quarta-feira, 11 de março de 2026

Ceará terá cultura maker em 150 escolas públicas com implantação de laboratórios de tecnologia

Foto Freepik/Reprodução
O Ceará terá a implantação de laboratórios maker em 150 escolas públicas por meio do programa Mais Ciência na Escola, iniciativa voltada à expansão do letramento digital e da educação científica na rede básica de ensino.

Neste mês, a Universidade Federal do Ceará (UFC) inicia as atividades do projeto no Estado, levando laboratórios de tecnologia educacional a 75 escolas em 21 municípios cearenses. A ação complementa a primeira etapa do programa, iniciada em 2025 com a participação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que já atende outras 75 unidades escolares.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para a nova etapa, serão investidos R$ 7,5 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Das escolas contempladas pela UFC, 58 são municipais de ensino fundamental (anos finais) e 17 são estaduais de ensino médio. Entre elas, 43 funcionam em regime de tempo integral e duas são escolas indígenas.

“Dentre as escolas atendidas pelo projeto, 43 são de tempo integral, e duas são indígenas”, destacou o coordenador-geral da iniciativa na UFC, Estevão Rolim Fernandes

Com informações do Site Opinião CE.