quinta-feira, 1 de junho de 2023

Desenvolvido no Ceará, Capacete Elmo concorre a prêmio internacional de inovação em saúde

Foto Tatiana Fortes/Governo do Ceará
O capacete de respiração assistida Elmo concorre ao "Prêmio Euro: Inovação na Saúde", sendo um dos escolhidos entre 850 projetos de 16 países. O equipamento desenvolvido no Ceará é semifinalista com outras 11 soluções, em votação popular. O resultado será divulgado no dia 28 de junho. Os 11 mais votados levam 50 mil euros, cada. Em uma segunda etapa, entre os onze escolhidos, o grande destaque poderá levar 500 mil euros.

Caso sejam premiados, os vencedores terão suporte financeiro para investir em projetos de pesquisa, inovação e educação na área da saúde. Para Alice Pequeno, diretora de Inovação e Tecnologias da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), o capacete desenvolvido na pandemia de Covid-19 poderá auxiliar em outras doenças respiratórias.

“É nesse sentido que vamos seguir com a proposta de incorporação do Elmo como tecnologia ao Sistema Único de Saúde (SUS). Todo o recurso [do prêmio] vai ser investido em novas pesquisas para desenvolvimento, por exemplo, do capacete Elmo pediátrico ou o Elminho. A gente está vendo muitos problemas em crianças e o Elminho pode ser uma alternativa utilizada também nesse sentido”, explica Pequeno.

COMO VOTAR

Médicos e médicas podem acessar o site do Prêmio Euro e realizar um cadastro por meio da aba “fazer login”. Para efetuar o voto na iniciativa selecionada, é necessário preencher um formulário com dados como país, estado e número do registro médico.

As categorias são: Inovação tecnológica aplicada à saúde; Inovação em terapias; Inovação em processos relacionados à saúde; e Inovação social e sustentabilidade em saúde.

Com informações do Diário do Nordeste.