terça-feira, 27 de agosto de 2024

Débora Gomes, jovem escritora iguatuense, tem obras disponíveis na Amazon

Foto Jornal A Praça 
A mais recente obra da escritora iguatuense foi lançada há uma semana, na sexta-feira, 16, na Amazon. “Sangue e Liberdade”, a capa feita pelo Studio Potti.

Natural de Iguatu, Débora Gomes,18, recentemente passou a morar em Fortaleza, onde ganhou uma bolsa de estudos. Em terras alencarinas conversou com nossa reportagem, contando um pouco da sua história de vida. Começou ainda na infância as primeiras leituras lendo gibis, da Turma da Mônica, quando tinha quatro anos e não mais parou. “Conheci a ficção cristã em 2021, com “Sons de Ferrugem” e “Ecos de Borboleta”. Quer dizer, eu já tinha lido as “Crônicas de Nárnia”, mas não sabia que existia ficção cristã na época. A partir daí, passei a ler mais do gênero e a divulgá-lo na conta. 

Comecei escrevendo fanfics no wattpad, mas depois que conheci a ficção cristã, decidi que escreveria aquilo. Então, passei a estudar bastante sobre escrita criativa e, depois, sobre edição de texto”, conta a autora, ressaltando sobre as primeiras escritas. “Meu começo na escrita, na época das fanfics, era tão trágico que chegava a ser cômico. 

Para vocês terem uma ideia, na primeira vez que um personagem riu eu escrevi assim “-kkkkkk você é engraçado, noah KKKKKKKKKKKKK só.corro.”, contou Debora, compartilhando a experiência no perfil dela no Instagram. “Depois de alguns anos, em 2023, escrevi, em uma semana praticamente, “Filhos de Hathlakhanis”. Mas o processo de edição, revisão e diagramação durou quase um mês. E agora, em 2024, estou lançou o segundo livro.

Início

Débora contou mais da sua experiência como escritora. Ano passado publicou na Amazon, “Filhos de Hathlakhanis”. “Eu publiquei em 2023 uma noveleta “Filhos de Hathlakhanis”, coisa de 50 páginas. O livro 00 da coleção ‘

Os Grandes Feitos dos Três Leões’. E agora, em agosto, eu publiquei o volume 01 da saga, que se chama “Sangue e Liberdade” e tem mais de 750 páginas. Ambas as histórias são do mesmo universo. “Sangue e Liberdade” é a história principal, com o enredo principal, e “Filhos de Hathlakhanis” narra alguns acontecimentos anteriores aos eventos de “Sangue e Liberdade”. Mas não é necessário ler “Filhos de Hathlakhanis” para entender o que se passa em “Sangue e Liberdade”. Meus livros são de ‘Alta Fantasia’ e se enquadram em um gênero chamado Ficção Cristã, que está se popularizando no Brasil desde 2021”, pontuou.

Ainda de acordo com Débora, o gosto pela escrita vem desde o ensino fundamental. “Foi om as aulas de redação na escola, mas leio desde muito nova, como já além dessas duas obras publicadas, participei de uma coletânea de contos de Natal promovida pela Tulipa Editora com outros 15 autores brasileiros. O meu conto na coletânea se chama “O Presente de Hector e Annelise”. 

Porém, tenho planos de republicar essa história, em uma versão independente, sem vínculo com editora nenhuma, estendida, e mais madura, visto que eu tinha apenas 15 anos quando a escrevi e hoje, ela não faz mais sentido com a minha visão de mundo. Pretendo reestruturá-la para que ela se torne uma ficção cristã também”, ressaltou.

Além de já ser escritora, Débora está se preparando para cursar Medicina. “Nasci em lar cristão, porém me converti quando tinha 15 anos. Já escrevia antes disso, histórias que estão bem escondidas no meu Word e que algum dia irei reestruturar, mas mudei completamente a minha direção na escrita ao conhecer a Ficção Cristã, e hoje, tudo que escrevo pertence a esse gênero ascendente no mercado editorial”, disse.

Com informações do Jornal A Praça.