sábado, 31 de maio de 2025

Ceará registra chuvas e queda nas temperaturas no último fim de semana da quadra chuvosa

Foto Luís Guilherme / Governo do Ceará
O último fim de semana da quadra chuvosa de 2025 no Ceará começou com registro de chuvas em pelo menos 16 municípios do Estado e queda nas temperaturas, especialmente nas regiões serranas. 

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre às 7 horas da manhã de sexta-feira (30), e o mesmo horário deste sábado (31), o maior volume de precipitação foi registrado em Cariús, na região do Cariri, com 52 milímetros acumulados.

Outros municípios da região do Cariri também registraram chuvas acima dos 10 milímetros, como Várzea Alegre (19mm), Baixio (15mm), Umari (14,8mm) e Jucás (11mm). Na capital, Fortaleza, o volume foi de 8,2 milímetros no mesmo período.

Segundo a Funceme, a previsão para o fim de semana indica nebulosidade e chuvas esparsas, principalmente na faixa litorânea e em áreas de serra. As macrorregiões com maior probabilidade de chuva são Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns.

Além das chuvas, o período marca queda nas temperaturas e baixa umidade do ar. No centro-sul do Estado, a umidade relativa deve variar entre 30% e 35% durante as tardes de domingo (1º), e segunda-feira (2). A temperatura mínima pode chegar a 16 °C em áreas serranas do centro-sul e oeste cearense na segunda-feira.

A previsão também indica aumento na velocidade dos ventos, com rajadas de até 50 km/h na faixa litorânea e regiões de serra na segunda-feira. A direção predominante dos ventos será de Leste-Sudeste ao longo do fim de semana.

Com informações do Portal GC Mais.

Cearense é assassinada a golpes de faca pelo ex-companheiro no Rio de Janeiro

Foto Arquivo pessoal 
Uma cearense foi assassinada a facadas pelo ex-companheiro em uma casa na Avenida Brasil, na altura da Vila do João, no Rio de Janeiro, na noite desta última sexta-feira (30).

Antônia Sandra de Oliveira Melo, de 50 anos, era natural da cidade de Crateús, no interior do Ceará, mas morava no Rio com o suspeito, que não aceitou o fim do relacionamento. Ela deixa três filhos.

A Secretaria da Segurança do Rio de Janeiro informou que Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada para ocorrência.

O suspeito do crime foi identificado e após ser contatado pela unidade se apresentou no 21ª DP (Bonsucesso), onde foi autuado por feminicídio.

Com informações do G1 Ceará.

PSG goleia a Inter de Milão por 5 a 0 e é campeão da Champions League

Foto Divulgação/PSG
O Paris Saint-Germain (PSG) é o grande campeão da Champions League 2024/2025. O time francês goleou a Inter de Milão por 5 a 0 na tarde deste sábado (31), na Allianz Arena, em Munique (ALE) e conquistou seu primeiro título da Liga dos Campeões da Europa.

Desiré Doué, de apenas 19 anos, foi o grande destaque da decisão, tendo marcado dois gols e dado uma assistência. Hakimi abriu o placar, Doué marcou duas vezes, Kvaratskhelia marcou e Mayulu fechou o marcador, já no segundo tempo.

Com informações do Diário do Nordeste.

Fortaleza encaminha saída de Zé Welison ao Vitória

Foto Kid Junior / SVM
O volante Zé Welison está muito próximo de deixar o Fortaleza e acertar com o Vitória. O Diário do Nordeste apurou que os últimos detalhes da negociação devem ser ajustados até segunda-feira (2), para que o jogador seja oficialmente anunciado pelo time baiano.

Ainda de acordo com apuração do Diário do Nordeste, Zé Welison terá dois anos de contrato com o Vitória e receberá um salário de R$ 250 mil. O volante tem grande identificação com o clube, que defendeu por mais de cinco temporadas.

A boa relação do jogador com a diretoria do clube baiano também foi um fator determinante para o avanço das negociações. Zé Welison deve inclusive ficar de fora do jogo do Fortaleza contra o Flamengo, para não atingir o limite de partidas da Série A.

Contratado pelo Fortaleza na temporada 2022, Zé Welison tornou-se peça importante no elenco de Vojvoda. Em 2025, são 21 jogos, um gol e duas assistências, mas com o jogador tendo perdido espaço no time titular do Tricolor do Pici.

Com informações do Diário do Nordeste.

Mãe de criança com câncer tem mais três filhos até achar irmão compatível para doação, no Ceará

Foto TV Verdes Mares/Reprodução
A dona de casa Natália Nunes, de Fortaleza, descobriu que sua filha Isabela, então uma bebê, tinha câncer. A doença mudou a vida da família, que passou a dedicar os dias para salvá-la. E para isso ela precisava de um doador de medula óssea compatível.

Natália foi informada pelos médicos que a chance é bem pequena: apenas 1 a cada 100 mil doadores tem uma medula compatível. Mas as chances seriam bem maiores se Isabela tivesse um irmão.

A mãe e o marido decidiram então ter um segundo filho para salvar a primogênita. Daí veio Gabriel, atualmente com cinco anos de idade, que não teve a medula compatível. Os pais não pensaram muito e tiveram o terceiro filho, Ana Alice, hoje com três anos, que também não pôde ajudar a irmã como doadora por incompatibilidade.

E finalmente, em 2024, nasceu Mariana, a bebê de um ano que fez a doação para a irmã mais velha e a salvou de um linfoma.

Batalha vencida, mas não a guerra

Apesar da vitória, a família segue na luta pela saúde de Isabela, isso porque o câncer se espalhou para os ossos da criança, no processo chamado metástase.

Com as despesas médicas multiplicadas, a família pede socorro. "A gente não dá conta sozinho", desabafa Natália.

Em entrevista à TV Verdes Mares, Natália descreve um cotidiano "esmagador": "Todo dia eu estou no hospital com um deles. O tratamento de um, o de outro".

Enquanto o marido trabalha como porteiro, ela se divide entre consultas, exames e internações. "Não posso trabalhar. Passo a semana inteira em hospitais", explica.

Com informações do G1 Ceará

Hospital no Ceará oferece 100 vagas para programa de tratamento do vício em cigarro

Foto Shutterstock
Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado neste sábado (31), o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes vai oferecer 100 vagas para o Programa de Controle do Tabagismo, visando auxiliar pessoas que pretendem parar de fumar.

As inscrições ocorrem presencialmente na unidade de saúde, localizada na Avenida Frei Cirilo, 3480, entre as 8h às 11h desta segunda-feira (2). As oportunidades são limitadas e serão preenchidas conforme ordem de chegada.

O tratamento dura de três a quatro meses e é gratuito. Durante o programa, os pacientes a aprendem sobre os malefícios do cigarro, como o vício se infiltra na vida deles e quais são os passos e desafios para superá-lo. Além disso, há o uso de medicamentos que aliviam os sintomas da abstinência.

Após os primeiros meses, a iniciativa vai promover encontros pontuais para monitoramento e suporte, a fim de evitar recaídas. Os pacientes recebem alta do programa após ficarem um ano sem contato com o fumo.

Segundo a pneumologista Penha Uchoa, que é coordenadora do programa, os inscritos também passarão por triagens para identificar possíveis doenças ligadas ao cigarro. Desde 2024, os pacientes acompanhados pelo programa também são convidados a participar do Programa de Rastreamento do Câncer de Pulmão, também promovido pelo Hospital de Messejana

Com informações do Diário do Nordeste.

Barragem do açude Trussu, em Iguatu, não corre risco de rompimento

Foto Jornal A Praça 
Na manhã da quarta-feira, 28, o engenheiro Luiz Hernani, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs, esteve no açude Carlos Roberto Costa, o Trussu, no distrito de Suassurana,  en Iguatu 

A visita técnica ao reservatório ocorreu para verificar o local após a divulgação de vídeos com relatos de moradores de que estava havendo vazamentos na parede do manancial, situação que acabou gerando preocupação e medo diante do fato ocorrido.

Durante a visita emergencial, o diretor técnico do DNOCS, fez registro em vídeo e fotos. “Eu gostaria de tranquilizar a população de Iguatu, principalmente a população situação a jusante da barragem do Trussu porque não existe nenhum risco de colapso na parede do Trussu. 

Um fenômeno que se identifica é chamado de percolação, esse fenômeno nos traz preocupação quando a água que vem percolando sob a barragem, ela vem carreando material da barragem, no caso em questão não se verifica a presença de material sendo transportado por essa água. Está localizada ao lado esquerdo da barragem, da maneira que se processa, nos deixa feliz porque mostra que o filtro vertical e o tapete horizontal projeto como estrutura drenante do corpo da barragem estão funcionando perfeitamente. É uma contribuição muito pequena que em instância alguma pode provocar qualquer tipo de colapso na barragem. 

A população de jusante da barragem do Trussu, de Suassurana, de Iguatu, pode ficar tranquila porque esse fenômeno é possível de acontecer em qualquer tipo de barragem. O que pode se fazer é o monitoramento. Esse monitoramento está sendo feito, porque não é a primeira vez que tomando conhecimento disso. Não existe risco de colapso”, declarou.

Ainda segundo o engenheiro, “A interpretação está sendo feita porque nós trabalhamos aqui desde a fundação da barragem até o coroamento. Conhecemos todos os serviços que foram feitos no maciço da barragem do Trussu, uma barragem perfeitamente estável, basta ver que o coroamento dessa barragem é totalmente regular, o meio fio é o mesmo que foi implantado desde a época da construção da barragem. 

Não existe nenhum trabalho de deslocamento do meio fio ou recalque que tenha provocado qualquer ruptura do mesmo. Isso é a prova inconteste da estabilidade da barragem”, afirmou.

Luiz Hernani esteve acompanhando por técnicos da Cogerh e da Defesa Civil, do ex-prefeito Aderilo Alcântara e de lideranças locais.

Com informações do Jornal A Praça.

52% dos autistas no Ceará são crianças ou adolescentes que vivem desafio de ter assistência e dignidade

Foto Helene Santos/Arquivo DN
“Trocaria todo salário do mundo para que meu filho não fosse autista e não ter que conviver com o preconceito”. Esse é o relato de Roniele Lima, 35, mãe de Lorenzo Levi, 7 anos. O menino é um das 66 mil pessoas, entre crianças e adolescentes, com diagnóstico de autismo no Ceará e, assim como muitos outros, enfrentam junto às suas famílias desafios relacionados à assistência e à dignidade. 

Quando uma família recebe o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), inicia ali a luta pelo desenvolvimento e por questões como enfrentamento ao preconceito, bullying, apoio na saúde e educação.

O Ceará tem 126,5 mil pessoas autistas e 52,78% desse total são justamente pessoas menores de 18 anos, ou seja, crianças e adolescentes. Em termos percentuais, o Estado tem a terceira maior porcentagem (1,4%) do país, atrás do Acre (1,6%) e do Amapá (1,5%).

Os dados foram apresentados pelo Censo Demográfico do IBGE de 2022, divulgado na última sexta-feira (22). Foi a primeira vez que o recenseamento acrescentou um tópico sobre laudo de TEA.

A inclusão do quesito sobre a presença dos dados relacionados ao autismo no Censo Demográfico foi determinada pela Lei n.º 13.861, de 18.07.2019, que alterou a Lei n.º 7.853, de 24.10.1989, para “incluir as especificidades inerentes ao transtorno do espectro autista – TEA, nos censos demográficos”. O TEA, conforme definição da OMS, é caracterizado por:“déficits persistentes na habilidade de iniciar e manter interações sociais e comunicação social recíprocas, e por uma gama de padrões de comportamento, interesses ou atividades restritos, repetitivos e inflexíveis, que são claramente atípicos ou excessivos para a idade e o contexto sociocultural do indivíduo”.

E esses dados refletem pessoas como Lorenzo, que está na faixa etária da estatística como maior número absoluto. São 23.486 crianças de 5 a 9 anos diagnosticadas com TEA, frente às 17.790 de 0 a 4 anos com o mesmo diagnóstico.

Políticas Públicas

A divulgação dos dados do Censo atualizam o cenário do TEA no Ceará e ajuda a garantir políticas públicas de inclusão. Para a neuropediatra Raquel Diógenes, é preciso alinhar essas informações com a capacitação de profissionais e combate ao preconceito.

“Com esses números, fica mais difícil de simplesmente ignorar essa população, como às vezes acabava sendo feito. Isso traz mais argumentos e recursos para que nós, profissionais, possamos cobrar por políticas públicas de inclusão”, reitera.

A população com TEA no Ceará é amparada pelo Estatuto da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, sancionado pelo governador Elmano de Freitas através da Lei n.º 18.642. O documento garante, promove e protege os diretos e liberdades das pessoas autistas no Estado.

Em nota enviada ao Diário do Nordeste, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que, na rede pública estadual, há oito policlínicas regionais equipadas com Centro Especializado em Reabilitação (CER). Esses equipamentos são pontos de atenção especializada em reabilitação intelectual habilitadas pelo Ministério da Saúde.

Somado a isso, dois hospitais de alta complexidade possuem serviço multidisciplinar de atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O acesso aos serviços se dá por meio de encaminhamentos da Central de Regulação do Estado, diz a nota.

Já na rede hospitalar, o Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência (Naia) do Hospital de Saúde Mental (HSM) atende cerca de 80 crianças e adolescentes, entre quatro e dezesseis anos, diagnosticados com TEA. O equipamento é composto por equipes multiprofissionais, formada por psiquiatras, psicólogos, residentes em Psiquiatria, assistente social e pediatra.

Neste mês de abril, o Governo do Estado lançou o programa Ceará TEAcolhe, que oferece atendimento psicossocial para cuidadores de pessoas autistas, encaminhamentos à rede socioassistencial do Estado e garante acesso à medicação com prescrição médica.

Segundo o Censo, só em Fortaleza, são 43.615 pessoas diagnosticadas com TEA, sendo 18.234 crianças e adolescentes. A cidade é a que apresenta o maior número absoluto, seguida de Caucaia (5.625) e Juazeiro do Norte (4.049).

No caso de crianças de até três anos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza destaca que os postos de saúde podem identificar, precocemente, os sinais de alerta para transtornos no desenvolvimento. Além disso, outros dois espaços da capital são voltados para esse público:

Com informações do Diário do Nordeste.

Junho deve chegar com poucas nuvens e baixa possibilidade de chuva, no Ceará

Foto Divulgação/Marciel Bezerra/Funceme
O fim de semana que recebe o mês de junho no Ceará deve ser de chuvas espaçadas e tempo estável. Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão do tempo até este domingo (1º) é de pouca nebulosidade e baixa ocorrência de precipitações.

Neste sábado (31), o litoral cearense, incluindo os litorais Norte, Pecém e de Fortaleza, o Maciço de Baturité e o Sertão Central e Inhamuns devem apresentar chuvas fracas e passageiras entrecortadas entre à tarde e à noite.

Já no domingo (1º), o tempo firme predominará, com céu com poucas nuvens em todas as macrorregiões do Estado. Conforme a Funceme, as chuvas devem ocorrer, principalmente, entre a madrugada e o período da manhã, com possíveis registros de trovoadas nas regiões citadas anteriormente e no litoral de Jaguaribana.

A fundação ainda cita que as chuvas previstas para o fim de semana se devem, principalmente, "ao ingresso de umidade no Estado, que fortalece a atuação do sistema de brisa e os efeitos locais".

Na Capital cearense, a maior concentração de chuvas está no período da manhã, com estabilidade nos demais turnos do dia. A temperatura deve variar entre 21º e 35º, junto de nuvens poucas nuvens de baixa densidade.

Veja os 10 maiores registros de chuva deste sábado (31)

Cariús: 52 mm
Cedro: 19,2 mm
Várzea Grande: 19 mm
Iguatu: 18 mm
Beberibe: 16 mm
Baixio: 15 mm
Umari: 14,8 mm
Cariús: 13 mm
Jucás: 11 mm
Pereiro: 10 mm

Com informações do Diário do Nordeste.

Ciclista morre atropelado no Ceará

Foto Reprodução 
Um ciclista morreu atropelado por um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no cruzamento da Avenida Tenente Lisboa com a Rua Pasteur, próximo à estação do Álvaro Weyne, no Bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, na manhã deste sábado (31).

Testemunhas afirmaram que a vítima, que não teve a identidade informada, usava fones de ouvidos e não escutou a aproximação do VLT. Com o impacto, o homem ficou caído sob um dos vagões, com vários ferimentos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi chamada para fazer o resgate, mas quando chegou ao endereço, constatou que o ciclista já estava sem vida. O local foi isolado para o trabalho da Perícia Forense.

A ocorrência também contou com o apoio do Samu, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Polícia Militar. As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

Com informações do G1 Ceará.

Homem ateia fogo no próprio corpo na estação São Bento, em São Paulo

Foto Reprodução/X
Um homem ateou fogo no próprio corpo dentro de uma estação do Metrô de São Paulo, na manhã desta última sexta-feira (30). 

O caso foi registrado na estação São Bento, da linha 1-azul, e assustou os passageiros que estavam dentro dos vagões e de passagem pelo local.

O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência e prestou os primeiros socorros à vítima, que estava viva até ser encaminhada ao hospital.

Ajuda de passageiro

Relatos de testemunhas, que foram publicados nas redes sociais, apontaram que a ação do homem foi rápida. Ele, que não teve a identidade revelada, teria despejado um líquido no próprio corpo e se incendiou logo em seguida. Até então, não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

Um dos passageiros que estavam na estação chegou a utilizar um extintor de incêndio para conter as chamas, recebendo ajuda de um funcionário do metrô. Ao todo, cinco extintores teriam sido utilizados.

Em nota, a Companhia do Metropolitano de São Paulo confirmou o ocorrido. "Os agentes de segurança do Metrô socorreram na manhã desta sexta-feira (30) um homem que ateou fogo em seu próprio corpo na estação São Bento. O atendimento foi feito imediatamente com o uso de extintores de incêndio e o homem foi encaminhado para o pronto-socorro. Nenhuma outra pessoa se feriu", disse a empresa.

Com informações do Diário do Nordeste.

Fortaleza é capital do Brasil que mais perdeu pessoas de alta renda em três anos

Foto Carlos Marlon
Fortaleza foi a capital do Brasil que mais perdeu população das classes A e B entre 2020 e 2023. Em três anos, o declínio foi de 203,1 mil pessoas que ocupam a faixa socioeconômica dos "mais ricos". 

Os dados fazem parte do estudo especial "Classes de Renda no Rio", divulgado nesta semana e elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) do Rio de Janeiro com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) anual, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A análise feita para o Rio de Janeiro é diametralmente oposta a de Fortaleza em praticamente todas as classes socioeconômicas. Em A e B, a cidade fluminense foi a capital brasileira com maior alta, ganhando 436 mil novos representantes.

Quando o recorte é feito por cada uma das faixas, Fortaleza também figura nas últimas posições. Na chamada classe A, que incluem pessoas com renda acima de R$ 25 mil, a redução foi de 68,1 mil pessoas. Esse segmento corresponde a 3,2% do total da população da capital cearense.

Já na classe B, que incluem indivíduos com renda entre R$ 8 mil e R$ 25 mil, o tombo foi maior. Fortaleza teve uma diminuição de 135 mil pessoas nessa faixa, o que equivale a 11,8% da população municipal.

Com informações do Diário do Nordeste.

Criança nordestina viraliza na internet ao montar e 'adestrar' porco para ir à escola

Foto Reprodução / Redes sociais
De apenas 9 anos, Gutinho Rocha, o "Menino do Sertão", como é conhecido nas redes sociais, ganhou a internet com sua destreza ao montar animais pouco convencionais. 

Natural de Alagoas, a criança contou ao Diário do Nordeste que tem “domado” sua porca para ir à escola: “Ela já está quase domada”. 

Os vídeos dessa missão já passam de 150 milhões de visualizações apenas no Instagram. Obstinado, o garoto conta que quer ser famoso para retribuir tudo o que os seus pais já fizeram por ele. Além disso, nos planos do jovem também estão “faculdade e ser ator”.

Com informações do Diário do Nordeste.

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 31 milhões

Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
As seis dezenas do concurso 2.870 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 31 milhões.

Por se tratar de um concurso com final zero, ele recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5

Com informações da Agência Brasil.

Acadêmica de Direito vende livros em Iguatu para incentivar a leitura entre os jovens

Foto Jornal A Praça 
Nessa edição vamos mais uma vez dar uma volta pela Praça da Matriz, em Iguatu, mais um final de semana com muitas histórias, pessoas que buscam aquele espaço um local de ajuda para ganhar algum tipo de renda. 

Comprar livros, botons ou fotocards é possível também por lá. A jovem acadêmica de Direito, Joicy Galdino, há cerca de dois anos, passou a vender livros por lá aos finais de semana. Monta uma bancada e expõe as mais diversas obras, ela passou a vender botons, fotocards e chaveiros.

Mas a comercialização e divulgação maior dos livros é pela internet, no perfil do Instagram. O acervo exposto na praça se tornou uma vitrine. Ela sempre está por lá, além de participar de eventos, feirinhas e expor na própria faculdade.

O Sebo Nárnia, como é chamado, é montado a partir das 18h30, na Praça Matriz. Segundo Joicy, a escolha do local é justamente porque aos sábados é um ponto de grande movimentação. 

As pessoas têm aprovado a iniciativa da jovem empreendedora. “Comecei a vender na praça há pouco mais de dois anos, quando participei de uma feirinha promovida pela Biblioteca Municipal. Tomei gosto e vi que as pessoas gostam e passei a vir. Do final do ano passado para cá, passei a expandir. “O sábado, na Praça da Matriz, é dia que dar maior fluxo, de adolescentes, de família, crianças. É uma vitrine. Sempre aos sábados estou aqui”, conta Joicy.

Mais uma história com desafios, oportunidades, uma jornada bem corrida, que divide o tempo para os estudos e o lado empreendedor.

Com informações do Jornal A Praça.

Energia elétrica ficará mais cara em todo o Brasil em junho

Foto Thiago Gadelha 
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (30), o acionamento da bandeira vermelha, no patamar 1, para o mês de junho. No mês de maio, por exemplo, a bandeira em vigor era a amarela, o que indica um aumento no custo da energia para os consumidores.

Com a mudança, as contas de energia elétrica terão cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kW/h (quilowatt-hora) consumidos. Todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional passarão pela mudança.

Segundo a Aneel, a medida ocorre após queda no volume de chuvas e uma diminuição da geração de energia por hidrelétricas, conforme apontam projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Dessa forma, aponta a agência, a bandeira vermelha é necessária por conta do acionamento de usinas termoelétricas, que possuem custo de produção mais elevado.

Na última semana, o diretor-geral da Aneel, Sandoval de Araújo Feitosa Neto, apontou que os níveis de armazenamento estão abaixo de 71%, menor do que os 75% registrados no mesmo período de 2024. Dessa forma, as condições desfavoráveis já apontavam a mudança.

Com informações do Diário do Nordeste.

Consulta com o Dr. Rodrigo Quesado no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta segunda-feira, 2

Ceará encerra a quadra chuvosa de 2025 com 27 açudes sangrando

Foto Anderson Oliveira
O Ceará finaliza a quadra chuvosa de 2025 com um cenário positivo em relação ao armazenamento de água. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), os 157 açudes monitorados no Estado encerram o mês de maio com 55% da capacidade total preenchida. Ao todo, são 10,2 bilhões de metros cúbicos armazenados, dos 18,5 bilhões possíveis.

Nesta sexta-feira (30), 27 reservatórios atingiram a capacidade máxima e estão sangrando — entre eles o açude Orós, o segundo maior do Ceará, que verteu no dia 26 de abril. Outros 35 açudes já superaram 90% do volume total, consolidando a temporada como uma das mais positivas dos últimos anos, apesar de desigual entre as regiões.

Entre os açudes que atingiram sua capacidade máxima, destacam-se nomes importantes como o Acaraú Mirim (Massapê), Jenipapo (Meruoca), Sobral (Sobral), Quandú (Itapipoca), Amanary (Maranguape) e Pacajus. O número expressivo representa a eficiência das chuvas que, apesar de moderadas, caíram com intensidade suficiente em determinadas regiões do Estado.

O bom desempenho, no entanto, não foi uniforme. Conforme já havia sido previsto pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve maior concentração de chuvas no Norte do Estado, enquanto o Sul e o Sertão Central enfrentaram precipitações abaixo da média.

A bacia do Litoral, por exemplo, apresenta a situação mais confortável, com 98,7% de sua capacidade hídrica. Por outro lado, a bacia do Sertão de Crateús amarga o pior índice entre as 12 regiões monitoradas, com apenas 20,3% de volume preenchido.

Dos três maiores açudes do Ceará, apenas o Orós (capacidade de 2,1 bilhões de m³) verteu em 2025. O Castanhão, maior reservatório do Estado, com capacidade para 6,7 bilhões de m³, está com 29,7% do volume preenchido, o equivalente a 1,99 bilhão de m³ — o pico do ano foi 30%, registrado neste mês. Já o Banabuiú, terceiro maior açude cearense, tem 36,7% da capacidade armazenada, o melhor índice registrado em 2025.

A quadra chuvosa, que vai de fevereiro a maio, apresentou comportamento dentro da média histórica, ainda que com variações significativas. Em fevereiro e março, os índices ficaram levemente acima da média esperada, com 124,2 mm (2,4% acima) e 205,1 mm (quase igual à média de 206,5 mm), respectivamente.

Abril, no entanto, destoou negativamente: o acumulado foi de apenas 120 mm, quando o esperado era 190,7 mm — uma queda de 37,1%, o pior desempenho para o mês nos últimos oito anos.

Mesmo com um abril mais seco, o saldo da quadra chuvosa de 2025 é considerado satisfatório. O volume acumulado nos açudes representa um aporte de 5,88 bilhões de metros cúbicos apenas neste ano. Esse desempenho é essencial para garantir o abastecimento humano, a produção agrícola e a sustentabilidade hídrica do Estado nos meses mais secos.

A expectativa agora é que o volume acumulado seja gerenciado com responsabilidade, especialmente nas regiões que ainda enfrentam escassez, como o Sertão de Crateús. Para especialistas, o monitoramento constante e a adoção de políticas de uso consciente da água seguem sendo fundamentais, mesmo em anos de bom desempenho pluviométrico.

Com informações do Portal GC Mais.

Iguatu vence o Maranhão pela Série D do Campeonato Brasileiro

Foto João Marcos Lima | ADI
O Iguatu venceu o Maranhão por 1x0 nesta sexta-feira (30), no estádio Morenão, em Iguatu (CE), pela 7ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. 

O gol da vitória do Azulão foi marcado por Leozinho, aos 33 do 1º tempo.

O Azulão ficou com um jogador a menos ao ter Thalison expulso aos 22 do 2º tempo, mas segurou o importante resultado.

Com a vitória, o Iguatu chegou aos 10 pontos, na 3ª colocação. Na próxima rodada, a 8ª, o time volta a enfrentar o Maranhão, no dia 8, às 16 horas, no Castelão (MA).

Com informações do Diário do Nordeste.

sexta-feira, 30 de maio de 2025

'Me admiro muito', ironiza Camilo Santana sobre aproximação de Roberto Cláudio e Ciro Gomes com PL no Ceará

Foto Ismael Soares
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), ironizou, na noite desta sexta-feira (30), a aproximação do ex-prefeito Roberto Cláudio e do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com nomes ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Ceará. "Me admiro muito hoje eles estarem se aliando a eles. Lamento", disse.

Camilo, que participou de agenda do MEC no município de Barbalha, lembrou dos embates públicos com grupos da direita durante a pandemia da Covid-19.

"Eu lamento essa posição porque eu me lembro na época que a gente estava na pandemia e nós fomos muito criticados por esse pessoal que são negacionistas, que são contra a ciência, contra a vida das pessoas", afirmou.

O ministro afirmou ainda que o foco do governo Elmano é fazer as entregas e que as repercussões políticas da oposição serão avaliadas pelos eleitores na disputa eleitoral de 2026.

"Lamento, mas a história dirá o lado certo. As urnas têm dito qual o lado certo da história e a história irá contar realmente quem esteve do lado certo da população", encerrou.

Com informações do Diário do Nordeste.

Fim de semana deverá ser de tempo aberto e poucas chuvas no Ceará

Foto Site Monolitos Post 
A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica que o tempo deverá se manter mais estável em praticamente todas as regiões do Ceará entre esta sexta-feira (30) e o próximo domingo (1º). O cenário predominante será de pouca nebulosidade e baixa ocorrência de chuvas, favorecendo dias mais secos e ensolarados.

Segundo a Funceme, embora ainda haja possibilidade de algumas chuvas fracas e isoladas, elas devem ocorrer com pouca intensidade e abrangência, influenciadas por instabilidades fracas vindas do leste do Nordeste e do Oceano Atlântico, além da interação dos ventos com o relevo e a atuação do sistema de brisa.

As chuvas previstas concentram-se principalmente no período noturno e nas madrugadas, com destaque para o Cariri, sul da Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns. Já no domingo, o tempo firme predominará, com céu com poucas nuvens em todas as macrorregiões do estado.

Em Fortaleza e na Região Metropolitana, o fim de semana também será marcado por estabilidade atmosférica. Há uma baixa possibilidade de chuvas fracas e passageiras durante as madrugadas e começo das manhãs de sábado e domingo, mas, no geral, o tempo permanecerá estável, com temperaturas variando entre 25°C e 31°C.

Nas demais regiões, os termômetros devem marcar mínimas entre 18°C e 20°C nas áreas serranas do Cariri, Sertão Central, Inhamuns e Ibiapaba. Já as máximas podem alcançar até 36°C, especialmente na macrorregião da Jaguaribana.

Com informações do Site Monolitos Post.

Mais de 350 aprovados em concurso de saúde são convocados pelo governo do Ceará

Foto Carlos Gibaja/Governo do Ceará
Nesta sexta-feira (30), em suas redes sociais, o governador Elmano de Freitas, acompanhado da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, anunciou a convocação de 357 novos profissionais de saúde para integrarem a rede pública do Ceará. A nomeação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e abrangerá cerca de 13 categorias.

Durante a live no instagram, Elmano comentou sobre a importância de nomear mais médicos no estado.

“Essa é uma notícia muito importante, a publicação no Diário Oficial (do Estado) a convocação de mais de 350 profissionais de saúde, conforme o nosso compromisso em lei, de convocar até 6 mil aprovados no concurso para a saúde estadual. Esse é um reforço muito importante para a saúde no Ceará”.

Sobre a convocação

A convocação conta com: 65 profissionais da área médica, 48 da área administrativa e 244 da área assistencial. De acordo com a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, esses profissionais vão fortalecer o atendimento em 18 unidades da rede estadual.

“São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, ou seja, são das mais diversas áreas. Além disso, temos também profissionais do administrativo. Isso é o Governo do Ceará cumprindo o compromisso e seguindo rigorosamente o cronograma”, concluiu.

Desde 2023, já foram convocados 3 mil profissionais para garantir uma saúde pública comprometida com o bom atendimento à população cearense. Foram oito convocações desde o início das chamadas, em maio de 2023, sendo quatro convocações do concurso da Saúde em 2024.

Com informações do Governo do Ceará.

'Não tememos as acusações, problema é quem vai nos julgar', diz Bolsonaro em evento do PL no Ceará

Foto Thiago Gadelha
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) teceu críticas ao Poder Judiciário durante seu discurso no 2º Seminário Nacional de Comunicação do Partido Liberal, realizado em Fortaleza, nesta sexta-feira (30). “Nós não tememos as acusações. O problema é quem vai nos julgar”, disse ele, durante o evento, supondo uma parcialidade dos magistrados.

Ainda na ocasião, ao se dirigir para os apoiadores e membros do partido, o liberal afirmou que acredita ser alvo de perseguições numa escala nunca vista no País. “Duvido que tenha um político mais perseguido do que eu na história do Brasil”, comentou, afirmando que “seria muito mais fácil se estivesse do outro lado”.

“Tentaram de tudo. Queriam colocar na minha conta a morte da Marielle Franco, a questão dos presentes sauditas, vacina, baleia, dezenas e dezenas de acusações”, declarou o ex-mandatário, listando suspeitas que teriam sido direcionadas a ele no decorrer dos últimos anos.

Ironizando as acusações de ter envolvimento na trama golpista que culminou nos Atos do 8 de Janeiro, que motivaram a abertura de uma ação em que ele é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro disse que apontaram que ele foi “para a Disney para dar um golpe aqui no Brasil”.

“Nós não tememos as acusações, o problema é quem vai nos julgar. Vocês conhecem hoje em dia, colaborei com vocês a mostrar o que é cada um dos poderes de Brasília, a mostrar nosso Brasil. A mostrar o que está em jogo”, frisou.

O ex-presidente ainda apostou no discurso de liberdade, durante a palestra. “Uma pessoa sem liberdade é uma pessoa sem vida, é um vegetal, e nós não podemos perder isso”, argumentou. Nas palavras dele, a “esquerda, com alguns associados”, estariam buscando “arrancar essa liberdade”.

Com informações do Diário do Nordeste.

Homem cai de telhado durante fuga, em Fortaleza, e acaba preso

Foto Reprodução 
Um homem de 25 anos caiu de um telhado e bateu a cabeça no chão ao tentar fugir de policiais militares, na tarde dessa última quinta-feira (29), no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza. O suspeito usava tornozeleira eletrônica. Contra ele, havia um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.

Segundo a Polícia Militar do Ceará (PMCE), oficiais do Comando Tático Motorizado (Cotam) foram ao local após receberem denúncia de que o homem estaria em posse de armas de fogo e vendendo drogas em uma residência do bairro.

Ao perceber a aproximação dos policiais, o suspeito tentou fugir pulando muros e subindo nos telhados da vizinhança, mas, durante uma tentativa de pular de uma casa para outra, acabou caindo. A cena foi flagrada por uma câmera de segurança.

Homem foi socorrido

Ainda conforme a PMCE, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e o suspeito, socorrido e encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), onde permaneceu sob escolta da Polícia Militar. O estado de saúde dele não foi divulgado.

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) confirmou que havia, contra ele, um mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas. A ordem judicial foi formalmente cumprida, por meio do 10º Distrito Policial.

Com informações do Diário do Nordeste.

Empresa cearense planta safra de melão e abre 1.500 vagas de emprego

Foto Diário do Nordeste 
Está em pleno desenvolvimento o plantio da safra cearense de melão da Itaueira Agropecuária, empresa que tem sede em Fortaleza e fazendas de produção também na Bahia e no Piauí. A Itaueira é uma das maiores produtoras mundiais de melão e melancia.

O plantio prosseguirá por todo o próximo mês de junho, enquanto a colheita começará em agosto, quando terá início, também, a fase de exportação para o mercado europeu.

As exportações da Itaueira para a Europa foram retomadas no início deste ano e, a partir de agosto, serão incrementadas com a produção da safra cearense.

A área plantada da Itaueira no Ceará é, hoje, de 1.500 hectares, mas deverá ser dobrada para 3 mil hectares dentro de dois anos. Como na fruticultura do melão um hectare corresponde a um emprego direto, podemos informar que, neste momento, a Itaueira está abrindo 1.500 novas oportunidades de emprego no interior do Ceará.

O CEO da Itaueira, Tom Prado, disse a mim hoje que sua empresa estará presente na Pecnordeste deste ano, que será realizada na próxima semana, de 5 a 7 de junho, no Centro de Eventos do Ceará. Ela informou que, durante toda a feira, a Itaueira exibirá seus produtos, promovendo degustação principalmente dos seus melões.

Com informações do Diário do Nordeste.

Com 27 açudes sangrando, Ceará finaliza quadra chuvosa de 2025 com mais de 50% da capacidade total

Foto Honório Barbosa 
Com chuvas até agora dentro da média nos meses da quadra chuvosa, fevereiro a maio, o Ceará tem um retrato positivo nos 157 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Nesta sexta-feira (30), 55% do volume total deles estão preenchidos.

O Estado tem, no momento, 27 reservatórios sangrando (veja lista abaixo), ou seja, que atingiram a capacidade máxima. Entre eles está o Orós, o segundo maior do Estado, que verteu no último dia 26 de abril. Além deles, outros 35 têm volume acima de 90%.

Os açudes cearenses têm capacidade de armazenar 18,5 bilhões de metros cúbicos, dos quais 10,2 bi de m³ estão cheios. Só neste ano, de acordo com levantamento da Cogerh, o aporte nos reservatórios foi de 5,88 bi de m³.

Situação dos açudes por região

O balanço da situação hídrica do Estado reflete também a distribuição irregular das chuvas entre fevereiro e maio. Algumas bacias hidrográficas estão cheias com mais de 90% da capacidade total, enquanto outras amargam volumes próximos a 30%.

Essa possibilidade já havia sido adiantada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), durante a divulgação do prognóstico da quadra chuvosa, em fevereiro. O órgão informou que havia maior tendência de precipitações ao Norte do Ceará, enquanto o Sul teria menores acumulados.

A bacia do Litoral, que inclui açudes como Quandú e Mundaú, está com a situação mais confortável entre as 12, com 98,7% do volume. No outro extremo, com apenas 20,3% da capacidade preenchida, está a bacia do Sertão de Crateús, incluindo açudes quase secos.

Os três “gigantes” cearenses – Castanhão, Orós e Banabuiú – também têm cenários distintos mostrados pelo monitoramento da Cogerh nesta sexta-feira (30). Enquanto um deles, o Orós, sangra, os outros têm volumes bem mais baixos.

O Castanhão, maior do Estado, no Médio Jaguaribe, está com 29,7% da capacidade cheia. No total, o açude suporta 6,7 bilhões de metros cúbicos, dos quais 1,99 bi de m³ estão armazenados. O pico de volume deste ano foi 30%, neste mês de maio.

Já o Banabuiú, terceiro maior do Ceará, com 1,53 bi de m³ de capacidade total, tem 36,7% deste volume preenchidos. Apesar disso, o valor é o maior registrado em 2025.

Com informações do Diário do Nordeste.

Noiva cearense é surpreendida com show do É o Tchan no casamento

Foto Reprodução/Redes sociais
Uma festa de casamento ou um show misterioso da banda 'É o Tchan'? Uma noiva cearense viveu os dois sonhos em uma só noite. Um vídeo da reação irreverente da mulher à surpresa durante a cerimônia de celebração do matrimônio, realizada na última semana, foi publicado no Instagram do grupo e tomou conta das redes sociais. 

Nas imagens, a cearense aparece incrédula ao ver os ídolos Beto Jamaica e Compadre Washington entoando o clássico hit "Pau Que Nasce Torto/Melô Do Tchan" na sua frente. Assim que ouviu a voz dos cantores, a noiva parece não acreditar e corre até a eles, em estado de choque, e os abraça. Com sorrisos, ela é recebida pelos vocalistas, que logo depois a levam para o palco para dançar.

"Se eu não morri nesse dia, não morro mais do coração. Foi a melhor surpresa da face da terra", comentou a noiva sobre o momento especial.

Já no centro da festa, a auge da animação acontece e a cearense prova que é mesmo fã da banda, reproduzindo em toda sintonia a coreografia da música. "Domingo ela não vai, vai, vai", canta a noiva, acompanhada dos demais convidados, que também são surpreendidos com a presença do grupo, um dos mais consagrados dos anos 1990.

A cearense quase chega a tropeçar ao prender o vestido, mas nada atrapalhou a animação. Ela ainda contou com a ajuda dos cantores e do próprio noivo para segurar o vestido longo.

Segundo a noiva, a surpresa foi um presente da mãe, totalmente inesperado. O momento com os ídolos foi tão especial, que ela diz ter "esquecido do noivo e do casamento" por alguns instantes, brincou.

"São 30 anos de alegria acompanhando a banda, então foi um momento para ficar para sempre na memória", celebra. "É o Tchan sempre foi trilha sonora da minha vida, mas ter eles no meu casamento entrou para a história", conta.

O vídeo, publicado na página da banda, já possui quase 100 mil curtidas e mais de 8 mil comentários. Na publicação, diversos usuários da rede social reagiram à animação da noiva cearense.

"Nunca pensei que ia chorar um dia ouvindo É o Tchan"; "Ela não sabe se dança, se chora ou se segura o vestido"; "A alma da querida saiu e voltou rapidamente. Que vídeo lindo e satisfatório, a reação dela foi surreal"; "Só quem é cria dos anos 90 vai entender esse momento" e "Deu vontade de segurar o Tchan junto com ela" foram alguns dos comentários deixados no post do grupo.

Com informações do Diário do Nordeste.

Jovem é baleado na zona rural de Milhã

Foto Divulgação 
Um jovem de 18 anos foi atingido por disparos de arma de fogo na noite dessa última quinta-feira (29), na localidade de Pedra Verde, zona rural do município de Milhã.

Segundo as informações repassadas pela PM, a vítima foi atingida por quatro tiros enquanto trabalhava tirando leite. Conforme relatos, um homem mascarado teria se aproximado, anunciado um assalto e, em seguida, efetuado os disparos, fugindo do local sem levar nada.

No momento da ação criminosa, o jovem estava sozinho. Uma testemunha escutou os tiros e encontrou a vítima ferida. Com a ajuda de um terceiro, eles socorreram o rapaz até o Hospital Municipal de Milhã.

A motivação do crime ainda é desconhecida. A vítima não possui antecedentes criminais. A Polícia Militar realizou diligências na região, mas até o momento ninguém foi preso. A investigação deve ficar a cargo da Polícia Civil.

Com informações do Site Revista Central

Consulta com o Dr. Carlos Filho no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta segunda-feira, 2

Maior franquia de energia solar do Brasil abrirá 6 unidades no Ceará

Foto Divulgação
A Solarprime, maior rede de franquias de energia solar do Brasil, colocará em prática um plano de expansão no Nordeste, com previsão de abrir 6 unidades no Ceará em 2025.

No total, são projetadas 20 novas franquias em todo o Nordeste, o que deverá elevar a participação da região 13% para 20% nas operações da companhia.

Com atuação em todos os estados, somando mais de 400 unidades, a empresa possui atualmente 68 franquias no Nordeste. Em 2024, a região foi responsável por 13% das vendas da rede, com 653 projetos fotovoltaicos comercializados — crescimento de 45% em relação a 2023.

"Registramos um ótimo desempenho em vendas no Nordeste, tanto para projetos residenciais quanto para aplicações industriais, comerciais e rurais", afirmou Caio Andrade, gerente de expansão da Solarprime.

Com informações do Diário do Nordeste.

Govrrnador Elmano anuncia convocação de mais professores para a Universidade Estadual do Ceará

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deve contar, em breve, com mais 35 professores efetivos para os quadros da instituição. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, via redes sociais, na manhã desta sexta-feira (30), em meio a discussões sobre a carência docente que chega a quase 140 educadores, nas contas da própria Uece.Foto: JL Rosa

Nesta semana, o Diário do Nordeste publicou reportagem mostrando os impactos da carência de profissionais na Universidade. Enquanto eles não chegam, estudantes reclamam de atrasos na disponibilização de disciplinas e outros professores são sobrecarregados para dar conta de mais aulas.

No entanto, ainda há um impasse: embora a Uece alegue que precisa incorporar 138 profissionais ao quadro docente, o Sindicato dos Docentes da Uece (Sinduece) aponta que a carência passa de 400 vagas.

Normalmente, essa vacância pode ocorrer em virtude de exonerações, aposentadorias ou falecimentos. O impasse é acompanhado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) desde janeiro de 2024, por meio de um inquérito civil, e uma audiência pública deve ocorrer no próximo dia 5 de junho.

Nesta sexta, Elmano afirma que assinou o decreto que viabiliza a convocação dos 35 novos docentes. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-CE). Ao todo, serão 6 professores assistentes e 29 professores adjuntos.

O Governo salienta que, desde 2023, mais 291 professores foram convocados para “fortalecer o ensino superior no Ceará” após o concurso público realizado no ano anterior, que ofertou 365 vagas.

“Sei que nós temos ainda carência de professores e vamos continuar dialogando, fazendo nosso esforço orçamentário e fiscal para convocar mais porque sabemos que os estudantes e outros professores precisam. Estamos nesse esforço para depois chamar mais”, reconheceu o governador.

“Acreditamos na universidade pública, gratuita e de qualidade. Qualidade é convocação de professor concursado”, finalizou o anúncio.

Com informações do Diário do Nordeste.