![]() |
| Foto Geo Brasil |
Um sistema desenvolvido por professores e estudantes do Instituto Federal do Ceará (IFCE) promete facilitar a análise de viabilidade de sêmen ovino com o uso de inteligência artificial. A pesquisa, realizada no campus de Crato, é fruto da integração entre as graduações em Sistemas de Informação e Zootecnia.
O projeto nasceu com o intuito de solucionar uma demanda do Laboratório de Biotecnologia da Reprodução Animal (BioRep) do campus, que desenvolve pesquisas sobre técnicas de reprodução que podem ser utilizadas na criação animal, como a inseminação artificial.
A análise da viabilidade do sêmen de animais reprodutores, critério fundamental para o sucesso das inseminações, é um dos procedimentos estudados.
Conforme o estudante Iarlly Prado, bolsista no BioRep, o trabalho foi criado a partir da necessidade da padronização de alguns parâmetros da análise da viabilidade espermática dos ovinos.
“Essa avaliação às vezes se torna subjetiva e, pensando nisso, a gente trouxe a inovação da criação de um sistema que conseguisse padronizar e fazer essa avaliação de forma mais precisa e acessível”, pontuou.
Atualmente, a equipe do projeto está ampliando o banco de imagens do sistema para melhorar a eficácia da detecção dos espermatozoides.
Com informações do Site Opinião CE.
