sexta-feira, 30 de abril de 2021

Ceará receberá primeiro lote de vacinas da Pfizer na segunda-feira (3), diz Governo do Estado

O primeiro lote da vacina da Pfizer/BioNTech, contendo 8.775 doses do imunizante contra a Covid-19, deve chegar ao Ceará na próxima segunda-feira (3), disse a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

O outro lote da remessa das doses da Pfizer, contendo mais 8.775 unidades, tem previsão de chegar ao Estado até dia 19 de maio.

O imunizante deve ser disponibilizado para pessoas do grupo da 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, podendo ser usado em pessoas com mais de 16 anos. Ao todo, serão duas doses, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda.
Aplicação somente em Fortaleza

A Sesa esclarece, no entanto, que o novo imunizante será aplicado somente em Fortaleza, em razão da necessidade de uma logística específica com baixas temperaturas, seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS).

Segundo o Estado, o refrigerador que será usado para armazenar as doses está disponível na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim) Sesa. A pasta aguarda a finalização do processo de aquisição de mais dois ultrafreezers para reforçar o armazenamento de mais quantidades de doses.

Com isso, esta passará a ser a terceira vacina aplicada no Ceará, que já tem em andamento, desde 18 de janeiro, esquema vacinal com as doses da CoronaVac, da farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan; e AstraZeneca, da Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz.

Com informações do Diário do Nordeste.