segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Ceará confirma primeiro caso de mulher com varíola dos macacos; São 60 pacientes infectados

Foto Shutterstock
A Secretaria de Saúde do Ceará confirmou, nesta segunda-feira (29), o primeiro caso de uma paciente mulher infectada com Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos. O novo caso consta na atualização do Painel de Monitoramento de Casos de Monkeypox do IntegraSUS. De acordo com a pasta, a paciente está na faixa etária entre 30 e 39 anos e é moradora de Russas. Agora, são 60 casos confirmados no Estado. Destes, 59 de homens.

A paciente já cumpriu o isolamento e não está mais transmitindo o vírus, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Russas. Ela deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 8 de agosto, após três dias ao início dos sintomas, apresentando lesões características da doença e com febre.

Até agora o Estado já registrou 578 notificações da doença, mas 257 já foram descartadas. Outros 239 casos ainda estão em investigação. A maior parcela dos pacientes (38) é de Fortaleza, responsável por 76,6% do total. Os outros municípios com casos confirmados do vírus são:

Maracanaú (2)
Caucaia (2)
Russas (2)
Sobral (2)
Barbalha (1)
Eusébio (1)
Itaitinga (1)
Jijoca de Jericoacoara (1)
Pacajus (1)

Fechando a lista, há também um caso de paciente oriundo do Piauí.

Com informações do Ceará Agora.