segunda-feira, 8 de junho de 2020

Preços de combustíveis devem voltar ao patamar de antes da pandemia após retomada, diz Sindipostos

Foto Agência Brasil
Com a reabertura gradual das atividades econômicas no Ceará, os preços dos combustíveis devem voltar aos patamares do período anterior à pandemia pelo coronavírus, segundo previsão do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE). 

Durante o período de isolamento social, decretatado pelo Governo do Estado em 19 de março, houve uma queda entre 50% e 80% no consumo de combustíveis. Mas agora, com a retomada das atividades econômicas, o setor espera reverter as perdas, segundo avalia Antônio José Costa, assessor de economia do Sindipostos.

"O consumo de combustível é diretamente proporcional ao movimento da economia. A gente acredita que com esse retorno gradual,também gradualmente as vendas volte ao normal", pontua Costa.

Ele explica que essa é uma tyrndência, mas que vai depender muito de cada empresário e das tendências internas e externas, como o valor do dólar, por exemplo.

"A condição que a gente vê é que continue como estava antes da pandemia, ou até mesmo durante a pandemia. Se houver queda no mercado internacional, haverá queda, se tiver alta, haverá alta. O varejo é um reflexo do mercado internacional e da disputa entre os participantes", avalia.

A queda no consumo, principalmente de gasolina, refletiu ainda sobre a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). De acordo com Costa, todas os prejuízos do segmento serão recuperadas, inclusive as perdas de arrecadação do ICMS. 

"O setor de combustíveis está entre os três maiores arrecadadores do estado do Ceará, com essa queda de consumo, o Estado também sofreu em sua arrecadação. Mas, tudo vai voltar ao normal. O Estado vai receber o seu dinheiro, vai poder pagar os seus compromissos e o passado vai ser suprido pelo Governo Federal", comenta.

Funcionamento

Os postos de gasolina de todo o Estado, continuam operando conforme o decreto do Governo do Estado, com horário de operação de 7h às 19h e, os postos que estão localizados nas estradas, seguem funcionando 24hrs por dia.

Costa comenta que, neste primeiro momento, ainda não houve nenhuma sinalização do governo para que os horários fossem alterados. Desse modo, seguirão assim até que um nova ordem seja estabelecida. 

Com informações do Diário do Nordeste.