Foto Acervo pessoal |
Ser curioso pode te levar a descobrir o que está além da superfície nos estudos e na vida. Essa característica acompanha o cearense Jakson Soares, como reconhece, desde o primeiro trabalho, na área da telefonia, enquanto atuava como garçom para custear o mestrado até se tornar um dos 10 melhores professores de graduação da Espanha.
O reconhecimento foi feito pelo 8º Prêmio Educa Abanca, algo como o “Oscar” dos docentes espanhóis do Ensino Superior, com direito a estatueta e premiação em dinheiro. O Top 10 foi anunciado no último mês e no dia 15 de março será divulgado o grande vencedor.
São considerados critérios como Qualidade docente, Inovação, Transferência de conhecimento e Impacto social. Esses aspectos fazem parte do cotidiano de Jakson nas aulas sobre planejamento estratégico e – como não poderia ser diferente – metodologia do ensino na Universidade da Coruña, na Galícia, uma região da Espanha.
“A verdade é que eu estou muito feliz e o reconhecimento começa desde o momento no qual apareci na lista, porque são alunos que recomendam os professores. Eles entram na plataforma e indicam quem merece ganhar o prêmio”, explica o cearense.
Essa, inclusive, é a segunda vez que o professor é indicado ao Prêmio Educa Abanca. Em 2023, ficou entre os 30 melhores de mais de 1.000 docentes nomeados para a disputa. “Para minha Universidade foi uma alegria muito grande e para o estado da Galícia, porque não houve muitas indicações em anos anteriores e esse ano foi a única”, destaca.
Com informações do Diário do Nordeste.