sábado, 30 de julho de 2022

Ciclistas de Iguatu encaram novamente o desafio de pedalar até São Paulo

Mais uma vez a dupla de ciclistas Francisco Epifânio Chaves, 54, (Chico de Badão) e Cícero Rodrigues, 45, pegaram a estrada rumo ao Estado de São Paulo. Dessa vez a aventura vai até a capital paulistana, São Paulo. A saída foi na madrugada de quarta-feira, 27, quando partiram de Iguatu. A previsão é que a viagem dure 18 dias.

“Vamos direto para São Paulo. Ano passado fomos para Aparecida do Norte, mas agora vamos para a capital. Na ida pretendemos ir até Ouro Preto, em Minas Gerais, conhecer um pouco da nossa história, passando pelas estradas históricas. Já temos o percurso traçado, ponto de paradas, de almoço, de dormida. A gente pedala aproveitando mesmo a viagem. Ao longo do percurso, a gente vê muita coisa linda”, ressaltou Chico, que vai faz a viagem pela quarta vez.

“Tá sendo uma emoção forte. A ansiedade é grande para a gente chegar ao nosso destino. Tem muita gente que chama a gente de doido. Mas a gente se sente mais seguro rodando pelas estradas do que mesmo andando de bicicleta em Iguatu. O pessoal buzina, dá com a mão. Quando a gente para, as pessoas conversam com a gente”, pontuou Cícero, que faz a viagem pela segunda vez.

De acordo com Chico, a previsão de percorrer os quase 3 mil quilômetros é em 18 dias. “Na bagagem a gente quase não leva nada, roupas leves, roupas de proteção contra chuva e sol, muita diversão e disposição. Temos uma meta de pedalar mais de 100km por dia”, destacou.

Chico agradeceu o apoio e o incentivo de amigos e empresários locais que ajudam no custeio da aventura. “A maior parte do recurso que consigo é com a venda de material reciclável. Vou juntando durante o ano, fazendo esse dinheiro. Mas também contamos com o apoio de amigos que ajudam a pagar hospedagem e alimentação”. A dupla ao longo do percurso faz paradas para descanar e se alimentar.

Emoção e desafios

Empolgada, a dupla divide a aventura com as pessoas por meio das redes sociais, quando publica imagens durante o percurso. “É sempre assim, a gente vai pedalando conversando, rindo, ouvindo música, assim o tempo vai passando. Eu estou fazendo essa viajem pela segunda vez, para mim está sendo como se fosse a primeira. A emoção é a mesma. A cada pedalada é um desafio. Somos gratos a Deus”, disse o Cícero Rodrigues, que é sacristão da igreja de Nossa Senhora das Graças, do Bairro Cohab.

O desafio maior são fatores climáticos, sol, chuva e o vento forte que acabam dificultando as pedaladas. “Isso faz parte. Às vezes atrasa nosso percurso, mas vamos conseguindo vencer cada obstáculo. Vamos dando notícias”, completou Chico de Badão.

O retorno acontece de ônibus, mas antes os aventureiros irão aproveitar uns dias de estada na capital paulista. Quem quiser acompanhar um pouco dessa aventura, basta seguir os perfis pelo Facebook: Francisco Epifânio Chaves (Chico de Badão) e Cícero Rodrigues.

Com informações do Jornal A Praça.