terça-feira, 6 de outubro de 2015

Iguatu: Comércio aposta nas vendas do Dia da Criança

Iguatu. Com a aproximação do Dia da Criança, o varejo deste Município do Sul do Ceará está de olho na potencial clientela infantil. Os empresários do segmento de brinquedos, vestuário, calçados, acessórios acreditam que haverá reação positiva. As lojas começaram a renovar os estoques desde o fim de setembro acreditando numa corrida dos pais em busca de presentes, calçados, roupas e brinquedos.

Pensando no cenário econômico não muito favorável os lojistas, ao mesmo tempo em que estão decorando as vitrines com os produtos que chamam mais a atenção da criançada, também estão diminuindo os percentuais de lucro na tentativa de atrair os clientes. Os pagamentos também estão sendo facilitados.

"Neste período em que o mercado não está muito favorável, a gente precisa rever as condições nossas e dos clientes e tentar favorecer ambas as partes, para que as coisas aconteçam assim eu prefiro diminuir minha margem de lucro, mas não quero ver minha mercadoria fica na vitrine, quero é vender", disse a empresária Thalita Louise, que é dona de três lojas no varejo de Iguatu, uma delas exclusiva de artigos para crianças de todas as idades, incluindo brinquedos, roupas, acessórios e calçados.

Mesmo que o otimismo de alguns segmentos do varejo local contrarie dados estaduais e nacionais, de baixas comerciais em negócios, os lojistas se firmam na ideia de que o varejo é consumo e este é o combustível que movimenta a economia, mesmo que, em algumas situações, esteja caminhando em ritmo mais lento. Mas o consumo vai sempre existir porque dele dependem outras ações do setor. Gervásio Pegado, veterano líder lojista cearense sempre afirmou sem medo de errar:

"Somos os maiores empregadores do mundo, somos o varejo, superamos outras montas econômicas, somos fortes, somos consumo, por isso nunca nos deixamos abater, mesmo em épocas menos favoráveis". Na perspectiva de um último trimestre com vendas reagindo, o comércio de Iguatu espera aliviar os seguidos meses de baixas registrados ao longo dos nove meses que passaram de janeiro a setembro. Mesmo assim ainda foi possível reação nas vendas, em períodos temáticos, como Dia das Mães, Namorados, São João, Páscoa e Dia dos Pais.

O presidente da CDL de Iguatu, Francisco José Mota Luciano, mais conhecido como Dedé Duquesa, avalia que há esperança de que o último trimestre de 2015 traga bons ventos para o comércio. O líder lojista usa a linguagem figurada para afirmar que espera melhores vendas nos três últimos meses, diferentemente do que foram os três trimestres passados. "O que passou já se foi. A gente precisou fazer sacrifícios, economizar, cortar gastos, refazer planejamento, modificar planilhas de investimentos, tudo para conseguir superar as dificuldades e conseguir terminar o ano comercial sem maiores baixas, agora nossa expectativa é que haja uma reação positiva", disse. Dedé Duquesa aposta na reação nas vendas já começando pelo Dia da Criança, acreditando no Natal, principalmente com a injeção de recursos na economia com o pagamento do 13º salário.

A empresária Madalena Borges, da loja Multishopp, não esconde o otimismo para o período. A loja dela é exclusiva de artigos para decoração e brinquedos. A empresária usa uma estratégia que considera infalível. "A gente compra para expor na loja aquilo que está na mídia e isto funciona muito bem. As crianças são nosso termômetro. Elas pedem o que elas estão vendo na TV, e isso a gente tem na loja", afirmou.



Fonte Diário do Nordeste