quarta-feira, 30 de junho de 2021

123 cidades do Ceará já vacinaram mais de 70% de cadastrados com 1ª dose contra o coronavirus

O processo de vacinação contra a Covid-19 no Ceará exige um cadastro na plataforma Saúde Digital, pelo qual as gestões municipais organizam o andamento da campanha. Com base nos registros até a tarde de terça-feira (29), dos 184 municípios cearenses, 123 já vacinaram com a primeira dose (D1) mais de 70% das pessoas que receberam confirmação da inscrição.

Os dados são do IntegraSUS e do Vacinômetro estadual, ambos disponibilizados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Os números podem oscilar diariamente a partir da inclusão de novos cadastros na plataforma.

A média atual do Estado é de 69% de vacinação dos cadastrados já confirmados. Ao todo, 63 municípios estão na faixa entre 70% e 80%; outros 42 têm entre 80% e 90%; e mais dez têm acima de 90%.

Além disso, oito municípios já têm mais de 100% da população cadastrada com a vacina: Salitre, Tururu, Monsenhor Tabosa, Ipaporanga, Potengi, Frecheirinha, Santana do Cariri e Altaneira.

Segundo a Sesa, antes do cadastro obrigatório no Saúde Digital, parte dos municípios realizava um cadastramento próprio e independente, o que justifica os valores excedentes.

A inscrição digital foi pactuada pela Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB-CE) somente na transição de maio para junho, mês em que a campanha completou quatro meses.

Celi Regina é secretária municipal de Saúde de Monsenhor Tabosa, cidade que tinha 6.399 confirmações de cadastro até ontem, mas já vacinou 8.393 pessoas com a D1. Ela explica que a diferença se deu pela dispensa de cadastros nos grupos iniciais da campanha.

Temos uma população indígena em que vacinamos mais de 2.200 pessoas com a primeira dose, independente do cadastro. E tivemos também na população de idosos acima de 60 anos, sem que ele fosse cobrado. Como a gente não tinha aderido ainda ao Saúde Digital, quando recebia, já ia aplicando.

Celi Regina

Secretária de saúde de Monsenhor Tabosa

Contudo, com a necessidade de cadastro, a gestão se articula para registrar toda a população. Entre as estratégias, estão a criação de pontos fixos de inscrição, a disponibilização de profissionais para isso nas unidades básicas de saúde e o uso da rádio local para sensibilizar os munícipes.

Conforme verificado nas redes sociais de várias Prefeituras, os municípios cearenses estão promovendo ações de cadastramento, desde mutirões em escolas ou outros equipamentos públicos à disponibilização de números telefônicos com equipes de apoio.

Até o momento, Guaramiranga é a primeira e única cidade no Estado a vacinar todos os adultos: foram 4.607 pessoas contempladas até o último domingo (27), número superior às 4.002 estimadas no último censo do IBGE. Os moradores serão acompanhados pela Sesa para avaliação da resposta imune.

Com informações do Diário do Nordeste.