terça-feira, 30 de setembro de 2025

Fortaleza avalia usar vans e topics para substituir linhas de ônibus suspensas

Foto Fabiane de Paula
O transporte complementar, como vans e topics, pode ser usado como alternativa para população que utiliza as mais de 50 linhas de ônibus que foram alteradas em Fortaleza - 25 já foram suspensas e 29 tiveram frota reduzida. A informação foi dada pelo prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, em evento na manhã desta terça-feira (30). 

“Nós estamos trabalhando para suprir essa ação desrespeitosa com a população fortalezense de outra forma, com o transporte complementar, para que a população não fique desassistida”, afirmou o gestor durante entrega do posto de saúde Maciel de Brito, no bairro Conjunto Ceará.

Nessa segunda-feira (29), a rotina de cerca de 9 mil fortalezenses foi impactada com a suspensão de 25 linhas de ônibus e a redução da frota de outras 29 rotas, por decisão do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

“Nós estávamos no meio de uma tratativa (com o Sindiônibus), estávamos discutindo, inclusive a questão contratual, quando fomos pegos de surpresa”, disse Evandro. Segundo o gestor, existia um combinado de que, até o dia 31 de outubro, não seria tomada nenhuma decisão de suspensão ou supressão.

O prefeito afirmou que as medidas judiciais cabíveis serão tomadas por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM) e, em paralelo, estão sendo discutido o transporte complementar. “Queremos que nessas 25 linhas e 29 trechos quem foram suprimidas e suspensas a gente possa estar apresentando a alternativa do transporte complementar, que são as vans e as topics, para que a população não fique desassistida”, afirmou.

Com informações do Diário do Nordeste.