segunda-feira, 8 de junho de 2020

Voluntário produz pias portáteis e instala em locais de aglomeração no interior do Ceará

Para auxiliar nas ações de higienização, fundamentais durante a pandemia de Covid-19, um morador da cidade de Itapajé produziu pias portáteis para serem instaladas em pontos de aglomeração da cidade. Utilizando recursos próprios, o objetivo é deixar disponível uma opção de lavatório para quem precisa sair de casa.

As pias foram instaladas nesta semana em três pontos de grande aglomeração da cidade. Uma delas fica próximo a Casa Lotérica; outra na Caixa Econômica e a última no polo comercial de Itapajé.

“O projeto funciona da seguinte forma: existe um balde com água que alimenta a torneira. Essa água suja é escorrida através do sifão para um outro balde, que fica um pouco abaixo. Para funcionar, é necessário que haja a colaboração de todos na reposição da água, detergente e descarte da água suja”, conta Sávio Bastos Lira, que replicou o projeto no Ceará.

Segundo a Plataforma IntegraSUS, da Secretatia da Saúde (Sesa) do Ceará, atualizada neste último domingo (7), Itapajé já tem 355 casos do novo coronavírus e 13 óbitos em decorrência da doença. Destes, 286 pessoas já se recuperaram da Covid-19 na cidade cearense. Em todo estado são mais de 64 mil casos de Covid-19 e quase 4 mil mortes pela doença.

Com informações do G1 Ceará.