sábado, 7 de dezembro de 2024

Camarão cearense deve voltar a ser exportado para a Europa em 2025

Foto Divulgação
O camarão cearense deve voltar a ser exportado a partir de 2025, conforme prevê o secretário executivo do Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Silvio Carlos Ribeiro. Segundo ele, a pauta foi discutida com o Ministério da Agricultura, em um evento da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), na semana passada. 

O mercado europeu encontra-se fechado para os camarões brasileiros desde 2018, após a identificação de inconformidades em um navio proveniente de outro estado. Desde então, o setor tem pressionado pelo retorno das exportações.

"O Ceará já é o maior vendedor de pescados no Brasil. Se abrir o mercado europeu, realmente, os números vão lá para cima, porque temos uma logística muito boa para a Europa", projetou, durante o evento Cresce Ceará, nessa última sexta-feira (6), em Fortaleza.

Sozinho, o Ceará foi responsável por 57% da produção de camarão do Brasil. Ao todo, foram 72,7 mil toneladas do pescado criado em cativeiro em 2023, uma alta de 19,6% em relação ao ano anterior, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O valor de produção da carcinicultura cearense foi de R$ 1,3 bilhão, totalizando crescimento de 25%. A maioria dos camarões saiu de Aracati e Jaguaruana, os dois maiores produtores do Estado e do País.

Com informações do Diário do Nordeste.