sexta-feira, 24 de maio de 2024

Ceará é o segundo estado do Nordeste com mais pessoas que tomaram todas as doses da vacina contra o coronavirus

Foto Thiago Gadelha
Desde que a enfermeira Mônica Calazans recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 aplicada no Brasil, em 17 de janeiro de 2021, as estratégias adotadas pelas autoridades sanitárias e as orientações à população variaram ao longo do tempo. Mudanças no cenário epidemiológico, aquisição de novos imunizantes e identificação de novas variantes impactaram, por exemplo, o esquema vacinal indicado para cada público. 

No primeiro trimestre de 2023, 60% dos cearenses com 5 anos ou mais havia tomado todas as doses recomendadas à época. Com isso, o Ceará foi o 2º lugar entre os estados do Nordeste e o 7º em todo o País com maior percentual da população com o esquema vacinal atualizado conforme as diretrizes da comunidade científica naquele momento.

Entre os estados nordestinos, apenas Pernambuco estava à frente do Ceará, com 68% da população afirmando estar com a vacinação em dia. O último lugar do ranking regional foi ocupado pelo Maranhão, cujo percentual foi de 38% — maior apenas que o do Pará (37%) e o de Roraima (36%), levando em conta o restante do País.

Quando se considera os entrevistados que disseram ter tomado ao menos uma dose, sem completar o esquema vacinal contra a Covid-19, as proporções são ainda mais altas. Nessa lista, o Ceará (95%) ocupou o 3º lugar no Nordeste, atrás do Piauí (97%) e de Pernambuco (96%). No cenário nacional, São Paulo (96%) e Minas Gerais (96%) também aparecem no topo do ranking, e o Estado ficou em 5º lugar

Com informações do Diário do Nordeste.