sexta-feira, 29 de junho de 2018

Ceará teve 35 mortos em cinco chacinas este ano


O massacre das Cajazeiras ocorreu na rua Madre Teresa de Calcutá. Um grupo armado chegou em três veículos, invadiu a festa chamada popularmente por "Forró do Gago" e começou a disparar contra as vítimas. Chacina ganhou repercussão internacional.

Itapajé

Não demorou 72 horas depois da maior chacina registrada no Ceará para que um massacre dentro da Cadeia Pública de Itapajé deixasse 10 internos mortos e oito feridos. De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), briga entre grupos rivais resultaram nas mortes. A movimentação na cadeia foi contrala depois por policiais e agentes penitenciários do Grupo de Operações Regionais.

Benfica

Na noite do dia 9 de março, outro massacre. Sete pessoas foram mortas nas ruas do Benfica, conhecido bairro boêmio e universitário de Fortaleza. As três primeiras vítimas foram executadas na Praça da Gentilândia. As duas primeiras pessoas foram alvejadas com 10 tiros e a terceira teve cinco perfurações à bala.

Mais três pessoas foram mortas em frente à sede da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), na Vila Demétrio. A última execução aconteceu na rua Joaquim Magalhães. Além dos mortos, um jovem de 22 anos foi baleado no pé e uma mulher de 25 foi acertada por disparos no braço e na barriga.

Quixeramobim

Crime aconteceu entre os bairros Conjunto Esperança e Planalto Sabonete. Foram vitimadas três mulheres e um homem, de acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI). Outro homem ficou ferido na perna e socorrido a unidade de saúde local. O crime teria características de execução.

Casos em 2017

20/2 - Granja Lisboa. Cinco pessoas mortas e outras três feridas em conflito entre facções

3/6 - Aquiraz. Seis pessoas mortas em festa que comemorava soltura de traficante

12/6 - Horizonte. Cinco mortos, entre eles uma criança de três anos, e outras três pessoas feridas

20/7 - Paraipaba. Três mortos em conflito de facções

8/10 - Bom Jardim. Quatro pessoas mortas em suposta reunião para selar acordo de paz. Dois suspeitos presos

13/11 - Centro de Semiliberdade Mártir Francisca, Sapiranga. Vinte homens armados invadiram o centro e mataram quatro internos, de 13, 15 e 16 (2) anos. Com informações do O Povo.