova equipe do Corpo de Bombeiros chegou de Fortaleza com cães farejadores e drone para expandir as áreas de procura, que agora incluem regiões próximas ao Alto da Colina e ao bairro Humberto Bezerra.

Segundo os bombeiros e familiares, os novos recursos foram incorporados à operação para aumentar a cobertura das buscas em áreas de mata e terrenos de difícil acesso. Bombeiros voluntários de Quixeramobim também passaram a atuar na localidade de Flores.

Carlos Danilo foi visto pela última vez nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Quixeramobim. De acordo com familiares, ele havia sido levado à unidade na quarta-feira (17) e, no dia seguinte, teria deixado o local seguindo em direção a uma área de mata situada nos fundos do equipamento de saúde.

As buscas, iniciadas na sexta-feira (19), seguem mobilizando equipes de resgate e familiares. Segundo os parentes, Carlos Danilo está debilitado, o que aumenta a preocupação diante das altas temperaturas registradas nos últimos dias. Informações que possam auxiliar nas buscas podem ser repassadas à família pelo telefone (88) 9.9488-7783.

Com informações do Site Revista Central.

Colisão entre motocicleta e ônibus deixa jogador de futebol amador morto em Icó

Foto Richard Lopes.
Um grave acidente de trânsito registrado na manhã deste último domingo (21), resultou na morte de um motociclista na BR-116, na altura da região das Três Bodegas, no Sítio Capitão-Mor, em Icó. A ocorrência foi registrada por volta das 7h30.

A colisão frontal envolveu uma motocicleta Honda CG 160 Fan, de cor vermelha, conduzida pelo jogador de futebol amador José Marcos Gerônimo, de 30 anos, conhecido como Socó, e um ônibus de turismo. De acordo com as informações apuradas, os veículos trafegavam em sentidos opostos quando ocorreu o impacto.

Com a violência da batida, José Marcos sofreu múltiplos traumatismos e morreu ainda no local. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), composta pelo socorrista Zé Gotinha e pela técnica de enfermagem Alda Fidélis, esteve na ocorrência e apenas constatou o óbito.

A motocicleta ficou completamente destruída em decorrência da colisão.

Segundo informações preliminares, Socó retornava de um evento esportivo realizado na região do Cascudo e seguia para sua residência, no Conjunto M, quando aconteceu o acidente.

O motorista do ônibus permaneceu no local e prestou esclarecimentos à polícia. Em seu relato, afirmou que o motociclista teria invadido repentinamente a pista contrária, não havendo tempo para evitar a colisão.

As circunstâncias do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes.

Com informações do Repórter Richard Lopes.

Consulta com o Dr. Gabriel Rivas no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta quarta-feira, 24


Homem é morto com vários tiros em Iguatu

Foto Wandenberg Belém/SVM
Um homicídio com características de execução foi registrado na madrugada desta segunda-feira (22) no Sítio Tanque, zona rural de Iguatu.

Segundo informações, quatro homens encapuzados chegaram à residência da vítima se passando por policiais. Antes de invadirem o imóvel, os suspeitos teriam cortado a fiação das câmeras de segurança da casa e arrombado a porta de entrada.

No interior da residência havia uma senhora deitada em uma rede. Os criminosos informaram que seriam policiais e que desejavam conversar com o filho dela. A mulher acreditou na versão apresentada pelos invasores e permitiu a entrada do grupo.

Ao entrarem no imóvel, os suspeitos seguiram para outro cômodo da casa, onde encontraram o homem na companhia de uma mulher. Conforme relatos, os invasores ordenaram que a mulher deixasse o local e, em seguida, efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra a vítima.

O homem morreu ainda no local antes da chegada do socorro.

Equipes policiais foram acionadas e isolaram a área para os trabalhos da Perícia Forense. O rabecão da Pefoce realizou a remoção do corpo nas primeiras horas da manhã.

Até o momento, a identidade dos autores e a motivação do crime não foram oficialmente divulgadas. A Polícia Civil investiga o caso e trabalha para identificar os responsáveis pela ação criminosa.

O crime chamou a atenção pela forma como foi praticado e ocorre após um período sem registros recentes de homicídios em Iguatu.

Com informações do Site Fatos News.

Duas pessoas morrem em colisão entre três carros no interior do Ceará

Foto Reprodução 
Duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas em uma colisão entre três carros na CE-187, em Tianguá, no interior do Ceará, na noite deste último domingo (21).

O acidente ocorreu nas proximidades do Sítio Bom Jesus, na zona rural de Tianguá, no trecho entre os municípios de Tianguá e Viçosa do Ceará

A colisão envolveu três veículos de passeio: um Toyota Corolla preto, um Chevrolet Onix vermelho e um Volkswagen Gol cinza.

Conforme a Polícia Militar, testemunhas relataram que o Onix e o Gol seguiam em fila, sentido Tianguá-Viçosa do Ceará. No trajeto, o Onix bateu de frente com o Corolla, que estava no sentido contrário. Com o impacto, o Gol também foi atingido e capotou. Os três carros ficaram destruídos.

Vítimas

A passageia do Corolla, identificada como Terezinha do Nascimento Oliveira, de 48 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ela era professora e deixa filhos, marido e uma neta.

Terezinha estava acompanhada de Edvan de Carvalho Xavier, de 42 anos, que conduzia o carro. Ele chegou a ser socorrido, mas faleceu no Hospital São Camilo.

Com informações do G1 Ceará.

Bactéria do litoral do Ceará produz substância com potencial para tratar câncer

Foto Natinho Rodrigues.
Quem se banha nas águas das praias da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, e da cidade de Paracuru, no litoral do Ceará, nem imagina que pode estar dividindo espaço com animais marinhos que abrigam uma bactéria capaz de produzir uma substância que poderá vir a se tornar um novo fármaco no tratamento do câncer de próstata e de ovário. 

Em testes laboratoriais realizados por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de São Paulo (USP), a molécula demonstrou potencial comparável ao de quimioterápicos tradicionais, considerados “padrão-ouro” no combate à doença, que é uma das que mais matam no mundo. O estudo foi publicado na revista Chemistry and Biodiversity em abril.

Chamado piericidina A1, o composto natural foi isolado em bactéria do gênero Streptomyces — nomeada pelos autores de BRA-035 — que vive sobre zoantídeos do gênero Palythoa, tipo de animal invertebrado semelhante a corais, encontrados em praias como as dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O potencial anticâncer das piericidinas não é uma novidade para a ciência. A atividade é estudada desde a década de 1970. Porém, esta é a primeira vez que uma pesquisa identifica quais tumores podem ser mais vulneráveis à molécula, conforme explica uma das autoras do estudo, a pesquisadora Katharine Florêncio, membro do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC.

“Não é só porque uma molécula foi estudada anteriormente que ela não pode ser vista com outro olhar. [...] A gente queria, de fato, encontrar como ela estava agindo e os tipos de células tumorais que ela podia ter uma melhor atividade.”

Com informações do Diário do Nordeste.

Com gol de Salah, Egito conquista sua primeira vitória da história das Copas do Mundo

Foto:Divulgação / FIFA
Os 'faraós' venceram a Nova Zelândia por 3x1 em Vancouver, no Canadá e assumiram a liderança do Grupo G, com 4 pontos, na noite deste último domingo (21).

Um dos gols da equipe egípcia foi do astro Mohammed Salah, que fez o da virada, aos 23 do 2º tempo.

Quem saiu na frente foi a Nova Zelândia, com gol de Surman, aos 15 minutos do 1º tempo. Mas o Egito virou na etapa final com gols de Ziko, aos 13, Salah, aos 23, e Trezeguet, aos 32.

No Grupo G, o Egito tem 4 pontos, Bélgica e Irã tem 2 e a Nova Zelândia tem 1.

Na 3ª rodada da fase de grupos, o Egito enfrenta o Irã, no dia 27, às 00h no Seattle Field, nos Estados Unidos, enquanto a Nova Zelândia duela com a Bélgica, no mesmo dia e horário, no Vancouver Place, no Canadá.

Com informações do Diário do Nordeste.

Consulta com a Dra. Flávia Rufino no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta terça-feira, 23

Empresa cearense de cosméticos disputa o mercado

Foto Divulgação

O bilionário e disputado mercado de cosméticos no Brasil ganhou sotaque cearense nos últimos anos. A Labotrat, empresa fundada em 2012 em Fortaleza e com sede no Eusébio, se destaca no setor, a ponto de competir com marcas consolidadas como We Pink, de Virgínia Fonseca, e Boca Rosa, de Bianca Andrade.

A companhia integra um grupo de três empresas cearenses que estão crescendo acima da média do mercado nos setores em que atuam, segundo o estudo Insurgent Brands, realizado pela Bain & Company em parceria com a NielsenIQ.

O levantamento considera 53 empresas brasileiras com faturamento entre R$ 10 milhões e R$ 1 bilhão, chamadas de insurgentes.

Segundo a fundadora e CEO da empresa, a farmacêutica Raquel Carvalho, a Labotrat registrou faturamento de R$ 230 milhões em 2025 e tem como meta alcançar R$ 1 bilhão até 2030.

"É um reconhecimento para toda a equipe que trabalha para transformar a Labotrat em uma marca cada vez mais relevante para os brasileiros. Tenho muito respeito pelas marcas que ajudam a desenvolver o mercado de beleza, como a WePink e a Boca Rosa, mas quando a gente olha para a Labotrat, nossa história foi construída de forma diferente", analisa.

"O mais importante não é superar uma marca ou outra, mas continuar evoluindo. Não posso abrir mão de algo que dê um diferencial no produto, diminua o percentual de matéria-prima ou traga mais inovação. Tenho um olhar técnico e não sou a blogueira que só vende produto. Para mim, é muito mais amplo do que só um código de barra", completa a empresária.

Com informações do Diário do Nordeste.

Segunda Corrida Juntos por um Ceará Sem Fome arrecada quase 40 toneladas de alimentos

Foto Divulgação/SPS
Mais de 6 mil pessoas se reuniram, na manhã deste último domingo (21), para participar da 2ª Corrida Juntos por um Ceará Sem Fome, edição Fortaleza. A ação, que integra o calendário do programa Ceará Sem Fome, arrecadou quase 40 toneladas de alimentos não perecíveis. 

Para participar, os inscritos doaram seis quilos de alimentos, que serão destinados às entidades credenciadas pelo programa, responsável por coordenar a distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade.

“Parabéns por esse show de solidariedade, de amor ao próximo e de compromisso com quem mais precisa. A gente fica muito feliz por consolidar essa política de segurança alimentar, que já é do povo do Ceará. O Ceará Sem Fome é muito mais que um prato de comida, é transformação de vida”, afirmou primeira-dama do Ceará, Lia Freitas, que coordena o programa;

O evento mobilizou corredores profissionais e amadores, além de famílias e apoiadores da causa. A concentração foi na Praça da Paz Dom Hélder Câmara, na Praia do Futuro. De lá, os participantes percorreram percursos de 3 km e 5 km.

Também tivemos categorias competitivas, divididos entre o público geral, pessoas com deficiência e idosos (participantes acima de 60 anos), em modalidades femininas e masculinas.

Outra novidade foi a Corridinha Infantil, criada para estimular a participação de pessoas de todas as idades. As provas foram divididas em crianças de 2 a 3 anos (25 metros), 4 a 6 anos (50m), 7 a 9 anos (200m), 10 a 12 anos (400m) e 13 anos (600m).

A programação incluiu ainda a Arena Kids, espaço voltado ao público infantil, com atividades recreativas e corridas para crianças. Parceiros institucionais e privados também participaram com ativações ao longo do percurso e na área de concentração.

Com informações do Site Opinião CE.

Alergia afeta 30% dos brasileiros; especialistas alertam para falta de diagnóstico

Foto Mojpe/Pixabay
Dados da Organização Mundial de Alergia (WAO, do nome em inglês) apontam que 30% da população mundial têm algum tipo de alergia. No Brasil, isso se repete.

Os brasileiros alérgicos constituem “uma multidão, um país dentro de outro”, disse à Agência Brasil a presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Fátima Rodrigues Fernandes.

"São vários tipos de doença ocasionadas por uma alteração do nosso sistema imunológico, que responde de uma maneira mais exacerbada a estímulos, causando as inflamações.”, afirmou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, até 2050, metade da população global poderá ter alergias, devido às mudanças climáticas, que permitem maior penetração de alérgicos no organismo das pessoas.

A rinite alérgica atinge cerca de 30% da população do Brasil. Cerca de 26% das crianças brasileiras têm rinite. Em adolescentes, esse percentual alcança 30%, de acordo com dados do Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância (ISSAC), aplicados em vários estados do país.

A asma alérgica é outra condição prevalente no Brasil, atingindo cerca de 20% da população. No mundo, a asma afeta cerca de 260 milhões de indivíduos e responde por mais de 450 mil mortes a cada ano. Os principais sintomas da asma são falta de ar, chiado no peito, tosse, sensação de cansaço e dor no peito, frequentemente após esforço físico ou até mesmo ao falar e rir.

Com informações da Agência Brasil.

No Ceará, Camilo Santana intensifica articulações, se reúne com 140 prefeitos e amplia diálogo para montar chapa governista de 2026

Foto Thiago Gadelha 
A poucos dias da abertura do período das convenções partidárias, o senador Camilo Santana (PT) acelera as articulações políticas para consolidar a aliança que dará sustentação à candidatura à reeleição do governador Elmano de Freitas em 2026.Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Desde que deixou o Ministério da Educação para se desincompatibilizar do cargo e ficar à disposição do PT no processo eleitoral, Camilo ampliou a agenda de encontros com prefeitos e lideranças políticas de todas as regiões do Estado.

As informações de aliados ao Palácio da Abolição apontam que, nesses últimos dois meses, Camilo já se reuniu com pelo menos 140 dos 184 prefeitos cearenses.

A movimentação ganhou intensidade nas últimas semanas e deve se fortalecer ainda mais até o fim de junho, período considerado decisivo para a definição dos nomes que irão compor a chapa majoritária governista.

Camilo mantém diálogo permanente com importantes lideranças partidárias, entre elas os presidentes regionais do MDB (Eunício Oliveira), do PSD (Domingos Filho), do Republicanos (Chiquinho Feitosa) e com o senador Cid Gomes (PSB). As conversas envolvem a construção da aliança política e a definição dos espaços na chapa que disputará o Governo do Estado e o Senado Federal.

Sintonizado com o presidente Lula, Camilo tem defendido que a composição seja construída de forma coletiva, reunindo os principais aliados do grupo político que governa o Ceará. A estratégia, segundo interlocutores, é montar um “time competitivo” para enfrentar a oposição nas eleições do próximo ano.

Além das discussões eleitorais, as reuniões com os prefeitos têm como foco as parcerias entre os governos estadual e federal, a execução de obras e investimentos nos municípios e a ampliação de programas sociais e de infraestrutura.

Munido de levantamentos e pesquisas de opinião, Camilo também trabalha na definição das estratégias eleitorais para os próximos meses. A avaliação dentro da base aliada é de que a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Ceará durante o período eleitoral será um dos principais trunfos da campanha.

Nos cálculos do senador, a aliança formada por PT, MDB, PSB, Republicanos e demais partidos da base terá força suficiente para garantir a reeleição de Elmano de Freitas e manter a hegemonia do grupo político que administra o Estado há quase duas décadas.

Com informações do Ceará Agora.