quarta-feira, 30 de junho de 2021

Ceará terá eleições em três cidades no próximo dia 1º de agosto

Nove meses após irem às urnas, os moradores de Missão Velha, Pedra Branca e Martinópole decidirão, novamente, quem irá comandar as cidades até 2024. No próximo dia 1º de agosto, os municípios terão novas eleições municipais. Os gestores eleitos no ano passado em tais localidades foram impedidos de assumir o mandato pela Justiça Eleitoral. Todos recorreram até as últimas instâncias, mas não conseguiram reverter a decisão.

Nesta quarta-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) avaliou adiar o pleito devido à pandemia, contudo, os magistrados mantiveram o cronograma previsto para o mês de agosto.

PANDEMIA

O juiz Roberto Viana Diniz de Freitas, relator do caso de Missão Velha – que teve o entendimento estendido aos outros municípios –, defendeu a manutenção da data com base nas informações técnicas da Secretaria de Saúde do Ceará, no avanço da vacinação e no direito ao voto dos eleitores.

O relator sugeriu que, se possível, os órgãos de saúde intensifiquem a vacinação nos municípios. Ele frisou ainda que, caso haja um novo recrudescimento da pandemia nessas cidades, a Corte voltará a analisar a viabilidade do pleito.

Para a realização das eleições, também nesta quarta-feira, foi realizada uma reunião com órgãos de segurança para definir o esquema de trabalho no próximo dia 1º.

ENTENDA A SITUAÇÃO DE CADA MUNICÍPIOS

Pedra Branca

Eleito prefeito de Pedra Branca em 2016, Gois Monteiro (PSD) tentou a reeleição em 2020. No entanto, a renúncia ao cargo no ano anterior após ser alvo de denúncias sobre fraude em licitações, na Câmara Municipal, levou ao indeferimento da sua candidatura.

Missão Velha

Dr. Washington (MDB) eleito em Missão Velha, no ano passado, esgotou os recursos jurídicos tentando reverter a decisão de indeferimento pelo juízo da 16ª Zona Eleitoral. O ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), considerou a reprovação das contas de Washington na gestão anterior no Executivo de Missão Velha para manter o indeferimento e determinar a realização de novas eleições.

Martinópole

James Bell (PP), eleito prefeito em Martinópole, nem chegou a assumir o cargo. Junto ao vice-prefeito Filipão (MDB), ele foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e teve o registro de candidatura indeferido. Houve recurso, mas o TSE decidiu manter a impugnação. Para a Corte, o fato de James ter sido demitido por abandono de cargo quando era professor da rede pública municipal já o tornou inelegível.

Com informações do Diário do Nordeste.

Após perder tio e primo para o coronavirus, vocalista do Noda de Caju é vacinada

A cantora de forró Valéria Cavalcanti, voz da banda Noda de Caju, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta quarta-feira (30). A forrozeira foi imunizada com uma dose da Pfizer.

Valéria Cavalcanti foi enfrentou a Covid-19 em maio deste ano. Ela chegou a Forte dores de cabeça, muito cansaço e tosse. Ela também perdeu um primo e um tio por conta da doença.

Ao receber a primeira dose da vacina, Valéria Cavalcanti cantou a música "Ressuscita-me", famosa na voz cantora gospel Aline Barros.

Assim como Valéria Cavalcanti, outros nomes do forró foram vacinados em junho. A lista é formada por Xand Avião, Nildinha do Forró Real, Solange Almeida e Vicente Nery.

Em meio as partidas causadas pela Covid-19, como a de Dedim Gouveia e Genival Lacerda, ver nomes locais sendo vacinados é um alívio para o cenário musical.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará tem menor taxa de ocupação de UTI para pacientes com coronavirus desde 12 de janeiro

O Ceará registrou, às 14h02min desta quarta-feira, 30, a menor taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 em quase seis meses. Ao todo, 65,3% dos 808 leitos ativos no Estado estão ocupados, com 528 pacientes internados. Índice menor que esse foi registrado no dia 12 de janeiro, quando havia 496 leitos ativos, e a ocupação era de 63,9%.

Nos leitos de enfermaria, o Estado também está com a menor taxa de ocupação em meses. Atualmente, são 1.570 leitos ativos, dos quais 40,4% estão ocupados. A taxa esteve abaixo desse número pela última vez no dia 11 de janeiro, quando havia 1.118 leitos e foi registrado 39,8% de ocupação.

Unidade com maior número de leitos de UTI para pacientes adultos com Covid-19 no Estado, o Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (HELV) tem 72,9% das 159 vagas preenchidas, com 116 pacientes internados. O Hospital Regional Unimed (HRU), por sua vez, tem 110 leitos e 48 pacientes — uma taxa de ocupação de 43,6%.

Na enfermaria, as unidades com mais vagas são o Hospital Regional Unimed, o hospital infantil Sopai e o Leonardo Da Vinci. No HRU, são 140 leitos disponíveis (130 adulto, nove infantil e um neonatal), com 55 pacientes internados (39,2%). No Sopai, 45 dos 120 leitos para crianças estão ocupados (37,5%). Já o HELV tem 110 leitos ativos, todos para adultos, e 62 pacientes internados, (56,3%).
Fila de espera por leitos

Às 13h07min desta quarta-feira, 30, havia 48 pessoas aguardando leitos no Ceará. Delas, 33 estavam na espera por vaga na enfermaria, enquanto 15 aguardavam transferência para UTI.

Com informações do O Povo.

Camilo Santana anuncia convocação de 1.090 professores para a rede estadual

O governador Camilo Santana anunciou, nesta quarta-feira (30), a convocação de mais 1.090 professores aprovados em concurso da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) realizado em 2018. É a segunda turma de docentes convocada neste ano. No fim de março, 1.250 profissionais, de um total de 2.500 aprovados, foram nomeados.

A convocação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) ainda nesta quarta.

Não foi realizada a convocação completa do restante dos aprovados no certame (1.250) devido à Lei Federal que só permite contratações durante a pandemia quando há vagas no quadro de servidores.

Segundo o chefe do Executivo Estadual, os 160 aprovados restantes serão convocados à medida que forem abrindo novas vagas no quadro de servidores.

O anúncio contou também com a presença da vice-governadora Izolda Cela, da secretária da Educação Eliana Estrela e do presidente do Sindicato dos Professores e Servidores da Educação do Ceará (Apeoc) Anízio Melo.

REFORÇO NA EDUCAÇÃO

Camilo Santana afirmou que a nova convocação representa o compromisso do Estado com a educação de qualidade. "Estamos honrando hoje um compromisso conforme acordamos com os professores. Isso representa mais servidores que irão fortalecer a educação público do Estado do Ceará", pontou o governador durante live.

Os novos professores começam a atuar na rede estadual a partir do segundo semestre deste ano. A cerimônia que marca a posse dos docentes ainda terá data divulgada.

Com informações do Diário do Nordeste.

Aumenta para dez o número de cidades com alerta 'moderado' para o coronavirus no Ceará; veja lista

Chegou a 10 o número de cidades cearenses cujo nível de alerta para Covid-19 reduziu para “moderado” (nível 2), segundo boletim da Secretaria de Saúde do Estado referente às semanas epidemiológicas 24 a 25, que compreendem o período de 13 a 26 de junho. Na avaliação anterior, apenas quatro cidades se estavam nesta classificação.

Outra boa notícia é a queda na quantidade de cidades em alerta “altíssimo” (nível 4), de 150 nas duas semanas anteriores para 143, atingindo a terceira redução consecutiva. Já o número de cidades em nível de alerta “alto” (nível 3) subiu de 30 para 32, “mas este número representa essa queda no risco de transmissão”, pontua a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Sayonara Cidade. Por outro lado, nenhuma cidade cearense está na classificação de risco 1 ou "novo normal".

Há um mês, conforme o boletim entre os dias 16 e 29 de maio, 176 das 184 cidades estavam no risco “altíssimo”, o que representava 95% das cidades cearenses. Com 143 municípios, a queda neste intervalo foi de 18,75%. A quantidade representa 78% do território cearense.

MUNICÍPIOS NA CLASSIFICAÇÃO "MODERADO":

Brejo Santo (Cariri)
Camocim (Sobral),
Choró (Sertão Central)
Eusébio (Fortaleza),
Marco (Sobral),
Mombaça (Cariri),
Salitre (Cariri),
São João do Jaguaribe (Litoral Leste),
São Luís do Curu (Fortaleza) e
Uruburetama (Fortaleza)

MUNICÍPIOS COM CLASSIFICAÇÃO "ALTO", POR ÁREA DE SAÚDE:
FORTALEZA

Apuiarés, Aquiraz, Chorozinho, Guaramiranga, Miraíma, Pacajus, Palmácia, Pindoretama, Redenção.
CARIRI

Crato, Icó, Piquet Carneiro e Umari.
SOBRAL

Bela Cruz, Forquilha, Graça, Granja, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Massapê, Novo Oriente, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, São Benedito, Senador Pompeu e Uruoca.
SERTÃO CENTRAL

Itatira, Madalena, Quixadá e Tauá.
LITORAL LESTE/JAGUARIBE

Jaguaretama, Jaguaribe.

Com informações do Diário do Nordeste.

De virada, Fortaleza vence Chapecoense por 3 a 2 na Arena Castelão pelo Campeonato Brasileiro

O Fortaleza encerrou um incômodo jejum de quatro jogos sem vitórias. Diante da Chapecoense, nesta quarta-feira (30), a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda triunfou por 3 a 2. David, Robson e Yago Pikachu marcaram os gols do Tricolor do Pici, enquanto Anselmo Ramon e Perotti descontaram para a equipe catarinense

Com o resultado, o Leão chegou aos 15 pontos na Série A do Campeonato Brasileiro, ocupando a 3ª colocação. A Chapecoense, por sua vez, segue na zona de rebaixamento, na 18ª posição.

O Fortaleza volta a campo no sábado (3) contra o Athletico-PR, às 19h, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR).

PRÓXIMO ADVERSÁRIO

O Fortaleza volta a campo no sábado (3), contra o Athletico-PR, às 19h, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR). O duelo é válido pela 9ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará soma 885.980 casos de coronavirus e 22.571 óbitos pela doença

O Ceará registra 885.980 casos confirmados de Covid-19 e 22.571 mortes pela doença. Os dados são do IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), atualizada às 8h55 desta quarta-feira, 30. Ainda de acordo com a plataforma, dois dos óbitos inseridos ocorreram nas 24 horas antes da atualização.

Devido ao atraso que ocorre para que mortes mais recentes entrem no sistema, porém, vítimas da Covid-19 que faleceram no mesmo período podem ser registradas posteriormente.

Atualmente, há 620.717 pessoas recuperadas da doença e 77.070 com suspeita de infecção aguardando resultado de exames já realizados. A taxa de letalidade — proporção de mortes entre os casos confirmados — é de 2,5%. Já foram realizados 2.380.096 exames para detecção do coronavírus no Estado até o momento.

Com informações do O Povo.

Primeira etapa de vacinação contra Febre Aftosa no Ceará é estendida até o dia 16 de julho

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa do Ceará, que se enceraria no próximo sábado (03), foi estendida até o dia 16 de julho. E a data limite para declarar a vacinação segue até o dia 02 de agosto. A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), responsável pela Campanha, ressalta que a prorrogação foi motivada pela falta de vacina nas distribuidoras e, consequentemente, nas revendas, prejudicando os índices vacinais registrados no Ceará.

Segundo o coordenador do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa da Adagri, Joaquim Barros, a situação será normalizada até a próxima sexta-feira (02).

“Mais de 400 mil doses chegaram hoje na distribuidora e até sexta-feira estará disponível para as compras por parte das revendas”, explica.

O diretor de Inspeção e Fiscalização da Adagri, Amorim Sobreira, reforça que nesta etapa devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades.

“O rebanho do Estado do Ceará totalizam 2.731.000, dos quais já foram vacinados, declarados e lançados no sistema 1.880.500 animais, com índices de cobertura vacinal de 61,23% de propriedades e 68,74% de animais”, destaca o diretor.

A presidente da Adagri, Vilma Freire, reforça a importância do cumprimento dos prazos por parte dos criadores, já que a Agência vem trabalhando para que o Ceará alcance junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Para isso é necessário que nas próximas campanhas o rebanho cearense seja vacinado acima de 90% por município.

“Faço aqui um apelo a todos os produtores do nosso Estado que vacinem seu rebanho contra a Febre Aftosa. Esse status é um importante ganho para os nossos produtores, que poderão comercializar em todo o território brasileiro. Isso aquecerá a economia do Ceará. Não deixem para a última hora”, destaca Vilma Freire.

A declaração da vacinação deve ser feita acessando o site da Agência, no Portal do Produtor, sem a necessidade de deslocamento até a Adagri.

“Diante da importância da manutenção do isolamento social, o criador deve usar o meio eletrônico. Porém, não havendo essa possibilidade, ele deve se dirigir a um Núcleo Local da Agência ou em um dos escritórios parceiros em seu município”, explica Amorim Sobreira. “Devido a Pandemia os escritórios da Agência estão funcionando em regime de plantão, das 08 horas às 14 horas”, acrescenta o Diretor.

São parceiros da Campanha a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e Secretarias de Agricultura municipais.

Mais informações no site da Adagri ou no telefone: 85 3101.2500

Filho é preso suspeito de matar a mãe a pedradas em Fortaleza

Filho é preso suspeito de matar a mãe a pedradas em Fortaleza
Foto Brenda Albuquerque/SVM
Um homem de 29 anos foi preso em flagrante suspeito de matar a mãe de 66 anos a pedradas no Bairro Aerolândia, em Fortaleza, na madrugada de terça-feira (29). O suspeito e a vítima viviam em situação de rua.

Conforme o tenente Goiana, supervisor de policiamento do 19º Batalhão da Polícia Militar, testemunhas informaram aos agentes que a idosa e o suspeito dormiam nas proximidades de um posto de combustível no quilômetro da 3 da rodovia BR-116, quando o filho cometeu o crime.

“Mãe e filho dormiam nas proximidades do posto e durante a madrugada o suspeito estava muito alterado, passou com uma pedra na mão e em seguida retornou com as mãos ensaguentadas, dizendo que tinha matado a própria mãe. Os frentistas tentaram conter ele e quando chegamos ao local estava a confusão”, afirma o tenente.

Thiago Monteiro da Silva foi levado para o Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), onde será ouvido pelo delegado. Segundo o tenente, ele vai ser autuado por homicídio qualificado. O corpo da vítima foi encaminhado para a Perícia Forense.

O supervisor do 19º Batalhão afirma que o suspeito chegou a justificar que matou a mãe devido a alucinações. “Ele confessou para mim que tirou a vidada própria mãe por conta de alucinações que ele estava vendo, em que viu uma serpente, algo assim, na mãe dele”, relata.

Mãe foi morar na rua por dívidas do filho

Segundo o tenente da Polícia Militar, Thiago Monteiro é usuário de drogas e por conta de dívidas de drogas feitas por ele, a mãe teve que vender a casa para pagar a traficantes.

“Para que o filho não morresse, ela vendeu a casa, pagou algumas dívidas dele e foi morar com ele na rua. Por conta do amor maternal, do sentimento de morar junto do filho e proteger, ela acabou tendo como algoz o próprio filho”, disse tenente Goiana.

O suspeito não tem registro civil, pois possui apenas Certidão de Nascimento.

Com informações do G1 Ceará.

Secretaria do Meio Ambiente de Acopiara realiza importante reunião com recicladores dos Projetos Coleta Seletiva e Ecoóleo

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (30), no auditório do Centro Administrativo - Cetec, em Acopiara, uma importante reunião com os agentes recicladores do município, que fazem parte dos Projetos Coleta Seletiva e do Ecoóleo.

A Reunião foi realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Fábrica de Sabão Juá, de Juazeiro do Norte, e que teve como pauta assuntos de interesse para os coletores. Na ocasião, foram entregues kits higiene, doados pela Fábrica de Sabão Juá e uma lembrancinha da loja Império para cada agente reciclador.

Durante o momento, também foi destacada pela equipe técnica da Sema municipal, a parceria com as escolas municipais com o Projeto do Ecoóleo, onde os alunos irão recolher os óleos de cozinha não servíveis, e irão entregar para cada agente reciclador, que estará representando a determinada escola, para que seja dado o destino correto. Os incentivos serão revertidos para a melhoria da Associação dos Agentes Recicladores de Acopiara - AARA.

Estiveram presentes na reunião, o Secretário do Meio Ambiente do município Danilo Bastos, o coordenador do Projeto do Ecoóleo de Juazeiro do Norte e representante da Fábrica de Sabão Juá, Marjébio Verício, agentes recicladores e equipe técnica da secretaria.

Polícia Civil captura envolvido em latrocínio de mulher na ‘Operação Coleta’ em Iguatu

Polícia Civil captura envolvido em latrocínio de mulher na 'Operação Coleta' no Iguatu
Foto Richard Lopes
Policiais Civis da delegacia regional de Iguatu, dando continuidade a ‘Operação Coleta’, deflagrada no último sábado, dia 26, que visava capturar indivíduos suspeitos do cometimento de diversos crimes na cidade, cumpriu na manhã desterça-feira (29), mais um mandado de prisão em desfavor de M.A.G, de 18 anos, suspeito de participar de um latrocínio que teve como vítima Mairla Pereira Sôta, que tinha 18 anos.

Mairla foi morta a tiros na noite do último dia 29 de maio na Vila Gadelha. Naquela noite, a jovem estava bebendo quando decidiu ir para o matagal fazer necessidades fisiológicas e foi assassinada. O envolvido no latrocínio, na época era adolescente com 17 anos e cometeu o delito em companhia de José Tailson Ramos Soares, de 20 anos, preso no último sábado no início da ‘Operação Coleta’.

Depois de ser morta, os suspeitos subtraíram 50 reais de Mairla. Um popular que estava próximo de Mairla, foi lesionado a tiros e sobreviveu. Dele, a dupla roubou 500 reais.

A prisão do latrocida foi coordenada pelo delegado regional Marcos Sandro Nazaré de Lira, com o delegado municipal Wesley Leite e o apoio de inspetores. O suspeito já se encontra preso a disposição da justiça iguatuense.

Com informações do correspondente Richard Lopes.

Hospital municipal de Maranguape zera internações por coronavírus

Na manhã desta quarta-feira (30), o Hospital Dr. Argeu Gurgel Braga Herbster, em Maranguape, deu alta ao último paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19. Segundo a diretora da unidade municipal de saúde, Jaqueline Herbster, não há nenhum outro paciente internado em enfermaria e os poucos que procuraram o hospital nesta última semana de junho não estavam graves e puderam tratar a infecção em casa.

A baixa na demanda por atendimento por Covid-19 é sentida no hospital desde maio, segundo Jaqueline. “Desde maio, não estivemos mais na alta em que estávamos. Mas, agora, ao final de junho, foi que realmente baixou. Passamos uns dez dias mantendo quatro pacientes internados com Covid-19 na UTI do hospital, o que foi regredindo à maneira que eles recebiam alta. E não tivemos mais nenhuma admissão”, compartilhou a gestora.

Para se ter uma ideia, no pico da segunda onda da pandemia, em abril deste ano, o hospital recebia, por dia, entre 40 e 52 pacientes. Em maio, essa média diária baixou para 16 a 20 pacientes e, em junho, somente seis pessoas, em média, buscaram a assistência hospitalar.

Em vídeo divulgado pela prefeitura de Maranguape, a gestão do hospital municipal destaca a luta dos profissionais da saúde locais para garantir a alta dos pacientes infectados pelo coronavírus. “Sofremos as mesmas dores da saudade dos nossos familiares, mas sem nunca desistir de nenhum paciente. Comemoramos cada recuperação para que nunca pudéssemos esquecer que a melhor recompensa de tanto sacrifício é e sempre será a vida”.

Apesar de só ter assumido a gestão do Hospital Dr. Argeu Gurgel Braga Herbster em janeiro deste ano, Jaqueline admitiu que enfrentar a segunda onda da pandemia foi mais desafiador. Isso porque, segundo ela, como a primeira onda primeiro ganhou força em Fortaleza para só depois se alastrar pelo Interior do Ceará, na segunda, todos os municípios colapsaram ao mesmo tempo, o que dificultou a transferência de pacientes para tratamento na Capital.

Atualmente, a unidade conta com dez leitos de UTI e seis de enfermaria, que estão vagos. Além disso, foi montada uma usina de oxigênio e adquiridos materiais novos.

A gente só pede que as pessoas mantenham o distanciamento [social] e as medidas cabíveis pra que a terceira onda não exista. [...] Mas, se acontecer, estamos preparados”.

Jaqueline Herbster

Diretora do hospital municipal de Maranguape

COVID-19 EM MARANGUAPE

Segundo o IntegraSUS, Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, teve 11,6 mil casos confirmados de Covid-19 do início da pandemia até a última terça-feira (29). Desses, 88,1% foram recuperados e 2,1% evoluíram para óbito.

Com informações do Diário do Nordeste.

Acopiara tem 2.692 pessoas recuperadas do coronavirus

O número de pessoas recuperadas de coronavirus chegou a 2.692 em Acopiara, segundo números divulgados na tarde desta terça-feira (30).

A cidade conta ainda com 3.211 casos confirmados do novo coronavírus, 4.133  casos descartados e 142 mortes.

Estados recebem 3 milhões de doses de vacinas da Janssen doados pelos Estados Unidos até sexta-feira, diz Mistério da Saúde

Os 3 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson (J&J), doados pelo governo dos Estados Unidos (EUA), devem chegar em até 48 horas, a contar desta quarta-feira (30), aos estados brasileiros. Ou seja, até sexta-feira (2 de julho).

Segundo o Ministério da Saúde, falta a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a distribuição.

O uso emergencial do imunizante foi aprovado pelo órgão no último dia 31 de março. A vacina possui dose única e pode acelerar a campanha de vacinação no País.

“O Ministério da Saúde informa que aguarda liberação dos lotes pela Anvisa. A expectativa é de que a liberação seja realizada ainda hoje para que a distribuição seja feita em até 48 horas”, informou em nota.

A pasta não especificou, porém, como será a distribuição dos lotes e quantitativos a serem destinados para cada estado.

Com informações do Diário do Nordeste.

Prefeito de Acopiara, Antônio Almeida, se reúne com o Comandante da Policia Militar Coronel Sobreira, para tratar de assuntos relacionados à segurança pública

O prefeito de Acopiara, Antônio Almeida Neto, se reuniu na manhã desta quarta-feira, 30 de Junho, com o Comandante da PM Coronel Sobreira, para tratar de assuntos relacionados à segurança pública, especialmente dos distritos de Santa Felícia e Trussu.

Participaram da reunião também a vereadora Elisângela Carvalho, o comandante da Guarda Municipal, Júnior Pereira e a Chefe de Gabinete, Vebeane Almeida.

O prefeito anunciou em primeira mão, que já está sendo planejado a reabertura dos postos policiais destes distritos

Escolas de Acopiara iniciam entrega da segunda etapa dos kits de alimentação para alunos da Rede Municipal

Algumas escolas do município de Acopiara deram início nesta última terça-feira, 29, a entrega dos kits de alimentação escolar para alunos da Rede Municipal de Ensino.

A ação tem o objetivo de complementar a alimentação dos alunos, durante o período de suspensão das aulas presenciais e realização de atividades remotas em decorrência do enfrentamento da pandemia da Covid-19. O benefício é individual e assegurado para todos os alunos das escolas do município.

Na sede, a escola Elodia Tavares iniciou nesta manhã a distribuição, enquanto na zona rural, a escola Maria das Graças, na Região de Santa Felícia, também fez a distribuição aos pais dos alunos.

Para que o processo de entrega transcorra sempre da melhor forma, sem aglomerações, a distribuição dos kits acontece nas unidades escolares, por agendamento. As famílias devem aguardar o contato da escola para informar dia e horário para a retirada dos alimentos.

Polícia destrói plantação de maconha e prende homem de 54 anos em flagrante no Ceará

A Polícia Civil prendeu em flagrante um homem de 54 anos, suspeito de plantar e vender maconha em um sítio, em Caririaçu, na tarde de terça-feira (29).

Os policiais destruíram mais de 500 pés de maconha e apreenderam 37 maconha prensada, 1 kg de cocaína e uma pequena porção de crack, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O flagrante ocorreu durante cumprimento de mandado de busca e apreensão no sítio, expedido após investigações do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.

O homem confirmou ser responsável pelo plantio e foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico, ainda segundo a SSPDS.

A plantação foi incinerada no local e as drogas apreendidas, prontas para venda, foram levadas para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte. A Polícia Civil deve seguir com investigações para verificar se há outros envolvidos.

É possível realizar denúncias para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e para o WhatsApp (85) 3101-0181.

Com informações do Diário do Nordeste.

123 cidades do Ceará já vacinaram mais de 70% de cadastrados com 1ª dose contra o coronavirus

O processo de vacinação contra a Covid-19 no Ceará exige um cadastro na plataforma Saúde Digital, pelo qual as gestões municipais organizam o andamento da campanha. Com base nos registros até a tarde de terça-feira (29), dos 184 municípios cearenses, 123 já vacinaram com a primeira dose (D1) mais de 70% das pessoas que receberam confirmação da inscrição.

Os dados são do IntegraSUS e do Vacinômetro estadual, ambos disponibilizados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Os números podem oscilar diariamente a partir da inclusão de novos cadastros na plataforma.

A média atual do Estado é de 69% de vacinação dos cadastrados já confirmados. Ao todo, 63 municípios estão na faixa entre 70% e 80%; outros 42 têm entre 80% e 90%; e mais dez têm acima de 90%.

Além disso, oito municípios já têm mais de 100% da população cadastrada com a vacina: Salitre, Tururu, Monsenhor Tabosa, Ipaporanga, Potengi, Frecheirinha, Santana do Cariri e Altaneira.

Segundo a Sesa, antes do cadastro obrigatório no Saúde Digital, parte dos municípios realizava um cadastramento próprio e independente, o que justifica os valores excedentes.

A inscrição digital foi pactuada pela Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB-CE) somente na transição de maio para junho, mês em que a campanha completou quatro meses.

Celi Regina é secretária municipal de Saúde de Monsenhor Tabosa, cidade que tinha 6.399 confirmações de cadastro até ontem, mas já vacinou 8.393 pessoas com a D1. Ela explica que a diferença se deu pela dispensa de cadastros nos grupos iniciais da campanha.

Temos uma população indígena em que vacinamos mais de 2.200 pessoas com a primeira dose, independente do cadastro. E tivemos também na população de idosos acima de 60 anos, sem que ele fosse cobrado. Como a gente não tinha aderido ainda ao Saúde Digital, quando recebia, já ia aplicando.

Celi Regina

Secretária de saúde de Monsenhor Tabosa

Contudo, com a necessidade de cadastro, a gestão se articula para registrar toda a população. Entre as estratégias, estão a criação de pontos fixos de inscrição, a disponibilização de profissionais para isso nas unidades básicas de saúde e o uso da rádio local para sensibilizar os munícipes.

Conforme verificado nas redes sociais de várias Prefeituras, os municípios cearenses estão promovendo ações de cadastramento, desde mutirões em escolas ou outros equipamentos públicos à disponibilização de números telefônicos com equipes de apoio.

Até o momento, Guaramiranga é a primeira e única cidade no Estado a vacinar todos os adultos: foram 4.607 pessoas contempladas até o último domingo (27), número superior às 4.002 estimadas no último censo do IBGE. Os moradores serão acompanhados pela Sesa para avaliação da resposta imune.

Com informações do Diário do Nordeste.

Inscrições para o Enem 2021 começam nesta quarta-feira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia, nesta quarta-feira (30), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Os interessados poderão se inscrever na Página do Participante, até 14 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 85 e o pagamento deve ser feito por aqueles que não estão isentos, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). Os resultados finais das solicitações de isenção foram divulgados pelo Inep, no dia 25 de junho, e estão disponíveis na Página do Participante.

Os interessados em fazer o Enem 2021 deverão realizar a inscrição no exame, isentos ou não. O Inep preparou um passo a passo para ajudar na inscrição. Para isso, basta acessar a Página do Participante, no endereço eletrônico enem.inep.gov.br.

Provas

As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação. Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração. No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.

Com informações da Agência Brasil.

"Não que eu confie na vacina, só confio em Deus", diz apóstolo Valdemiro após enterrar irmão

O apóstolo Valdemiro Santiago, de 57 anos, afirmou na última terça-feira, 29, em São Carlos, São Paulo, que irá tomar a vacina contra a Covid-19 assim que tiver oportunidade. A fala foi feita após o enterro do irmão Vanderley Santiago, morto por causa de complicações da doença. “Vou me vacinar com certeza. Não que eu confie na vacina, só confio em Deus. Até porque eu devo obediência também, não é?”, disse.

O religioso chegou a vender sementes de feijão sob o argumento de que teriam eficácia terapêutica contra a Covid. O apóstolo esteve na cidade de São Carlos para participar do enterro do irmão, que faleceu na segunda-feira, 28, aos 53 anos de idade e foi sepultado no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, na tarde do dia seguinte.

Em entrevista ao portal ACidadeON São Carlos, do grupo EPTV, o apóstolo, da Igreja Mundial do Poder de Deus, também disse não ter medo da morte: “Fui chamado há 41 anos para preparar pessoas para a morte, ou seja, é a única certeza que você tem até conhecer a verdade, a palavra. Todo mundo que nasce, se entende por gente, sabe que vai morrer, não é verdade?”, afirmou.

De acordo com informações da prefeitura, Vanderley procurou atendimento no Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho, local conhecido como "covidário" e, posteriormente, foi transferido para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Santa Felícia, onde sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Conforme as informações divulgadas pelo G1, o bispo vivia em São Carlos com a família há 7 meses. Ele testou positivo para a doença dois dias depois de tomar a primeira dose da vacina contra Covid-19, em 16 de junho, e desde então estava afastado dos cultos.

Com informações do G1.

Plataforma Meu INSS atualiza e permite prova de vida pelo site; veja como fazer

A plataforma Meu INSS passou por atualização e agora permite a realização da prova de vida por biometria pelo site. Além disso, é possível confirmar o recebimento de carta de concessão de forma digital. As informações são do jornal Extra.

Deste fevereiro, parte dos pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode realizar a prova de vida pelo aplicativo Meu INSS, sem sair de casa. Com a atualização, o site também tem a função.

Para isso, é necessário ter a biometria facial cadastrada nos bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Departamentos de Trânsito (Detrans), pelo Título de Eleitor ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Anteriormente, era preciso ligar para a Central de Atendimento 135 para confirmar o recebimento da carta de concessão. Agora, uma seção do site permite a confirmação.

Cerca de 36 milhões de beneficiários devem realizar a prova de vida anualmente para continuar a receber seus benefícios, segundo o Governo Federal. Assim que a etapa é concluída, o acesso ao valor é desbloqueado.



VEJA COMO FAZER A PROVA DE VIDA PELO CELULAR NO MEU INSS

Faça o download do aplicativo Meu INSS e, em seguida, o login;

Uma mensagem avisando que chegou a hora de realizar a prova de vida deve aparecer, com um botão nomeado “Instale o Meu gov.br”;

Clique em “Autorizações”, selecione a pendência e clique em “Autorizar”;

Para tirar a foto, o aplicativo pedirá para utilizar a câmera do celular para tirar fotos e fazer vídeos. Escolha “Permitir”;
O sistema também solicitará uma informação do documento que está no cadastro do governo, como a data de emissão da CNH digital. Informe;

Em seguida, posicione o rosto no centro do círculo na tela do celular. O sistema solicitará que o usuário faça alguns movimentos;

Uma barra azul indicará quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos e, em seguida, a prova de vida será concluída.

CALENDÁRIO DA PROVA DE VIDA

O novo cronograma terá como critério o mês de aniversário da pessoa segurada. Veja a sua data:

Aniversário em março e abril/2020 - Nova prova de vida em junho/2021

Maio e junho/2020 - Nova prova de vida em julho/2021
Julho e agosto/2020 - Nova prova de vida em agosto/2021

Setembro e outubro/2020 - Nova prova de vida em setembro/2021

Novembro e dezembro/2020 - Nova prova de vida em outubro/2021

Janeiro e fevereiro/2021 - Nova prova de vida em novembro/2021

Março e abril/2021 - Nova prova de vida: dezembro/2021

Com informações do Diário do Nordeste.

Bases do Raio serão instaladas em Mauriti e Paracuru, diz Camilo Santana; 24 devem ser entregues até 2022

O governador Camilo Santana anunciou, na manhã desta quarta-feira (30), em entrevista à TV Verdes Mares, que mais 24 bases do Raio devem ser instaladas em municípios cearenses até 2022, com Mauriti e Paracuru já em andamento. Atualmente, cidades com mais de 30 mil habitantes são prioridades.

"Já comprei todas as motos, equipamentos e as armas. Nós temos, hoje, cinco equipes do Raio prontas. Então está faltando apenas a base do Raio, a estrutura física dos municípios ficarem prontas", explicou.

NOVAS CIDADES

Segundo o governador, uma estratégia foi pensada para decidir quais locais devem receber primeiro as novas equipes de policiais. Dessa forma, os próximos já foram definidos de forma inicial.

"Serão Mauriti, na divisa com a Paraíba, Paracuru, que fica ali na região litorânea, e Itaitinga, Santana do Acaraú e Icapuí. Apesar de não termos tudo pronto, estamos apostando em divisas ali com novos estados como estratégia", pontuou.

Camilo Santana ainda pontuou que a área técnica avaliou a necessidade de uma estrutura deste porte nas cidades que marcam a separação com outros estados próximos do Nordeste.

Com informações do Diário do Nordeste.

Sobe para 142 o número de mortes por coronavirus em Acopiara

Mais uma morte em decorrência do novo coronavírus foi registrada na manhã desta quarta-feira (30), em Acopiara.

3.211 pessoas contraíram a doença. Veja os dados:

Covid-19 em Acopiara

3.211 casos confirmados

2. 692 recuperados

4.133 casos descartados

142 mortes

Voos de Fortaleza a Juazeiro do Norte são retomados em julho

Seis meses após a suspensão de voos para Fortaleza, Juazeiro do Norte volta a ter ligação aérea direta para a Capital em julho. A Gol Linhas Aéreas retomará as operações da rota a partir desta sexta-feira (2), com quatro frequências por semana.

Os voos de Fortaleza a Juazeiro do Norte serão operados às segundas, quartas, sextas e domingos, com saída da Capital às 23h25 e chegada às 0h30. No outro sentido, as aeronaves decolam do Cariri às 5h às segundas, terças, quintas e sábados e pousam às 6h no Aeroporto de Fortaleza.

Refletindo a elevada demanda de voos para destinos do Nordeste, a companhia ainda vai reforçar ligações a outros estados e retomar voos da Capital a Natal (RN) e Teresina (PI), recompondo as conexões domésticas do hub da companhia no Aeroporto de Fortaleza. Confira as mudanças:

NOVOS VOOS EM JULHO

Retomada de operações para Natal e Teresina;

Fortaleza-Guarulhos (SP) passa de três para cinco voos semanais;

Jericoacoara-Guarulhos passa de três para cinco voos semanais;

Fortaleza-Congonhas (SP) passa de quatro semanais a dois diários;

Fortaleza-Salvador (BA) passa de um para dois voos diários;

Fortaleza-Belém (PA) passa a um voo diário;

Fortaleza-Manaus (AM) passa a um voo diário.

RETOMADA EM ARACATI

Em julho, o Aeroporto de Canoa Quebrada, em Aracati, voltará a receber voos comerciais regulares. A companhia Azul Linhas Aéreas retoma no mês a rota que parte de Recife (PE) três vezes por semana.

Jericoacoara também passará a contar com voos diários para Belo Horizonte (MG) e Juazeiro do Norte terá, ao todo, 15 ligações semanais com Recife, Campinas (SP) e Guarulhos (SP).

A Azul ainda ampliou as ligações de Fortaleza para o Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos (SP), Recife (PE), São Luiz (MA), Belém (PA) e Salvador (BA),

A Latam também prevê ampliou as opções de voos na Capital, com a operação de dois voos diários para Congonhas (SP) e um voo diário para Belém, Teresina e Manaus.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará quer antecipar 2ª dose da vacina contra o coronavirus para professores e chamar 2,5 mil aprovados em concurso

O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que o estado avalia antecipar a aplicação da segunda dose para professores da rede estadual e acelerar o retorno às aulas presenciais. O governador divulgou a informação em entrevista à TV Verdes Mares nesta quarta-feira (30).

"Nossa meta é vacinar, por isso nós antecipamos a vacinação dos professores, priorizamos isso, e dos colaboradores da educação para que a gente possa retomar as aulas o mais rápido possível", disse.

"Mas queremos retomar com segurança, garantindo segurança aos profissionais da área da educação. Estamos com o diálogo, queremos ver se a gente antecipa a segunda dose agora em julho dos professores, estamos tratando isso com o secretário de saúde, doutor Cabeto, para que a gente possa a partir do segundo semestre retomar de forma gradua, com segurança, as aulas presenciais", completou.

O governador afirmou também que fará nesta quarta-feira o anúncio oficial de duas medidas voltadas para educação: ampliação do número de escolas em tempo integral e convocação de professores aprovados em concurso público.

O concurso abriu 5 mil vagas para professores; na edição desta quarta do Diário Oficial, será publicada a convocação de mais 2,5 mil profissionais.

"Vamos ampliar as escolas de tempo integral e o chamamento dos professores, vamos ampliar o número de escolas em tempo integral do Ceará. Vamos garantir que o nosso jovem fique o dia inteiro na escola, essa é uma política que queremos ampliar. Nossa meta é chegar a 50% das nossas escolas públicas de ensino médio em tempo integral."

Com informações do G1 Ceará.

Medo da pandemia do coronavirus aumenta chance de transtornos mentais em grávidas, diz estudo da Universidade Federal do Ceará com Harvard

O medo da pandemia de Covid-19 pode aumentar os casos de transtornos mentais comuns (TMC), tais como crises de pânico e de ansiedade, insegurança e estresse pós-traumático, de acordo com pesquisa feita pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América.

A UFC explica que mulheres grávidas tendem a apresentar com maior frequência esses TMCs. Contudo, a pandemia levou esse quadro a outro patamar de gravidade. O estudo concluiu que os sentimentos negativos despertados pelo coronavírus fizeram elevar em até três vezes a prevalência de tais problemas entre as pessoas desse grupo.

Para chegar ao resultado, foi realizado um levantamento com 1.041 gestantes de Fortaleza, com idades entre 16 e 48 anos. Os dados foram colhidos em abril e maio do ano passado, logo após as autoridades declararem o lockdown na cidade, e estão apresentados no artigo "COVID-19 and mental health of pregnant women in Ceará, Brazil" ("Covid-19 e saúde mental de mulheres grávidas no Ceará, Brasil", em tradução livre), publicado em maio de 2021 pela Revista de Saúde Pública.

O estudo mostra uma prevalência de 45,7% de TMC entre as mulheres grávidas. O percentual representa a média registrada entre as pessoas entrevistadas. As que revelaram ter medo da Covid-19 mostraram riscos até três vezes maiores de apresentar transtornos mentais em comparação àquelas que não nutriam tal sentimento, conforme a UFC.

Motivo de preocupação

Márcia Machado, professora da Faculdade de Medicina da UFC e uma das responsáveis pelo estudo, considera os dados "assustadores" e afirma que devem ser motivo de preocupação ainda maior em razão das consequências físicas que problemas psicológicos podem trazer não somente às mães, mas também ao bebê.

O artigo aponta que transtornos como ansiedade e depressão podem desencadear complicações como aborto espontâneo, parto prematuro, baixo peso do bebê ao nascer, menor duração do aleitamento materno, déficit de crescimento e atraso no desenvolvimento infantil.

Márcia Castro, professora titular da Harvard School of Public Health, que também assina o estudo, ressalta que sintomas como falta de ar, taquicardia (coração acelerado), suor nas mãos, perda de sono, choro frequente, perda de apetite, alterações trombóticas, dentre outros, não costumam ser levados em conta por pessoas próximas. Assim, os problemas se agravam e o percurso da gravidez é prejudicado.

A pesquisa traz dados sobre os fatores que influenciam mais esses riscos de transtornos mentais, tais como a situação socioeconômica das mulheres, o excesso de más notícias pela televisão e redes sociais e a presença ou não de acompanhamento pré-natal.

Com informações do G1 Ceará.

Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em novembro e dezembro

A terceira parcela do auxílio emergencial começa a ser liberada nesta quarta-feira (30), para trabalhadores nascidos em novembro e dezembro. Neste primeiro momento, o pagamento é destinado a quem faz parte do Cadastro Único e aos informais e MEIs inscritos por meio do site e do aplicativo Caixa Tem.

Vale lembrar que o benefício segue a mesma regra do ano passado: primeiro o dinheiro estará disponível apenas para movimentação digital e, posteriormente, será liberado o saque.

Os pagamentos seguem mais uma vez as datas de nascimento dos beneficiários.

O calendário de pagamentos da terceira rodada do auxílio emergencial foi antecipada, na terça-feira (15). 

Com informações do Diário do Nordeste.

Após morte do irmão por coronavirus, apóstolo Valdemiro Santiago diz que tomará vacina

O líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, apóstolo Valdemiro Santiago disse, na terça-feira (29), que vai tomar a vacina contra a Covid-19. A declaração foi feita após o enterro do seu irmão Vanderley Santiago, que faleceu em decorrência do novo coronavírus.

“Vou me vacinar com certeza. Não que eu confie na vacina, só confio em Deus. Até porque eu devo obediência também, não é?”, disse ao portal ACidadeON São Carlos, do grupo EPTV.

Durante a pandemia, o religioso chegou a vender sementes de feijão que teriam eficácia no tratamento da Covid-19. Na época, a Justiça determinou que o portal do Ministério da Saúde alertasse sobre a falta de eficácia do método.

O irmão do apóstolo, bispo Vanderley Santiago, de 53 anos, faleceu em São Carlos, São Paulo, na segunda-feira (28). Ele havia tomado a primeira dose da vacina contra Covid-19 em 16 de junho.

O enterro aconteceu nesta terça-feira, e o corpo foi sepultado no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, também em São Carlos.

Ainda em entrevista ao portal ACidadeON, Valdemiro Santiago disse não ter medo da morte.

“Fui chamado há 41 anos para preparar pessoas para a morte, ou seja, é a única certeza que você tem até conhecer a verdade, a palavra. Todo mundo que nasce, se entende por gente, sabe que vai morrer, não é verdade?”, afirmou.

Com informações do Diário do Nordeste.

Arrependido, adolescente procura polícia e devolve motos roubadas no Ceará

Um adolescente procurou a Polícia Militar após se arrepender de roubos de motocicletas e indicou a localização onde os veículos estavam escondidos. Após a indicação do jovem, duas motocicletas foram recuperadas pela PM no Bairro Alto da Boa Vista, em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza. O caso aconteceu na segunda-feira (28).

Conforme o tenente João Edson, comandante da polícia, o adolescente foi até o quartel de forma espontânea e confessou as infrações análogas ao crime de assalto.

"Ele veio até o quartel porque estava arrependido dos assaltos que ele praticava, dos roubos, e decidiu mostrar pelo menos essas duas motos que haviam sido tomadas de assalto por ele em datas passadas. Ele não especificou quando foram tomadas de assalto, mas pelo menos compareceu de forma voluntária ao quartel informando a localização dessas motos e os policiais foram lá e encontraram essas motocicletas", relata o tenente João Edson.

Após a apreensão dos veículos, o caso foi registrado na Delegacia Metropolitana de Pacajus.

Com informações do G1 Ceará.

Confira o horário das partidas de futebol desta quarta-feira, 30 de junho

A quarta-feira (30), de futebol será de bola rolando na Série A, B e D do Campeonato Brasileiro. Único representante cearense no dia, o Fortaleza receba a Chapecoense, na Arena Castelão, às 16h.

JOGOS DE HOJE | HORÁRIO DAS PARTIDAS DESTA QUARTA (30)

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A

Fluminense x Athletico-PR - 16h
Fortaleza x Chapecoense - 16h
Internacional x Palmeiras - 19h
Bahia x América-MG - 19h
Santos x Sport - 20h30
Corinthians x São Paulo - 21h30
Juventude x Grêmio - 21h30

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B

Ponte Preta x CSA - 16h30
Brusque x Brasil de Pelotas - 17h
Goiás x Vasco - 19h
Londrina x Avaí - 19h
Cruzeiro x Guarani - 19h
Botafogo x Vitória - 21h30

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D

Águia Negra x Patrocinense - 17h

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará recebe novos lotes das vacinas AstraZeneca e Pfizer nesta quarta-feira (30)

O Governador Camilo Santana anunciou, durante entrevista no Bom dia Ceará, que o Ceará receberá um novo lote da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca e da Pfizer ainda nesta quarta-feira (30). O número total de imunizantes será de 137.980. Com 86.500 da AstraZeneca e 51.480 da Pfizer.

"Estamos recebendo novas doses hoje da AstraZeneca para dar continuidade ao nosso plano de imunização", disse Camilo.

A expectativa da chegada de um novo lote do imunizante aumentou desde que a Secretaria de Saúde de Fortaleza divulgou que o estoque de primeiras e segundas doses de vacinas contra a Covid-19 em Fortaleza são suficientes apenas para atender quem estiver agendado nesta quarta-feira (30) .

NOVAS COMPRAS

O Governador voltou a reforçar que a intenção do Ceará é comprar vacinas diretamente com países e indústrias farmacêuticas, evitando assim depender unicamente dos imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde.

"Todos os dias temos procurado o Ministério da Saúde para aumentar o número de vacinas que Ceará vem recebendo. Temos pessoas do Estado na China negociando compra direto com o país", disse Camilo.

Com informações do Diário do Nordeste.

Caixa paga hoje auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família com NIS 0

A Caixa libera nesta quarta-feira (30), o pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial 2021 para beneficiários do Bolsa Família com Número de Identificação Social (NIS) terminado em 0.

O pagamento é realizado semelhante ao Bolsa Família, pelo aplicativo Caixa Tem. Os beneficiários podem consultar o valor a ser recebido pelo site do Ministério da Cidadania e da Caixa Econômica Federal.

As famílias contempladas que recebem menos de R$ 250 no Bolsa Família, têm o pagamento substituído pelo valor do auxílio emergencial, não sendo possível acumular os dois em um só mês.

CALENDÁRIO DO AUXÍLIO PARA PÚBLICO DO BOLSA FAMÍLIA

O calendário de pagamentos para os beneficiários do Bolsa Família segue as datas regulares do benefício, a partir do número final do NIS.

C om informações do Diário do Nordeste.