quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Ceará receberá mais 129.700 doses de vacinas contra o coronavirus nesta semana

O Ceará receberá nesta semana mais 129.700 doses de vacinas contra a Covid-19. Serão 80.500 doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca e outras 49.200 da CoronaVac/Butantan. A informação foi repassada pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) na manhã desta quarta-feira (24).

"Devem chegar no mais tardar até sexta-feira (26). Estamos esperando a confirmação da data e da hora do envio para que as prefeituras que são responsáveis pela execução da vacinação possam aplicar essa vacina em tempo hábil", citou Dr. Cabeto, titular da Pasta.

Todo o volume do imunobiológico de Oxford/AstraZeneca e 50% da CoronaVac serão usados para aplicação da primeira dose do público-alvo. Os demais 50% ficarão guardados para segunda dose.

Profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos continuarão a ser imunizados com os lotes previstos para o Ceará.
Conclusão da primeira fase

Em Fortaleza, 40 mil pessoas do grupo prioritário, sendo 20 mil idosos e outros 20 mil trabalhadores na linha de frente da Covid-19, aguardam pela vacina. Com as novas doses, Dr. Cabeto admite "ter a impressão de que toda a primeira fase [do Plano de Vacinação] vai ser completada".

Após a finalização desta etapa e a chegada de mais vacinas, o Estado dará início à imunização de pessoas entre 60 e 75 anos, mas a data para execução do cronograma ainda é incerta.

Até essa última terça-feira (23), a Pasta calcula ter aplicado 318.726 doses no Ceará, sendo 264.251 na primeira dose (94,1% do quantitativo de doses distribuídas foram aplicadas) e 54.475 receberam a segunda dose.

Em publicação nas redes sociais, nesta quarta-feira (24), o governador Camilo Santana citou a quantidade de doses ofertadas ao Ceará, e voltou a reforçar a importância da continuidade da vacinação. "A forma mais eficaz de conter a multiplicação desses casos", considera.

Com informações do Diário do Nordeste.