terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Interpol entra na investigação sobre desaparecimento de turista argentino em Jericoacoara

Leonardo Iudicello estava acampando em Jericoacoara, praia mais famosa do Ceará. (FOTO: Reprodução Facebook)
Foto Reprodução Facebook)

Continua desaparecido o escritor argentino Leonardo Iudicello, de 30 anos, que sumiu na praia de Jericoacoara, a 300 km de Fortaleza, na noite do dia 15 de julho deste ano. Na ocasião, a barraca em que o argentino supostamente dormia pegou fogo no camping Natureza, e desde esse dia ninguém mais o viu. A Representação Regional da Interpol no Estado do Ceará, chefiada pela Polícia Federal, deu detalhes das linhas de investigação traçadas na busca pelo turista.

Após o encerramento das investigações feitas inicialmente pela Polícia Civil, que apontaram que o argentino poderia ter se deslocado para outros estados, como Piauí e Maranhão, o caso chegou à Interpol do Ceará através de via diplomática, pois o Ministério das Relações Exteriores solicitou às autoridades brasileiras o máximo empenho na busca e localização do turista.

A Interpol Ceará informa que, desde que tomou conhecimento do caso, colocou-se à disposição das autoridades estaduais, tanto a PGR como a Polícia Civil, para possíveis cooperações. No entanto, no intuito de levantar mais informações do paradeiro de Leonardo, passou a empreender várias diligências em diversos locais, como a praia de Camurupim, a cerca de 30 km de Natal, onde o argentino passou mais de 30 dias antes de vir à Jericoacoara; em Santarém, especialmente na localidade de Alter do Chão, para onde o pai do escritor acreditava que Leonardo pudesse ter viajado, e diversas localidades no Ceará. Ao longo das diligências, a Polícia Federal levantou informações que passaram a montar várias linhas investigativas.

Segundo a PF, equipes estiveram em Jericoacoara, local em que Leonardo foi visto pela última vez, visitou vários locais, falou com dezenas de pessoas e analisou os dados obtidos. Foi elaborado ainda um laudo papiloscópico, para projetar a imagem de Leonardo com vários estilos de cabelo e barba, o que visa facilitar as buscas.

Como informado tanto pela Polícia Civil como pelo pai de Leonardo, foram feitas buscas pelo corpo no Instituto Médico Legal (IML) de Sobral, mas nenhum foi reconhecido reconhecido como sendo o do escritor.

Após seu desaparecimento, surgiram várias informações de pessoas que afirmam tê-lo visto após campanhas de divulgação realizadas pelo pai de Leonardo na imprensa local. De acordo com a Interpol Ceará, essas informações são questionáveis, pois não apontam uma rota lógica que o argentino pudesse ter empreendido após seu desaparecimento.

Outro fator que dificulta muito sua identificação, de acordo com a polícia, é que há muitos andarilhos e hippies que adotam o estilo de vida de Leonardo podem facilmente ser confundidos, pois o biótipo dele é bastante comum e representa facilmente o de estrangeiros que trafegam pelas praias do Ceará e outros estados do Nordeste.

Leonardo Iudicello tem 30 anos, é formado em técnico de turismo, já viajou por diversos países no esquema “mochilão”, e seu sustento vem de pequenos artesanatos, como pulseiras, brincos e colares.

A Interpol Ceará solicita a qualquer pessoa que encontrar ou vir o argentino que verifique as imagens dele divulgadas pela Polícia Federal, e entre em contato com e-mail interpol.srce@dpf.gov.br.





Fonte Tribuna do Ceará