Foto Kid Junior/SVM |
Dom Gregório Ben Lâmed Paixão tomou posse, nesta sexta-feira (15), como arcebispo de Fortaleza. A cerimônia aconteceu na Catedral Metropolitana da capital, no Centro. Dom Gregório Paixão foi escolhido para a função pelo Papa Francisco em outubro de 2023. Anteriormente, ele foi bispo de Petrópolis (RJ).
O pároco assumiu no lugar de Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, que renunciou após completar 75 anos. A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento a dom José Antonio Aparecido Tosi Marques e saudação a dom Gregório Paixão pela nova missão.
Dom Gregório nasceu em Aracaju (SE), em 03 de novembro de 1964. Ele estudou Filosofia e Teologia na Escola da Congregação Beneditina do Brasil entre os anos de 1987 e 1992.
Foi ordenado presbítero em 21 de março de 1993 na cidade de Salvador (BA); treze anos mais tarde, foi nomeado bispo auxiliar daquela arquidiocese pelo Papa Bento XVI. A ordenação episcopal aconteceu em 29 de julho de 2006 e desde o dia 10 de outubro de 2012 é o bispo da diocese de Petrópolis (RJ).
Antes do episcopado, Dom Gregório lecionou diversas disciplinas na faculdade São Bento na Bahia e ministrou cursos ligados à área de Antropologia, Sociologia e Teologia em diversas universidades brasileiras.
No Mosteiro de São Bento da Bahia, exerceu quase todos os ofícios monásticos. Foi diretor do Colégio São Bento (2000-2005) e da Faculdade São Bento da Bahia (2005-2006). Também dirigiu a Revista Análise e Síntese (2002-2006). É doutor em Antropologia Cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã, nos Países Baixos.
Com informações do G1 Ceará.