quinta-feira, 1 de junho de 2017

Alunos cearenses de Medicina atingem melhor média do Brasil



O Ceará atingiu a melhor média do País na Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), que foi realizada pela primeira vez em 2016. O exame acompanha a formação de médicos generalistas nas faculdades particulares e públicas brasileiras que oferecem o curso. Os alunos cearenses também se destacaram na média da proficiência de nível avançado, alcançando também a maior média brasileira.

Os resultados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última segunda-feira, 29. Na média geral, os estudantes cearenses ficaram com 104,2 pontos, liderando o ranking das médias de proficiência no País. As outras posições foram ocupadas por estados como Rio Grande do Norte (103,7), Espírito Santo (102,5) e Paraná (102,4).

Já na distribuição de alunos pelo nível de proficiência, os cearenses também garantiram a liderança no nível avançado, a mais alta categoria definida pelo teste. Um percentual de 5,2% dos alunos que realizaram a avaliação foram categorizados nesse nível. Outros 92,4% ficaram no nível adequado e 2,5% no básico.

O resultado aponta que a maior parte dos estudantes de medicina estão no nível adequado, ou seja, demonstram domínio pleno das informações necessárias para tomar decisões sobre procedimentos médicos. Já aqueles que estão no nível avançado demonstram ter adquirido conhecimentos acima do requerido para essa prática.

AnasemA previsão é de que a Anasem seja realizada anualmente, para identificar o desempenho dos alunos de medicina. Um mesmo estudante deve participar do exame a cada dois anos (2º, 4º e 6º anos). Na primeira edição, aplicada no ano passado, só participaram estudantes do 2º ano das faculdades.

O exame foi aplicado em 22.086 estudantes de medicina brasileiros. No Ceará, 774 alunos de sete instituições de ensino responderam a avaliação. 


Fonte O Povo