Foto Fabiane de Paula |
Alimento base no dia a dia dos brasileiros, o pão carioquinha está acumulando alta de preços desde o ano passado. De acordo com dados do IPCA, o preço do pãozinho em Fortaleza tem alta acumulada de 16,42% nos últimos 12 meses, aumento maior que os 13,94% registrados no País.
O quilo do alimento está sendo comercializado a até R$ 25 em algumas padarias da Capital, conforme o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação do Estado do Ceará (Sindipan), Alex Martins. Ele aponta que o preço médio do carioquinha em Fortaleza está na faixa dos R$ 18 o quilo.
A alta expressiva no preço do pãozinho foi desencadeada no ano passado devido ao aumento do trigo no mercado internacional, desencadeado pela guerra na Ucrânia. Apesar de a commodity ter apresentado queda 39,43% no acumulado deste ano, outros insumos que fazem parte da receita do pão tiveram aumento de preços.
O ovo, por exemplo, já acumula alta de 32,68% nos últimos 12 meses em Fortaleza, segundo dados do IPCA. Só em março, o aumento percentual foi de 8,99%.
A expectativa do Sindipan é que o preço do pão nas padarias tenha estabilidade até julho e agosto deste ano, quando o sindicato irá reavaliar o cenário para ponderar possíveis quedas ou altas.
Com informações do Diário do Nordeste.