domingo, 31 de janeiro de 2021

Hemoce coleta 622 bolsas de sangue em passagem pelo interior do Ceará

Foto Agência Brasil
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) coletou 622 bolsas de sangue em oito municípios do interior do Ceará utilizando uma unidade móvel de atendimento. A ação foi iniciada em setembro de 2020 e durou até este mês. De acordo com a Instituição, foram realizados ainda 40 cadastros de medula óssea.

Conforme o Hemoce, a unidade móvel é um ônibus que foi adaptado e tem capacidade para atender cerca de 60 pessoas diariamente. Essa foi a primeira vez que o veículo viajou ao interior do Ceará. Na empreitada, os municípios visitados foram Quixadá, Sobral, Iguatu, Jucás, Quixelô, Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte.

Dentro do ônibus, segundo o Hemoce, há duas cadeiras de coleta, sala de triagem e cantina. Na unidade móvel, a população é atendida por uma equipe que é formada por recepcionista, médico, enfermeira, técnico de enfermagem e zelador.
Facilitação

A ação, de acordo com o Hemoce, é uma iniciativa que compõe o projeto Hemoce Perto de Você, o qual procura facilitar o acesso da população aos pontos de doação de sangue. A moradora de Juazeiro do Norte, Tereza Cristina, de 46 anos, foi uma das voluntárias que se beneficiou dessa facilitação.

"Já tinha vontade de doar, mas nunca ia até o Hemoce. No dia que fui pagar contas no shopping, o ônibus estava lá, aproveitei e doei. É muito importante que o ônibus do Hemoce circule nos municípios do interior, porque facilita o acesso dos doadores", afirmou Tereza após doar sangue pela primeira vez.

A diretora de hemoterapia do Hemoce, Denise Brunetta, acredita também que o objetivo do projeto foi alcançado. "O envio da Unidade Móvel para os hemocentros regionais aproximou ainda mais a população cearense da doação de sangue. A solidariedade do nosso povo é marcante, e ficou ainda mais evidente com a visita ao interior".

O Hemoce informou também que cada hemocentro regional das cidades do interior ficou responsável pela organização dos pontos de coleta e pelas equipes de profissionais que receberam os doadores. Conforme Denise, a expectativa é que o ônibus passe por cada regional do Ceará uma vez por ano, no mínimo.
Como doar

Segundo o Centro, as doações recebidas na unidade móvel serão encaminhadas para pacientes que estão em cerca de 480 unidades de saúde.

Para doar sangue, de acordo com o Hemoce, é necessário "estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto". Conforme o Centro, os voluntários menores de idade precisam também portar um termo de consentimento, assinado pelos pais ou responsável legal.

O Hemoce salientou ainda que os voluntários precisam realizar o agendamento da doação, que pode ser pelo site ou por meio dos telefones (85) 3101-2305 e (85) 99681-7597, que é WhatsApp.

Com informações do Diário do Nordeste.