sábado, 30 de julho de 2022

No Ceará, Lula cita Izolda e pede que Elmano 'nunca tente diminuir aquele que te ajudou'

Foto Thiago Gadelha 
O ex-presidente e candidato à presidência Lula, ao discursar na convenção do PT que ocorre no Centro de Eventos de Fortaleza, neste sábado (30), fez menção ao fato de Izolda Cela (sem partido) não ter sido escolhida como candidata ao governo pelo PDT, ressaltou a parceria de Camilo Santana e Cid Gomes (PDT) e aconselhou o candidato do PT ao Governo, Elmano, que “nunca tente diminuir aquele que te ajudou a ser governador do estado”.

Ao falar de Izolda, Lula declarou que a governadora do Ceará “sofreu impeachment sem ser impeachment”, em referência ao fato de ela não ter sido escolhida pelo PDT para postular uma possível reeleição ao governo estadual e acrescentou “no Brasil, não tem ninguém com a competência educadora que tem a companheira Izolda tem”.

Em fala direcionada a Elmano, Lula enfatizou: "você tem a melhor administração como exemplo de coisas que deve continuar. Mas você não pode deixar de fazer coisas novas e reinventar. Nunca tente diminuir aquele que te ajudou a ser governador do estado. Nunca tente disputar pra ser melhor. Porque, muitas vezes, o substituto começa a falar mal do criador e isso atrapalha a política”.

"SUBSTITUIR O MELHOR JOGADOR”

Ao mencionar a relação entre Camilo e Elmano, Lula fez alusão à Copa do Mundo de 1962, quando Pelé, melhor jogador do mundo, se contundiu e teve que ser substituído. O jogador Amarildo, narrou Lula, “com 2 gols, fez o Brasil ser campeão”.

Ao dizer isso, o ex-presidente ressaltou que Elmano, ao postular o cargo já ocupado por Camilo, não terá uma missão fácil pois poderá substituir “o melhor jogador”, mas que terá chance de “dar continuidade e fazer coisas mais extraordinárias”.

Para ele, Elmano está “herdando a mais exitosa experiência administrativa já feita no Estado do Ceará” e “precisa aprender uma lição que Camilo está ensinando”.

Luca acrescentou que, se eleito, “lá de Brasília vamos provar como um presidente cuida de um governador, cuida de um estado".

Em outro momento, ela ressaltou que Camilo Santana “fez muito bem em agradecer a solidariedade de Cid, porque ele (Cid) te ajudou nos oito anos de governo”. Minutos antes, Camilo ao discursar na convenção do PT, já havia destacado que ninguém o separa de Cid, reiterando amizade e gratidão ao senador.

Com informações do Diário do Nordeste.