domingo, 31 de agosto de 2025

Transferência de embriões aumenta em 6 vezes a produção de leite de pequenos criadores em Acopiara e mais 23 cidades do Ceará

Foto JL Rosa /Diário do Nordeste
Em 2024, o produtor rural de Jaguaribe, Antônio Bitu, de 44 anos, decidiu apostar em uma oportunidade de aumentar a renda da fazenda. O profissional conheceu o Projeto FIV Ceará, que busca desenvolver gado leiteiro geneticamente superior, com produção de leite até 566% maior (ou 6,6 vezes), passando de 6 para 40 litros por dia.

Ele integra um grupo de 137 produtores atendidos, com 777 prenhezes (gravidezes) confirmadas, 325 animais já nascidos e uma taxa de concepção bem-sucedida de 40%.

Isso significa que, de 100 animais que recebem o embrião no Estado, 40 seguem com gestações prósperas. O número está acima da média comum, que é de 33%.

Na prática, são produzidos embriões geneticamente superiores a partir de células reprodutivas de animais pré-selecionados, sendo o material posteriormente inseminado em fêmeas receptoras.

Hoje, o sistema é o maior programa de transferência de embrião do Nordeste, segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec).

A expectativa é melhorar a qualidade de vida de pequenos e médios produtores e transformar o Ceará em uma grande bacia leiteira. O programa começou em 2023, por meio de iniciativas piloto, e estreou oficialmente em 2024.

Atualmente, são contempladas 24 cidades cearenses, incluindo Acopiara, abarcando todos os municípios que compõem as bacias leiteiras em regiões como o Sertão Central, o Vale do Jaguaribe, o Centro-sul e o Cariri. A iniciativa segue até 2026, com planos de prorrogação.

As informações são do coordenador do Projeto FIV Ceará, Josias Lima, da Faec. A instituição toca o projeto em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE).

Atualmente, Antônio, que conheceu o projeto por meio do Sindicato Rural de Jaguaribe, já têm sete bezerras nascidas e planeja participar novamente.

Com informações do Diário do Nordeste.