sábado, 3 de janeiro de 2026

Lula condena ataque dos Estados Unidos à Venezuela e alerta para risco à paz internacional

.Foto Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Lula (PT) condenou de forma contundente o ataque militar dos Estados Unidos à Venezuela e a captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Conforme informações do governo norte-americano, Maduro será julgado pela Justiça dos Estados Unidos em um tribunal federal de Nova York por acusações de narcoterrorismo

Em declaração oficial, Lula afirmou que os bombardeios em território venezuelano “ultrapassam uma linha inaceitável” e representam uma afronta gravíssima à soberania do país vizinho.

O governo marcou para este sábado (3) uma reunião para tratar do ataque do governo dos Estados Unidos à Venezuela.

Segundo o presidente brasileiro, a ação configura um precedente extremamente perigoso para a comunidade internacional. Lula destacou que ataques a países, em flagrante violação do direito internacional, abrem caminho para um cenário global marcado por violência, caos e instabilidade, no qual a força se sobrepõe ao multilateralismo e às normas internacionais.

O presidente comparou a ofensiva a episódios marcantes de interferência externa na política da América Latina e do Caribe, afirmando que esse tipo de ação ameaça a preservação da região como uma zona de paz.

“A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz”, disse.

Com informações do Site Opinião CE.