![]() |
| .Foto Divulgação/Governo do Ceará |
O Governo do Ceará divulgou nesta segunda-feira (26) a criação de quatro novos presídios que irão ampliar em cinco mil vagas o sistema penitenciário do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas durante a reunião do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi), realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza
Segundo o governador, dois dos novos presídios serão construídos na Região Metropolitana de Fortaleza, com capacidade para 1.500 vagas cada. As outras duas unidades, com mil vagas cada, serão implantadas no interior do Estado. Os municípios que irão sediar os equipamentos ainda não foram divulgados.
O investimento previsto para a construção das quatro unidades é de R$ 3,2 bilhões. A expectativa do Governo é que as entregas dos novos presídios ocorram até o fim deste ano.
Conforme Elmano de Freitas, o estado conta atualmente com cerca de 26 mil presos. O governador destacou ainda um crescimento de 95% nas prisões de integrantes de facções criminosas e de suspeitos de homicídio.
O Governo tem prazo de 60 dias para definir as condições de implementação das novas unidades, incluindo detalhes técnicos, investimentos e cronograma de execução.
Durante a coletiva, o governador também adiantou que já iniciou conversas com o Tribunal de Justiça do Ceará para a criação de uma Vara do Júri especializada no julgamento de crimes relacionados a organizações criminosas.
Ainda no encontro do Coesi, Elmano de Freitas realizou a entrega das primeiras 58 viaturas semiblindadas à Polícia Militar. O investimento foi de cerca de R$ 10,6 milhões.
Com informações do G1 Ceará
