sexta-feira, 30 de maio de 2025

Govrrnador Elmano anuncia convocação de mais professores para a Universidade Estadual do Ceará

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deve contar, em breve, com mais 35 professores efetivos para os quadros da instituição. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, via redes sociais, na manhã desta sexta-feira (30), em meio a discussões sobre a carência docente que chega a quase 140 educadores, nas contas da própria Uece.Foto: JL Rosa

Nesta semana, o Diário do Nordeste publicou reportagem mostrando os impactos da carência de profissionais na Universidade. Enquanto eles não chegam, estudantes reclamam de atrasos na disponibilização de disciplinas e outros professores são sobrecarregados para dar conta de mais aulas.

No entanto, ainda há um impasse: embora a Uece alegue que precisa incorporar 138 profissionais ao quadro docente, o Sindicato dos Docentes da Uece (Sinduece) aponta que a carência passa de 400 vagas.

Normalmente, essa vacância pode ocorrer em virtude de exonerações, aposentadorias ou falecimentos. O impasse é acompanhado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) desde janeiro de 2024, por meio de um inquérito civil, e uma audiência pública deve ocorrer no próximo dia 5 de junho.

Nesta sexta, Elmano afirma que assinou o decreto que viabiliza a convocação dos 35 novos docentes. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-CE). Ao todo, serão 6 professores assistentes e 29 professores adjuntos.

O Governo salienta que, desde 2023, mais 291 professores foram convocados para “fortalecer o ensino superior no Ceará” após o concurso público realizado no ano anterior, que ofertou 365 vagas.

“Sei que nós temos ainda carência de professores e vamos continuar dialogando, fazendo nosso esforço orçamentário e fiscal para convocar mais porque sabemos que os estudantes e outros professores precisam. Estamos nesse esforço para depois chamar mais”, reconheceu o governador.

“Acreditamos na universidade pública, gratuita e de qualidade. Qualidade é convocação de professor concursado”, finalizou o anúncio.

Com informações do Diário do Nordeste.