quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Evandro Leitão toma posse como prefeito de Fortaleza e diz que primeiro ato de gestão será extinguir taxa do lixo

Foto Thiago Gadelha/SVM
Evandro Leitão (PT) tomou posse nesta quarta-feira (1º), como prefeito de Fortaleza, ao lado da vice-prefeita, Gabriella Aguiar (PSD), na Câmara Municipal de Vereadores. 

Em o seu discurso de posse, Evandro afirmou que seu primeiro ato, na manhã da quinta-feira (2), será enviar para a Câmara a mensagem que solicita a extinção da taxa do lixo de Fortaleza.

No início da cerimônia, 43 vereadores foram empossados para a nova legislatura e elegeram uma nova Mesa Diretora. O vereador Léo Couto (PSB) foi eleito presidente da Câmara, e deu posse a Evandro e Gabriella.

"Presto o compromisso de manter, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República, a Constituição do Estado do Ceará, esta Lei Orgânica e a legislação em vigor; promover o bem geral do povo fortalezense, a gestão democrática e o desenvolvimento sustentável da cidade; e defender a união, a integridade e a autonomia do município", jurou Evandro no plenário da Câmara dos Vereadores antes de assinar o termo de posse.

Ao longo da sua fala, Evandro disse que a missão da gestão será combater a desigualdade social. Ele defendeu um amplo diálogo com os vereadores para a condução do município.

"Nos sentimos abraçados pela honrosa missão de gerir a nossa amada cidade pelos próximos quatro anos, de transformar Fortaleza em uma só, sem o muro da desigualdade que maltrata tantas famílias. Temos convicção de que essa é a missão de nossas vidas", disse o prefeito de Fortaleza.

Evandro Leitão tem 57 anos e foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2014. Ele estava atualmente no seu terceiro mandato de deputado e era presidente da Assembleia Legislativa quando anunciou sua candidatura à Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024. Ele foi eleito no segundo turno com 50,38% dos votos.

Evandro Leitão é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Ele é servidor público, auditor adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz).

Como vice, Evandro terá Gabriella Aguiar, de 34 anos, deputada estadual e médica geriatra. Ela fez Residência de Clínica Médica no Hospital Geral de Fortaleza e de Geriatria no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Ao longo do mês de dezembro, Evandro anunciou 35 nomes que vão compor seu secretariado ou ocupar outros órgãos e autarquias. Entre eles, está o da vice-prefeita Gabriella Aguiar, que vai assumir a Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

Com informações do G1 Ceará.