Foto Shutterstock |
A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) divulgou, nessa segunda-feira (26), que 74 municípios goianos enfrentam surto de Doenças Diarreicas Aguda (DDA), causado, principalmente, por rotavírus e norovírus. Ao todo, mais de 12 mil casos ativos já foram registrados.
Conforme informado pelo órgão, é comum que os casos aumentem entre os meses de agosto e setembro. Neste ano, no entanto, as notificações apresentaram um crescimento significativo no fim do junho.
Desde então, a SES-GO tem acompanhado a situação nas cidades afetadas, monitorando os quadros e auxiliando nas ações de controle. O órgão também realiza testes para entender o que pode ter desencadeado o surto.
Até o momento, a Secretaria já identificou que a maioria dos quadros é causada por rotavírus ou norovírus, dois dos mais comuns virus responsáveis por infecções gastrointestinais. Além dos agentes virais, a ingestão de água contaminada, retirada de poços particulares da região, também é apontada como uma das possíveis possibilidades de contaminação.
No total, Goiás já registrou 160.417 casos de DDA desde o início de 2024.
Com informações do Diário do Nordeste.