quarta-feira, 30 de junho de 2021

Aumenta para dez o número de cidades com alerta 'moderado' para o coronavirus no Ceará; veja lista

Chegou a 10 o número de cidades cearenses cujo nível de alerta para Covid-19 reduziu para “moderado” (nível 2), segundo boletim da Secretaria de Saúde do Estado referente às semanas epidemiológicas 24 a 25, que compreendem o período de 13 a 26 de junho. Na avaliação anterior, apenas quatro cidades se estavam nesta classificação.

Outra boa notícia é a queda na quantidade de cidades em alerta “altíssimo” (nível 4), de 150 nas duas semanas anteriores para 143, atingindo a terceira redução consecutiva. Já o número de cidades em nível de alerta “alto” (nível 3) subiu de 30 para 32, “mas este número representa essa queda no risco de transmissão”, pontua a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Sayonara Cidade. Por outro lado, nenhuma cidade cearense está na classificação de risco 1 ou "novo normal".

Há um mês, conforme o boletim entre os dias 16 e 29 de maio, 176 das 184 cidades estavam no risco “altíssimo”, o que representava 95% das cidades cearenses. Com 143 municípios, a queda neste intervalo foi de 18,75%. A quantidade representa 78% do território cearense.

MUNICÍPIOS NA CLASSIFICAÇÃO "MODERADO":

Brejo Santo (Cariri)
Camocim (Sobral),
Choró (Sertão Central)
Eusébio (Fortaleza),
Marco (Sobral),
Mombaça (Cariri),
Salitre (Cariri),
São João do Jaguaribe (Litoral Leste),
São Luís do Curu (Fortaleza) e
Uruburetama (Fortaleza)

MUNICÍPIOS COM CLASSIFICAÇÃO "ALTO", POR ÁREA DE SAÚDE:
FORTALEZA

Apuiarés, Aquiraz, Chorozinho, Guaramiranga, Miraíma, Pacajus, Palmácia, Pindoretama, Redenção.
CARIRI

Crato, Icó, Piquet Carneiro e Umari.
SOBRAL

Bela Cruz, Forquilha, Graça, Granja, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Massapê, Novo Oriente, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, São Benedito, Senador Pompeu e Uruoca.
SERTÃO CENTRAL

Itatira, Madalena, Quixadá e Tauá.
LITORAL LESTE/JAGUARIBE

Jaguaretama, Jaguaribe.

Com informações do Diário do Nordeste.