segunda-feira, 28 de abril de 2025

Ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, inicia alimentação via oral e 'continua estável', mas sem previsão de alta

Foto Diário do Nordeste 
Há 17 dias internado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciará a alimentação via oral e permanece com quadro de saúde estável, conforme o último boletim médico divulgado nesta segunda-feira (28). 

Ainda sem previsão de alta, ele permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília.Foto: Reprodução

“Hoje, iniciaremos a oferta oral de água, chá e gelatina. Mantém-se o suporte calórico e nutricional por via parenteral (endovenosa)”, diz o comunicado.

Ainda de acordo com a equipe médica, Bolsonaro segue sem dor ou febre, está com a pressão arterial controlada e com "melhora progressiva dos exames laboratoriais do fígado". Ele também segue recebendo suporte calórico e nutricional por via endovenosa.

O boletim também destacou que o ex-presidente continua realizando a fisioterapia motora e recebendo as "medidas de prevenção de trombose venosa" como parte do processo de reabilitação.

Apesar da evolução clínica, a recomendação médica continua sendo de restrição às visitas.

O ex-parlamentar está hospitalizado após ser submetido a uma cirurgia de mais de 12 horas, no último dia 12 de abril, procedimento que teve como intuito a correção de complicações no intestino.

Problemas no intestino

A cirurgia foi realizada como parte de um tratamento para "suboclusão intestinal", uma obstrução parcial causada por aderências causada após outras cirurgias. Estas, inclusive, foram feitas em decorrência da facada que o político levou em 2018.

A recomendação é que Bolsonaro não receba visitas, além de que não há previsão de alta. Entretanto, ele já recebeu pessoas como pastor Silas Malafaia e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Com informações do Diário do Nordeste.