sexta-feira, 30 de abril de 2021

Cariri e outras três regiões do Ceará devem concentrar as principais chuvas desta sexta-feira (30)

As condições atuais de tempo indicam que as principais chuvas do Ceará, durante esta sexta-feira (30), deverão ocorrer nas macrorregiões Jaguaribana, no Cariri e no oeste do Sertão Central e Inhamuns.

Conforme a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a expectativa é que o sul do Estado apresente precipitações entre madrugada e manhã, assim como a faixa litorânea, porém menos abrangentes. Já entre tarde e noite, os acumulados deverão se concentrar na porção oeste do Ceará. Nas demais regiões, os registros deverão ser mais pontuais.

As análises realizadas pela Funceme mostram que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanece posicionada em torno de 2ºN no Atlântico Tropical, não interferindo de forma direta nas condições de tempo do Ceará. Porém, a tendência é que áreas de instabilidade atuem sobre o território cearense e, em consequência, colaborem para as chuvas.

Para o próximo sábado (1º), com a tendência da ZCIT permanecer afastada, as precipitações ainda deverão ocorrer, porém devem ser em pontos isolados e de caráter passageira, segundo a Funceme.