![]() |
| Foto Fabiane de Paula |
O iminente aumento na intensidade do El Niño pode trazer consequências para a quadra chuvosa no Ceará em 2027. Entre elas, a diminuição das chuvas no próximo ano. A informação foi repassada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta última quinta-feira (10).
O órgão estadual explicou que o fenômeno pode aumentar a probabilidade de condições menos favoráveis às chuvas, com possibilidade de maior irregularidade, períodos secos durante a estação chuvosa e temperaturas mais elevadas.
Entenda: O El Niño e a La Niña são as duas fases do mesmo fenômeno climático, chamado ENOS (El Niño-Oscilação Sul). O El Niño é caracterizado pelo aquecimento maior ou igual a 0,5°C das águas do Oceano Pacífico equatorial.
Conforme a Funceme, há 93% de chance do El Niño ser muito forte no fim do ano, quando o impacto para a quadra chuvosa no estado é maior.
No entanto, a Funceme salientou que esses efeitos, porém, também dependem de outros fatores climáticos, especialmente das condições do Atlântico Tropical.
O órgão disse que segue monitorando continuamente as condições do Oceano Pacífico e da atmosfera, além dos demais fatores que influenciam o clima do Nordeste
“O acompanhamento será fundamental para atualizar, nos próximos meses, as perspectivas para a quadra chuvosa de 2027 e avaliar com maior precisão os possíveis impactos do El Niño sobre o Ceará”, disse a Funceme, em nota.
Com informações do G1 Ceará ..
