terça-feira, 31 de agosto de 2021

Garoto de 6 anos morre em Boa Viagem, engasgado com pedaço de salsicha

“Sentimento de impotência,” assim manifesta através das redes sociais, milhares de Boa-viagenses que tomaram conhecimento da morte precoce de uma criança, vítima de asfixia provocada por em engasgo na noite desl segunda-feira, 30.

O garoto Yan Renzo de apenas 6 anos de idade, foi socorrido pelo pai e amigos na noite de ontem, após um jantar em família na sua residência no conjunto SEHAC, a criança teve suas vias respiratórias obstruída por um pedaço de salsicha, retirado no hospital pela equipe médica.

Em reportagem ao Sertnews, o médico Dr. Ajalon Mota, que junto de uma equipe atendeu a ocorrência, afirma que todos os esforços foram feitos para tentar reanimar o garoto, que acabou não resistindo. “A gente fica com o coração na mão em casos como este, sou pai e sei a dor que a família passa” afirma o médico emocionado.

Nas redes sociais, familiares, amigos e até desconhecidos ficaram com o coração apertado pela perca da criança e desejaram força a família com frases e mensagens.

Profissionais da saúde, alertam para os cuidados com crianças em casos similares, recomendando o aprendizado de ações de primeiros socorros, como a manobra de Heimlich, considerado o melhor método de desobstrução de vias aéreas.

O método consiste nos seguintes passos:

Deve-se ficar atrás do paciente e envolve-lo com os braços na altura do abdome;

Ponha uma mão fechada, logo acima do umbigo e abaixo do esterno, com o polegar para o abdome do paciente;

Com a outra mão envolva de maneira firme a mão do abdome;

Efetue compressões, com movimento para dentro e para cima, formando um J, cinco vezes seguidas.

O movimento deve ser capaz de movimentar obstrução sem causar fratura;

Reavaliar se o paciente tosse ou respira e se o corpo estranho está na boca;

Caso o não tenha obtido o êxito, a manobra deve ser repetida enquanto for necessário.

Com informações do Portal Sert News