![]() |
| Foto Jornal A Praça |
Na manhã da quarta-feira, 28, o engenheiro Luiz Hernani, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs, esteve no açude Carlos Roberto Costa, o Trussu, no distrito de Suassurana, en Iguatu
A visita técnica ao reservatório ocorreu para verificar o local após a divulgação de vídeos com relatos de moradores de que estava havendo vazamentos na parede do manancial, situação que acabou gerando preocupação e medo diante do fato ocorrido.
Durante a visita emergencial, o diretor técnico do DNOCS, fez registro em vídeo e fotos. “Eu gostaria de tranquilizar a população de Iguatu, principalmente a população situação a jusante da barragem do Trussu porque não existe nenhum risco de colapso na parede do Trussu.
Um fenômeno que se identifica é chamado de percolação, esse fenômeno nos traz preocupação quando a água que vem percolando sob a barragem, ela vem carreando material da barragem, no caso em questão não se verifica a presença de material sendo transportado por essa água. Está localizada ao lado esquerdo da barragem, da maneira que se processa, nos deixa feliz porque mostra que o filtro vertical e o tapete horizontal projeto como estrutura drenante do corpo da barragem estão funcionando perfeitamente. É uma contribuição muito pequena que em instância alguma pode provocar qualquer tipo de colapso na barragem.
A população de jusante da barragem do Trussu, de Suassurana, de Iguatu, pode ficar tranquila porque esse fenômeno é possível de acontecer em qualquer tipo de barragem. O que pode se fazer é o monitoramento. Esse monitoramento está sendo feito, porque não é a primeira vez que tomando conhecimento disso. Não existe risco de colapso”, declarou.
Ainda segundo o engenheiro, “A interpretação está sendo feita porque nós trabalhamos aqui desde a fundação da barragem até o coroamento. Conhecemos todos os serviços que foram feitos no maciço da barragem do Trussu, uma barragem perfeitamente estável, basta ver que o coroamento dessa barragem é totalmente regular, o meio fio é o mesmo que foi implantado desde a época da construção da barragem.
Não existe nenhum trabalho de deslocamento do meio fio ou recalque que tenha provocado qualquer ruptura do mesmo. Isso é a prova inconteste da estabilidade da barragem”, afirmou.
Luiz Hernani esteve acompanhando por técnicos da Cogerh e da Defesa Civil, do ex-prefeito Aderilo Alcântara e de lideranças locais.
Com informações do Jornal A Praça.
