terça-feira, 28 de junho de 2022

Chuvas e ventos fortes podem atingir 50 cidades cearenses, aponta alerta meteorológico

As chuvas em 2022 parecem não querer chegar ao fim no Ceará. O mês de junho caminha para terminar tal qual iniciou: com precipitações em diversas cidades. Isso porque o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta manhã, alerta de chuvas e ventos fortes para 50 munícipios do Estado, todos na porção litorânea.

Nestas cidades há possibilidade de chuva de entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, com rajadas que podem chegar a 60 km/h. No entanto, o órgão ressalta que é baixo o "risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas".

O alerta é válido até às 10 horas desta quarta-feira (29), no entanto, pode ser renovado por mais 24 horas a depender das condições climáticas.

Os avisos do Inmet são divididos em três níveis de severidade, sendo o primeiro deles o de grau 1 ou 'perigo potencial'; o segundo, de grau 2, também chamado de 'perigo'; e, por fim, o grau 3 ou 'grande potencial'. Para este último nível, ainda não houve nenhum alerta no Ceará neste ano.

Com informações do Diário do Nordeste.