![]() |
Foto Jornal A Praça |
Diante do cenário atual, com 75,63% da capacidade de armazenamento que é de 255,270 hm³ com volume atual de193.06 hm³, o açude Dr. Carlos Roberto Costa, o Trussu, em Iguatu, tem atraído muitos curiosos e moradores que passaram a “vigiar” o aporte do reservatório. Desde sua conclusão em 1996, apenas duas vezes o Trussu verteu nos anos de 2004 e 2011.
A esperança para muitos agricultores e moradores de localidades próximas ao reservatório é que o nível hídrico continue aumentando com a expectativa que o açude volte a “sangrar”.
O açude é responsável pelo abastecimento de localidades ribeirinhas, distrito de Suassurana e a cidade de Iguatu. Em período mais críticos de seca, o reservatório abastece localidades e o vizinho município de Acopiara.
O Trussu se tornou uma fonte de renda para pescadores, agricultores e criadores de animais, além de bares e balneários atraírem muitos visitantes que aproveitam bem o manancial. “Eu tô achando que se ele não sangrar, vai chegar perto, pelo que vai. Se no mês de abril e maio continuar a chuva com tá agora o mês de março, se não sangrar, vai chegar perto.
Esse açude cheio é uma riqueza para nossa região, aqui melhorou bastante. Mas é uma riqueza pouco aproveitada. Acho que apenas uns 30% das águas durante a seca são aproveitadas. As pessoas não se interessam em fazer plantações de tudo um pouco.
Tem água e muita terra fértil”, contou o agricultor e também comerciante Antônio Lourenço, morador da região. “Eu estive aqui na segunda-feira, 17. Até quinta-feira, quando voltei, acredito que subiu 1,25cm por aí. De quarta-feira para quinta ele subiu mais. É muita água”, ressaltou.
A parede e a sangria do açude passam por trabalho de capinação e limpeza. O agricultor Jucier Constantino, que cria um rebanho de caprinos, mostra-se feliz pelo bom aporte do Trussu. Ele comemora as melhorias proporcionadas. “É uma riqueza pra gente. Você vê o aumento de gente que vem vindo visitar o açude, até mesmo na semana. Final de semana aqui fica cheio.
É bom pra todo mundo. Para dentro é que está bonito. Está muito bom, muita água. Todo mundo feliz com as chuvas. Se Deus quiser está bem próximo dele sangrar. Está chovendo bem pra Acopiara, é bom para cá”, afirma o agricultor.
Com informações do Jornal A Praça.