![]() |
| Foto Paulo Cavalcanti/Hemoce |
Uma bolsa de sangue raro, coletada no Ceará, foi transportada para um paciente em estado grave no município de Juiz de Fora, em Minas Gerais. A bolsa saiu de solo cearense na quinta-feira (8) e chegou nesta sexta-feira (9), após ser levada na cabine de um voo comercial.
O paciente de Juiz de Fora passou por um transplante renal e estava internado. Durante testes antes da transfusão sanguínea, os médicos identificaram a presença do anticorpo anti-Jsb, considerado extremamente raro. Caso ele recebesse o sangue de um doador comum, o organismo dele identificaria como "estranho".
Por isso, foi realizada uma busca no Cadastro Nacional de Sangue Raro (CNSR) para encontrar um sangue compatível. Havia um doador no Ceará, que compareceu ao hemocentro e fez a doação. A coleta e liberação da bolsa de sangue ocorreu no mesmo dia.
Com informações do Diário do Nordeste.
