![]() |
| Foto Thiago Gadelha |
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, informou, na tarde desta terça-feira (30), que os ônibus de Fortaleza suspensos na última segunda-feira (29), voltarão às ruas nesta quarta-feira (1º). O anúncio foi feito durante a inauguração do Cras do Serviluz.
“Quero iniciar minhas palavras fazendo um anúncio por entender e compreender que é muito importante. Ontem todos nós fomos pegos de surpresa, a população de Fortaleza foi pegue de surpresa, quando o Sindicato dos ônibus excluíram um total de 25 linhas, refazendo um total de 29 trechos, e nós não aceitamos.
Estávamos em tratativa, fomos pegues de surpresa, tanto quanto a população, e eu quero anunciar que amanhã os ônibus estarão retornando para todos esses trechos e linhas que foram retiradas”, afirmou Evandro Leitão.
O Município chegou a protolocar uma notificação extrajudicial ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), e exigiu que as 25 linhas de ônibus suspensas na segunda-feira, e as outras 29 com frotas reduzidas, voltem a funcionar de forma integral dentro de 24 horas.
O documento, apresentado pela Prefeitura pouco antes do anúncio de Evandro Leitão, alega que interrupção do serviço é considerada arbitrária e abusiva pelo Município. Além disso, deixou aproximadamente 10,4 mil passageiros por dia sem transporte coletivo.
A Prefeitura reitera que, como o transporte coletivo é um serviço público essencial, a conduta das empresas teria violado a Constituição Federal, as leis que exigem a continuidade, regularidade e eficiência dos serviços concedidos.
"Em caso de descumprimento das determinações acima ou de ausência de comprovação adequada das informações solicitadas, o Município de Fortaleza adotará todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis, inclusive a aplicação das penalidades contratuais previstas, a lavratura de autos de infração, a retenção de repasses financeiros e o ajuizamento das ações necessárias à proteção do interesse público e à garantia da continuidade do serviço essencial de transporte coletivo urbano", diz a notificação.
Com informações do Diário do Nordeste.
