sábado, 14 de fevereiro de 2026

‘Operação Carnaval’ reforça Acopiara e municípios do Centro-Sul com 192 policiais nas ruas

Foto Reprodução 
Mesmo sem grandes programações públicas de Carnaval, Iguatu e cidades da região Centro-Sul do Ceará – como Jucás, Cariús, Saboeiro, Tarrafas, Acopiara e Quixelô – contarão com reforço máximo na segurança durante o feriado. Em Iguatu, conhecido por muitos como um “refúgio de sossego” neste período, a movimentação em restaurantes, balneários, clubes e espaços privados deve atrair grande público, exigindo atenção redobrada das forças de segurança.

Ao todo, 192 policiais militares do 10º Batalhão atuarão na Operação Carnaval. Inclusive, férias foram suspensas e profissionais que estavam afastados foram convocados para reforçar o efetivo.

O subcomandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, capitão Thales, destacou que o planejamento segue diretrizes estaduais, mas foi adaptado à realidade local. “Estamos representando o tenente-coronel Eric, comandante do batalhão, e a Polícia Militar já vem com um plano de ação integrado em todo o Estado do Ceará. Aqui na nossa área vamos atuar com força máxima. A população pode ter certeza de que estaremos presentes, junto com os órgãos de trânsito municipais, Guarda Civil Municipal e Polícia Rodoviária Estadual”, afirmou.

O capitão ressaltou que, apesar de a região não registrar historicamente altos índices de crimes violentos no Carnaval, o foco será preventivo, principalmente em relação ao consumo de álcool e ao trânsito. “Historicamente, o período não traz grandes estatísticas de crimes violentos letais aqui na região. 

O foco maior será a prevenção em locais onde há uso excessivo de bebida alcoólica, poluição sonora e possíveis infrações de trânsito. Vamos intensificar as ações da Lei Seca e atuar de forma mais efetiva para evitar acidentes”, explicou.

No sábado, 14, e no domingo à noite, haverá ainda ações integradas com secretarias municipais, incluindo fiscalizações e visitas a estabelecimentos, dentro de uma estratégia de saturação em pontos estratégicos da cidade.


Zona rural

O tenente Demetrius, comandante de operações especiais do batalhão, explicou que o reforço não se restringe à sede urbana dos municípios. “A gente realiza um planejamento dividindo cada composição de acordo com sua especialidade. 

O batalhão conta com Força Tática, Patrulha Rural e equipes específicas para ocorrências na zona rural. Vamos reforçar tanto a área urbana quanto os balneários e comunidades rurais, especialmente nos horários de maior fluxo”, detalhou.

Segundo ele, a intensificação ocorrerá principalmente das 8h às 18h, período de maior movimentação em balneários e áreas de lazer, e retorna com força total das 20h até a madrugada. “Com o período chuvoso, os balneários ficam mais atrativos e o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente. Isso pode gerar abuso de álcool, infrações ambientais e perturbação do sossego. Nosso enfrentamento será preventivo. O batalhão não vai parar. Estaremos 24 horas de serviço em toda a área”, reforçou.

Parcerias e prevenção

A Operação Carnaval conta com ações conjuntas da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Departamento Municipal de Trânsito, Polícia Rodoviária Estadual e Detran, com realização de blitze, fiscalizações e saturação em pontos estratégicos. O objetivo principal é evitar violência no trânsito e garantir que o feriado transcorra com tranquilidade. “Desejamos que seja um Carnaval curtido com discernimento. Vamos evitar excessos, principalmente no uso de bebidas alcoólicas. A Polícia Militar estará presente para garantir a segurança de todos”, concluiu o capitão Thales.

Com informações do Jornal A Praça.