![]() |
| Foto Yuri Cortez/AFP. |
Mulheres que buscam um método seguro e eficaz para evitar gestações indesejadas têm acesso, desde o fim do ano passado, a mais uma possibilidade de proteção no Ceará, após o Estado passar a ofertar o implante subdérmico contraceptivo, conhecido pela marca Implanon, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre o início dessa operação, em novembro, e o fim de julho deste ano, mais de 15 mil mulheres receberam o dispositivo gratuitamente.
Apesar de a incorporação do Implanon ao SUS ter sido anunciada pelo Ministério da Saúde em julho de 2025, a oferta começou de forma gradativa em todo o País e ainda não chegou a todos os municípios igualmente, já que equipes de saúde precisaram ser capacitadas para a orientação às pacientes e para a inserção do dispositivo.
Por isso, de acordo com o Ministério da Saúde, o acesso gratuito ao implante começou de fato apenas em outubro do ano passado. Desde então, a Pasta já adquiriu 1,8 milhão de unidades do dispositivo e capacitou aproximadamente 13 mil profissionais e gestores da Atenção Primária em todo o País.
Considerado um dos métodos mais eficazes e seguros do mundo, o Implanon funciona a partir da liberação do hormônio etonogestrel e tem proteção de até três anos. A eficácia do implante é de mais de 99%, e ele é conhecido por apresentar menos efeitos colaterais em relação a outros métodos.
No Ceará, segundo levantamento feito pelo Diário do Nordeste com base nos dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), a aplicação gratuita dos contraceptivos já ocorre em 122 dos 184 municípios, mas deve ser ampliada nos próximos meses.
Ao todo, 15.415 inserções foram registradas até julho. Dessas, 1.542 foram feitas em adolescentes de 14 a 17 anos.
Com informações do Diário do Nordeste.
