![]() |
| Foto Shutterstock |
Principal meio de pagamento entre os brasileiros, o Pix ganha mais uma ferramenta de segurança a partir desta quarta-feira (1º).
O chamado “botão de contestação” poderá ser acionado, por meio do aplicativo da instituição financeira com a qual o usuário do serviço tenha relacionamento, nos casos de fraude, golpe e coerção.
Formalmente chamado de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), o botão ficará disponível a todos os usuários.
“Ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam”, explica o chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Central (BC), Breno Lobo.
“Valores parciais podem ser bloqueados também. Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até 11 dias após a contestação“, disse.
Com informações do Site Opinião CE.










.webp)









.jpeg)










