sábado, 5 de julho de 2025

Tarifa Social passa a garantir até 100% de desconto na conta de luz no Ceará a partir deste sábado, 5

Foto Thiago Gadelha/SVM
A partir deste sábado (5), entram em vigor as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica no Ceará. Com a mudança, cerca de 480 mil famílias em situação de vulnerabilidade passarão a ter 100% de desconto na tarifa de energia, caso mantenham o consumo mensal de até 80 kWh. No total, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas no estado serão beneficiadas.

O desconto integral, no entanto, vale apenas para a parte da tarifa referente ao consumo. Os valores relativos a impostos e encargos — como ICMS, PIS, COFINS e taxa de iluminação pública — continuam sendo cobrados, o que representa cerca de 30% do valor total da conta.

Antes da mudança, o desconto concedido era escalonado, variando de 10% a 65%, conforme o consumo da residência. Agora, o novo modelo permite que famílias de baixa renda, ao consumirem até 80 kWh, tenham isenção total da tarifa de energia. Acima desse limite, o desconto segue proporcional. Por exemplo: quem consumir 100 kWh terá desconto total nos primeiros 80 kWh e pagará apenas pelo excedente.

Segundo a Enel Distribuição Ceará, esse consumo de 80 kWh representa, em média, uma conta de R$ 75. Com a nova regra, os beneficiários passarão a pagar apenas cerca de R$ 23 — valor correspondente aos tributos e taxas obrigatórias.

Entre os eletrodomésticos compatíveis com esse limite de consumo mensal estão uma pequena geladeira, uma TV, um ventilador e até cinco lâmpadas de LED, além de itens de baixo consumo, como carregadores de celular.

Com informações do Site O Estado.