quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Polícia encontra 4 cabeças de corpos decapitados em intervalo de 24h em Fortaleza

A polícia prendeu, na tarde desta quarta-feira (31), um suspeito de participar do assassinato e decapitação de três homens nas proximidades da Lagoa do Urubu, no bairro Jardim Iracema, em Fortaleza.

O suspeito confessou o crime e levou a polícia até o local que estavam as três cabeças, às margens da Lagoa do Urubu, no bairro Floresta. O suspeito foi preso.

Após uma informação anônima, a polícia também localizou a cabeça de uma mulher, também nas proximidades da Lagoa, no bairro Álvaro Weyne, morta e decapitada no dia anterior. A polícia não descarta a ligação entre os dois casos. As vítimas ainda não foram identificadas.

Entenda o caso

Três corpos do sexo masculino foram encontrados decapitados próximos à Lagoa do Urubu, no bairro Jardim Iracema, em Fortaleza, na madrugada desta quarta-feira (31). Do outro lado da margem, ficam os bairros Álvaro Weyne e Padre Andrade.

Na noite anterior, uma mulher também havia sido morta no local. A polícia acredita que o triplo homicídio tenha sido retaliação de facção rival pelo crime anterior. Com informações do Tribuna do Ceará.

SDA dispensa 33 prefeituras do pagamento da cota do Hora de Plantar; Acopiara é contemplada

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará resolveu dispensou 33 municípios do pagamento da 31ª edição do Projeto Hora de Plantar. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, como forma de amenizar a vida dos agricultores que tiveram perdas de safra acima de 50% no período 2017/2018 por causa da seca, conforme dados da Ematerce e Funceme.

O ato representa a dispensa de 1.112.281 toneladas de sementes (milho híbrido, milho variedade, feijão caupi, sorgo forrageiro e mamona), 2.072.960 raquetes de palma forrageira e 49.199 mudas (cajueiro anão, essências florestais e frutíferas), em 67.673 operações, uma vez que um dos 46.751 agricultores podem ter sido contemplado com mais de uma cultura.

Foram contempladas no ato as cidades de Acopiara, Antonina do Norte, Arneiroz, Assaré, Banabuiú, Campos Sales, Catarina, Crateús, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibicuitinga, Iguatú, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Milhã, Mombaça, Parambu, Pedra Branca, Pindoretama, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Quixelô, Quixeramobim, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tarrafas, Tauá, Varjota

Até a próxima sexta-feira (2) o sistema da SDA trará a atualização com a dispensa da emissão do boleto referente aos municípios assistidos com o ato.

Três corpos de homens sem cabeça são achados às margens de lagoa em Fortaleza

Três corpos do sexo masculino foram encontrados decapitados próximos à Lagoa do Urubu, no bairro Jardim Iracema, em Fortaleza, na madrugada desta quarta-feira (31). Do outro lado da margem, ficam os bairros Álvaro Weyne e Padre Andrade.

Na noite anterior, uma mulher também havia sido morta no local. A polícia acredita que o triplo homicídio tenha sido retaliação de facção rival pelo crime anterior.

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso, informa o programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro/SBT.

Por volta de 20 horas a polícia recebeu a denúncia de que oito homens estariam armados pela área em dois carros, um preto e um branco. Pouco depois, populares encontraram os três corpos decapitados nas proximidades da Lagoa do Urubu e chamaram a PM. Nenhuma das vítimas foi identificada. As cabeças também não foram encontradas.

As autoridades acreditam que as três vítimas foram mortas em outro lugar e desovados às margens da Lagoa do Urubu. O cenário é o mesmo onde uma mulher, também não identificada, foi encontrada morta na noite anterior.

A polícia acredita que o triplo homicídio tenha sido vingança de uma facção rival por conta do assassinato da mulher e que também disputa o tráfico na região. Ainda durante a noite, a polícia fez diligências pelos três bairros em busca dos responsáveis. Com informações do Tribuna do Ceará.

Prefeitura de Acopiara investe em Bibliotecas

A Prefeitura de Acopiara, através da equipe da secretaria da Cultura, Esporte e Juventude realizou na manhã desta quarta-feira, 31 de outubro, no Gabinete, uma reunião com os funcionários das Bibliotecas municipais da sede e dos distritos de Trussu e Ebrom, para a entrega de novos livros de diversos gêneros para compor o acervo cultural. As bibliotecas dos distritos receberam 150 livros cada uma, que servirão de pesquisas escolares e para pesquisas individuais de acordo com o interesse das comunidades.

O prefeito Antônio Almeida Neto vem investindo cada vez mais na cultura do município, sempre dando o apoio necessário para que a população acopiarense tenha acesso ao conhecimento e à informação através da leitura.

250 aprovados no concurso da Polícia Militar iniciam curso de formação


A aula inaugural do curso de formação profissional para a carreira de oficiais da Polícia Militar do Ceará acontece nesta quinta-feira (1º), a partir das 9h, na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

É a segunda turma de candidatos aprovados no concurso de 2013 e será composta por 250 alunos. Na primeira turma de aprovados, 183 tenentes foram nomeados.

O Curso de Formação profissional é a terceira etapa do certame e tem duração de 3 semestres. Além das aulas teóricas, o curso inclui avaliação psicológica, teste de capacidade física e investigação social, todos de caráter eliminatório.

As instruções teóricas abarcam temas como polícia comunitária; planejamento operacional; inteligência em segurança pública; gestão da qualidade; gerenciamento de crises; elaboração e gestão de projetos. Além de conhecimentos da área jurídica e de diversas modalidades de policiamento.

Já entre as instruções práticas estão técnica policial militar; policiamento ostensivo geral; tiro policial defensivo e defesa pessoal. Com informações do Diário do Nordeste.

‘Tenho certeza que não sou o mais capacitado, mas Deus capacita os escolhidos’, diz Bolsonaro durante culto

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) participou, na noite dessa última terça-feira, 30, de um culto na sede da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do pastor Silas Malafaia, na Penha, zona Norte do Rio.

Ao lado do religioso, Bolsonaro discursou por menos de cinco minutos. Aos gritos de “mito, mito” e diante de um templo cheio, garantiu aos fiéis que haviam eleito “uma pessoa comprometida com os valores da família cristã”.

Bolsonaro também agradeceu por ter sido salvo da facada desferida por Adélio Bispo de Oliveira – um milagre, segundo ele – e retomou o versículo que usou durante toda a campanha – conhecereis a verdade e ela vos libertará. Falando rapidamente sobre esse mote, arrancou aplausos ao afirmar. “O povo precisa saber a verdade, e a verdade dói”.

Provocou risadas no público ao lembrar o momento de sua decisão de concorrer ao Palácio do Planalto. “Também achei que pirei naquele momento”. O presidente eleito também agradeceu a Deus pela vitória nas urnas e disse não ser o mais preparado para a “missão”, mas que Deus capacita os escolhidos.

“Primeiro eu quero agradecer a Deus por estar vivo, pelas mãos de profissionais da saúde, de Juiz de Fora. Em São Paulo, Deus operou milagre. Depois quero agradecer a Deus por essa missão, porque o Brasil está em uma situação um tanto quanto complicada. Crise ética, moral e econômica. Eu tenho certeza que não sou o mais capacitado, mas Deus capacita os escolhidos”.

O compromisso não foi divulgado oficialmente por sua equipe, mas estava na boca das centenas de fiéis da denominação evangélica. Apesar de Malafaia, normalmente histriônico, tentar adotar um tom tranquilo, havia excitação no ar. “O Bolsonaro vem aqui? Tem muita polícia”, perguntou um fiel.

Não era para menos, a visita presidencial ao subúrbio mobilizou uma tropa de mais de 40 PMs e diversas viaturas. Além desse aparato, havia ainda a escolta de Bolsonaro, reforçada pela Polícia Federal após o atentado sofrido por ele no dia 6 de setembro.

Quando um obreiro avisou a Malafaia que o presidente eleito havia chegado, o pastor se aproximou e deu uma ordem em tom ríspido. Logo depois respirou fundo e anunciou: “vamos receber o presidente da República, Jair Bolsonaro”.

Todos se levantaram. Com celulares para o alto, todos filmando e fotografando, as centenas de evangélicos presentes cultuaram o novo presidente aos gritos de “mito”, enquanto outros repetiam “glória a Deus”. “E também dizer a toda a imprensa que nós não estamos votando em candidato a Deus”

O capitão da reserva terminou o discurso pedindo orações aos presentes. Quando Malafaia tomou a palavra, Bolsonaro adotou uma pose tipicamente militar: peito estufado e braços estendidos para trás, o presidente olhava fixamente para frente, em direção a um ponto fixo.

O pastor defendeu que o novo mandatário do País olhasse para o Nordeste, insinuando que os votos do PT na região eram garantidos com programas sociais. Clamou para que Bolsonaro transformasse o Nordeste com a tecnologia de Israel, e fez uma oração emocionada pedindo a Deus que cuidasse do Brasil.

“Israel é pior do que o semiárido do Nordeste. Quero deixar uma palavra aqui para esse povo nordestino, abençoado. Tem nordestino onde tudo que é lado desse Brasil fazendo a história nessa nação. E porque eles saíram do Nordeste? Porque esses corruptos, cínicos deram esmola para eles pensando que podem manipular a vida toda. Bolsonaro sabe que é possível resgatar o Nordeste, porque Israel tem uma das maiores produções agrícolas e podem fazer com que o Nordeste seja um centro agrícola do mundo. E ele não vai dar paliativo não. Ele vai mudar a história do nordeste. Nordestino vai esquecer do cara aí que dizia ser filho da terra”, afirmou.

Malafaia disse também que os dois já conversaram “muitas vezes” sobre a importância do estado laico e da importância da imprensa livre. “E também dizer a toda a imprensa que nós não estamos votando em candidato a Deus. Não estamos votando em alguém que vai fazer graça para evangélicos. Isso seria muito mesquinho. Nós estamos votando em alguém para mudar a história da nossa nação. Queria deixar isso bem claro e reafirmar que o estado é laico. E tem que ser mesmo. Agora, o estado é laico, mas não é laicista, não é contra religião”, disse Malafaia, que afirmou ainda. “Eu bati rapaz, bati com muita força naqueles que caluniaram e difamaram pela grande mídia. E Bolsonaro falou comigo que sem imprensa livre não existe democracia. Nós sabemos disso, o resto é falácia”, concluiu.

O pastor Silas Malafaia celebrou o casamento de Bolsonaro com Michele em 2013. Eles se desentenderam em 2017, após o pastor ser indiciado na Operação Timóteo, por lavagem de dinheiro em esquema de propina em cobrança de royalties da exploração mineral.

Durante a pré-campanha, o religioso apoiou a pré-candidatura de João Doria (PSDB). Somente quando o ex-prefeito de São Paulo saiu de vez da corrida presidencial, Malafaia voltou a se aproximar de Bolsonaro, por intermédio do senador Magno Malta (PR).

Com informações do Jornal O Globo.

Agricultores de Acopiara e outros 3 municípios são dispensados de pagamento das sementes


Os agricultores que receberam as sementes no início deste ano do programa Hora de Plantar estão isentos do pagamento ao governo do Estado.

Na região Centro-Sul do Ceará o benefício será para os municípios de Iguatu, Quixelô, Acopiara e Catarina, porque tiveram perdas na safra superiores a 50 por cento.

O secretário de Agricultura de Iguatu, Hildernando Barreto, disse que a medida era necessária, pois a maioria dos produtores rurais plantou e não colheu por causa da irregularidade das chuvas. “Tivemos um inverno atrapalhado, a maioria dos que agricultores perderam a safra”, pontuou.

Em anos anteriores, devido às chuvas abaixo da média, houve também dispensa de pagamento das sementes. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva, também avaliou de forma positiva a dispensa de pagamento por parte dos agricultores. “Praticamente não tivemos safra, o milho e o feijão se perderam na roça”, disse. Com informações do Diário do Nordeste.

Ciro Gomes diz que foi “miseravelmente traído” por Lula e seus “asseclas”

O ex-ministro Ciro Gomes deu uma entrevista longa ao jornalista Gustavo Uribe, da Folha de S.Paulo que pode ser conferida nesta quarta-feira. Entre vários desabafos, ele, que foi o terceiro colocado na eleição presidencial, diz que foi “miseravelmente traído” pelo ex-presidente Lula e seus “asseclas”.

Ciro concedeu a entrevista em seu apartamento em Fortaleza nessa última  terça-feira (30). Foi a primeira fala dele desde a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), Ciro nega ter lavado as mãos ao ter viajado para a Europa depois do primeiro turno. “A gente trai quando dá a palavra e faz o oposto”.

O pedetista critica a atuação do PT para impedir o apoio do PSB à sua candidatura e diz que considerou um insulto convite de Lula para assumir o papel de seu vice no lugar Fernando Haddad (PT).

Sobre disputa em 2022, reagiu: “Não. Quem conhece o Brasil sabe que você afirmar uma candidatura a 2022 é um mero exercício de especulação, porque a adrenalina não pacificou. Só essa cúpula exacerbada do PT é que já começou a campanha de agressão. Eu não. Tenho sobriedade e modéstia. Acho que o país precisa se renovar.” Com informações do O Povo.

Bolsonaro diz que não escolherá para ministério condenados por corrupção


Bolsonaro e o deputado Alberto Fraga (DEM-DF).


O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nesta quarta-feira (31),que não vai escolher condenados por corrupção para compor seu governo e que os seus ministros serão anunciados oficialmente por suas redes sociais.

Bolsonaro não citou nomes e nem deixou claro se nomeará investigados em escândalos.

Mais cedo, ele confirmou pelo Twitter que o Ministério da Ciência e Tecnologia será comandado pelo astronauta Marcos Pontes.

Foi o quarto nome divulgado pelo futuro governo, que já tem confirmados o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) na Casa Civil, o economista Paulo Guedes na "superpasta" da Economia e o general Augusto Heleno (PRP) à frente da Defesa.


Onyx, por exemplo, admitiu no ano passado ter recebido R$ 100 mil em caixa dois da empresa de carnes JBS. Em entrevistas à imprensa em maio de 2017, ele argumentou que o dinheiro foi usado para quitar gastos de campanha de 2014, mas concordou que deveria "pagar pelo erro".

Passados mais 15 meses da admissão de culpa do parlamentar, nenhum inquérito foi aberto e ele não foi responsabilizado de nenhuma maneira.

No último dia 23, cinco dias antes do segundo turno das eleições, Bolsonaro se reuniu dentro de casa com integrantes da Frente Parlamentar da Segurança Pública e afirmou que contaria com o deputado Alberto Fraga (DEM-DF), líder da chamada "bancada da bala", no Palácio do Planalto.

"Anuncio aqui que quem vai coordenar a bancada, lá do Planalto, vai ser o Fraga", disse Bolsonaro, em meio a risos e aplausos. Ocorre que Fraga foi condenado em setembro desse ano a quatro anos, dois meses e 20 dias de prisão, em regime semiaberto, pela prática do crime de concussão (exigir vantagem ilícita em razão do cargo). O deputado nega as acusações.

Depois do encontro, Fraga, que concorreu e perdeu a disputa pelo governo do Distrito Federal nesse ano e ficará sem mandato a partir de 2019, disse à imprensa que Bolsonaro o queria como ministro das Relações Institucionais.

Três dias depois, Bolsonaro publicou uma mensagem no Twitter sem citar nomes, sobre "oportunistas" que se anunciam ministros. "Com intuito de se promover ou nos desgastar, oportunistas se anunciam ministros. Estes, de antemão, já podem se considerar fora de qualquer possível governo", escreveu.

Nesta quarta, um dos filhos do presidente eleito, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), retuitou uma mensagem que citava Fraga nominalmente. "No dia que Alberto Fraga foi à imprensa dizer que Bolsonaro o queria como ministro, o Presidente imediatamente postou isso em seu Twitter. A imprensa não viu? Lógico que viu, mas o papel dela não é mais retratar a realidade, é criar narrativas", diz a mensagem.

Na segunda-feira (29), em sua primeira entrevista depois de eleito, Bolsonaro disse à Record TV que aqueles que se lançaram como ministros já "podem se considerar fora do governo". Com informações do Uol.

Três corpos decapitados são encontrados às margens de lagoa no bairro Álvaro Weyne, em Fortaleza

Três corpos decapitados foram encontrados por volta de 21h desta última terça-feira (30),às margens da Lagoa do Urubu, que fica no limite dos bairros Álvaro Weyne com Padre Andrade, zona oeste da Capital.

A Polícia acredita que as cabeças das vítimas foram levadas pelos criminosos. Ainda segundo a PM, os assassinatos aconteceram em outro local e os corpos foram levados para a Lagoa do Urubu.

Na manhã do mesmo dia, o corpo de uma mulher foi encontrado no mesmo local e na mesma situação que os três corpos achados durante a noite. A população está aterrorizada visto que já são quatro corpos decapitados deixados no mesmo lugar em menos de 24 horas.

As vítimas encontradas na noite desta terça foram mortas a facadas. Como estavam sem as cabeças, houve dificuldade na identificação dos corpos, mas uma mulher, com coletes à prova de bala, estava dando informações aos investigadores do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O nome dela e sua relação com o caso não foram divulgados.

A Polícia confirma que dois carros, um Corsa preto e um outro veículo branco, foram usados pelos criminosos para deixar os corpos no local.

Pelo menos oito homens ocupavam os dois carros usados para transportar os corpos até as margens da lagoa. A Polícia quer saber agora qual a ligação entre o homicídio da mulher que foi decapitada e encontrada mais cedo no local e o triplo homicídio registrado na noite desta terça-feira (29).

Com informações do Diário do Nordeste

Bolsonaro anuncia astronauta Marcos Pontes como ministro da Ciência e Tecnologia

Em seu Twitter, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou, nesta quarta-feira (31),que o astronauta Marcos Pontes será seu ministro da Ciência e Tecnologia.

“Comunico que o Tenente-Coronel e Astronauta Marcos Pontes, engenheiro formado no ITA, será indicado para o Ministério da Ciência e Tecnologia. É o quarto Ministro confirmado!”, escreveu.

Além de Marcos Pontes, já estão como futuros ministérios o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) para a Casa Civil; Paulo Guedes, para o futuro Ministério da Economia; e o general Augusto Heleno, para o Ministério da Defesa.

86% dos feridos e mortos no trânsito do Ceará se envolvem em acidentes com motocicleta

O número de pessoas que ficaram feridas e morreram em acidentes de trânsito envolvendo motocicletas chegou a 15.093 no Estado, no último mês de setembro. O valor representa 86% do total de acidentes de trânsito (17.485) registrados pela Seguradora Líder, responsável pelo Seguro DPVAT, no Ceará, nos nove primeiros meses deste ano.

Juntos, os acidentes envolvendo carros, ônibus/microônibus, ciclomotor, motocicletas, caminhões e pick-ups somam o restante de pessoas feridas e mortas em colisões nas ruas, vias e rodovias do Estado, de janeiro a setembro deste ano - 2.392 acidentes (14% do total registrado no Ceará) .

Das 17.485 indenizações pagas pela Líder de janeiro a setembro de 2018, 1.602 (9%) foram por morte; 13.965 (80%) por invalidez e 1.918 (11%) referente a despesas médicas. Do total de indenizações pagas por mortes, 70% foram para vítimas de acidentes com motocicletas (motociclistas, passageiros e pedestres atropelados pelo veículo) - aproximadamente 1.123.

Segundo o médico traumatologista do Instituto Doutor José Frota (IJF) e presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia no Ceará (SBOT), Tiago de Morais Gomes, o número elevado se deve, principalmente, a imprudência no trânsito por parte de motociclistas e motoristas.


Além disso, o médico ressalta que muitos do acidentados atendidos no IJF chegam alcoolizados. "Apesar da quantidade de campanhas de fiscalização e educação no trânsito ter aumentado, a gente percebe que muitos ainda burlam as leis. A maioria dos motoristas acidentados que chegam ao IJF, tanto com motocicletas como com veículos de passeio, estão embriagados", ressalta.

A imprudência no trânsito contribui com várias despesas pagas pelo DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes nas estradas sem apuração da culpa. Assim como nos casos em que houveram óbitos, a maior parte das indenizações por invalidez e despesas médicas de janeiro a setembro deste ano também foram para as vítimas envolvidas em acidentes com motocicletas - 12.528 e 1.642, respectivamente.

Para Gomes, os dados apontam um custo imensurável para o Estado, que vai além dos valores pagos pelo seguro, e uma grande perda de força de trabalho para a sociedade. "A maioria das vítimas dos acidentes são jovens, entre 18 e 30 anos, que estão na fase de trabalhar, estudar. E elas acabam ficando improdutivas por conta do acidente", explica.  

IJF

Somente no Instituto Doutor José Frota (IJF), 5.942 pessoas vítimas de acidente de trânsito foram atendidas no hospital, de janeiro a junho deste ano. Deste número, 3.585 se envolveram em acidente com motocicletas - 60,33% do total de atendimentos.

Apesar de alto, o número de pessoas envolvidas em acidentes com motocicletas que foram atendidas no IJF é o menor do período, em relação aos últimos quatro anos.
 
Lesões

Ainda conforme o médico, as principais lesões sofridas por motociclistas são nos pés, mãos, braços e pernas. "Quando ocorre o acidente, toda a energia do impacto da colisão vai no corpo do motociclista, o corpo dele é o primeiro a sofrer o trauma. Por isso, as regiões mais acometida são as extremidades, porque, geralmente, é a primeira parte do corpo que encosta no solo", ressalta.
 
Perfil das vítimas

De acordo com dados da Seguradora Líder, a maior incidência de indenizações pagas, de janeiro a setembro deste ano, em todo o País foi para vítimas do sexo masculino - 75% das pessoas que se envolveram em acidentes eram homens, e 25% mulheres. Além disso, a maioria dos acidentados no período tinha entre 18 e 34 anos, o que corresponde a 47% do total das indenizações pagas no País.

No noves primeiros meses de 2018, o Seguro DPVAT pagou 238.243 indenizações em todo o País. Assim como no Ceará, o número de motocicletas envolvidas em acidentes foi o maior dentre os outros veículos, representando 75% das indenizações pagas no período. 

Indenizações 
 
O DPVAT é um seguro de caráter social que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sem apuração da culpa. Ele pode ser destinado a qualquer cidadão brasileiro (motorista, passageiro ou pedestre). O seguro oferece três tipos de coberturas: morte (R$ 13.500), invalidez permanente (até R$ 13.500) e reembolso de despesas médicas e hospitalares da rede privada de saúde (até R$ 2.700). Com informações do Diário do Nordeste.

Gado sofre com a escassez de água e alimento no sertão do Ceará

O gado sai à procura de água e de pasto para sobreviver - Essa é uma cena comum no segundo semestre no sertão cearense

Nesta época do ano, com o tempo cada vez mais quente e seco, o rebanho bovino sofre com a falta de pastagem nativa e de água no sertão. Os criadores enfrentam desde 2012 dificuldades para manter os animais. O gado está magro.

Quem buscou alternativas como formação de silos para segurança alimentar e reduziu o número de animais ainda se mantém na atividade, mas o quadro é de dificuldades. A partir de junho, no sertão do Ceará, as chuvas ficam escassas até a chegada da pré-estação (dezembro e janeiro) que pode favorecer a formação da pastagem nativa (capim) para alimentar o rebanho. Até lá, é preciso, entretanto, fazer a travessia.

Quem percorre rodovias no sertão cearense observa os animais nas roças secas, quase sem mato, lambendo terra e pedras à procura de gramíneas. Nos Inhamuns, em Tauá e Arneiroz, por exemplo, o rebanho sofre com a falta de alimentação. Os criadores alegam falta de condições financeiras para comprar ração e capim para alimentar o rebanho. Alguns produtores levam os animais para pastar nas margens da rodovia.

De acordo com relato dos vaqueiros e dos próprios criadores, nos últimos sete anos houve morte e venda de animais mediante as dificuldades para alimentar o rebanho. Os produtores rurais mostram-se preocupados com os anúncios de que 2019 será mais um ano com chuvas abaixo da média histórica, de fevereiro a maio.

Tecnologias - Somente uma parte dos criadores investe em tecnologias alternativas de alimentação do rebanho, priorizando a formação de silos (armazenamento de capim ou de sorgo forrageiro) para ser usado no período de escassez.

Pedrabranquenses vítimas em acidente no interior de São Paulo, serão sepultados hoje em Pedra Branca

Os dois pedrabranquenses que foram vítimas fatais em uma colisão entre uma motocicleta e uma caminhonete, no final da noite do ultimo sábado (27), em uma estrada Vicinal da região de Ribeirão Preto (SP).

Serão sepultados hoje, dia 31 de outubro,em Pedra Branca. Francisco Santiago Moreira, 38 anos e Antonio Carlos Barbosa, 24 anos.

ambos já estão sendo velados no memorial da funerária Nossa Senhora da Boa Viagem, na rua Crisando Alves 

O corpo do Jovem Antonio Carlos Barbosa conhecido como Carlinho, seguiu por volta de 08 horas, para o sítio Arisco, onde será velado, na residencia da família. O sepultamento acontece no cemitério Largo da Saudade , Conhecido como cemitério velho, ainda sem horário marcado.

Já Francisco Santiago, segue sendo velado no memorial até as 15 horas, quando será realizado uma missa de corpo presente na igreja da Matriz. Seu sepultamento também será no cemitério Largo da Saudade.

Acidente

Segundo a Polícia Civil local, os dois homens, de 24 e 38 anos, estavam em uma moto, que bateu de frente com uma caminhonete durante uma ultrapassagem.
As vitimas faleceram no local, antes mesmo de serem socorridos. 

O motorista da caminhonete, de 65 anos, sofreu ferimentos leves e foi socorrido pelos bombeiros.

Com informações do Portal de Notícia CE.

Bolsonaro cumprimenta eleitores de Crateús, terra natal de pai de Michelle

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), mandou um recado para os eleitores de Crateús, terra natal do pai de sua esposa, Michelle.

"Parabéns, Crateús. Muito obrigado aí. O meu sogro que nasceu aí...sou casado com a filha dele obviamente, estou muito feliz. O Ceará mora no meu coração", disse, em vídeo, o capitão reformado do Exército, ao cumprimentar um homem identificado como Sebastião, natural de Crateús, a quem chama de "cabra da peste".

Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro, 36 anos, nasceu em Ceilândia, no Distrito Federal, mas tem um pé no Ceará. O pai da futura primeira-dama do País, Vicente de Paulo Reinaldo, chamado pelo presidente eleito de "Paulo Negão", é natural de Crateús. Familiares lembram que, na década de 1970, ele e os três irmãos deixaram o Interior cearense rumo à Brasília, para tentar a vida. Com informações do Diário do Nordeste.

Escolas públicas não podem impedir a entrada de estudantes sem fardamento

As escolas municipais e estaduais não poderão mais impedir a entrada de estudantes que não estejam vestidas com o fardamento. A decisão, da 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), mantém liminar proferida pelo Juízo da 2ª Vara da Comarca de Quixadá. Em caso de descumprimento, fixou multa diário de R$ 5 mil.

“No caso concreto, tem-se uma restrição ainda mais grave, tendo em vista que há exigência de contraprestação financeira, dentro da rede pública de ensino, para a compra de fardamento”, destacou no voto o relator da matéria, desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha.

De acordo com o processo, a Defensoria Pública do Estado ajuizou ação civil pública solicitando que as escolas públicas municipais e estaduais se abstenham de impedir a entrada de estudantes que não tiverem condições de adquirir o fardamento. Além disso, requereu que o Estado forneça o fardamento aos alunos.

O Juízo da 2ª Vara da Comarca de Quixadá deferiu o pedido para que as instituições de educação não impeçam a entrada dos estudantes sem fardamento. Em caso de descumprimento, fixou multa de R$ 5 mil por dia.

Requerendo o efeito suspensivo da medida, o Estado interpôs agravo de instrumento (nº 0624545-53.2017.8.06.0000) no TJCE. Alegou que a decisão causa lesão grave e de difícil reparação, pois impõe o custo do fornecimento de fardas escolares para os alunos, em descumprimento à legislação estadual.

Também argumentou falta de segurança em razão da permissão do ingresso de pessoas não fardadas dentro da escola. Informou ainda que, mediante consulta pública do Conselho Escolar sobre a adoção de fardamento, os pais se comprometeram a adquirir o material pelo valor de R$ 30,00.

Ao apreciar o caso nessa segunda-feira (29/10), a 1ª Câmara de Direito Público manteve a liminar. No voto, o desembargador ressaltou que “não me parece razoável, muito menos compatível com as ideias de igualdade e respeito às pluralidades defendidas pela CF/88, o ato de excluir do ambiente escolar aqueles que não possuem condições para a aquisição onerosa do fardamento. Portanto, vislumbra-se de pronto a probabilidade do direito apontada pela autora como requisito à obtenção da tutela de urgência em análise”.

No que diz respeito à consulta aos pais dos alunos, o relator afirmou que “não há indício de que tenha sido lançada consulta pública à comunidade sobre o uso ou não de fardamento, o que pressupõe coleta de votos, tampouco que essa decisão caberia igualmente aos pais”.

Ainda segundo o desembargador, “avaliando-se o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo, impossível que se verifique nos autos qualquer prova ou indício de dano real pelo fato de se permitir que um aluno tenha tão somente permissão para assistir as aulas que lhe são direcionadas. Embora haja uma suposta justificativa de segurança para o ambiente escolar, deve ser buscada uma alternativa inclusiva e socialmente adequada, para que não haja desvios discriminatórios, como se observa no caso em tela”.

Bolsonaro quer doar resto de campanha para hospital

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse nesta última terça-feira dia (30), nas redes sociais, que pretende doar parte do que sobrou da sua campanha eleitoral para o hospital de Juiz de Fora, em Minas Gerais. No local, ele foi submetido à primeira cirurgia, logo após ao ataque em 6 de setembro, quando levou uma facada no abdômen.“[O hospital] onde eu nasci de novo”,disse.

Segundo Bolsonaro, a campanha custou aproximadamente R$ 1,5 milhão, mas arrecadou mais que isso. “Nossa campanha custou cerca de R$ 1,5 milhão, menos que a metade do que foi arrecadado com doações individuais. Pretendo doar o restante para a Santa Casa de Juiz de Fora, onde nasci novamente. Acredito que aqueles que em mim confiaram, estarão de acordo. “

Proibição

Porém, a doação esbarra no veto da legislação eleitoral. Pelas normas eleitorais, as sobras de campanha à Presidência da República devem ser repassadas ao diretório nacional do partido do candidato, que ficará então responsável pela utilização, contabilização e prestação de contas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No caso, as sobras de campanha devem ser remetidas para o PSL, segundo a lei.

União

Também nas redes sociais, Bolsonaro voltou a apelar por união no país. “Somente com a união, num Brasil propositalmente estimulado para ser dividido, resgataremos nosso país.”

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 5,5 milhões nesta quarta-feira

O concurso 2.093 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 5,5 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) desta quarta-feira (31),em Arapiraca (AL).

Para apostar na Mega-Sena

As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Fomos miseravelmente traídos por Lula, não farei mais campanha para o PT, diz Ciro

Terceiro colocado na eleição presidencial, Ciro Gomes (PDT) afirmou, em entrevista à Folha, que foi "miseravelmente traído" pelo ex-presidente Lula e seus "asseclas".

Em seu apartamento, onde concedeu nesta terça-feira (30) sua primeira entrevista desde a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), Ciro nega ter lavado as mãos ao ter viajado para a Europa depois do primeiro turno. "A gente trai quando dá a palavra e faz o oposto".

"Não declarei voto ao Haddad porque não quero mais fazer campanha com o PT", disse.

O pedetista critica a atuação do PT para impedir o apoio do PSB à sua candidatura e diz que considerou um insulto convite de Lula para assumir o papel de seu vice no lugar Fernando Haddad (PT).

No primeiro turno, o senhor afirmou que choraria e deixaria a política se Bolsonaro ganhasse. Deixará a vida pública?

Eu disse isso comovidamente porque um país que elege o Bolsonaro eu não compreendo tanto mais, o que me recomenda não querer ser seu intérprete. Entretanto, do exato momento que disse isso até hoje, ouvi um milhão de apelos de gente muito querida. E, depois de tudo o que acabou acontecendo, a minha responsabilidade é muito grande. Não sei se serei mais candidato, mas não posso me afastar agora da luta. O país ficou órfão.

E não tomou uma decisão se será candidato em 2022?

Não. Quem conhece o Brasil sabe que você afirmar uma candidatura a 2022 é um mero exercício de especulação, porque a adrenalina não pacificou. Só essa cúpula exacerbada do PT é que já começou a campanha de agressão. Eu não. Tenho sobriedade e modéstia. Acho que o país precisa se renovar.

O senhor disse que deixaria a vida pública porque a razão de estar na política é confiar no povo brasileiro. Deixou de confiar?

Não, procurei entender o que aconteceu. Esse distanciamento me permitiu isso. O que aconteceu foi uma reação impensada, espécie de histeria coletiva a um conjunto muito grave de fatores que dão razão a uma fração importante dessa maioria que votou no Bolsonaro. O lulopetismo virou um caudilhismo corrupto e corruptor que criou uma força antagônica que é a maior força política no Brasil hoje. E o Bolsonaro estava no lugar certo, na hora certa. Só o petismo fanático vai chamar os 60% do povo brasileiro de fascista. Eu não, de forma nenhuma.

Naquele momento do país, uma viagem à Europa não passou uma impressão de descaso?

Descaso não, rapaz, é de impotência. De absoluta impotência. Se tem um brasileiro que lutou, fui eu. Passei três anos lutando.

Com a sua postura de neutralidade, não lavou as mãos em um momento importante para o país?

Não foi neutralidade. Quem declara o que eu declarei não está neutro. Agora, o que estava dizendo, por uma razão prática, não iria com eles se fossem vitoriosos, já estaria na oposição. Mas estava flagrante que já estava perdida a eleição.

Por não ter declarado voto, não teme ser visto como um traidor pelos eleitores de esquerda?

A gente trai quando dá a palavra e faz o oposto. Quem tiver prestado a atenção no que falei, está muito clara a minha posição de que com o PT eu não iria.

Não se aliará mais ao PT?

Não, se eu puder, não quero mais fazer campanha para o PT. Evidente, você acha que eu votei em quem?

No Haddad?

Vou continuar calado, mas você acha que votei em quem com a minha história? Eles podem inventar o que quiserem. Pega um bosta como esse Leonardo Boff [que criticou Ciro por não declarar voto a Haddad]. Estou com texto dele aqui. Aí porque não atendo o apelo dele, vai pelo lado inverso. Qual a opinião do Boff sobre o mensalão e petrolão? Ou ele achava que o Lula também não sabia da roubalheira da Petrobras? O Lula sabia porque eu disse a ele que, na Transpetro, Sérgio Machado estava roubando para Renan Calheiros. O Lula se corrompeu por isso, porque hoje está cercado de bajulador, com todo tipo de condescendências.

Quem são os bajuladores?

É tudo. Gleisi Hoffmann, Leonardo Boff, Frei Betto. Só a turma dele. Cadê os críticos? Quem disse a ele que não pode fazer o que ele fez? Que não pode fraudar a opinião pública do país, mentindo que era candidato?

Por que o senhor não aceitou ser candidato a vice-presidente de Lula?

Porque isso é uma fraude. Para essa fraude, fui convidado a praticá-la. Esses fanáticos do PT não sabem, mas o Lula, em momento de vacilação, me chamou para cumprir esse papelão que o Haddad cumpriu. E não aceitei. Me considerei insultado.

Por que não declarou voto em Haddad?

Aquilo era trivial. O meu irmão foi a um ato de apoio a Haddad, depois de tudo o que viu acontecendo de mesquinho, pusilânime e inescrupuloso. É muito engraçado o petismo ululante. É igual o bolsominion, rigorosamente a mesma coisa. O Cid está lá tentando elaborar uma fórmula de subverter o quadro e é vaiado. Estou devendo o que ao PT?

Não declarou voto no Haddad por causa do Lula?

Não declarei voto ao Haddad porque não quero mais fazer campanha com o PT. Agora, em uma eleição que tem só dois candidatos, na noite do primeiro turno, disse à imprensa: "Ele não". O que ele quer mais agora?

Cid Gomes cobrou uma autocrítica dos petistas. E quais foram os erros cometidos pelos pedetistas?

Devemos ter cometido algum erro e merecemos a crítica. Mas, nesse contexto, simplesmente multiplicamos por um milhão as energias que nos restaram para trabalhar. Fomos miseravelmente traídos. Aí, é traição, traição mesmo. Palavra dada e não cumprida, clandestinidade, acertos espúrios, grana.

Isso por Lula?

Pelo ex-presidente Lula e seus asseclas. Você imagina conseguir do PSB neutralidade trocando o governo de Pernambuco e de Minas? Em nome de que foi feito isso? De qual espírito público, razão nacional, interesse popular? Projeto de poder miúdo. De poder e de ladroeira. O PT elegeu Bolsonaro. Todas as pesquisas, não sou eu quem estou dizendo, dizem isso. O Haddad é uma boa pessoa, mas ele, jamais, se fosse uma pessoa que tivesse mais fibra, deveria ter aceito esse papelão. Toda segunda ir lá [visitar Lula], rapaz. Quem acha que o povo vai eleger pessoa assim? Lula nunca permitiu nascer ninguém perto dele. E eles empurram para a direita, que é o querem fazer comigo.

A postura do senhor não inviabiliza uma reaglutinação das siglas de esquerda?

Não quero participar dessa aglutinação de esquerda. Isso sempre foi sinônimo oportunista de hegemonia petista. Quero fundar um novo campo, onde para ser de esquerda não tem de tapar o nariz com ladroeira, corrupção, falta de escrúpulo, oportunismo. Isso não é esquerda. É o velho caudilhismo populista sul-americano.

A liberdade de imprensa está ameaçada?

É muito epidérmica a nossa sensibilidade. Não acho que tem havido nenhuma ameaça à liberdade de imprensa até aqui. Por isso que digo que uma das centralidades do mundo político brasileiro deveria ser um entendimento amplo o suficiente para cumprir a guarda da institucionalidade democrática. E um dos elementos centrais disso é a liberdade de imprensa. A imprensa brasileira nepotista e plutocrata como é parte responsável também por essa tragédia.

A imprensa ajudou a eleger Bolsonaro?

A arrogância do [William] Bonner achando que podia tutelar a nação brasileira, falar pela nação brasileira. A Folha que repercute uma calúnia contra uma cidade inteira que é reconhecida mundialmente como um elemento de referência de educação para me alcançar [Ele se refere a reportagem sobre relatos de estudantes de fraudes em avaliações nas escolas de Sobral, no Ceará].

E os ataques feitos pelo Bolsonaro à Folha? É uma ameaça?

Não considero, não. A Folha tem capacidade de reagir a isso e precisa ter também um pouco de humildade, de respeitar a crítica dos outros.

Com informações da Folha de S.Paulo

Camilo sinaliza para que Eunício integre sua futura equipe

O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, não vai deixar de lado a política, como chegou a apregoar após ter sido derrotado em seu projeto de reeleição.

A partir de fevereiro, ele reassumirá a presidência regional do MDB e iniciará um trabalho de reestruturação partidária, de olho na disputa de 2020. E tem mais: amigo, mais do que nunca, do governador reeleito Camilo Santana (PT), poderá, se quiser, estar na equipe do Palácio da Abolição a partir de 2019.

Camilo sinalizou convite para que Eunício assuma o comando do escritório de representação do Ceará em Brasília. Ao contrário do que muitos possam pensar, o senador, embora tenha apoiado Fernando Haddad para presidente, conta com amigos próximos dentro da futura esfera de poder de Jair Bolsonaro (PSL).

Por aqui, na campanha de segundo turno, o presidente em exercício do MDB, Gaudêncio Lucena, mergulhou, com apoio logístico, inclusive, na campanha de Bolsonaro que conseguiu até ampliar sua votação na Capital.

Prefeito e vice de Tianguá são cassados em menos de seis meses após eleição, mas seguem nos cargos

O prefeito de Tianguá, José Jaydson Saraiva de Aguiar, e o vice, Mardes Ramos de Oliveira, vitoriosos na eleição suplementar em junho deste ano, tiveram os diplomas cassados por unanimidade pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em sessão realizada nesta terça-feira (30). Segundo o órgão, os gestores permanecem nos cargos até confirmação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em 22 de maio, um dia após o deferimento do registro de candidatura de José Jaydson e Mardes Ramos para as eleições suplementares do dia 3 de junho, o TRE-CE julgou Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). Os juízes mantiveram pena de inelegibilidade por oito anos contra José Jaydson, por abuso de poder econômico e político, quando disputou as Eleições de 2016. Na sessão do dia 11 de junho, entretanto, o Tribunal entendeu que no momento do pedido de registro “não havia situação de inelegibilidade e, portanto, manteve válida a candidatura”.

Instabilidade

Tianguá passou por novas eleições após o indeferimento do registro de candidatura do então prefeito Luiz Menezes de Lima e do vice Aroldo Cardoso Portela, durante as Eleições de 2016. Menezes foi considerado inelegível em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) de 2008, com base na Lei da Ficha Limpa.

Ainda cabe recurso em mais um caso de instabilidade em municípios do interior cearense. Caso o TSE confirme a decisão, novas eleições serão realizadas em Tianguá e os cerca de 45 mil eleitores precisarão retornar às urnas. Com informações do Diário do Nordeste.

Apreensão de material ilicito na cadeia publica de Iguatu

Resultado de imagem para CADEIA PUBLICA EM IGUATU-CE
Na tarde desta última terça-feira dia (30), por volta de 17h00min, o policiamento de serviço na Cadeia Pública de Iguatu-CE fez a apreensão de um pacote que havia sido arremessado por cima da muralha. No pacote foram encontrados: 02 aparelhos celulares, 03 carregadores e 01 fone de ouvido.

Todo o material apreendido foi entregue aos agentes penitenciários para adoção das medidas cabíveis.

Dupla rende funcionários e utiliza senhas para assaltar posto do Bradesco em Senador Pompeu

Dois homens assaltaram o posto do Bradesco de Senador Pompeu no início da tarde desta última terça-feira (30). Segundo informações de funcionários da unidade bancária à Polícia Militar, um dos criminosos, se passando por um cliente, solicitou atendimento para utilizar o caixa eletrônico. O atendimento havia encerrado momentos antes, mas um bancário abriu a porta para atende-lo na área do caixa automático. O escriturário foi rendido e obrigado a adentrar a agência.

Após a rendição dos funcionários e de alguns clientes o assaltante pediu o apoio de um comparsa através do celular. A dupla obrigou o gerente do banco a lhe entregar as chaves dos dois caixas eletrônicos. Apesar de os terminais possuírem outra senha, de acesso às gavetas onde o dinheiro é armazenado, a dupla sabia a senha extra de um deles. Roubaram toda a quantia da maquina e em seguida amarraram os bancários. Após ameaça-los de morte alegando conhecerem suas famílias, fugiram.

Uma fonte da Polícia informou que os criminosos realizaram o assalto sem o uso de máscaras. Eles aparentavam saberem toda a rotina do posto bancário. As câmeras instaladas no prédio não estavam funcionando. Aproximadamente R$ 500 mil foram roubados. A informação não foi confirmada oficialmente. O banco também não revela detalhes. A Polícia Civil começou a investigar o roubo. Há suspeita de participação de funcionários da rede bancária no assalto. Com informações do Diário do Nordeste.

Acidente de trânsito deixa Jovem ferido em Acopiara

Resultado de imagem para viatura de acopiara

Na tarde desta última terça-feira dia (30), por volta de 16h45min, a Polícia Militar foi informada através da pessoa de VAGNER UCHÔA BATISTA, 37 anos, que o mesmo conduzia um Caminhão GM/CHEVROLET,quando em um trecho da estrada carroçável no Sitio Umari, zona rural de Acopiara, veio a colidir frontalmente com uma motocicleta que seguia no sentindo contrário.

Um dos ocupantes da motocicleta foi identificado como LUCIVAM FRANCISCO FILHO, 19 anos. O referido integrante da motocicleta sofreu uma fratura exposta em uma das pernas, sendo socorrido por populares ao Hospital de Acopiara.

A outra vítima ocupante da motocicleta não foi identificada, sendo socorrida por populares porém não dando entrada em nenhuma unidade hospitalar da região.

Vale salientar que a composição da PM desloucou-se ao local e verificou que a motocicleta havia sido recolhida por populares.

Seis presos fogem da cadeia pública de Mombaça

Nesta última segunda-feira (29), por volta de 01h00min, ocorreu uma fuga de presos, na Rua Silvino Benevides, centro, CADEIA PÚBLICA DE MOMBAÇA-CE.

Na fuga  seis presos da cela 02 e 03, serraram a entrada de ar e pularam o muro externo da cadeia, que dá acesso a rua Silvino Benevides e tomaram rumo ignorado.

Funceme registra chuvas em cidades do Cariri

Pelo menos nove municípios do Ceará registram chuvas no intervalo entre as 7h desta segunda-feira (29) e as 7h desta última terça-feira (30), segundo balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Leves e passageiras, as precipitações aconteceram em Missão Velha (9,6 mm), Santana do Cariri (8.3 mm), Araripe (2.4 mm), Crato (2.2 mm), Farias Brito (1.4 mm), Redenção (1 mm), Jati (1 mm), Maranguape (0,8 mm) e Fortaleza (0.8mm).

Conforme o Núcleo de Meteorologia da Funceme, um sistema frontal próximo à região sul do Nordeste contribuiu para a formação de nebulosidade na região do Piauí, Maranhão e no sul do Ceará e, consequentemente, para a ocorrência de precipitações. Já no Litoral, as chuvas leves estão associadas à brisa terrestre, que é o deslocamento do ar frio durante a noite em direção ao oceano.

PREVISÃO

Para esta quarta-feira (31), a previsão indica nebulosidade variável com mais precipitações nas regiões indicadas .

Já no feriado de 1 de novembro, a Funceme aponta céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões.

IBGE: Desemprego cai, mas ainda atinge mais de 12 milhões de brasileiros

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta última terça-feira (30),que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,9% no trimestre encerrado em setembro. Apesar de ser o menor índice do ano, 12,5 milhões de brasileiros continuam desempregados. Esta é sexta queda mensal seguida de desemprego registrada no ano.

Agora, o número de pessoas desempregadas é 3,7% menor que o registrado no trimestre encerrado em junho. Isso significa uma diminuição de 474 mil pessoas sem emprego. Em relação com o mesmo trimestre do ano passado, a população desocupada caiu 3,6%.

O número recorde de quase cinco milhões de pessoas que desistiram de procurar emprego ficou estável em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo trimestre de 2017, porém, houve alta de 12,6%.

Os dados do IBGE mostram que a queda da taxa de desemprego foi puxada pelo aumento do trabalho informal ou por conta própria e, também, pelo número de pessoas que trabalham menos horas do que gostariam.

A categoria dos trabalhadores por conta própria, que chega a 23,5 milhões de pessoas, cresceu 1,9% em relação ao trimestre anterior e aumentou 2,6% em relação ao mesmo período de 2017.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Bolsonaro quer doar resto de campanha para hospital em Juiz de Fora, mas legislação impede

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse hoje (30), nas redes sociais, que pretende doar parte do que sobrou da sua campanha eleitoral para o hospital de Juiz de Fora, em Minas Gerais. No local, ele foi submetido à primeira cirurgia, logo após ao ataque em 6 de setembro, quando levou uma facada no abdômen. “[O hospital] onde eu nasci de novo”, disse.

Segundo Bolsonaro, a campanha custou aproximadamente R$ 1,5 milhão, mas arrecadou mais que isso. “Nossa campanha custou cerca de R$ 1,5 milhão, menos que a metade do que foi arrecadado com doações individuais. Pretendo doar o restante para a Santa Casa de Juiz de Fora, onde nasci novamente. Acredito que aqueles que em mim confiaram, estarão de acordo. “
 
Proibição

Porém, a doação esbarra no veto da legislação eleitoral. Pelas normas eleitorais, as sobras de campanha à Presidência da República devem ser repassadas ao diretório nacional do partido do candidato, que ficará então responsável pela utilização, contabilização e prestação de contas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No caso, as sobras de campanha devem ser remetidas para o PSL, segundo a lei.

União

Também nas redes sociais, Bolsonaro voltou a apelar por união no país. “Somente com a união, num Brasil propositalmente estimulado para ser dividido, resgataremos nosso país.” Com informações da Agência Brasil.

Pedra Branca - Motociclista com sintomas de embriaguez é preso após se envolver em acidente de trânsito

Nesta terça-feira (30), por volta de 12:00hrs a equipe da Policia Municipal de Pedra Branca, foi acionada pelo Copom para atender uma ocorrência onde um motociclista em em sua moto teria colidido com outra motocicleta na avenida Doca Belo próximo ao semáforo. 

No local os agentes de trânsito informaram que o homem causador do acidente e teria lesionado uma mulher que transitava em uma Honda Pop de cor Branca, onde a vítima foi socorrida para o Hospital Municipal com escoriações aparentemente leves. 

Após constatarem que o indivíduo estava visivelmente embriagado, apresentando olhos avermelhados, voz embolada, andar cambaleante e forte odor etílico, foi dado voz de prisão ao mesmo que foi conduzido a delegacia de Polícia Civil de Senador Pompeu para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

A Policia Municipal, Policia Militar e Policia Civil de Pedra Branca estão a disposição do cidadão de bem. Servir e proteger é o nosso lema. 

Precisamos da ajuda do cidadão de bem, ao ver um ato ilícito ou suspeito, ligue e denuncie.

Cell GCM: (88) 9 9657-3078
PC: (88) 3515 1599
PM: 190

Assessoria de Comunicação.

Mudanças no Estatuto do Desarmamento podem voltar à pauta da Câmara

Na volta das atividades parlamentares após o segundo turno das eleições, possíveis mudanças no Estatuto do Desarmamento, uma das propostas do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), podem voltar à pauta da Câmara dos Deputados ainda neste ano.

O coordenador da Frente Parlamentar da Segurança Pública, deputado Alberto Fraga (DEM-DF), disse hoje (30),que as alterações no estatuto, em vigor desde 2003, podem ser analisadas ainda em novembro. Segundo ele, não há chance de revogação da lei.

O estatuto prevê que a pessoa declare a efetiva necessidade da arma, mas este requisito será suprimido. “Por ser muito subjetivo, estamos suprimindo do texto do estatuto o requisito que diz que precisa comprovar necessidade para o uso da arma”, disse Fraga.

Segundo o deputado, os outros requisitos para a posse e porte de arma deverão ser mantidos, como a exigência de não ter antecedentes criminais, comprovação de curso de tiro e exame psicotécnico e ter, no mínimo, 25 anos de idade para a compra de armas. Ontem, no entanto, em entrevista a emissora Record, Jair Bolsonaro falou em diminuir a idade mínima para compra de arma para 21 anos. 


A tramitação da votação em plenário ainda pode ter alterações com a apresentação de substitutivos. Fraga informou que irá apresentar emenda para o que chamou de “porte rural”. “Para o morador do campo ter direito de portar uma arma nos limites da sua propriedade. Saiu dos limites, é porte ilegal de armas”, disse.

O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já sinalizou que o debate sobre o projeto que flexibiliza o estatuto pode ser levado a plenário ainda este ano. Com informações da Agência Brasil.

Moro se diz ‘honrado’ com convite de Bolsonaro e promete pensar

O juiz federal Sergio Moro divulgou uma nota oficial nesta terça-feira (30),na qual ele se manifesta sobre o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que o quer no comando do Ministério da Justiça ou compondo o Supremo Tribunal Federal (STF) em seu governo.

O juiz federal responsável pela Operação Lava Jato se disse “honrado com a lembrança” e prometeu pensar no assunto. "Caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão", disse Moro.

“Sobre a menção pública pelo Sr. Presidente eleito ao meu nome para compor o Supremo Tribunal Federal quando houver vaga ou para ser indicado para Ministro da Justiça em sua gestão, apenas tenho a dizer publicamente que fico honrado com a lembrança. Caso efetivado oportunamente o convite, sera objeto de ponderada discussão e reflexão”.

Após 38 homicídios no fim de semana, mais 12 pessoas foram mortas na segunda-feira

Doze pessoas foram mortas no Ceará nesta última segunda-feira (29), conforme os registros dos órgãos da Segurança Pública do estado. Somente em Fortaleza foram praticados seis dos 12 crimes de morte. Outras quatro aconteceram na Região Metropolitana e dois no interior.


Em Fortaleza, seis pessoas foram mortas nas ruas dos seguintes bairros: Bom Jardim, Pici, Cidade Nova, Itaperi, Cajazeiras e Pan-Americano.

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), quatro homicídios ocorreram na segunda-feira, sendo dois no Município de Caucaia e outros dois em Maracanaú.

No Interior, a violência deixou dois mortos em Juazeiro do Norte e Novo Oriente.

Tiroteio e morte

Um tiroteio foi registrado na noite desta segunda-feira numa praça pública no bairro Pan-Americano, resultando na morte de uma pessoa e ferimentos em outras quatro. Segundo apurou a Polícia Militar, o confronto pode ter sido gerado pela guerra entre facções.

Era por volta de 20:15 quando um grupo de pessoas assistia a um jogo de futebol na Praça Mauá. De repente, aparecem vários homens armados e começaram a atirar. Um home foi atingido com um tiro na perna e outro no abdome. Chegou a ser socorrido para o hospital “Frotinha” de Parangaba, mas não resistiu. Tratava-se de Aldenízio Dias, que trabalhava há 37 anos como porteiro.

Outras quatro pessoas ficaram feridas, entre elas, um adolescente de 12 anos. Todos foram socorridos para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro) em ambulâncias do Samu.

Um dos feridos é Ademir Nascimento Rodrigues, que foi atingido com dois tiros nas costas e está em estado grave. O garoto de 12 anos e mais duas pessoas receberam tiros de raspão e não correm risco de morte. Até agora, ninguém foi preso.

Morte em Caucaia

Era por volta de 19h13 quando a Polícia Militar foi acionada para mais um caso de homicídio na cidade de Caucaia, na RMF. O crime aconteceu no bairro São Miguel, quando um rapaz que seguia à pé para casa foi atingido a tiros e morreu na hora.

A vítima do assassinato foi identificada como Leandro Alves de Souza, 22 anos. O homicídio ocorreu na esquina da Avenida Central com a Rua Antônio Pompeu.

Pistolagem no interior

Também na noite de ontem, um vendedor de veículos foi assassinado, a tiros, na cidade de Novo Oriente, na Região dos Inhamuns (a 388Km de Fortaleza). Denygles Cordeiro Gonçalves, 35 anos, foi executado, a tiros, no Centro da cidade, por dois homens que fugiram em uma motocicleta. Os assassinos atiraram com pistolas de calibre Ponto 40. Cápsulas foram encontradas no local do crime. Com informações do Ceará News.

Bolsonaro agradece votos dos eleitores de Crateús, cidade onde sogro nasceu

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) agradeceu, por meio de vídeo, os votos dos eleitores de Crateús, interior do Ceará. O município é cidade natal do pai da primeira-dama Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro.

No vídeo, Jair Bolsonaro parabeniza a cidade e afirma seu afeto com o Ceará. “Parabéns, Crateús. Muito obrigada a meu sogro, que nasceu aí, sou casado com a filha dele e estou muito feliz. O Ceará mora no meu coração”.

Vicente de Paulo Reinaldo, pai de Michelle, nasceu em Crateús e saiu de Crateús ainda na década de 1970 para morar em Brasília, cidade onde a atual esposa de Bolsonaro nasceu. Apesar de ter nascido em Ceilândia, Michelle possui tios-avôs e tias-avós no Ceará.

Apesar dos laços familiares em Crateús, Bolsonaro teve apenas 20,34% dos votos válidos na cidade, contra 79,66% do candidato Fernando Haddat (PT). No Ceará, o presidente eleito teve mais de 30% dos votos em apenas 19 dos 184 municípios. Já em Fortaleza, Bolsonaro só venceu na zona eleitoral mais rica da cidade. Com informações do Tribuna do Ceará.

Prefeito de Acopiara Antônio Almeida está em Brasilia buscando recursos para o nosso municipio

O prefeito de Acopiara Antônio Almeida Neto se encontra em Brasília visitando o Senado, a Câmara dos Deputados e Ministérios, afim de buscar recursos financeiros e destravar outros já alocados para o município de Acopiara.

Na agenda ele esteve visitando o gabinete do deputado federal reeleito Domingos Neto que se comprometeu a trabalhar incessantemente pela "Terra do Lavrador".

Vale destacar que o PSD, partido de Domingos Neto, fará parte da base de apoio ao presidente eleito Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados e será um meio de ligação entre o prefeito acopiarense e o próximo governo federal.

Vale lembrar que o deputado federal Domingos Neto foi apoiado em Acopiara pelo prefeito Antônio Almeida nestas eleições de 2018 e foi o mais votado alcançando 6.000 votos.

Milhares de pessoas comemoram vitória de Bolsonaro em Barbalha

Milhares de pessoas comemoraram a vitória de Jair Bolsonaro (PSL) no Marco Zero, em Barbalha, na noite deste último domingo (28). A concentração começou a partir das 21 horas e reuniu eleitores das cidades vizinhas de Crato e Juazeiro do Norte. Entre os presentes na festa, estava o prefeito do Município anfitrião, Argemiro Sampaio (PSDB), que apoiou a candidatura do presidente eleito.

Trajando, em sua maioria, as cores verde e amarelo, os apoiadores cantaram o hino nacional, erguendo bandeiras do presidente eleito e do Brasil. Muitos fogos de artifício e paredões de som animaram os apoiadores de Bolsonaro. Em Barbalha, o presidente eleito atingiu 8.953 voto (26,08%) contra 25.379 (73,92%) do candidato Fernando Haddad (PT).

Desempenho

A terra dos “Verdes Canaviais” foi a cidade em que Bolsonaro apresentou melhor desempenho a partir do percentual de votos entre as três principais cidades do Cariri. Em Juazeiro do Norte, o presidente eleito conseguiu 31.783 votos (23,89%) contra 101.288 (76,11%) votos de Fernando Haddad. Já no Crato, o número foi ainda menor, recebendo 10.784 votos (15,41%), enquanto o petista teve 59.204 votos (84,58%).

Os prefeitos de Crato, José Ailton Brasil (PP), e de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB) apoiaram o candidato Fernando Haddad. Inclusive, os dois acompanharam o petista em sua vinda no Cariri, no último dia 20 de outubro. Além disso, estiveram ao lado do governador reeleito Camilo Santana (PT) durante sua votação em Barbalha, na manhã deste último domingo. Com informações do Diário do Nordeste.

33° baile do Boião de Acopiara

Mãe veste filho de escravo para festa de Halloween e gera revolta nas redes sociais

A "fantasia" de uma criança de nove anos gerou revolta nas redes sociais nesta terça-feira, 30. Isto porque o menino participou de uma festa de Halloween em uma escola particular de Natal, capital do Rio Grande do Norte, vestido de escravo. As informações são do O Povo.

A responsável pela vestimenta do garoto foi sua mãe, Sabrina Flor, que publicou algumas imagens em seu Instagram. "Quando seu filho absorve o personagem. Vamos abrasileirar esse negócio", escreveu Sabrina.

Correntes, marcas de cicatrizes e panos brancos, além da pintura na cor negra, foram os traços marcantes da fantasia do garoto. Após repercussão negativa, Sabrina excluiu seu perfil na rede social. Entretanto, por meio do Twitter, a mulher - em tom irônico -, pediu que as pessoas não lessem livros de História e afirmou que "uma pessoa se torna racista ao dizer que houve escravidão no Brasil".

Em nota, o colégio CEI, local onde a festa foi realizada, lamentou o ocorrido. A instituição disse que a escolha do traje para a festa é de competência da família de cada aluno. Entretanto, rechaçou "qualquer tipo de expressão de racismo ou preconceito, tendo os princípios da inclusão e convivência com a diversidade como norte da nossa prática pedagógica".

Camilo Santana reúne secretariado e diz que novo governo terá mudanças

O governador Camilo Santana, eleito para o segundo governo em 2019, afirmou que pretende mudanças para "garantir melhores resultados para a população cearense" em 2019. Ele se reúne na manhã desta terça-feira, 30, com todo o secretariado do governo a fim de avaliar e fazer um balanço de ações e projetos aplicados durante seu último ano do primeiro mandato. Camilo também falou à imprensa que a relação que deve manter com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) é de diálogo, buscando conseguir investimentos para o Estado.

"A eleição terminou, o importante agora é pensar no Brasil e no Ceará. Estarei sempre na luta em defesa do meu Estado, do meu povo do Ceará, isso eu não abro mão de forma alguma", declarou. "A importância, ao meu ver, é que o Brasil possa retomar o seu crescimento, com diálogo, respeitar a democracia e a constituição, já é o que o novo presidente sinalizou nos seus pronunciamentos depois de eleito", complementou.

Na reunião, o governador afirmou que vai priorizar algumas ações até o fim do ano, como obras nas áreas da saúde, educação e estradas que precisam ser concluídas. Ele disse também que as contas estão equilibradas no final do ano e que tem havido um crescimento de investimentos comparado ao ano passado. “Se Deus quiser vamos acabar o ano como acabamos os últimos anos, com as contas fechadas”, projetou. Com informações do O Povo.

Moro não descarta aceitar convite para participar de Governo Bolsonaro

O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, não descarta a possibilidade de aceitar um convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para o Ministério da Justiça e aceitaria de bom grado a indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Em entrevista a emissoras de TV nessa última segunda-feira, 29, Bolsonaro afirmou que vai convidar Moro para ocupar uma vaga no Supremo ou em seu corpo de ministros. A interlocutores, Moro afirma que a vantagem de integrar a equipe do presidente eleito seria afastar o temor de alguns setores da sociedade de algum tipo de quebra do Estado Democrático de Direito.

A escolha do Ministério da Justiça o levaria para Brasília antes, já que a primeira vaga na Suprema Corte será aberta em 2020, quando o ministro Celso de Mello completa 75 anos.

Apesar de não manifestar preferência em relação a Bolsonaro durante a campanha eleitoral, Moro afirmava a interlocutores que a volta do PT ao poder seria inaceitável – para ele, seria como corroborar o esquema de corrupção desmontado pela Lava-Jato. Além disso, criticava a possibilidade de um eventual governo de Fernando Haddad adotar medidas para controle do Judiciário e da mídia.

Moro também via pontos positivos na campanha de Bolsonaro, como a promessa de não lotear os ministérios. Mesmo diante da notícia de que grandes empresas poderiam ter financiado disparos em massa de Whatsapp para o candidato do PSL, manteve a convicção de que o caso poderia ser um erro da campanha, mas não corrupção, já que Bolsonaro poderia não saber do apoio dos empresários feito por fora da campanha oficial.

O juiz da Lava-Jato também diz ter ficado bem impressionado com a atuação do deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), futuro ministro da Casa Civil, durante a tramitação das dez medidas anti-corrupção, proposta pelo Ministério Público Federal (MPF). Argumenta que, mesmo diante da pressão dos demais parlamentares, manteve boa parte do projeto original — embora tenha incluído a possibilidade de juízes e membros do Ministério Público serem denunciados por crime de responsabilidade em caso de abuso de poder.

Em entrevista, Bolsonaro disse que ainda não procurou o magistrado, mas ressaltou que quer agendar a conversa em breve. Pelo menos duas vagas no STF serão abertas nos quatro anos de mandato do capitão da reserva, com as aposentadorias compulsórias dos ministros Celso de Mello e Marco Aurélio Mello.

“Se tivesse falado isso lá atrás, soaria oportunista. Pretendo sim (convidar Moro) não só para o Supremo, como quem sabe até para o Ministério da Justiça. Pretendo conversar com ele, saber se há interesse e, se houver interesse da parte dele, com toda certeza será uma pessoa de extrema importância em um governo como o nosso”, disse Bolsonaro.

Com informações do Jornal O Globo.

Primeiro Arrasta-Pé do idoso em Acopiara

E vai ter forró sim para você amigo, amiga idoso(a) acopiarense!
 
Vem se divertir com a gente!

Dois jovens morrem ao confundir garrafa de veneno com cachaça no Piauí

Dois jovens morreram após confundir uma garrafa de veneno com cachaça na manhã desta última sexta-feira (26), na comunidade Campinas, zona rural de Arraial, Sul do Piauí. As vítimas José Gomes de Sousa, 21 anos, e Alisson Passos da Silva Borges, 24 anos, foram socorridos por populares, mas vieram a óbito antes do atendimento no hospital da cidade.

"Eles estavam trabalhando na cobertura da casa de um parente e ao mesmo tempo bebendo. Quando a bebida acabou, eles encontraram uma garrafa no telhado e ingeriram o líquido achando ser cachaça. O dono da casa chegou a alertar que era veneno, mas não deu tempo e ele mesmo socorreu os rapazes. Como a localidade fica a 10 km da cidade, antes mesmo chegar ao hospital eles morreram", contou o cabo kenedy Ribeiro, comandante do GPM de Arraial.

Segundo o comandante, a cidade inteira ficou em choque com a tragédia. Vários familiares participavam do serviço e presenciaram o envenenamento dos jovens, que são naturais de Arraial. Os corpos foram liberados pelo hospital e estão sendo velados em Campinas e Alto Alegre, zona rural da cidade.

O delegado Bruno Ursulino, titular de Floriano, foi acionado pela Polícia Militar e aguarda um familiar para fazer o registro da morte. Ele acredita que o caso tenha sido acidental.

"Aparentemente tudo leva a crer em morte acidental. Existiam várias pessoas próximas e os familiares estão envolvidos com o luto", disse.Com informações do G1.