domingo, 31 de agosto de 2025

Morre o radialista cearense Chico Rocha, aos 75 anos

Foto Reprodução 
O experiente radialista e comentarista esportivo Chico Rocha, morreu neste domingo (31), aos 75 anos, vítima de infarto fulminante. Ele atuou por décadas como um dos maiores comentaristas esportivos, nas maiores emissoras rádios do Ceará.

Francisco Rocha Dias, o Chico Rocha, foi um dos homenageados em sessão solene no último dia 14 de julho na Assembleia Legislativa do Ceará. Na oportunidade, foi celebrado os 75 anos da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), atendendo à solicitação do deputado Almir Bié (Progressistas), com subscrição dos deputados Bruno Pedrosa (PT) e Heitor Férrer (União), Firmo Camurça (União).

O velório ocorrerá na Funerária Alvorada, na avenida Domingos Olímpio, no bairro José Bonifácio. O sepultamento acontecerá nesta segunda-feira (1°), no Parque da Paz.

Com informações do Site Opinião CE.

Morre a jornalista cearense Júlia Ionele, aos 31 anos, em decorrência de um câncer

Foto Reprodução/Instagram
A jornalista cearense Júlia Ionele, de 31 anos, morreu neste domingo (31), após um difícil tratamento contra um câncer, que já durava mais de um ano. 

A comunicadora é autora do livro "Cine Nazaré: um cinema vivo", publicado em 2020, sobre o último cinema de bairro ativo de Fortaleza.

Ela atuou na TV Diário, do Sistema Verdes Mares, e também na assessoria de diversos parlamentares na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e, mais recentemente, no Senado Federal. 

Na comunicação política, Ionele ainda trabalhou na assessoria de comunicação da senadora Augusta Brito e integrou equipes de campanhas eleitorais, entre elas a da atual vice-governadora do Estado, Jade Romero.

Em reconhecimento a seu trabalho, recebeu homenagens póstumas de autoridades como o governador Elmano de Freitas, a senadora Augusta Brito, a vice-governadora Jade Romero, além de secretários estaduais e prefeitos, como o de Caucaia, Naumi Amorim.

"Ainda sem acreditar que não teremos mais sua energia e vontade de viver, Julinha. Nos despedimos com o coração triste pela sua partida precoce, mesmo depois de lutar tanto. Muito obrigada pela sua força e coragem nesse mundo. Que Deus conforte toda a família, amigos e a todos que te admiram. Cuida da gente aí!", publicou Jade Romero

Com informações do Diário do Nordeste.

Até 2022, Quixadá já chegou a ter 15 moradores com 100 anos ou mais

 Foto meramente ilustrativa: Rafa Nedmeyer/Agência Br
Quixadá: Para você, completar um centenário de vida parece algo muito distante ou impossível? Em Quixadá, essa proeza é possível e se repete em mais de uma dezena de pessoas. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que Quixadá tem 15 pessoas com mais de 100 anos. 

No detalhamento, o IBGE mostra que são nove homens e seis mulheres, mas o Instituto não especifica qual a idade precisa deles e nem onde moram.

A quantidade de centenários corresponde a 0,01% da população total de Quixadá, que até o último Censo do IBGE, divulgado em 2022, tem 84.168 habitantes.

Essa semana o Instituto divulgou projeção populacional. Até julho de 2025 estima-se que Quixadá tenha chegado a 88.846 mil habitantes, ou seja, 4.678 pessoas a mais do que o que havia sido levantado pelo Censo três anos atrás.

Pode haver uma variação entre o total de centenários em Quixadá, tendo em vista que no período de divulgação do Censo foi em 2022 e a projeção populacional, divulgada essa semana, não especifica a idade dos novos habitantes.

No início deste ano, a moradora de Várzea da Onça, Maria Alexandre de Lima, ganhou destaque na mídia local. Ela completou 100 anos no dia 16 de fevereiro, feito que deve constar nos cálculos do IBGE.

Em todo País o IBGE estima que existam 213,4 milhões de habitantes em 2025. Os dados da pesquisa são utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são fundamentais para indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos entre o Censo Demográfico

Com informações do Site Revista Central.

Alvo do Ceará, atacante Lauraro Díaz acerta com o Santos

Foto Gilson Lobo/AGIF
Um dos principais alvos do Ceará no mercado, o atacante argentino Lautaro Díaz fechou com o Santos. Sem espaço no Cruzeiro, o atleta de 27 anos teve longa negociação com o Vovô, mas as partes não tiveram um desfecho positivo. Assim, será emprestado para o time paulista, sendo o 1º reforço do técnico recém-chegado Juan Pablo Vojvoda. 

A informação foi divulgada pelo ge. Como não completou sete partidas na Série A, está liberado para atuar em outro clube na competição, o que aumentou a busca na janela de transferência.

O vínculo de Lautaro no Cruzeiro é até o fim de 2028. O jogador foi comprado pela Raposa por US$ 3 milhões (aproximadamente R$ 16 milhões na cotação da época) junto ao Independiente Del Valle, do Equador. Na atual temporada, foi utilizado em 17 partidas, com dois gols marcados.

Sem êxito na operação, o Ceará mudou o foco e contratou o centroavante Lucca junto ao Internacional. O jovem de 22 anos chegou sem custos, com vínculo até 2027.

Com informações do Diário do Nordeste.

Transferência de embriões aumenta em 6 vezes a produção de leite de pequenos criadores em Acopiara e mais 23 cidades do Ceará

Foto JL Rosa /Diário do Nordeste
Em 2024, o produtor rural de Jaguaribe, Antônio Bitu, de 44 anos, decidiu apostar em uma oportunidade de aumentar a renda da fazenda. O profissional conheceu o Projeto FIV Ceará, que busca desenvolver gado leiteiro geneticamente superior, com produção de leite até 566% maior (ou 6,6 vezes), passando de 6 para 40 litros por dia.

Ele integra um grupo de 137 produtores atendidos, com 777 prenhezes (gravidezes) confirmadas, 325 animais já nascidos e uma taxa de concepção bem-sucedida de 40%.

Isso significa que, de 100 animais que recebem o embrião no Estado, 40 seguem com gestações prósperas. O número está acima da média comum, que é de 33%.

Na prática, são produzidos embriões geneticamente superiores a partir de células reprodutivas de animais pré-selecionados, sendo o material posteriormente inseminado em fêmeas receptoras.

Hoje, o sistema é o maior programa de transferência de embrião do Nordeste, segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec).

A expectativa é melhorar a qualidade de vida de pequenos e médios produtores e transformar o Ceará em uma grande bacia leiteira. O programa começou em 2023, por meio de iniciativas piloto, e estreou oficialmente em 2024.

Atualmente, são contempladas 24 cidades cearenses, incluindo Acopiara, abarcando todos os municípios que compõem as bacias leiteiras em regiões como o Sertão Central, o Vale do Jaguaribe, o Centro-sul e o Cariri. A iniciativa segue até 2026, com planos de prorrogação.

As informações são do coordenador do Projeto FIV Ceará, Josias Lima, da Faec. A instituição toca o projeto em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE).

Atualmente, Antônio, que conheceu o projeto por meio do Sindicato Rural de Jaguaribe, já têm sete bezerras nascidas e planeja participar novamente.

Com informações do Diário do Nordeste.

Várzea Alegre chega a quase 41 mil habitantes e acompanha tendência de crescimento do interior cearense

 Foto Asa Film
A população de Várzea Alegre foi estimada em 40.878 habitantes em 1º de julho de 2025, conforme os dados divulgados nesta última quinta-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número representa um crescimento em relação ao último Censo Demográfico de 2022, quando o município contava com 38.984 moradores, confirmando a tendência de expansão populacional em cidades do interior do Ceará.

O levantamento do IBGE revela ainda que o estado do Ceará atingiu a marca de 9.268.836 habitantes, distribuídos entre seus 184 municípios. Desses, nove ultrapassam os 100 mil habitantes, concentrando quase metade da população estadual. Fortaleza segue como o maior centro urbano, com 2.578.483 pessoas — mais de um quarto de todos os cearenses.

Interiorização e desafios

A exemplo de outras cidades do interior, Várzea Alegre tem vivenciado uma leve, porém constante, expansão demográfica, movimento que acompanha o fenômeno de interiorização identificado pelo IBGE. Especialistas explicam que muitas capitais e grandes centros têm perdido população para municípios vizinhos, impulsionando o crescimento de cidades médias e pequenas.

Essa migração pode estar associada à busca por melhor qualidade de vida, menores custos, e oportunidades em cidades com infraestrutura em desenvolvimento. Esse novo cenário, no entanto, impõe desafios crescentes às administrações locais, que precisam planejar com mais precisão áreas como saúde, educação, mobilidade urbana e habitação.

Com informações do Site Várzea Alegre Agora.

Pais são presos no Ceará suspeitos de matar bebê de três meses

Foto Reprodução/Google Maps
Um homem de 34 anos e uma mulher de 39 foram presos suspeitos de maus-tratos que resultaram na morte do próprio filho, um bebê de apenas três meses, neste último sábado (30), em Fortaleza (CE). A criança chegou sem vida a uma unidade de saúde no bairro Jangurussu, com sinais de violência.

Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o pai do bebê já responde pelos crimes de estupro de vulnerável e tráfico de drogas. O casal foi conduzido por equipes da Polícia Militar até a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza, onde foi autuado em flagrante por maus-tratos com resultado morte.

Após o registro do flagrante, o caso foi repassado à Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), responsável por aprofundar as investigações.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também atuaram na ocorrência, colhendo elementos que irão subsidiar a apuração.

A Polícia Civil aguarda o laudo da Pefoce, que deve confirmar a causa da morte da vítima.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará registra aumento no número de adolescentes com excesso de peso nos últimos 10 anos

Foto Shutterstock 
Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) revelam que o percentual de adolescentes com excesso de peso no Ceará cresceu de forma preocupante entre 2014 e 2024. Nesse período, o índice passou de 23% para 35%, um avanço de 12 pontos percentuais.

Na prática, isso significa que um em cada três adolescentes cearenses, entre 10 e 19 anos, está acima do peso.

O cenário segue a tendência observada em quase todo o Brasil, mas o Ceará e Rondônia foram os estados que registraram as maiores variações. Outros estados, como Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Piauí, Paraná e Bahia, também tiveram aumentos expressivos. Já São Paulo e Rio Grande do Sul, que já apresentavam índices elevados em 2014, chegaram a 37% e 40% em 2024, os maiores percentuais do país.

Por outro lado, Roraima foi o único estado a apresentar queda no período analisado.

Entre as capitais, São Paulo lidera o ranking com mais de 76 mil jovens com sobrepeso, seguida por Rio de Janeiro (64 mil) e Manaus (43 mil). Fortaleza aparece em 4º lugar, com 35.421 crianças e adolescentes com sobrepeso – o que corresponde a 37,7% dessa faixa etária.

Segundo especialistas, a obesidade na infância e adolescência pode trazer sérias consequências para a vida adulta, aumentando o risco de doenças como diabetes, problemas cardíacos e AVC.

Com informações do Portal GC Mais.

Nordeste tem 30 bilionários em 2025

Foto Ismael Soares, Grupo Mateus/Divulgação e Jocylene Jinkins
O Nordeste chega em 2025 com 30 bilionários entre as 300 pessoas com fortuna acima de R$ 1 bilhão no Brasil, bem mais do que as 18 do ano passado. Nas informações reveladas nessa última quinta-feira (28), pela revista Forbes, o Ceará mais uma vez é o principal estado da região, com 19 nomes no ranking.

Ao todo, três em cada cinco bilionários nordestinos são do Ceará, responsável por 19 pessoas. O destaque é Mário Araripe, o homem mais rico do Ceará e do Norte-Nordeste brasileiro. A fortuna do cearense fundador da Troller e da Casa dos Ventos, gigante das energias renováveis, ultrapassou os R$ 18 bilhões. No País, ele ocupa a 26ª colocação.

Invertendo posições em relação à lista de 2024, Ilson Mateus Rodrigues reassume a vice-liderança. O fundador do varejista Grupo Mateus viu a fortuna crescer mais de 70% em um ano, chegando próximo dos R$ 11 bilhões. Ele ainda se mantém como a pessoa mais rica do Maranhão.

Na lista da Forbes, todos os quatro maranhenses são vinculados ao Grupo Mateus. Isso inclui, além do fundador da empresa, Maria Barros Pinheiro, Denilson Pinheiro Rodrigues e Ilson Mateus Rodrigues Júnior. Juntos, eles têm fortuna avaliada em R$ 18 bilhões.

Maior operadora de saúde e odontologia do País, a Hapvida NotreDame Intermédica é controlada por Cândido Pinheiro Koren de Lima. O cearense teve fortuna declarada em 2025 de R$ 8,8 bilhões, 36% a menos do que no passado. Na ocasião, o patrimônio dele havia mais do que dobrado no comparativo com 2023.

Fortuna dos bilionários do Ceará chega a R$ 58 bilhões

O território cearense tem 18 bilionários, mais do que todos os outros estados da região somados. Juntos, os representantes do Ceará na lista da Forbes têm patrimônio declarado em 2025 que chega à casa dos R$ 58 bilhões.

Além dos 18 cearenses e dos quatro maranhenses do ranking, Pernambuco (cinco), Bahia (dois) e Alagoas (um) são os demais estados da região que têm bilionários na lista da Forbes. Ao todo, a fortuna dos nordestinos neste ano foi de R$ 84 bilhões.

Para efeitos comparativos, é como se a fortuna da região, caso fosse uma pessoa só, ficasse na quarta posição entre os mais ricos do Brasil. Eduardo Saverin (R$ 227 bilhões), Vicky Sarfati Safra e família (R$ 120,5 bilhões) e Jorge Paulo Lemann (R$ 88 bilhões) são os três maiores bilionários do País.

Com informações do Diário do Nordeste

Homrm é morto a tiros em Quixelô

Foto Reprodução 
Um homem de 40 anos foi morto a tiros na madrugada deste último sábado (30), no Centro de Quixelô. As informações são do Site Fatos News.

Segundo a Polícia, dois homens chegaram ao local em uma motocicleta Bros de cor escura e atiraram contra a vítima, que não resistiu e morreu ainda no local.

A área foi isolada pelas autoridades, que iniciaram as investigações para identificar os envolvidos e esclarecer a motivação do crime. Até o momento, não há informações adicionais sobre a vítima ou os suspeitos.

O caso segue em apuração pela Polícia Civil.

Pesquisa mostra que quase 20 milhões de pessoas usam cigarro no Brasil

Foto Divulgação/ ONU
Dados do Ministério da Saúde revelam que, nos últimos anos, o consumo de cigarros cresceu 25%, atingindo atualmente cerca de 19,6 milhões de pessoas, segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O uso de derivados do tabaco está relacionado a mais de 50 doenças, entre elas a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que inclui o enfisema pulmonar e a bronquite crônica. Essas enfermidades comprometem diretamente a qualidade de vida, com sintomas como tosse persistente, infecções recorrentes e crises respiratórias.

Gastos com o tratamento

O Ministério da Saúde estima que o país gaste anualmente R$ 153 bilhões no tratamento de doenças ligadas ao tabagismo, incluindo internações, medicamentos, procedimentos e até aposentadorias precoces.

Com informações do Ceará Agora.

Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 14 milhões

Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do Concurso 2.908 da Mega-Sena, sorteadas na noite de sábado (30). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 14 milhões para o próximo concurso, que será realizado na terça-feira (2 de setembro).

Os números sorteados foram: 20 - 35 - 36 - 37 - 38 - 50.30 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 54.694,54 cada

2.049 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 1.319,99 cada
Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até ás 19h (horário de Brasília) de terça-feira, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6

Com informações da Agência Brasil.

sábado, 30 de agosto de 2025

Em estreia de Vina, Ceará é derrotado pelo Juventude na Arena Castelão pela Série A do Campeonato Brasileiro

FotoThiago Gadelha/SVM
O Ceará começou melhor, mas viu o Juventude crescer no jogo e vencer a partida por 1 a 0 neste sábado (30), na Arena Castelão. Nos acréscimos, Luis Mandaca marcou o único gol da partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pedro Raul e Aylon tiveram boas oportunidades, mas não conseguiram converter para o Vovô. O duelo marcou também a a reestreia de Vina.

Como fica na tabela?

Com o resultado, o Ceará segue na décima posição da tabela. Já o Juventude deixou a zona de rebaixamento. A equipe está em 16º lugar.

Próximos desafios

O Ceará volta a campo somente no dia 14 de setembro, a partir das 20h30 (de Brasília), quando enfrenta o Vasco. O duelo será em São Januário. No mesmo dia, o time Jaconero recebe o Flamengo mais cedo, a partir das 16h, no Alfredo Jaconi. As partidas são válidas pela 23ª rodada do Brasileiro.

Com informações do Diário do Nordeste.

Jovem morre em acidente de trânsito no interior do Ceará

Foto Reprodução 
Um rapaz identificado como Júlio Cesar, 30 anos, foi encontrado morto, ao lado da moto que pilotava, na tarde deste sábado (30), na BR-020, próximo a Divisa CE/PI, na zona rural do município de Parambu.

A vítima residia na localidade de Ferrolândia e segundo familiares, Júlio havia saído na noite desta última sexta-feira (29), para uma festa na localidade de Vila Isabel.

Há uma suspeita que o acidente tenha ocorrido quando o rapaz retornava para casa, perdeu o controle da morto vindo a cair e morrer no local. O acidente ocorreu a altura da localidade de Guaribas.

O rabecão da Perícia Forense de Tauá foi acionado para conduzir o corpo para o IML.

Com informações do Repórter Lenno Barbosa.

Cearenses receberão mensagens pela internet para reforçar prevenção ao câncer de mama

Foto Thiago Gaspar/ Governo do Ceará
A partir de setembro, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) começará a enviar mensagens de WhatsApp para mulheres com idades entre 50 e 69 anos, lembrando da importância da realização da mamografia. 

O contato será direcionado às pessoas cadastradas nos sistemas estaduais de Saúde, para incentivar a adesão ao exame, considerado um dos principais métodos de rastreamento do câncer de mama, conforme recomendações do (MS).

PREVENÇÃO ESSENCIAL

Para a detecção precoce do câncer de mama, o Ministério da Saúde recomenda a realização de exames clínicos a partir dos 40 anos e a mamografia a partir dos 50. A orientação inclui também homens trans e pessoas não binárias que nasceram com sexo feminino e mantêm as mamas. 

A mastologista Aline Carvalho, do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC), reforça que quanto mais cedo ocorre o diagnóstico, maiores são as chances de sucesso. “Estudos apontam que as chances de cura de um tumor identificado em fase inicial chegam a 95%“, explica.

Segundo a médica, alterações iniciais na mama são discretas e dificilmente detectáveis pelo toque ou pela observação visual. A mamografia, nesse cenário, torna-se essencial, já que consegue identificar alterações antes mesmo de o problema evoluir para câncer. Aline Carvalho acrescenta que o diagnóstico precoce também favorece tratamentos menos agressivos, diminuindo a necessidade de procedimentos mutilantes, como a retirada das mamas, ou terapias invasivas, como a quimioterapia.

COMO FUNCIONA

Cada mulher receberá uma mensagem personalizada no mês de aniversário, enviada pelo número oficial (85) 98682-9000. O conteúdo terá caráter educativo, explicando a importância do exame e orientando sobre os locais de atendimento. A iniciativa integra o projeto De Outubro a Outubro Rosa, criado para ampliar a cobertura da mamografia no Ceará, garantir acesso mais equitativo e melhorar os índices de rastreamento da doença.

A coordenadora de Atenção Especializada e Redes de Atenção à Saúde da Sesa, Rianna Nobre, destaca que a ação fortalece a comunicação direta entre o sistema de saúde e a população. Para ela, a estratégia amplia o acesso a informações confiáveis e reforça o compromisso do Estado em reduzir desigualdades no diagnóstico.

FATORES DE RISCO

Além da prevenção com exames, especialistas chamam atenção para hábitos de vida que influenciam no surgimento da doença. Aline Carvalho lembra que cerca de 10% dos casos de câncer de mama têm origem hereditária, mas a maioria é esporádica, ligada ao estilo de vida. “Obesidade na menopausa, uso excessivo de álcool, terapias prolongadas com hormônios, sedentarismo e alimentação baseada em ultraprocessados estão entre os fatores que aumentam a incidência”, lista.

Ela reforça que manter hábitos saudáveis e realizar a mamografia no período recomendado são as principais formas de reduzir riscos e garantir mais chances de cura.

Com informações do Site Opinião CE.

Imagem histórica de Nossa Senhora das Dores percorre ruas de Juazeiro do Norte

Foto TV Verdes Mares Cariri
Em 1872, Juazeiro do Norte ainda não era uma cidade. Chamava-se Tabuleiro Grande e pertencia ao município do Crato. Mas a imagem da padroeira já estava no local.

A imagem de Nossa Senhora das Dores ocupava o altar da capela que Cícero Romão Batista encontrou quando ainda era noviço. Ele assumiu como vigário com menos de dois anos de ordenação.

Neste sábado (30), a imagem histórica — talhada em madeira há mais de 150 anos — foi levada em carreata por 17 ruas de bairros centrais de Juazeiro do Norte. A procissão motorizada marcou a abertura da Romaria de Nossa Senhora das Dores, que segue até 15 de setembro e é uma das três maiores, assim como a de Finados e a de Candeias.

Em pé, ao lado da padroeira, estava o Padre Cícero José, reitor da Basílica. Ele explica que a imagem histórica só sai da igreja duas vezes por ano, na carreata realizada neste sábado (30) e durante a romaria de Candeias.

Cerca de 30 veículos participaram da concentração em frente à Basílica. Uma caminhonete foi adaptada como carro-andor: a imagem estava sobre a carroceria, protegida por uma armação dourada sobre um manto azul-claro.

Devoção

A vendedora Hyla Barbosa, o marido e mais duas pessoas estavam em um dos carros. “Sou muito devota da Mãe das Dores e do meu Padre Cícero”, disse emocionada.

Entre os participantes, estava também Rozine da Silva, dona de uma autoescola — ninguém mais apropriado para uma carreata. Ela contou que foi agradecer pelos 15 anos do negócio, procurado por quem deseja aprender a dirigir.

"São 15 anos de empresa. Vim só agradecer por tudo o que a padroeira já fez na minha vida", disse.

Com informações do G1 Ceará.

Estudantes cearenses criam sistema para análise de sêmen de ovinos com o uso de inteligência artificial

Foto Geo Brasil
Um sistema desenvolvido por professores e estudantes do Instituto Federal do Ceará (IFCE) promete facilitar a análise de viabilidade de sêmen ovino com o uso de inteligência artificial. A pesquisa, realizada no campus de Crato, é fruto da integração entre as graduações em Sistemas de Informação e Zootecnia. 

O projeto nasceu com o intuito de solucionar uma demanda do Laboratório de Biotecnologia da Reprodução Animal (BioRep) do campus, que desenvolve pesquisas sobre técnicas de reprodução que podem ser utilizadas na criação animal, como a inseminação artificial.

A análise da viabilidade do sêmen de animais reprodutores, critério fundamental para o sucesso das inseminações, é um dos procedimentos estudados.

Conforme o estudante Iarlly Prado, bolsista no BioRep, o trabalho foi criado a partir da necessidade da padronização de alguns parâmetros da análise da viabilidade espermática dos ovinos.

“Essa avaliação às vezes se torna subjetiva e, pensando nisso, a gente trouxe a inovação da criação de um sistema que conseguisse padronizar e fazer essa avaliação de forma mais precisa e acessível”, pontuou.

Atualmente, a equipe do projeto está ampliando o banco de imagens do sistema para melhorar a eficácia da detecção dos espermatozoides.

Com informações do Site Opinião CE.

Consulta com a Dra. Flávia Rufino no centro médico Dr. Jerry Moreira, em Acopiara, nesta terça-feira, 2


Casa no interior do Ceará é evacuada após agrotóxico altamente nocivo ser encontrado no telhado

Foto Reprodução 
Uma casa na zona rural de Quixeré, interior do Ceará, precisou ser evacuada após o Corpo de Bombeiros encontrar um agrotóxico altamente nocivo no telhado da residência. A operação de recolhimento do produto foi feita na última quarta-feira (27), por volta das 15 horas no distrito de Lagoa Seca.

De acordo com os bombeiros, a família foi retirada da casa pela prefeitura da cidade a acolhida por parentes. Eles estão bem, não tiveram problemas de saúde e poderão retornar para a casa em alguns dias. Em nota, a Polícia Civil disse que investiga uma ocorrência de crime ambiental.

O produto identificado no telhado é da substância química terbufós (um inseticida organofosforado). Ele foi encontrado em grânulos e exigiu procedimentos específicos para evitar riscos à saúde (entenda mais sobre o produto abaixo).

"O grande desafio foi definir o que fazer com esse material, que é extremamente tóxico para a natureza e para o ser humano", comentou o Corpo de Bombeiros.

A equipe utilizou equipamentos de proteção individual (EPIs) e seguiu protocolos rígidos de descontaminação. O descarte do produto será feito pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev). Ainda de acordo com os bombeiros, a prefeitura irá fazer a substituição das telhas afetadas.

Conforme a polícia, um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na Delegacia de Quixeré e uma perícia foi realizada pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O agrotóxico foi visto pela primeira vez em 19 de agosto, mas só foi recolhido cerca de oito dias depois.

"As investigações estão a cargo da Delegacia de Polícia Civil de Quixeré, unidade da Polícia Civil que realiza oitivas e diligências com o intuito de elucidar todas as informações acerca do caso.", disse a PC.

Com informações do G1 Ceará.

Clientes da Enel Ceará são notificados sobre cobrança de duas faturas em setembro

Foto Thiago Gadelha
Alguns consumidores da Enel Ceará estão recebendo um aviso da empresa, por meio de seus canais de relacionamento, de que neste próximo mês de setembro receberão duas faturas de energia elétrica para pagar. 

No comunicado, é dito que as faturas correspondem a períodos diferentes de consumo, ou seja, que não seriam duplicadas e, portanto, precisam ser ambas pagas.

A medida serviria para possibilitar um ajuste feito na data de vencimento do cliente, "para atender normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e adequações em seu sistema" (confira a nota abaixo).

Além disso, ainda conforme o aviso da Enel aos consumidores, nada mudaria na forma de leitura do consumo, que poderá ser conferido no campo "Dados de Medição" na conta.

O caso tem gerado estranhamento entre os consumidores, gerando dúvidas, inclusive, sobre um possível golpe para pagamento de valores em favor de terceiros. Por conta disso, a reportagem entrou em contato com a Enel para entender a cobrança dupla.

Em nota, enviada pela assessoria de comunicação, a Enel informou que a cobrança dupla no mês de setembro vai "viabilizar adequações em seu sistema de leitura e faturamento".

"Alguns clientes poderão receber duas contas de energia no mês de setembro deste ano. A distribuidora esclarece que as faturas correspondem a períodos de consumo distintos e que ambas deverão ser quitadas. A empresa reforça que a medida foi necessária para reordenar os prazos de quitação dos consumidores que possuem ciclos de leitura muito próximos às datas estabelecidas em contrato para o seu pagamento".

Questionada sobre o quantitativo de consumidores impactados, a Enel afirma não poder estimar neste momento, já que depende do avanço no calendário de leitura de clientes para ter o número exato de unidades consumidoras impactadas.

Na nota, a distribuidora afirma que, para essas contas, os clientes impactados terão acesso a condições facilitadas de pagamento.

Entre elas estão a opção de parcelamento, as quais poderão ser solicitadas por meio do Call Center (0800 285 0196) ou em uma das lojas de atendimento presencial da concessionária de energia.

"A Enel Ceará orienta ainda que, a qualquer momento, os clientes podem procurar um dos canais de atendimento para solicitar alterações na data de pagamento de suas contas".

Com informações do Diário do Nordeste.

Lucas Crispim retorna ao Fortaleza com vínculo até 2026

Foto Fabiane de Paula / SVM
O meia Lucas Crispim está de volta ao Fortaleza. O jogador de 33 anos. A informação foi dada inicialmente pelo canal Expresso Tricolor e confirmada pelo Diário do Nordeste. O atleta estava no Buriram United, da Tailândia, e chega com vínculo até o fim de 2026.

O atleta defendeu o Tricolor do Pici entre 2021 e 2023. Em seguida, se transferiu para a equipe tailandesa. O jogador fez 108 partidas pela equipe cearense, marcou nove gols e deu 17 assistências.

O atleta já havia demonstrado interesse em retornar ao clube nesta janela de transferências. No entanto, o staff dele foi comunicado pela diretoria do Tricolor que a negociação não avançaria por decisão de Renato Paiva. O técnico entendia que o jogador não se encaixaria no estilo de jogo da equipe.

O Fortaleza está em 19º na tabela, com 15 pontos somados. A equipe volta a campo neste domingo (31), quando visita o Internacional em jogo da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo terá início às 20h30 (de Brasília), no Estádio Beira-Rio.

Com informações do Diário do Nordeste.

Homem morre e cachorros de estimação passam dois dias ao lado do corpo, no Rio de Janeiro

Sete cães foram resgatados nesta última sexta-feira (29), após serem encontrados ao lado do corpo do tutor, morto há possivelmente dois dias, na comunidade da Palmeirinha, em Guadalupe, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Foto: Fotos: Reprodução/Redes sociais

As primeiras informações apontam que o tutor dos sete cachorros pode ter sofrido um ataque cardíaco na quarta-feira (27). O corpo do homem já se encontrava em avançado estado de decomposição quando foi encontrado.

O corpo de Jaci Bandeira de Almeida, de 55 anos, estava caído ao lado da cama e cercado pelos animais. De acordo com populares, o homem era acumulador: “Ele era uma pessoa que catava esses bagulhos todos aí, mas nunca deixou os bichinhos sem comer. Comprava ração no cartão, parcelado. Agora ele se foi e os bichinhos dele ficaram aqui. É muito triste”, disse uma vizinha.

Com informações do Diário do Nordeste.

Governo brasileiro propõe salário mínimo de R$ 1.631 para 2026

Foto Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
O Governo Lula encaminhou, nesta sexta-feira (29), a proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que prevê um salário mínimo de R$ 1.631 em 2026. O reajuste representa um aumento de 7,44% no valor em relação ao piso atual, que é de R$ 1.518. 

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o mínimo serve de referência para 59,9 milhões de pessoas no Brasil.

O valor, que pode ser alterado ao longo do ano, segue a fórmula de correção da política de valorização, que inclui reajuste pela inflação de 12 meses até novembro do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes, neste caso, 2024.

O valor apresentado nesta sexta é R$ 1 maior do que a estimativa anterior (R$ 1.630) levada ao parlamento em 15 de abril

Com informações do Diário do Nordeste.

Cearenses investem no açaí e projetam autossuficiência na produção da fruta amazônica

Foto Reprodução 
O açaí, fruto amazônico símbolo do Pará, vem ganhando cada vez mais espaço nas terras cearenses. O que antes era restrito ao Norte do país, hoje movimenta um mercado crescente no Nordeste — e produtores do Ceará não apenas estão de olho nesse cenário, como também já iniciaram plantações próprias para garantir autonomia e suprir a demanda local e internacional.

Quem consome o açaí gelado nas tigelas coloridas espalhadas pelo Ceará nem sempre imagina a longa jornada do fruto: ele é colhido por ribeirinhos no Pará, processado em polpa e enviado em toneladas até chegar à indústria cearense. 

É o caso do empresário Matheus Silva, que viu seu negócio se transformar de uma pequena operação doméstica para uma indústria com sete lojas e ambições de exportação.

“A gente começou com uma lojinha lá no bairro de Riquijóis, onde a gente batia na cozinha de casa, num liquidificador industrial, e levava pra loja pra vender todo dia. Batia de madrugada e vendia durante o dia”, relembra Matheus. “Aí a gente mudou, teve que mudar essa loja pequenininha, mudamos pra uma maior, que hoje tá lá até hoje, lá no Jockey Club. E hoje estamos aqui. Hoje já são sete lojas, essa indústria própria, e crescendo cada vez mais.”

Na fábrica, o açaí é processado com polpa vinda diretamente do Pará. Segundo Matheus, são cerca de 30 toneladas por mês — número que dobra nos meses mais quentes, entre o segundo semestre e o início do verão.

“A gente bate lá a polpa, somente com açúcar e glucose de milho. Esse açaí, terminando de bater, ele vem para cá, para as máquinas produtoras. Aqui é onde vai ser feito o congelamento do sorvete. E aqui o açaí nada mais é do que um sorvete, é um sorvete natural da fruta. 

Daqui ele vai direto para a câmara fria para ele atingir temperatura de menos 20 graus. Atingindo temperatura de menos 20, ele vai para a câmara de estoque e armazenagem que é de lá que vai sair para a expedição para as lojas e para todo o Ceará.”

Raízes no Ceará

Com o sucesso do negócio, Matheus começou a investir também no cultivo local da fruta. A ideia é reduzir a dependência da produção paraense — que já apresenta sinais de esgotamento frente à crescente demanda — e garantir um produto de qualidade feito em solo cearense.

“Hoje a nossa ideia é essa, é produzir, é plantar tudo o que a gente consome durante o ano aqui na nossa fábrica”, afirma. “A gente já está negociando um terreno aqui, no quarto Nelviário, para fazer lá. A gente fez um estudo lá, que vai caber, em média, 50 mil pés de açaí, tamanho do terreno.”

Atualmente, o empresário mantém 5 mil mudas em Caucaia e investe em uma produção em expansão em Paracuru, com capacidade para até 20 mil pés.
Mercado internacional

O açaí cearense também já atravessa fronteiras. Só em julho deste ano, Matheus embarcou quatro contêineres — com 22 toneladas cada — para a Alemanha. O Japão já demonstrou interesse, e os Estados Unidos seguem como o maior mercado internacional.

“Eu estou no melhor estado, porque é um estado que está crescendo, a exportação está crescendo e a gente tem um porto”, destaca Matheus. “Apesar do tarifaço, o açaí ainda não sofreu impacto, porque só tem aqui no Brasil.”

Qualidade em disputa

Outro nome forte no setor é o empresário Afonso Rocha, que também trabalha com açaí processado no Ceará, utilizando 100% da polpa vinda do Pará. Apesar disso, ele acredita que o cultivo local tem potencial para equiparar a qualidade da fruta amazônica.

“Se você pegar um teste às cegas, pega um açaí de Paracuru, pega um açaí do Pará, a pessoa não consegue ver a diferença. Está sendo feito um trabalho muito bacana, cuidado do solo, adubação, irrigamento, então é um açaí que não deixa a desejar para o estado do Pará.”

Mas, para ele, a escassez recente na produção paraense tem sido um alerta para o setor.

“Tem gerado uma complicação até para o próprio paraense, né? Porque até um pouco diferente da gente aqui, o açaí lá no Pará é o feijão com arroz deles, então todo mundo lá come açaí e sentiram bastante nessa safra passada, que foi uma safra que a gente teve um aumento no preço do açaí de praticamente 70% em relação à safra anterior. Esse ano, infelizmente, a safra está começando agora no Pará, eu não espero uma coisa muito diferente disso.”

Um novo ciclo para o açaí

Com os olhos voltados para o futuro, o Ceará entra na rota de produção do açaí brasileiro, não mais apenas como consumidor ou beneficiador, mas como possível produtor de destaque. 

A movimentação no setor mostra que a fruta amazônica pode, sim, fincar raízes em novos solos — e ir ainda mais longe, do Pará ao mundo, com uma parada estratégica no Nordeste.

Com informações do Portal GC Mais.

TopBus suspende atividades por tempo indeterminado em Fortaleza após seis anos de serviço

Foto Divulgação 
O serviço de TopBus foi suspenso por tempo indeterminado em Fortaleza, segundo confirmou, nesta última sexta-feira (29), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). A operação funcionava há seis anos na capital cearense. 

Segundo Dimas Barreira, presidente executivo do Sindiônibus, os "investimentos necessários para a continuidade e ampliação" do serviço se tornaram inviáveis, em parte, por conta da "crise aguda do sistema regular de transporte coletivo no Brasil".

"Esse modelo implicava no enfrentamento de uma concorrência desigual com plataformas que operam à margem da legislação trabalhista e escapam das responsabilidades cíveis e tributárias, além de não investir em frota ou manutenção", apontou.

Apesar do encerramento, o aplicativo TopBus ainda pode ser visto e baixado na Apple Store, em dispositivos iOS, ou na Play Store, nos com Android. Mesmo assim, não é possível solicitar nenhuma viagem. "O serviço sob demanda está indisponível. Confira nossas redes sociais para nosso serviço de rota fixa", ainda avisa o app.

Com informações do Diário do Nordeste.

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 8 milhões

Foto Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 
As seis dezenas do concurso 2.908 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo. 

O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 8 milhões.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

Com informações da Agência Brasil.

Idosa morre atropelada em Iguatu

Foto Reprodução 
Uma tragédia foi registrada na tarde desta sexta-feira (29), no bairro Alto do Jucá, em Iguatu. Maria das Graças, de 60 anos, conhecida carinhosamente como “Sukita”, morreu após ser atropelada por uma carreta nas proximidades de um semáforo onde, desde a manhã, acontecia uma manutenção na rede de água realizada pelo SAAE. Foto Reprodução 

Segundo testemunhas, parte da pista estava interditada e a vítima teria se apoiado no veículo, que aguardava a abertura do sinal. Quando o motorista iniciou a marcha, moradores gritaram pedindo que parasse, pois a mulher havia caído sob a carreta. O condutor interrompeu imediatamente o trajeto e constatou a situação.

Agentes do Demutran, que já estavam no local acompanhando a intervenção do SAAE, acionaram o Samu. A vítima foi socorrida com ferimentos graves para o Hospital Regional de Iguatu, mas não resistiu.

O motorista permaneceu no local e relatou que não percebeu a presença da mulher em momento algum. Ele compareceu à Delegacia Regional de Iguatu, que ficará responsável pela investigação do caso.

De acordo com informações de populares, “Sukita” morava sozinha no bairro Santo Antônio. Era descrita como uma mulher muito sofrida, mas também muito querida por todos. Sua morte causa grande comoção entre vizinhos e conhecidos.

Com informações do Site Fatos News.

Setembro continua com conta de luz mais cara no Brasil e bandeira vermelha

Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil 
As contas de energia elétrica permanecem com acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos em setembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta última  sexta-feira (29), que será mantida a bandeira vermelha patamar 2 devido à necessidade de acionamento de usinas termelétricas.

Segundo a Aneel, o uso maior de térmicas é necessário por causa da falta de chuvas nos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Em junho e julho, a bandeira tarifária esteve vermelha e, em agosto, passou para vermelho patamar 2.

Com informações da Agência Brasil.

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Governo do Ceará inicia operação contra crime organizado no Estado

Foto Hiane Braun/ Governo do Ceará
Na noite desta sexta-feira (29), o Governo do Estado do Ceará deu início a mais uma Operação Integração Saturação Total contra organizações criminosas. A saída das viaturas da Polícia Civil e Militar contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT).

São ao todo 700 policiais, além de mais de 250 novas viaturas em todo o Estado.

A ação tem foco principal o bairro Vicente Pinzon, na cidade de Fortaleza, e o Interior Norte, em municípios como Itapajé e Sobral.

“Nesses casos de guerra de facções, sempre são lideranças dessas organizações que estão envolvidas, é disputa de território que elas buscam controlar. Nós temos informações de lideranças que estão buscando fazer isso. Gente aqui e gente fora do estado do Ceará”, pontuou Elmano.

Foram aumentadas, em mais de 100%, as prisões de pessoas faccionadas em Fortaleza, e mais de 50% no Ceará, com ações também em parceria com o poder judiciário.

“Que o cidadão tenha segurança, que ele tenha segurança de que a Polícia ao prender essa liderança, ela continue presa. Nós não podemos ter um trabalho enorme para prender esse criminoso que lidera uma facção, para que daqui algum tempo ele ser facilmente solto”, completou.

O começo da ofensiva aconteceu na Praça da Paz Dom Hélder Câmara, na Praia do Futuro, e contou também com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, além dos demais chefes das forças de segurança do Estado.

O objetivo da operação é também prevenir que novos conflitos aconteçam. Conforme Elmano, embora o trabalho no Ceará tenha sido intenso, com a presença de policiais nas ruas, é preciso aumentar ainda mais.

“Nós estamos falando de aumento de policiais, aumento de viaturas, aumento de presença para garantir paz e tranquilidade para as pessoas. Para assim, nós termos efetivamente um trabalho forte das forças de segurança no enfrentamento a esse momento em que as facções estão fazendo uma guerra entre si e a população está no meio disso”, destacou.

Já segundo o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, a inteligência constrói as informações com base no que vai acontecendo e faz prospecções de cenários. “Isso tem sido fundamental para aumentarmos o número de prisões e apreensões de armas de fogo, ressaltou Roberto Sá.

Com informações do Site Opinião CE.

Agricultor é condenado a 23 anos de prisão por matar o patrão com golpes de martelo no interior do Ceará

Foto Reprodução 
Um agricultor foi condenado, nesta quinta-feira (29), a 23 anos e dois meses de prisão por matar o patrão com golpes de martelo, no Sítio Cajazeiras do Simião, zona rural de Assaré, no interior do Ceará.

Conforme a denúncia do Ministério Público, o crime aconteceu no dia 5 de fevereiro de 2024, quando Simão Pereira Silva foi até a casa do patrão e desferiu quatro golpes de martelo na cabeça dele.

Dias antes, a vítima e o acusado haviam se desentendido, pois Simão pediu um adiantamento de salário ao patrão, para quem trabalhava a uma semana, e após receber o dinheiro não apareceu para trabalhar.

O Tribunal do Júri de Assaré acatou as teses do Ministério Público e condenou o agricultor por homicídio triplamente qualificado, por um motivo torpe, com emprego de meio cruel e utilizando recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

Com informações do G1 Ceará.

Pesquisa aponta que mais de 80% da população da Região Metropolitana de Fortaleza escutam rádio

Foto Reprodução
O rádio continua sendo um dos meios de comunicação mais fortes e influentes no Brasil, especialmente nas regiões metropolitanas. O meio, que já atravessou décadas e diversas revoluções tecnológicas, se mantém como um canal de grande alcance para o consumo de áudio no país.

Segundo dados da 48ª edição do Data Stories — Inside Audio, da Kantar IBOPE Media, 79% das pessoas das principais regiões metropolitanas ouvem rádio regularmente, demonstrando a vitalidade e a credibilidade desse veículo. Os números estão na última edição do Jornal Meio & Mensagem.

O estudo mostra que 92% da população brasileira consumiu algum tipo de áudio nos últimos 30 dias, seja por meio de rádio, música, streaming ou podcasts. Esse dado reforça a relevância do áudio no cotidiano, presente em diferentes contextos e momentos da vida das pessoas.

MAIORES AUDIÊNCIAS

Em algumas capitais, o consumo de rádio ultrapassa a média nacional. Cidades como Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza registram índices acima de 80%, mostrando que o hábito de sintonizar emissoras permanece firme mesmo em tempos de plataformas digitais.

Outro ponto de destaque é a publicidade. De acordo com a pesquisa, 56% dos ouvintes dizem prestar atenção nos anúncios transmitidos pelas emissoras, enquanto 43% afirmam já ter comprado ou buscado informações sobre um produto após ouvir uma campanha. Isso mostra a força comercial do rádio como plataforma de negócios e aproximação entre marcas e consumidores.

Com informações do Ceará Agora.